quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Justiça determina que Correios republiquem edital de franquias

Contratos atuais terminam em 10 de novembro.
Com decisão, país pode ter ‘apagão postal’, segundo franqueados.

Do G1, em São Paulo

A Justiça Federal determinou que os Correios republiquem o edital de licitação para contratação das agências franqueadas, interrompendo o processo que está em andamento. A decisão, de 1ª instância, foi tomada pela 4ª Vara Federal de Brasília, a pedido da Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost). Cabe recurso da decisão.

O contrato atual com as cerca de 1,5 mil agências franqueadas termina em 10 de novembro. Com a decisão, os Correios podem não ter tempo suficiente para concluir o processo licitatório antes dessa data, o que, segundo a Abrapost, pode provocar um “apagão postal” no país, com o fechamento dessas agências.

“Vai haver um colapso postal sem precedente”, afirmou ao G1 o advogado da entidade, Marco Aurélio de Carvalho. As agências franqueadas representam hoje cerca de 42% da receita bruta da ECT, ou cerca de R$ 4 bilhões por ano.

A licitação das franquias dos Correios vem sendo contestada por várias ações - dos atuais franqueados e outros interessados. Em 2009, uma decisão da Justiça determinou que os Correios fizessem a substituição dos atuais contratos – feitos sem licitação - até 10 de novembro deste ano. A ECT é uma empresa pública e, portanto, deveria, no entendimento da Justiça, fazer concorrências para contratar prestadores de serviços franqueados.

As franquias fazem parte de um modelo de negócios introduzido pela ECT no início dos anos 90 e alvo de contestações do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 1994, que vem cobrando a realização de concorrência pública.

Procurada pelo G1, a ECT informou que ainda não foi notificada da decisão. A empresa informa que obedecerá todas as determinações da Justiça, mas que vai recorrer da decisão

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com