quarta-feira, 25 de julho de 2012

TCU detecta falhas no ERP e na segurança da informação dos Correios

:: Ana Paula Lobo* 
:: Convergência Digital :: 25/07/2012



A área de Tecnologia da Informação das estatais do governo passa por momentos críticos, segundo relatório do Tribunal de Contas da União, divulgado nesta terça-feira, 24/07. No caso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o TCU exige que a companhia aprove formalmente uma política de segurança de informação para o sistema integrado de gestão interna da empresa. E recomenda: é hora de melhorar a governança de TI.

A fiscalização do TCU detectou, por exemplo, "a existência de contas impessoais, com provável compartilhamento de contas de usuários, o que abre brechas perigosas no quesito de segurança". Segundo o relatório do TCU, essas contas não identificam usuários, mas, sim, áreas da estrutura organizacional da ECT.

"Além disso, por vezes, mais de uma pessoa compartilha um único login e senha de acesso ao sistema ERP, não seguindo o disposto na NBR 27.002:2005, item 11.3.1, letra “h”", constata o relatório, do ministro Walton Alencar Rodrigues. O levantamento apurou ainda "a ausência de processo de remoção ou bloqueio imediato dos direitos de acesso de usuários que mudaram de lotação, cargo ou função", razão que pode levar a vazamento de informações críticas dos Correios e do Governo.

Na parte de ERP - pacote de gestão empresarial - os Correios usam sistema da Oracle, o TCU adverte que o sistema da ECT não implementa controles internos que deveriam estar implementados, tais como: listas de verificação para cada artefato (projeto básico, edital, contrato) produzido no processo de aquisições; memorial de cálculo das estimativas de quantidade dos itens a contratar; revisão dos artefatos por usuário sênior; bloqueio de casos de violação de segregação de funções; registro das interações realizadas com os fornecedores durante o processo licitatório; e controles sobre prazos legais aplicáveis.

Também recomendou a adaptação do sistema aos manuais de boas práticas de ambientes integrados de gestão, o Control Objectives for Information and Related Technology (Cobit) e às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), principalmente no que se refere à segurança da informação e organização formal dos funcionários na área de tecnologia da informação.

*Com informações do TCU



Fonte: Convergência Digital

21 comentários:

  1. .....e a ECT preocupada em concluir essa "fracassada" Licitação... VERGONHA TOTAL!!!

    ResponderExcluir
  2. ENQUANTO ISSO...

    Empresário do caso Erenice contou 2 vezes à PF sobre propina

    DE BRASÍLIA

    O empresário Rubnei Quícoli reafirmou duas vezes, em depoimentos diferentes à Polícia Federal, a narrativa que em 2010 resultou na destituição da então ministra da Casa Civil, Erenice Guerra.

    Ele disse que uma empresa de filhos de Erenice pediu dinheiro em troca da liberação de recursos públicos.

    Em junho deste ano, o ex-presidente Lula afirmou, em evento político, que Quícoli "retirou a acusação na primeira audiência" e fez críticas à imprensa, que não teria dado publicidade à história.

    PF encontra indícios de sonegação fiscal em empresa de filho de Erenice
    Justiça Federal arquiva processo contra Erenice Guerra
    Entenda as acusações envolvendo Erenice Guerra

    Lula, na verdade, se referia a outro processo, este movido pelo Diretório Nacional do PT contra o empresário.

    No meio da campanha eleitoral à Presidência de 2010, o diretório abriu uma ação para pedir R$ 150 mil de indenização por supostos danos morais ao partido.

    Numa audiência, Quícoli aceitou assinar um depoimento pelo qual dizia não ter tido intenção de atingir o PT. O papel encerrou o processo cível, sem condenação.

    Roberto Jayme - 26.ago.2010/Reuters

    A ex-ministra Erenice Guerra
    Ontem, o empresário disse ter ficado "indignado" com a afirmação de Lula e reafirmou o depoimento prestado à PF e à Folha, em 2010.

    "O que estava sendo questionado ali [processo cível] era a honra do PT. Dizer que eu voltei atrás, eu não admito."

    Quícoli disse que não chegou a ser ouvido pelo juiz responsável pelo inquérito, que determinou o arquivamento do caso neste mês, mas somente pela Polícia Federal.

    "A minha palavra sobre isso é que o Lula se equivocou", disse ele. "O que eu disse foi: A empresa [Capital] está me extorquindo, eu não estou conseguindo viabilizar um projeto para o Brasil e estou sendo vítima de uma quadrilha dentro da Casa Civil."

    ResponderExcluir
  3. TANTA COISA(SUJEIRA) PARA A ECT SE PREOCUPAR E ELA SÓ TEM "OLHOS" PARA ESSA FAJUTA LICITAÇÃO.
    ECT, ACORDA!!!!! LARGA DO PÉ DOS FRANQUEADOS!!!!!

    ResponderExcluir
  4. FALTAM 6 DIAS PARA INICIO DA SAGA/2005 DEVE TER RESPINGOS EM ALGUNS AINDA EMPREGADOS DA ECT.


    http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/ap470

    Ao todo foram produzidos, pela força-tarefa à disposição do MPF, 364 relatórios, englobando, dentre outros, a análise de material arrecadado em buscas e apreensões, de laudos e de procedimentos administrativos

    Em 18 de maio de 2005, a edição 1.905 da revista Veja divulgou um caso de corrupção dentro da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Maurício Marinho, flagrado por uma câmera escondida, relatava com riqueza de detalhes o “modus operandi” de um esquema de corrupção estruturado para abastecer o caixa de partidos políticos loteados na estatal.

    O ex-empregado da ECT e ADMINISTRADOR POSTAL> Maurício Marinho, então chefe do Departamento de Contratação e Administração de Materiais, aparece recebendo das mãos de falsos empresários uma quantia em dinheiro, paga como propina, para beneficiá-los em resultados de futuras licitações públicas.

    A partir dessa grave matéria foi instalada a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios, pelo Congresso Nacional, instaurado o Inquérito Civil Público nº 1.16.00.000.919/2005-09, pelo Ministério Público Federal, aberto o Inquérito Policial nº 4.488/2005, pela Polícia Federal, implementada auditoria especial pela Controladoria-Geral da União e deflagrados procedimentos pelo Tribunal de Contas da União. Posteriormente, o Caso Correios, no auge das investigações da CPMI, culminou no escândalo conhecido por mensalão, trazido à tona pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson, que se sentindo pressionado revelou com detalhes outro lesivo esquema criminoso.

    FORÇA TAREFA - As 1.980 páginas dos três volumes do Relatório Final da CPMI dos Correios demonstram que FATOS GRAVES EXISTIRAM E AINDA CONTINUAM EXISTINDO NA ESTATAL. A ECT tem um faturamento em torno de dez bilhões de reais ao ano, montante capaz de despertar a cobiça partidária de diversas agremiações.

    Para dar andamento aos diversos trabalhos investigativos do MPF, foram então incorporados, em maio de 2006, os trabalhos de empregados da própria ECT - cinco auditores e um engenheiro - estruturando-se assim uma força-tarefa vinculada à Procuradoria da República no Distrito Federal. Além disso, foi formalizada e estreitada uma exitosa parceria com a Controladoria-Geral da União.

    ResponderExcluir
  5. Parou por quê?

    Depois de professores e PF, que ameaça parar em pleno julgamento do mensalão, agora são os Correios que ameaçam greve geral.


    www.claudiohumberto.com.br

    ResponderExcluir
  6. O blog do Claudio Humberto publica na coluna de hj 27/07..... Vem greve na ECT . Ihhhhhhh...
    Marília Campos dos Goytacazes RJ

    ResponderExcluir
  7. Tá na hora de movimentação em SPM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Movimentação em SPM significa gente sendo transferidas???

      Excluir
  8. Perdi meu ponto para um aventureiro no negócio, pelo que estou sabendo ele irá inaugurar agora em agosto a agência dele. Como devo proceder? fecho as portas ? alguem passou por esse processo ? Ou vou até dia 30/09 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q ja é + do q hora de voce procurar um advogado e tentar melar tudo, isso sim...
      Essa passividade em perder o negócio não serve

      Excluir
  9. JÁ ESTÃO COLOCANDO A PIZZA NO FORNO...... AGUARDEM OS PRÓXIMOS CAPÍTULOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E A GENTE COMENDO UM EDITAL, QUE É UM ABACAXI. KKKKKK

      Excluir
    2. abacaxi e bom demais,gostoso e faz bem.....agora quanto ao EDITAL so pode dar azia pois dor de cabeça ja deu...

      Excluir
  10. Qui beleza, a banda da ABRAPOST continua tocando no convés, enquanto o Titanic afunda. Tem que rir para não chorar.

    ResponderExcluir
  11. 20 ANOS "ARRANCADOS" POR UMA LICITAÇÃO FAJUTA..... CADÊ A ABRAPOST???

    ResponderExcluir
  12. Marilia Campos dos Goytacazes diz: vejam o que é franshing pro Estado brasileiro: falta de respeito, destruição e falta de noção administrativa.
    País

    Lotéricas não aceitarão pagamento de contas neste sábado

    Pelo segundo sábado seguido, as casas lotéricas não aceitarão o pagamento de contas. Os estabelecimentos farão uma paralisação nacional hoje (4), em protesto contra os problemas no sistema tecnológico da Caixa Econômica Federal, que processa as contas e os boletos bancários.
    A mobilização não afetará as apostas de loterias, que continuarão a ser registradas normalmente. Nesta semana, as casas lotéricas também não fizeram a abertura de contas correntes e de poupança da Caixa Econômica para a população de baixa renda.

    De acordo com a Federação Brasileira de Empresas Lotéricas, a paralisação tem como objetivo fazer com que a Caixa Econômica atualize o sistema de serviços bancários nas casas lotéricas. Segundo a entidade, o sistema está em funcionamento há seis anos e enfrenta instabilidade, principalmente no início de cada mês, quando se concentram os pagamentos de contas e boletos.
    A paralisação foi decidida em assembleia dos sindicatos estaduais em 11 de julho. Na próxima semana, haverá novo encontro para avaliar a adesão e decidir se o movimento continuará. Durante a mobilização, os clientes poderão fazer as operações de pagamento em qualquer caixa eletrônico.
    Jornal do Brasil

    ResponderExcluir
  13. Deveria ter assinado o contrato quando estava sozinho, fui na onda da associação e dos advogados, agora apareceu um aventureiro e adivinha, perdi a concorrencia, agora meus advogados que me falavam que a situação estava ganha para o meu lado, me deram poucas esperanças, ou seja, acho que vou me aposentar.

    ResponderExcluir
  14. Perdi minha loja, para um concorrente, já estou montando outro negócio, fui burro em confiar em conversa de advogados.

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com