quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Os Correios e o segredo das cartas

Renata Lo Prete

Sobre aborto, Dilma sempre pode dizer que mudou de opinião; explicar a encrenca da estatal é mais difícil

Quando promoveu Erenice Guerra ao comando da Casa Civil, no final de março passado, Lula afirmou que ela teria "uma responsabilidade imensa pelo que vai acontecer daqui para a frente, na continuidade dos trabalhos que fizemos".
Descontado algum exagero retórico, o fato é que Erenice, nos 170 dias em que ocupou a cadeira herdada de Dilma Rousseff, empenhou-se bastante em uma única frente de trabalho: os Correios, sobretudo na reorganização da rede de franqueados e na troca dos fornecedores do serviço de transporte de carga.
Havia um argumento. Os serviços postais estão sucateados. Nada funciona direito. O governo fazia questão de tratar do assunto em público, como uma espécie de ombudsman do processo. Agora, graças ao noticiário que resultou na demissão de Erenice, descobriu-se por quê.
Interessava criar ambiente propício a uma intervenção direta na estatal -e não apenas para que a empresa de lobby dos filhos da ministra conseguisse faturar com a intermediação de contratos.
Aos poucos, ficou claro que a Casa Civil queria desbancar o grupo controlador dos Correios, oriundo do PMDB de Minas, e instalar ali um operador político de sua confiança.
O personagem-chave dessa história é Eduardo Artur Silva, a mais exótica nomeação feita por Erenice em seu breve reinado. Alçado a uma diretoria estratégica dos Correios, ele tinha ligações contratuais com as duas empresas que o governo manobrou para transformar em transportadoras oficiais de carga postal (a VarigLog, ajudada pelo Palácio do Planalto em 2006 e 2008, e a MTA, socorrida em 2009).
Dos três motivos que levaram à demissão de Erenice em 16 de setembro, dois são conhecidos.
Primeiro, não havia mais como prosseguir na tentativa de desqualificar as denúncias de tráfico de influência. Naquele dia, a Folha trouxe provas de que o esquema operado pela prole da ministra não atuava somente nas franjas do governo, mas fazia uso da estrutura da própria Presidência da República.
Segundo, havia o cálculo eleitoral de curto prazo. Pesquisas internas da campanha de Dilma identificaram rapidamente o potencial de dano do escândalo. Seria muito ruim se a candidata tivesse de esclarecer por que, entre tantos servidores, escolheu logo Erenice para ser seu braço direito e batalhou tanto para que ela a sucedesse.
O diagnóstico do comitê se provou correto: mesmo com a degola, Dilma começou a cair no Datafolha -movimento que desmente a narrativa segundo a qual foi o "arranque das forças conservadoras", como disse a candidata, no assunto aborto que motivou o segundo turno.
O terceiro motivo passou, até aqui, quase despercebido. Não era conveniente despertar a atenção do público para o mapa político da distribuição de franquias dos Correios, para as negociações sobre o serviço de transporte de carga, para o loteamento da estatal que frequenta o noticiário de escândalos desde o mensalão, em razão de sua elevada liquidez -dinheiro miúdo que entra e sai em fluxo frenético, sem carimbo e com mil e uma utilidades.
No que diz respeito ao aborto, Dilma sempre terá a opção de dizer que mudou de opinião. Explicar a encrenca dos Correios é mais difícil.

RENATA LO PRETE é editora do Painel.

Fonte: Folha de São Paulo

2 comentários:

  1. moderador...clica no
    link e posta esta noticia de liminar conseguida em SP, hoje, 07.10.10, pela ACF Anchieta


    http://www.dcomercio.com.br/materia.aspx?id=53899&canal=21


    Eduardo

    ResponderExcluir
  2. O que é mais estranho em tudo isso~deve ser os relatarios tecnicos que justificaram a contratação dessas linhas aereas, mesmo sendo processo via pregão eletronico.É estranho, como bate as coisas.

    Paulo

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com