sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Após licitação, 80% das agências dos Correios podem fechar em AL

Empresários estão correndo contra o tempo na tentativa de modificar os requisitos do edital

Gazetaweb - Wanessa Oliveira

A população alagoana corre o risco de perder 80% de agências de Correios. Após uma licitação que autorizou o funcionamento de apenas quatro das 14 franquias existentes no Estado, os empresários estão correndo contra o tempo na tentativa de modificar os requisitos da licitação, a fim de assegurar a sobrevivência de seus pontos comerciais.

O empresário Michel Le Campion relatou que o rodenir enfrentado pelos donos das franquias se estende desde 1994, quando o Tribunal de Contas da União determinou pela primeira vez que a ECT licitasse as franquias. “A partir daí, duas medidas provisórias garantiram a sobrevida dos pontos até o ano de 2008, quando foi regulamentada a Atividade da Franquia Postal”, relatou.

O documento estabelecia o prazo de até 10 de novembro de 2010 para a realização da licitação em toda a rede de franquias no País. Fazendo questão de deixar claro serem a favor do processo, os donos dos pontos afirmaram que discordam apenas dos requisitos impostos. “Nós não somos contra a licitação. Elas nos garantem uma segurança jurídica até mesmo para nossos planejamentos. O que queremos é que o processo viabilize a exigências das empresas, o que termina sendo impossível dadas as exigências contidas neste edital”, explicou. .

Os requisitos apontados por Le Campion referem-se à exigência de que aumente o investimento dos espaços e a remuneração dos franqueados seja reduzida, além de uma insegurança jurídica. “Eles querem diminuir em torno de 40% de nossa comissão, ao mesmo tempo em que nos obrigam a aumentar o investimento. Muitos empresários estão caindo fora. Uma agência já fechou”, emendou.

Michel Le Campion também informou que os requisitos não são atribuídos de acordo com a realidade econômica de cada Estado. “Imagine. Só o estado de São Paulo é responsável por 53% da movimentação dos Correios em todo o Brasil e somos exigidos a termos os mesmos investimentos que eles. Não há proporcionalidade”, reclamou.

Em Alagoas, o processo de licitação já ocorreu e assegurou a permanência de apenas quatro agências, sendo três em Maceió e uma em Arapiraca. “Caso essa decisão não caia, Alagoas só vai ter nove agências, cinco ECTs e quatro franquias. A situação é difícil e tem que ser resolvida. Não podemos ser tratados dessa forma e seria um risco para a população ficar desassistida”, emendou.

Fonte: santanaagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com