quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Correios publica edital para contratação de agências franqueadas

Os Correios publicaram nesta quarta-feira (14) o edital de licitação para contratação de agências franqueadas que vão compor a sua rede de lojas terceirizadas. Serão licitadas 818 agências em todo o Brasil.

Segundo a vice-presidente de Rede e Relacionamento com os Clientes da ECT, Glória Guimarães, o edital foi construído após debates com a sociedade e representantes dos franqueados. “Ouvimos sugestões e fizemos ajustes no texto, tudo baseado no diálogo e na transparência, pois o objetivo maior é o fortalecimento do serviço postal do País”, explicou.

Podem concorrer pessoas jurídicas, com comprovada idoneidade econômico-financeira e regularidade fiscal. Os candidatos têm 45 dias, a partir de hoje, para apresentar as propostas. Após a aprovação, os selecionados terão prazo de um ano, a contar da assinatura do contrato, para colocar as agências em operação.

Além de novos interessados, aqueles que já possuem permissão de funcionamento de franquia no antigo modelo (ACF) e desejam continuar com o negócio deverão também se submeter às regras do processo licitatório. A disputa será pela modalidade concorrência, do tipo técnica e preço. Os novos contratos terão validade de 10 anos, renováveis uma única vez por igual período.

Os Correios esperam concluir o certame no primeiro semestre de 2012. A expectativa é que todas as agências licitadas no novo modelo (AGFs) estejam funcionando no primeiro semestre de 2013.

Atualmente, existem 1.372 pontos de franquias em funcionamento no País — 61 já no novo modelo (AGF), que terão as novas regras incorporadas aos seus contratos por aditamento, conforme prevê a legislação.

Investimento - Cada licitante pode disputar até duas agências, que deverão estar localizadas em microrregiões de interesse dos Correios. Para isso, o interessado deve comprovar que possui um imóvel (próprio ou alugado), com área entre 48 m2 e 205 m2, para instalação da agência. O edital também exige investimentos mínimos do franqueado que deverão ser aplicados, por exemplo, na padronização de móveis e materiais, conforme o porte da agência. As unidades terão de um a seis guichês de atendimento.

As agências franqueadas poderão atuar no varejo e com serviços concorrenciais, como postagem de cartas, telegramas e encomendas, remessas internacionais, SEDEX e marketing direto (mala direta, entrega direta etc). A ECT mantém a exclusividade de firmar contratos com clientes. Os valores da remuneração de cada serviço prestado pelas franquias estão discriminados no edital.

Fonte: Site dos Correios

11 comentários:

  1. Digamos que o edital fosse bom.
    Seria como mulher bonita: todo mundo de olho grande, louco pra te tomar.

    Pau neles seria o correto.

    ResponderExcluir
  2. é só a Abrapost dar o sinal verde e vamos nessa....PAU NELES!!!

    ResponderExcluir
  3. como e quando teremos acesso ao Edital ?

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li este famigerado, contudo, que leu informou que trata-se da republicação do anterior.
    Se houvesse honestidade e transparência porque o edital seria lançado exatamente no mesmo período: Final de ano, recesso judiciário e parlamentar, etc.
    Na realidade permanecemos refém dos moleques de recado dos políticos de carteirinha: Não exercem nenhum cargo público através de concurso porque não passariam nem para ser auxiliar de carteiro e assumem cargos de suma importância na união tão somente para atenderem as necessidades dos seus mandantes.
    Os franqueados da ECT, que dedicaram mais de duas décadas á empresa, sendo peça de fundamental importância ora na prospecção ora na manutenção de clientes, após tuso leca dois tapinhas na costa.
    Em um país sério isso na aconteceria.
    Uma saída:
    Justiça Novamente.

    ResponderExcluir
  5. Tenho 20 anos de Franquia, possuo 4 guichês e atualmente dará só para 2.... é para MELAR esse Edital....PAU NELES!!!

    ResponderExcluir
  6. Este Edital está muito confuso. Acerto quinzenal e na tabela de comissão é mensal? Alguém, conseguiu interpretar isso?

    ResponderExcluir
  7. Fiquei oito horas em cima deste edital e confesso que está muito confuso. A Abrapost vai marcar alguma reunião para discutirmos o edital?

    ResponderExcluir
  8. Caramba, a ECT gastou todo este tempo para soltar isso? Quanta incompetência!

    ResponderExcluir
  9. Alguém tem alguma duvida que a ECT fez este edital para ferrar os franqueados?

    ResponderExcluir
  10. INSTINTO é o que deve ter movido os autores desse edital...

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com