sábado, 7 de julho de 2012

VIREL apresenta Plano de Migração ACF-AGF

Entidade avalia plano apresentado, porém apresenta contraproposta

A Abrapost participou ontem, 5 de julho, de duas reuniões na VIREL. Na primeira delas, no período da manhã, foi anunciado o Plano de Migração ACF-AGF buscando a continuidade da operação das agências franqueadas face à questão do fechamento das ACFs em 30 de setembro.
      A entidade já vem discutindo esta questão com as autoridades desde o início do ano, aguardando uma posição da ECT sobre o tema. Em 7 de março, a ABRAPOST se reuniu com a VIREL e VIJUR colocando em pauta a ilegalidade do Decreto 6.639/2008. Em 5 de abril, a VIREL fez declaração à imprensa, no jornal Valor Econômico, informando sobre plano de contingência e que assumirá os pontos onde a licitação não atingir êxito.
Em nova reunião, no dia 12 de abril, a ECT posicionou-se em defesa do Decreto e que encerraria as atividades das ACFs em 30 de setembro. Em 15 de maio, em mais uma rodada de discussões, a VIREL colocou em tela a possibilidade de construção, junto ao jurídico da ECT, de uma alternativa para a continuidade do atendimento pelas agências que já tiverem assinado o contrato, mesmo sem a conclusão dos preparativos para a inauguração.
Os últimos encaminhamentos da ABRAPOST consistiram em provocar um pronunciamento da VIREL sobre a questão por meio do item 7 da pauta protocolada para a reunião da CPGR, marcada para o último dia 28.
        O tema foi trabalhado novamente pela ABRAPOST na última reunião da Força Tarefa, realizada no dia 3 de julho, no item 11 da pauta apresentada pela entidade.
         No que consiste o plano – O plano apresentado ontem visa à migração da ACF que já tenha assinado o contrato de AGF para iniciar a operação como AGF atendendo a condições mínimas estabelecidas pela ECT, sem prejuízo do prazo de 12 meses, contados a partir da assinatura do contrato, para a conclusão das atividades preliminares estabelecidas no edital.
            Essas condições mínimas estariam concentradas na estrutura de informática e transmissão de dados, de modo a possibilitar a implantação do SARA na AGF e estruturação da área de atendimento. Cumpridas as exigências mínimas, a ECT emitirá um certificado de conformidade de condições míninas liberando a inauguração da AGF em até cinco dias.
            De acordo com o que foi apresentado pela VIREL, esse plano deverá ser formalizado entre as partes por meio de um termo aditivo ao contrato cuja previsão de assinatura é entre 15 e 30 de julho.
A ABRAPOST recebe com cautela o anúncio desse plano já que o detalhamento sobre as condições de migração ainda não foi disponibilizado e os estudos pela ECT ainda não estão concluídos. Existem questões que preocupam, cujas respostas a entidade está buscando, tais como:
  • Manutenção dos clientes nesta transição antecipada;
  • Remuneração;
  • Manutenção do atendimento de Mala Direta e Impresso Especial diante da indefinição do perfil do novo serviço colocado no edital;
  • Treinamento dos funcionários, dentre outros assuntos.
Nos próximos dias, a ECT deverá disponibilizar o detalhamento do plano anunciado, conforme informado pela VIREL.

Abrapost apresenta nova proposta
          Na mesma data, no período da tarde, a ABRAPOST participou de outra reunião com a VIREL, Maria da Glória Guimarães; com o VIJUR, Sr. Jefferson Carlos Carus Guedes; e com a DATER, Sra. Tânia Regina Munari.
Pela ABRAPOST estiveram presentes o presidente Chamoun Hanna Joukeh; o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Sotto;  o diretor jurídico, Roberto de Menezes Maron; a diretora de organização, Elis Regina Regert; a diretora de comunicação, Rosana Centurione; o diretor de finanças, JúlioCésar da Costa Gonçalves; e o advogado, Dr. Marco Aurélio de Carvalho.
A entidade reforçou que analisará a proposta apresentada reconhecendo o esforço da empresa na busca de caminhos alternativos, bem como os avanços em andamento para o modelo de AGF, porém colocou em discussão outra proposta, que do ponto de vista da Abrapost, é menos traumática do que a migração antecipada.  
Essa proposta é para a busca conjunta da alteração do Decreto 6.639/2008. Foi apontada, novamente, a ilegalidade do Decreto, no parágrafo 2º do artigo 9º, que extrapolou seu poder regulamentador ao modificar a finalidade da norma contida nos artigos 6º e 7º da Lei 11.668/2008, que determina tão somente que a ECT conclua as contratações das AGFs até 30 de setembro de 2012.
“Estamos lutando para que as ACFs continuem operando até a implantação definitiva da nova rede. Em vez de fazer um ajuste complexo, melhor seria dar a possibilidade da continuidade da operação até a operação efetiva das AGFs. Acreditamos no diálogo e demos início a uma importante e definitiva etapa de negociações. Na oportunidade, a ABRAPOST reafirmou a preocupação com todas as agências da rede e continua lutando por sua manutenção e ampliação”, diz o Dr. Marco Aurélio de Carvalho.
Em função deste novo cenário que está se desenhando, a ABRAPOST ainda não enviou as diretrizes básicas, conforme definido em assembleia, norteando as medidas judiciais para discussão do 30 de setembro.
A entidade está analisando e contextualizando esses novos elementos, de modo a ajustar toda estratégia, se necessário. “O plano apresentado pela VIREL representa um passo importante, porém não podemos deixar de nos atentar a alguns pontos relevantes como a questão da remuneração, manutenção dos clientes, treinamento dos funcionários, dentre outras. Esses são temas que têm de estar muito claros para a rede para que essa migração ocorra com regras claras, transparentes e bem assimiladas. Por isso, estamos trabalhando firmemente nesse sentido”, explica o presidente Chamoun Hanna Joukeh.
Ainda na reunião, a VIREL anunciou que existe a possibilidade de serem publicados novos editais de licitação, no prazo de um ano, a fim de ampliar a rede franqueada.
A ABRAPOST continua, como sempre, comprometida com a segurança da rede franqueada sem perder de vista a diversidade das situações e momentos em que cada um se encontra.
.

7 comentários:

  1. uahuahuahuahuahuahuah, só rindo mesmo. Esta ECT está de palhaçada!!!

    ResponderExcluir
  2. Só se Abrapost trabalhar por nós desclassificados, pois a Apost quer mais que a gente morra e depressa. Aí tem, pode ter certeza

    ResponderExcluir
  3. Nós aqui do Rio estamos perdidos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FALTA LIDERANÇA. VOCES PRECISAM RENOVAR OS DIRIGENTES. TEM QUE TIRAR ESTES FRANQUEADOS ULTRAPASSADOS E COLOCAR SANGUE NOVO A FRENTE DA ASSOCIAÇÃO.

      Excluir
  4. Concordo ai tem, mais é com a Abrapost também, nós caimos direitinho, fui burro, a culpa é minha mesmo, confiar em advogado nunca mais.

    ResponderExcluir
  5. QUE MARAVILHA...RS..RS..RS
    TUDO ISTO É ILEGAL...E ABRAPOST JUNTO COM A ECT ASSUMIU DEFINITIVAMENTE A ILEGALIDADE. JUSTIÇA NELES.

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com