segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Caderno de Perguntas e Respostas

A ECT divulgou hoje, 1 de agosto, o caderno de perguntas e respostas a partir dos questionamentos realizados antes e durante a Audiência Pública para a discussão do novo modelo de edital para as AGF's.

As respostas já estão disponíveis e servirão como base para ações estratégicas que a Abrapost e os franqueados poderão adotar para defender suas reivindicações.

As questões feitas por escrito foram apenas parte da participação da Abrapost na Audiência Pública. A associação atuou de forma bastante incisiva também por meio de questionamentos verbais e a expectativa é de que o trabalho realizado surta efeitos concretos.

Para acessar o caderno é só clicar no titulo acima “Caderno de Perguntas e Respostas”

Diretoria de Comunicação
Abrapost-SP

24 comentários:

  1. Presidenta Dilma, o que a senhora está esperando para fazer uma limpeza na ECT? A quem será que interessa este edital ridículo??? Abra os olhos Presidenta!!!

    ResponderExcluir
  2. É Dr. Nelson, infelizmente o senhor não vai poder sair de férias para descansar. Mas não se apoquente não. Nem o senhor nem os doutores: Carlos, Bernardini, Bechara, Marco Aurélio, e outros. Mas como diz o ditado: Todo começo tem um fim!

    ResponderExcluir
  3. Trabalho discute propostas de reestruturação dos Correios

    1/8/2011 8:07, Por Agência Câmara

    A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realizará audiência pública nesta quarta-feira (3) para discutir a estrutura organizacional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

    O debate foi proposto pelos deputados petistas Eudes Xavier (CE) e Claudio Puty (PA). Eles lembram que há vários anos se discute a reestruturação da ECT. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso propôs a transformação dos Correios em empresa de capital aberto (PL 1491/99).

    No primeiro ano do Governo Lula, o projeto foi retirado do Congresso. A iniciativa privada foi ao Supremo Tribunal Federal na tentativa de acabar com o monopólio postal e consequentemente abrir o mercado. Para os dois deputados, os servidores dos Correios e a população brasileira foram vitoriosas com a decisão do STF pela manutenção da exclusividade postal para a ECT.

    Em 2009, foi criado um Grupo de Trabalho Interministerial para avaliar a ECT. Segundo os deputados, não houve a participação dos trabalhadores nos debates. O relatório apresentado pelo GTI apontava a necessidade de transformar a ECT em uma empresa S/A de capital fechado. O movimento sindical entende que a mudança afeta a garantia de emprego dos trabalhadores. Por isso, os defensores do atual modelo querem saber a posição do Governo Dilma sobre o assunto.

    Mudanças recentes
    A Medida Provisória 532/11 fez diversas alterações na estrutura da ECT, que permanece como empresa pública, mas com gestão similar à de sociedades anônimas. A instância máxima de decisão passa a ser a assembleia geral (não o presidente). A empresa passa a contar também com um conselho de administração, uma diretoria executiva e um conselho fiscal. A MP autoriza a ECT operar no exterior, comprar empresas ou deter participação acionária em outras companhias, criar subsidiárias e operar serviços de logística integrada, financeiros e postais eletrônicos.

    Em maio, foi relançada a Frente Parlamentar em Defesa dos Correios, com o objetivo de ampliar o debate em torno do Plano de Reestruturação dos Correios e da Medida Provisória 532/11 – uma das que trancam a pauta do Plenário, por estar com o prazo de tramitação vencido.

    Foram convidados para o debate:
    - representantes dos ministérios das Comunicações e do Planejamento;
    - o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Wagner Pinheiro;
    - o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique da Silva;
    - o secretário-geral da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares, José Rivaldo da Silva.

    A reunião será realizada às 14 horas, no Plenário 12.

    ResponderExcluir
  4. O TEMPO PASSA, O TEMPO VOA...

    Como eu já havia comentado, esse pessoal quer acabar com as franquias e, aliás, vai conseguir. Agora, vamos deixar de ser Polyannas, pois, acreditar que quem indicou Erenice, aceitaria dialogar com os franqueados, é muita ingenuidade, é viajar na maionese.
    Será que já não é mais que passada a hora de termos um "PLANO B"? Ou vamos esperar o máximo para que, no desespero, a rede caia, de graça, no colo da concorrência?
    ACORDA ABRAPOST!

    ResponderExcluir
  5. Eles vão publicar as sugestões que enviamos, também?

    J.

    ResponderExcluir
  6. Senhores, o prazo para divulgação do novo modelo do edital após a audiência pública esta sinalizado para final de Setembro/11, vamos aguardar e verificar se parte do filho é nosso.

    ResponderExcluir
  7. Todas as questões formuladas no auditório no dia 25-07 em Brasilia, foram respondidas?? Sei não!!!

    ResponderExcluir
  8. O Ministério Público Federal em Alagoas ajuizou ação civil pública, com pedido de antecipação de tutela, contra Empresa Brasileira de Correios em Alagoas (ECT/AL) e o Banco Bradesco S/A, para garantir, num prazo de 180 dias, a implementação de medidas de segurança em todas as agências que oferecem os serviços do Banco Postal.
    Assinada pelo procurador da República Rodrigo Tenório, a ação civil pública é resultado de inquérito civil público instaurado pelo MPF, com o objetivo de averiguar as condições de segurança nas agências dos Correios em Alagoas que realizam a função de correspondentes bancárias do Banco Bradesco S/A, operadora do Banco Postal.

    Se preparem qdo essa atividade fôr agregada as AGF's o manual técnico terá pelo menos umas 83 páginas. "Casa de ferreiro espeto é pau"

    ResponderExcluir
  9. Eu estava certo que com todo o trabalho que foi feito, tudo estava concretizado, que nós AGFs teríamos nossos contratos transposto para o novo modelo que virá com o novo edital. Mas depois que a diretora da mesa da Audiência Pública, a Sra. Daniela respondeu, que os AGFs poderiam migrar, mas dentro do que a lei permite, fiquei inseguro. O que ela quis dizer com isso? O que a lei permite? E que lei é essa? Pode ser exagero meu, mas estou preocupado. Não seria interessante, aprofundarmos mais, e irmos atrás, antes que seja tarde. Antes a ECT dizia que poderíamos migrar sem ressalva alguma, mesmo não colocando isso no papel. Agora a Sra. Daniela vem e coloca está questão? Nós sabemos muito bem, que a Correio, não está nem aí com a gente, falar é fácil, quero ver assumir o que fala!

    ResponderExcluir
  10. EU ACREDITO NO PESSOAL DA ECT!



    (e em papai noel, coelhinho da páscoa e duendes, também...)

    ResponderExcluir
  11. Como assim? O pessoal da ECT está afirmando que vamos migrar, foi por isso que assinei o contrato. Quem é está Daniela, o que ela quiz dizer com isso. Alguém pode me explicar?
    PB

    ResponderExcluir
  12. A decisão de ampliar o universo de potenciais participantes na licitação e de capacitar os futuros operadores, após a celebração do contrato de franquia postal, fundamenta-se na premissa de que fora da ECT não há conhecimento específico sobre as atividades desenvolvidas pelas AGF. Assim como os atuais operadores de agências franqueadas não detinham conhecimento prévio e expertise quando da implantação original de suas franquias, não há qualquer impedimento que novos interessados possam ser admitidos no sistema e passem por processo de capacitação para a operação de AGF. Contrariamente, se fosse exigido na licitação conhecimento ou condições jurídicas prévias, a ECT estaria infringindo princípios básicos de administração pública, ao direcionar os processos licitatórios aos atuais franqueados e, com isso, criar obstáculos não legítimos para a seleção de novas empresas interessadas na operação de franquia postal.
    A resposta acima foi a mesma para 13 perguntas diferentes, incrivel nao?

    ResponderExcluir
  13. Alguém pode explicar? PB, Pergunte à pessoa que te falou que você migraria!

    ResponderExcluir
  14. Pergunta e resposta da pág. 29:

    PERGUNTA: ... Após a audiência pública o novo edital contemplar mais mudanças,de que forma estas serão transportadas para aqueles que já assinaram seus contratos e em enquanto tempo isto ocorrerá?

    RESPOSTA: As alterações no edital que repercutem
    simplesmente nos critérios de seleção, não
    podem gerar qualquer efeito nas licitações já
    findas. De outro lado, eventuais alterações no
    modelo de operação de AGF, que constem em
    outros certames lançados pela ECT, podem sim
    ser aplicadas aos contratos já assinados. Isto se funda no fato de que a modelagem das agências
    de correio franqueadas foi aprovada pelo TCU,
    que estabeleceu as premissas básicas para o
    processo de licitação. As alterações serão
    processadas mediante assinatura de Termo
    Aditivo, no momento oportuno.

    ResponderExcluir
  15. Momento oportuno??? Deve ser no nosso velório!!!

    ResponderExcluir
  16. Bem, essa é uma porta aberta para que os advogados da ABRAPOST questionem quando será esse momento oportuno e exigir que essa possibilidade deixe de ser optativa e passe a constar como obrigatoriedade no novo edital.

    J.

    ResponderExcluir
  17. Vamos manter a tranqüilidade, ainda não temos um novo edital, e tão pouco um novo contrato. Vamos manter a união e trabalharmos para que venha um edital melhor. Por hora, vamos munir a Abrapost com todas as nossas dificuldades e problemas, para que ela fale por nós, como já tem feito.
    Todos nós sabemos que o Correio é deste jeito, como definir: “dentro do que a lei permite” e “no momento oportuno”. Então, a nós cabe ajudar as pessoas que nos representam, temos uma entidade representativa, para isso.

    ResponderExcluir
  18. O problema maior esta com grupo que não assinou nada até hoje., quem já assinou estão com dos diretos garantidos.

    ResponderExcluir
  19. Eu já assinei, embora contra a vontade e com ressalvas por escrito. Contudo, o perfil e a rentabilidade de minha Agência pouco mudarão com as novas regras mas, mesmo assim, continuo lutando na justiça para que as normas abranjam a todos e, especialmente, permanecerei ao lado da ABRAPOST e dos demais companheiros, para que ninguém seja prejudicado. Sinceramente, acredito que somente agindo dessa forma seremos ouvidos, respeitados e conseguiremos sobreviver como categoria, à sanha dos nossos inimigos. Temos que vencer todos, sem excessão de nenhum de nós!

    J.

    ResponderExcluir
  20. Não concordo que quem não assinou, tem problemas, muito pelo contrário. Eu não assinei, estou com minha ACF, trabalhando e ganhando mais de quem assinou. Tenho uma decisão no mérito que só vão fechar a minha ACF, quando lá tiver uma AGF. Portanto se eu não quiser participar do próximo edital, por achar que continua uma porcaria, não participo. E tenho certeza que como eu, ninguém vai querer, tanto que, não tive concorrente. E pelo fato de não ter tido concorrente, não participei, ficou deserta. Daí meu advogado, sugeriu esta ação. Este problema não é nosso, o Correio que criou esta situação, então ele que saia e arrume uma solução para todos.
    Junto venceremos. Abraços

    ResponderExcluir
  21. Pelo jeito teremos problemas pela frente,mais sempre existe uma saida é tudo uma questão de tempo certo, acredito que o governo não queira ouvir mais problemas com os Correios, portanto a equipe do Sr.Marião deve apresentar um bom e novo edital.

    ResponderExcluir
  22. As coisas mudaram..... primeiro teremos que assinar o contrato e nos adaptar e depois lutar pelos nossos direitos . Voces nao perceberam isto ainda?

    ResponderExcluir
  23. Estas pessoas da tal Apost são malucas mesmas heim? Estão criando prova contra eles mesmos? Vai ser idiota assim lá na china!!! De uma coisa eles podem ter certeza, vou denunciá-los no ministério publico!!!

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com