sábado, 18 de setembro de 2010

TCU barrou lobby de filho de Erenice

A MTA queria mudar a forma de contratação das aeronaves que fazem transporte aéreo de carga postal para os Correios

Karla Mendes / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

O Tribunal de Contas da União (TCU) barrou o lobby da Master Top Linhas Aéreas (MTA) para mudar a forma de contratação das aeronaves que fazem transporte aéreo de carga postal para os Correios. Além de operar no TCU, o lobby da empresa incluiu outra frente: a contratação, em Brasília, de Israel Guerra, filho da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra.


A manobra arquitetada pela empresa, que tem ligação com o diretor de operações da estatal, o coronel Eduardo Artur Rodrigues Silva - conforme revelou o Estado em 29 de agosto -, foi requerer ao TCU a mudança do sistema estabelecido nos editais de licitação da estatal, que atualmente é de contratação do espaço total dos aviões com exclusividade, de modo que as empresas pudessem negociar no mercado as sobras de lugar e carregar cargas que não fossem da estatal.

A mudança do sistema de contratação faria a MTA faturar alto. Isso porque as aeronaves da empresa são bem maiores que as especificadas nos editais de licitação dos Correios em diversos trechos. Assim, não é interessante para a companhia concorrer no processo licitatório, pois receberia um valor menor do que a capacidade total de suas aeronaves. A saída, então, seria conseguir aprovação do TCU para que os Correios pudessem contratar apenas uma fatia do espaço, o que cobriria os custos fixos da MTA.

A sobra dos espaços seria vendida para outras empresas, que garantiriam contratos milionários para a MTA. Para os Correios, porém, não havia nenhuma vantagem, pois as cláusulas dos contratos estabeleciam que, se a estatal precisasse transportar menos, o contratado pagaria o preço cheio. Se por ventura necessitasse de carga extra, porém, teria de pagar a mais por isso e ainda ficar à mercê de haver espaço nos aviões. Ou seja, o contrato não seria nada vantajoso para o poder público.

Segundo uma fonte disse ao Estado, os Correios pagam pela exclusividade e a aeronave fica parada o dia todo, para fazer o transporte de carga postal à noite. Do jeito que a MTA queria fazer, afirmou, só a empresa lucraria e não teria risco nenhum, porque tem a garantia do contrato dos Correios para cobrir os custos.

Ainda de acordo com a fonte, o modelo que a MTA queria que o TCU aprovasse era o que a estatal queria adotar, mas com uma diferença: seria criada uma subsidiária de logística dos Correios, em parceria com uma empresa privada, de modo que custos e receitas fossem compartilhados na proporção de 51% para a estatal e 49% para o setor privado.

Para isso, porém, seria necessária a aprovação da medida provisória, que depois de meses e meses parada no Planalto foi retirada recentemente da pauta pelo Ministério das Comunicações.

Segundo essa fonte, a demora para a aprovação da MP seria um plano da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra para deixar os Correios em uma situação complicada, abrindo caminho para que as "pessoas de confiança" da ex-ministra "tomassem o poder" na estatal e colocassem em prática as manobras que beneficiariam a MTA.

Fonte: ESTADÃO.COM.BR


Um comentário:

  1. Bom dia a todos.
    Está muito claro o plano que a Erenice Guerra tinha pronto, alias já em “execução”.
    Os franqueados que já passaram pela licitação, estão sendo tratados a passo de tartaruga. O Correio não está com pressa, pois não tem interesse nenhum de muitas franqueadas trabalhando a partir de 11/11.
    O plano é: Colocam o plano de contingência para funcionar a partir de 11/11, e é obvio, não vai funcionar e assim a ECT estaria em um caos medonho. Aí eles entrariam com um pedido emergencial (não precisa passar por licitação) para a contratação de uma empresa que faça o que os franqueados fazem, e é lógico, eles já tem esta empresa. O ultima parágrafo desta reportagem diz tudo: “Segundo essa fonte, a demora para a aprovação da MP seria um plano da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra para deixar os Correios em uma situação complicada, abrindo caminho para que as "pessoas de confiança" da ex-ministra "tomassem o poder" na estatal e colocassem em prática as manobras que beneficiariam a MTA”.
    E tem mais, garanto que os 49% que ficaria para a empresa contratada é muito maior do que é pago hoje de comissão para os franqueados.
    Agora vem esta mulher dizer que não sabia de nada. Foi ela que colocou o presidente e o diretor de operação dos Correios!!! É coincidência, dona Erenice Guerra??? Se a senhora não sabe (pois não sabe de nada), fique sabendo: ESTA EMPRESA (CORREIOS), NÃO É SUA E NEM MINHA, ELA É DA UNIÃO.
    A população precisa saber de tudo. ESTÃO QUERENDO ACABAR COM OS CORREIOS!!!

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com