sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Liminar suspende licitações para franquias que rendem bilhões aos Correios

Marina Dias

A Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost) conseguiu uma liminar, na noite de quinta-feira (2), que suspende as licitações para contratação de mais de mil agências franqueadas dos Correios em todo o país. Segundo Marco Aurélio de Carvalho, advogado da associação, isso ocorreu porque o edital continha "erros e vícios, como pedidos de documentações que não poderiam ser providenciadas no prazo entre a saída do edital e o início da licitação".

As 1.432 agências franqueadas que existem hoje no Brasil correspondem a 12% do número total de agências dos Correios, mas seu faturamento é de quase 50% da receita bruta operacional do setor, que é de R$ 5 bilhões por ano, segundo a Abrapost. "São mais de 10 mil veículos e 30 mil funcionários de franqueadas, que atendem ao segmento de postagem, mala direta e entrega de encomendas", explica Carvalho a Terra Magazine.

Ainda de acordo com o advogado, a Abrapost não tem interesse em postergar a licitação. "Queremos apenas corrigir o edital", garante. Alguns integrantes da associação, porém, acreditam que os Correios querem atrasar o processo propositalmente. O motivo seria um projeto interno para facilitar a privatização da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT).

Terra Magazine entrou em contato com a assessoria dos Correios que afirmou que "a ECT já conhece oficialmente a decisão da Justiça e vai interpor recurso ainda nesta sexta-feira (3)".

Prazo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seus últimos meses de governo, editou uma Medida Provisória (MP) que estendeu o prazo para a realização das licitações das franqueadas até setembro de 2012. Em 2011, os Correios iniciaram a licitação de sua rede de franquias, mas uma série de liminares judiciais, acompanhada de greve e crise institucional, fez o processo ser suspenso.

"Perder o prazo da licitação e, consequentemente, perder o franqueado, é perder a concorrência para empresas americanas, alemãs, e outras multinacionais que atuam no setor", afirma Marco Aurélio de Carvalho. "Os Correios, sozinhos, não conseguem fazer esse serviço e, sem as franqueadas, o Brasil poderia ter um apagão postal", completa.

Fonte: Terra Magazine

14 comentários:

  1. Esses tecnicos da ECT são muito incompetentes!!!

    ResponderExcluir
  2. Olha o motivo para não nos fecharem...Colocamos bilhões nos cofres da ECT....
    Vamo que vamo. só da nóis..

    ResponderExcluir
  3. Os franqueados são responsáveis por 50% do faturamento da ECT!!!!!!! E olhem como a ECT trata seus franqueados. Nós somos os melhores representantes comercial dos correios, somos vendedores dos serviços que eles permitem, e fazemos muito bem o nosso trabalho.
    Qualquer empresa séria faria de tudo para ter uma equipe como a nossa e nos trataria muito bem, e não com o descaso que somos tratados...
    Vamos pensar um pouco e ver se vale a pena trabalhar numa empresa dessa.

    ResponderExcluir
  4. e isso ai vamos nos unir para a ECT refazer este edital tao mau feito valeu abrapost

    ResponderExcluir
  5. Poderiamos nessa reunião(04/02) juntar uma comissão de Franqueados e irmos até Brasilia refazer esse Edital que seja justo e bom para ambas as partes, assim continuaríamos a dar muito lucro a ECT e continuaríamos felizes com esse modelo de ACF atual. ISSO SIM É DEMOCRACIA!!!

    ResponderExcluir
  6. Creio que o colega não entendeu o problema. Na verdade, parece que estão querendo que as franquias parem de ter e de dar lucro aos Correios, porque, nesse caso, nosso sucesso tornará mais difícil a privatização e consequente venda de partes ou do total da ECT à iniciativa privada, deixando, dessa forma, de gerar polpudas comissões e porcentagens sobre o negócio a você sabe quem. Portanto, caia na real e lembre-se que democracia não é o sonho dourado de nenhum governante.

    ResponderExcluir
  7. Aos poucos a vida vai me mostrando por quem eu devo lutar e de quem devo desistir. Reflitam nisso. Boa noite.

    ResponderExcluir
  8. Das orações que tenho para hoje, esta é que vem em primeiro: Que a força do bem seja maior que a do mal. Amém

    ResponderExcluir
  9. TERRA MAGAZINE
    Apelando para a imperiosa imparcialidade, fundamental para a credibilidade deste “poder”, sugerimos que de se dêem ao trabalho de ler os estais publicados pela ECT e tornem públicos os vícios constantes destes.
    Tornem público que a ECT NÃO TEM A INTENÇÃO de licitar coisíssima alguma, que inserem nos editais exigências absurdas, que obrigam aos proponentes a adquirem móveis e equipamentos caríssimos e desnecessários, que desconsideram Pontos de Vendas existentes a mais de duas décadas, que desconsideram a experiência adquirida por mais de vinte anos de dedicação à marca, que simplesmente ROUBA os clientes conquistados pelos atuais Franqueados, conquistados após homéricas brigas com as Curries da vida (Maior responsável pela evasão de Receita da ECT, não combatida nem pela ECT nem pelo Ministério Público), sob argumento de que o sistema de AGF é um novo sistema e que os contratos vinculados as Franqueadas, após a assinatura do contrato de AFG terão estas vinculações canceladas.
    Em momento algum durante todo este período não tivemos a possibilidade de vermos nenhuma matéria imparcial sobre conteúdo absurdo dos editais publicados até então.
    Acatem a sugestão, se inteirem do conteúdo do Edital, comparem os editais publicados e perceba e divulguem que a cada edital publicado são inseridas exigências mais absurdas, questione o direcionamento na aquisição de moveis, equipamentos, cofres, etc., questionem a prioridade dada ao imóvel em detrimento ao Ponto de Venda e a experiência dos atuais franqueados, questionem exigências impostas aos Franqueados não aplicadas à Franqueadora-ECT.
    É obrigação de a imprensa informar a população fatos de tamanho interesse.
    Não faço parte da Diretoria da ABRAPOST, mas tenho a certeza que, se procurada, não se recusará a prestar os esclarecimentos necessários.
    Já com relação a ECT, não acredito que seja tão facil assim esclarecer os pontos obscuros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce tem toda razão as exigências são as mais absurdas para fazer captação de pacotes e cartas não se tem necessidade de se investir em móveis e equipamentos da forma exigida. Estamos lidando com técnicos com alto poder de conhecimento e de manobra na escrita. Exemplo:edital anterior o problema levantado com relação ao "Ponto Principal" diziam: "estudo TÉCNICO determinou o local" no entanto, após varias reclamações e suspeitas facilitações, eles voltaram atrás e mantiveram os locais hoje instalados como mais importante. Por que será???

      Excluir
    2. Meu caro, muitas vezes fico pensando como pode a ECT fazer tantas exigências para montar pontos de captação de objétos "Não monopolizados" será que tem boi na linha??, afinal as franqueadas são responsáveis direta por 50% do faturamento da ECT.Hummmm! esses currries!!!

      Excluir
  10. Bom dia! A reunião ontem na Abrapost São Paulo foi muito boa. O caminho a ser percorrido é mesmo o que foi apresentado. Vamos ter muita cautela de hoje em diante em ficar colocando aqui no blog o que vamos fazer. Não vamos munir nossos inimigos eles tem que ser pegos de surpresa. Espero que o moderador deste blog, bloqueie todos os comentários que forem feitos a respeito do que vamos fazer

    ResponderExcluir
  11. Colegas, estou até agora com um nó na garganta!
    Como pode uma empresa do porte da ECT, cometer um ato tão grotesco, como ela fez com um companheiro nosso que vem dedicando seus dias pela nossa causa?
    Vamos ficar em alerta, pois qualquer um de nós pode passar por isso. Vamos nos unir e ajudar no que for preciso.
    Faço das palavras do colega acima as minhas: Que a força do bem seja maior que a força do mal!

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com