quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Paralisação dos Correios preocupa franquias da estatal

DO VALOR, EM BRASÍLIA

A rede de franquias dos Correios, que reúne 1.400 lojas e 30 mil trabalhadores, vê com "preocupação" a paralisação dos trabalhadores da ECT e espera um desfecho rápido da situação. Os serviços dos carteiros estão paralisados desde a meia-noite de ontem, por conta de reivindicações salariais.

"Recebemos essa notícia com apreensão porque, além de afetar a população de todo país, mexe diretamente com as operações dos franqueados", diz Marco Aurélio de Carvalho, advogado da Abrapost, associação que representa as franquias.

As lojas franqueadas continuam trabalhando normalmente, mas seus serviços referem-se apenas às etapas de pré-postagem de cartas e encomendas. A entrega fica por conta por carteiros, que são funcionários públicos contratados diretamente pela ECT.

"Essa situação atrapalha tudo, porque o serviço não é concluído. As franquias continuam operando, mas o consumidor tem que saber que sua encomenda não será entregue ao destino final", explica Carvalho. A paralisação foi decidida na sede dos sindicatos estaduais dos trabalhadores da empresa.

De acordo com o Sintect (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos), os trabalhadores pedem aumento de R$ 400 sobre o salário piso da categoria. Os servidores também pleiteiam um piso salarial de três salários mínimos (R$ 1.635), vale alimentação de R$ 30 por dia e vale cesta de R$ 200.

Segundo o Sintect-RJ, a greve é por tempo indeterminado. Está programada, no Rio de Janeiro, uma passeata no centro da capital para a próxima sexta-feira. Os Correios oferecerem um reajuste de R$ 50 nos vencimentos. Além deste aumento, a proposta dos Correios também inclui reposição salarial pelo IPCA.

"É preciso reconhecer que há um gargalo enorme de mão de obra nos Correios. Dispensaram 8 mil funcionários no ano passado por meio do programa de demissão voluntária. Esse pessoal não foi reposto", comenta Marco Aurélio de Carvalho.

Fonte: Folha.com

7 comentários:

  1. KI BELEUZA!!! (18)

    Mais alguns simpáticos comentários extraídos das últimas postagens, respectivamente do n° 3.938 ao 3.949, do ABAIXO-ASSINADO CONTRA OS MAUS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS CORREIOS ULTIMAMENTE ( Para acessá-lo, copie e cole em seu navegador o link abaixo:
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?page=&sr=2661&pi=P2011N9574 ):

    3949 ...
    3948 ... Faz um mes e 18 dias que comprei um produto importado, e até agora não ví nem a cor do que deveria ser um celular!
    3947 ...
    3946 ... Incluir na reclamação o PÉSSIMO e LENTO serviço de fiscalização prestado pela Receita Federal.
    3945 ... Concordo plenamente com uma melhora nos serviços prestados pelos Correios, em um nível nacional, estadual e municipal. Principalmente com as mercadorias estrangeiras.
    3944 ... Prazos absurdos, pagamos alto pela agilidade de entrega e o produto demora até 2 meses para ser liberado aqui, absurdo!
    3943 ... Não aguento mais os péssimos serviços que o Correios vem nos dando é hora de mudar acabar com este monopólio, e um absurdo correspondências atrasadas e o descaso que vem acontendo.
    3942 ...
    3941 ... Encomendas que deveriam chegar em nove dias úteis, levam 19. É um absurdo. Sem falar no extravio de correspondência e duplicidade de CEP na minha rua. Já reclamamos diversas vezes à direção dos Correios e nada.
    3940 ...
    3939 ...
    3938 ... Toda vez é a mesma coisa. Os correios não respeitam quem compra e precisa dos seus serviços.


    É POR ISSO QUE TENHO TANTO ORGULHO DE TER A ECT COMO MINHA EXIGENTE FRANQUEADORA!!!

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  2. Nada é tão ruim que não possa ficar pior.

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  3. Já imaginaram o "auê", se as franquias aderissem à essa greve??? No entanto, nós seguramos a marimba e continuamos prestando serviço à população, mesmo com o enorme prejuízo financeiro que estamos sofrendo. É por isso que, apesar de conhecer muito bem a ECT e, por isso, imaginar perfeitamente a bomba que vem por aí, acredito que o próximo edital deveria pensar menos em punições e restrições e mais no povo brasileiro (mas eu também acredito em duendes, saci pererê e mula sem cabeça...).

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  4. Empresas privadas de entregas já substituem Correios


    A greve dos Correios deve continuar até, pelo menos, a próxima segunda-feira, quando serão realizadas as assembleias dos funcionários da estatal, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios. A paralisação, porém, só termina se a empresa negociar a reivindicação dos trabalhadores - piso salarial de 3,5 mínimos ou aumento real de R$ 400, entre outros benefícios. Já os Correios afirmam que só iniciam a negociação se os serviços forem retomados.


    Enquanto isso, empresas privadas de entrega reforçam suas equipes e garantem que estão preparadas para receber um aumento significativo nas encomendas por causa da greve da estatal. "Durante a última paralisação dos Correios, ocorrida em setembro de 2009, a DHL Express registrou aumento de 14% no envio de remessas expressas, incluindo operações domésticas e internacionais", informou a companhia por meio de nota.


    Segundo o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, 32% dos 109 mil empregados aderiram ao movimento, o que vai provocar um crescente atraso na entrega de correspondências. Ele insistiu que, enquanto durar a greve, a negociação ficará suspensa e os dias parados serão descontados. Dos 35 milhões de objetos (cartas, encomendas, telegramas) entregues diariamente pelos Correios, cerca de 5,3 milhões não chegaram ao destino na quarta-feira, primeiro dia de greve.


    Os três serviços de entrega rápida suspensos na quarta-feira representam, juntos, 40 mil objetos por dia - ou 0,11% do total. Em alguns Estados, as agências também providenciaram a contratação de funcionários terceirizados para que as equipes não fiquem tão desfalcadas.

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  5. Correios deixam de entregar 5,3 milhões de encomendas

    A empresa disse ter colocado em operação um plano de contingência, com a contratação de recursos, realocação de empregados e realização de horas extras, para minimizar os prejuízos à população.

    Os Correios deixaram de entregar 5,3 milhões de correspondências devido a paralisação iniciada hoje. Diariamente, a empresa entrega cerca de 35 milhões de objetos.

    A paralisação atinge, em média, 32% do efetivo total da empresa. Em alguns setores, o índice de adesão é de 40%. Por causa disso, os serviços SEDEX 10, SEDEX Hoje e Disque-Coleta foram suspensos por se tratar de entregas com horário marcado.

    Os funcionários dos Correios reivindicam 7,16% de reajuste salarial, referente à inflação, reajuste dos vales refeição e alimentação e aumento real de R$ 400.

    A estatal propôs aumento salarial final de 13% para 64.427 empregados, ou seja, 60,14% do efetivo total da empresa, mas a proposta foi retirada com o início da paralisação.

    A empresa disse ter colocado em operação um plano de contingência, com a contratação de recursos, realocação de empregados e realização de horas extras, para minimizar os prejuízos à população.


    Comento: Que QUIZUMBA!!! Aliás, a ECT também tinha (tem) um plano de contingência prontinho para substituir as franquias, lembram? Agora... pelo funcionamento desse aí, colocado em prática, da pra imaginar o rolo que seria (será), né!? KKK

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  6. Apenas complementando as informações, com a greve os ciclos que sofrem prejuizos no processo são, Tratamento na origem (CTCE) Transporte,Tratamento no Destino(CTCE) e Distribuição (CDD's/CEE's), hoje todo essa cadeia está comprometida, com a greve.Aliais essa cadeia já vem com sérios problemas em condições normais.

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  7. Senhores esses tecnicos da ECT fala muito,fala muito!!!!

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