domingo, 13 de novembro de 2011

Entrega rápida de loja online pode custar 200% mais

Comércio virtual oferece a possibilidade de o produto chegar cerca de 3 horas após a compra

Marília Almeida, do Jornal da Tarde

SÃO PAULO - O consumidor que tem urgência no recebimento do produto comprado pela internet pode recorrer aos serviços de entrega rápida. Nesse caso, o envio é feito em, no mínimo, cerca de três horas, porém deve preparar o bolso já que essa comodidade pode ter preço 200% maior do que o cobrado pelo frete convencional.

A comodidade ainda é oferecida de maneira tímida pelas lojas virtuais. A Giuliana Flores, que promete a entrega em até três horas e quinze minutos, é um exemplo. "Caso o consumidor planeje a compra com um dia de antecedência, no mínimo, ele paga R$ 6,90 para o envio do produto pelos Correios. Se quiser entregar no mesmo dia, fazendo o pedido de manhã e entrega à tarde, o frete é de R$ 14,90 e, caso queira entregar nas próximas três horas, sobe para R$ 21,90", explica o gerente de marketing Juliano Souza. A diferença é de 217% do preço inicial.

A Saraiva diz entregar mercadorias no mesmo dia, com frete de aproximadamente R$ 20 por compra, conforme região e produto. A Passarela Calçados cobra frete fixo de R$ 10 para enviar produtos em até 12 horas. Na Flores Online, o pedido chega em até três horas e cobra R$ 33,90. A Cestas Michelli cobra R$ 28,10 para que cestas de café da manhã sejam entregues no mesmo período do dia.

"A operação é muito cara para as empresas, que repassam estes custos ao consumidor. São poucas empresas de logística que oferecem o serviço. Faltam incentivos no governo no setor de infraestrutura e para criar novas empresas do tipo. Por isso, ele ainda é restrito para o público com renda mais alta e que tem realmente urgência pelo produto", afirma Alexandre Marquesi, professor do Curso de Marketing Digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

No caso de produtos da Giuliana Flores, o frete maior pode significar mais da metade do preço do produto, como um arranjo de R$ 37,90. No caso da Passarela, o frete de R$ 10 pode compensar o preço dos produtos, calçados e bolsas que giram em torno de R$ 90.

Mas o serviço tem suas limitações. Ele não funciona em datas comemorativas, por exemplo, e o custo do frete pode subir conforme a região e o peso da mercadoria. Além disso, o horário da entrega passa a contar da confirmação do pagamento da compra, o que pode interferir no prazo.

"Dependendo do porte da empresa, compras no cartão de crédito podem ser aprovadas em uma, duas, três horas ou até um dia depois. No caso de boleto bancário, é necessário um dia útil a mais, ao menos, para ter esta confirmação", diz Pedro Guasti, diretor geral da consultoria especializada em comércio eletrônico e-bit. Algumas empresas, como a Saraiva, ainda alertam que fenômenos climáticos, como chuvas, podem atrasar a entrega.

Guasti acredita que a diferenciação de frete é uma tendência do mercado, caso haja mais investimentos no setor. "A Lei da Entrega no Estado (que obriga as empresas a fazerem a entrega com dia e período marcados) aponta isso. A empresa oferece a opção de agendamento, mas cobra a mais."

Fonte: ESTADÃO.COM.BR

9 comentários:

  1. Enquanto isso, nossa poderosa estatal dos Correios, cheia de sindicatos, normas, funcionários e cargos de confiança, entrega uma correspondência, postada na própria cidade, em quanto tempo, mesmo???

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  2. http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,estelionatos-nos-correios-,798441,0.htm
    M.Oliveira Itaperuna. RJ

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  3. M. Oliveira, gostaria de conversar com você. Meu e-mail é acf@correio24.com. Fernando

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  4. KI BELEUZA!!! (26)

    Mais alguns simpáticos comentários extraídos das últimas postagens, respectivamente do n° 4.230 ao 4.238, do ABAIXO-ASSINADO CONTRA OS MAUS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS CORREIOS ULTIMAMENTE ( Para acessá-lo, copie e cole em seu navegador o link abaixo:
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?page=&sr=2661&pi=P2011N9574 )


    4238... Nunca vi tanata demora, e sevai ser taxado, entrega logo.

    4237... no mes de novembro não recebi nada de correspondencia 12/11/2011

    4236...

    4235... estou esperando minha entrega chega ja vai fazer um mes esta nos correios des do dia 25de outubro ja teve 2saidas mais nem1 chegou na minha casa fui aos correios consequi o telefone de onde esta minha encomenda mais liguei ela disse que ainda não tinha sido entregue porque passou do horario de serviço dos correios 2vezes e muita sacanage o numero de la e 21 3654-2770 no cee duque de caxias meu codigo e ph001615969br

    4234...

    4233... Minha indignação se dá em especial com o CEE Santa Catarina em SP, que não entrega e mente no rastreamento.

    4232...

    4231...

    4230... Desde o dia 25/10/2011 foi postado uma encomenda da cidade São Caetano do Sul e até hoje 10/11/2011 não recebi NADA, mesmo depois de inúmeras reclamações no site e no 0800 725 0100. Já fui na CEE AERPORTO e não encontraram meu produto. Que descaso.


    É POR ISSO QUE TENHO TANTO ORGULHO DE TER A ECT COMO MINHA EXIGENTE FRANQUEADORA!!!

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  5. O número de reclamações não tem como cair em função da situação de varias praças com problemas de restos de objetos a distribuir, além do atraso, aumenta os riscos de furtos uma vez que esses objetos permanecem por muito tempo dentro das unidades. As piores até dia 14-11 são:

    BA;PR;RJ;RS;SC;DF;MG;PI e SPI.

    Lamentável o desempenho de gestão operacional

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  6. O que chama atenção nas reclamações dos "Maus Serviços Prestados pela ECT" é que 99% dessas reclamações estão ligadas diretamente a última fase da cadeia de processo "Distribuição" é raro verificarmos reclamações ligadas diretamente a primeira fase do processo "Atendimento" por que será que isso ocorre??? A única resposta que encontro é "RESPONSBILIDADE DE QUEM FAZ" as captações dos 75% dos objétos postados no BR. Já passou da hora das franquias iniciar a distribuição dos objetos não monopolizados nas praças centrais.

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  7. Os restos na distribuição é conflitante com relatorio abaixo de novas contratações, não deveria existir mais ou estar em níveis bem melhores.

    A previsão dos Correios é que a última contratação ocorra dia 15 de dezembro, no Pará.

    Em alguns cargos, como médico do trabalho e analista de sistemas, o número de candidatos aprovados foi menor do que as vagas disponíveis.

    O índice de contratação por Diretorias Regionais é o seguinte: Administração Central (Brasília) (94%- 309 vagas e 289 contratações), Acre (84% - 25 vagas e 21 contratações), Alagoas (100% - 86 vagas e 86 contratações), Amazonas (84% - 106 vagas e 89 contratações), Amapá (92% -12 vagas e 11 contratações), Bahia (98% - 318 vagas e 311 contratações), Brasília (98% - 116 vagas e 114 contratações), Ceará (33% - 323 vagas e 107 contratações), Espírito Santo (74% - 248 vagas e 184 contratações), Goiás (52% - 386 vagas e 199 contratações), Maranhão (72% - 290 vagas e 208 contratações ), Minas Gerais (51% - 1.235 vagas e 626 contratações), Mato Grosso do Sul (99% - 99 vagas e 98 contratações), Mato Grosso (95% - 185 vagas e 175 contratações), Pará (21% - 211 vagas e 44 contratações), Paraíba (37% - 134 vagas e 50 contratações), Pernambuco (38% - 267 vagas e 102 contratações), PIAUÍ(98% - 54 vagas e 53 contratações), Paraná (51% - 384 vagas e 194 contratações), Rio de Janeiro (68% - 1.015 vagas e 695 contratações), Rio Grande do Norte (95% - 139 vagas e 132 contratações), Rondônia (95%), Roraima (33%), Rio Grande do Sul (64%), Santa Catarina (55%), Sergipe (95%), São Paulo interior (45%), São Paulo capital e região metropolitana (91%) e Tocantins (60%).

    O concurso, cuja prova foi realizada em 15 de maio, ofereceu o total de 9.190 vagas, em 39 cargos, sendo 34 de nível superior e 5 de nível médio. Foram mais de 1 milhão de inscritos.

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