quinta-feira, 7 de outubro de 2010

AGU e Planejamento se mobilizam para garantir licitações dos Correios

Rafael Bitencourt | Valor

BRASÍLIA – A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério do Planejamento vão se empenhar para garantir a licitação da rede de franquias dos Correios. O trabalho é coordenado pelo ministro Paulo Bernardo (Planejamento), que hoje se reuniu com José Artur Filardi (Comunicações), o Luís Inácio Adams (AGU) e o presidente dos Correios, David José de Matos.

Na primeira parte da reunião, os ministros ouviram um relato de Matos sobre o curso do processo de licitação. Ao sair primeiro da reunião, o presidente da estatal não quis entrar em detalhes, mas informou que a reunião continuaria, mesmo com a sua ausência. “Participei [da reunião] e contribuí com informações periféricas”, disse Matos.

“Estamos trabalhando e acompanhando o que a diretoria dos Correios tem feito mais no sentido de termos segurança de que não vai faltar nenhuma medida”, afirmou Bernardo, ao sair da sede do Ministério das Comunicações. Mesmo que a recém-empossada direção dos Correios já tenha enfrentado desafios importantes, como as denúncias que envolvem contratos com empresas de transporte de cargas e o caso da ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, o ministro assegurou que tudo está correndo bem e a atual direção conta com o apoio do governo.

Embora ainda surjam ações na Justiça contra a estatal, movidas pelas as atuais franquias que mantêm contratos firmados sem licitação, o ministro do Planejamento avaliou como positiva o desempenho da direção dos Correios nas respostas às ações na Justiça. Além disso, ele considera que a estatal está apta a superar eventuais dificuldades por meio do plano de contingência elaborado para evitar a suspensão de qualquer serviço postal.

Bernardo se mostrou confiante, mesmo ao ser questionado sobre a ação na Justiça que obriga os Correios a estenderem o prazo máximo de vigência dos contratos, que vence no dia 10 de novembro. “Não sou advogado mas me parece que essa [ação] aí é o mesmo que chutar a Constituição. Como que vai manter [o contrato]? Se o contrato vai até dia 10, vai manter em que caráter? Acho que isso não tem qualquer condições de se sustentar. Com certeza vai ser derrubada”, afirmou.

Já o ministro da AGU afirmou que a atuação do órgão será mais no sentido de acompanhamento. Segundo Adams, serão monitoradas de perto, especialmente, as ações judiciais consideradas mais relevantes, que podem comprometer a realização das licitações.

Fonte: Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com