quarta-feira, 28 de julho de 2010

Presidente e diretor dos Correios são demitidos

BRASÍLIA -O presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, e o diretor de Recursos Humanos da empresa, Pedro Magalhães foram demitidos nesta quarta-feira. A justificativa foi o baixo faturamento dos Correios em 2009.

A demissão de ambos será publicada no Diário Oficial da União de amanhã.

Segundo um assessor do Ministério das Comunicações, o presidente Lula pediu a demissão. Lula estaria buscando "uma oxigenação nos quadros da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos)".

"A minha demissão não foi uma surpresa. Porque a gente entra e não sabe quando vai sair", afirmou Custódio.

Ele ainda afirmou que o ministro das Comunicações, José Artur Filardi, ligou avisando da demissão, porque a Casa Civil teria comunicado ao ministério das Comunicações que haveria necessidade da troca na empresa.

O Diário Oficial da União publicará na quinta-feira o nome de David José de Mattos, um técnico do órgão, como substituto de Custódio na presidência da estatal.

Custódio questionou a justificativa do governo dizendo que nos últimos quatro anos, desde que iniciou sua gestão, o faturamento sempre foi recorde. Em 2009, ele disse que o faturamento foi de R$ 12,4 bilhões, um aumento de 8,4% em relação a 2008. O executivo afirmou também que no primeiro trimestre de 2010 houve aumento de 170% no lucro comparado a igual período de 2009.

Custódio também negou que o serviço de mala direta oferecido a candidatos poderia ter sido o motivo da demissão. Ele alegou que o serviço não é novo "Essa é uma prática natural. Não é a primeira eleição que os Correios oferecem isso."

O executivo afirmou que o questionável pode ser uma relação de dicas que os Correios dão para os candidatos atingirem o eleitorado. Ele admite que isso pode ter sido um dos fatores para a demissão, mas que não foi o determinante.

Fonte: JB Online