sábado, 7 de maio de 2011

Mudanças nos Correios

- O Estado de S.Paulo

De acordo com Medida Provisória (MP) encaminhada pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso na semana passada, os Correios, um dos exemplos mais notórios de má gestão pública nos últimos anos, vão passar por grandes mudanças. As medidas previstas visam a modernizar os serviços postais, ampliando seu suporte logístico, permitindo a venda de aparelhos celulares, oferta de serviços de telefonia e internet, criação de subsidiárias no exterior, expansão das operações do Banco Postal e associação com outras empresas ou negócios, entre os quais é citado o trem-bala. O atual governo decidiu manter os Correios no setor público, de modo que é de bom alvitre dar à empresa condições de competir no mercado e gerar lucros. O essencial é que as melhorias sejam obtidas com recursos próprios, evitando apelos ao Tesouro ou a empréstimos subsidiados do BNDES para a execução de megaprojetos irrealistas.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que, embora não seja transformada em uma sociedade anônima (S.A.), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) vai atuar de acordo com os dispositivos que puder aplicar da Lei das S.As., como a publicação ampla de balanços anuais e a observância de normas de boa governança. Para melhor controle das operações, o posto de presidente do conselho de administração deixará de caber ao presidente da empresa, passando a ser ocupado por pessoa indicada pelo ministro.

Para reforçar os seus quadros, a ECT, além de realizar concursos públicos já programados, mudará os seus estatutos para possibilitar a contratação de servidores públicos de outras áreas do governo ou de outras empresas estatais, com experiência administrativa.

Parece boa também a ideia de a empresa atuar como operadora de telefonia móvel virtual, comprando no atacado serviços das operadoras existentes e oferecendo-os a tarifas módicas no varejo a seus clientes. Isso pouparia os Correios de investimentos nesse setor de infraestrutura. A ECT precisaria apenas deter a marca de serviços que poderão ser prestados pelas empresas privadas existentes na área de telecomunicações.

De acordo com a mesma orientação, já foi divulgado o edital colocando em licitação o Banco Postal, que há dez anos vem sendo operado pelo Bradesco. O preço mínimo para a concessão foi fixado em R$ 500 milhões, prevendo-se que o Banco Postal, que presta serviços especialmente para as vilas ou pequenas cidades em áreas remotas ou de difícil acesso, possa oferecer cartões de crédito e fazer pequenos empréstimos.

A MP abre a possibilidade de os Correios poderem comprar aviões para seus serviços. Se houver recursos para isso, a empresa poderá ter sua própria frota de cargueiros. Deve-se observar, no entanto, que a ECT não tem experiência e tradição na área de transporte aéreo de cargas, que poderia ser feito com mais eficácia e a menor custo por empresas contratadas por meio de licitações conduzidas com lisura.

A criação de uma subsidiária no exterior poderia ser igualmente útil, mas isso dependerá, naturalmente, da legislação de cada país. Se a ECT puder atuar em países onde há grande número de emigrantes brasileiros poderia prestar-lhes bons serviços, uma vez que a sua rede, complementada pelas suas franqueadas, cobre todo o território nacional, facilitando as remessas de pacotes ou transferências financeiras de pequenos valores.

Quanto à eventual participação dos Correios no projeto do trem-bala, entre Campinas, São Paulo e Rio, trata-se de uma ideia que não pode ser levada a sério. Além de o projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) ainda não ter saído do papel, exigindo vultosos investimentos, que devem ser, em sua maior parte, privados, não há justificativa plausível para o embarque precipitado da ECT nesse controverso comboio. Se e quando o TAV estiver em pleno funcionamento, a ECT, sem comprometer recursos próprios na construção, será livre para incorporá-lo à sua logística, se lhe parecer então conveniente.

Fonte: ESTADÃO.COM.BR


22 comentários:

  1. NÓS TEMOS PROBLEMAS COM OS CORREIOS E VOCÊ???

    Esta é a hora de não cruzar os braços.
    A artesã e advogada Camilla entrou com um Abaixo Assinado no Ministério Público contra os maus serviços dos Correios.
    Precisamos nos unir para sanar o problema.

    Assine a Petição e Divulgue, somente um apoio maciço trará resultados.

    Assine a petição www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N9574

    A petição:

    Abaixo-assinado Protesto contra os maus serviços prestados pelos Correios atualmente

    Para:Presidência dos Correios; Procon; Ministério Público Federal

    Nós, abaixo assinados, usuários dos serviços dos Correios, inconformados com o nível dos serviços prestados atualmente, vimos pelo presente manifestar nossa contrariedade e exigir que sejam tomadas as medidas necessárias para que o padrão dos serviços seja elevado a níveis minimamente aceitáveis, conclamando desde já os órgãos e autoridades competentes a tomarem as providências cabíveis.
    Correspondências e produtos entregues com atraso, absolutamente fora dos prazos prometidos e contratados com os Correios; extravio das postagens; não entrega efetiva; roubo de mercadorias; não satisfação ou atendimento aos usuários que façam reclamações; não pagamento dos reembolsos devidos por atrasos verificados; não resposta às reclamações quer sejam elas feitas particular ou publicamente; absoluta insensibilidade quanto à responsabilidade dos serviços que deveriam prestar, uma vez que hoje uma quantidade enorme de pessoas depende do bom funcionamento dos Correios em seus trabalhos e forma de obtenção de renda (como os artesãos e e-commerce, em geral), são apenas alguns dos problemas com os quais os usuários têm se defrontado hoje em dia.
    Outro grave problema está na elevação absurda e abusiva dos valores das tarifas, especialmente no que se refere ao PAC e ao SEDEX.
    Sob a desculpa de estarem criando uma nova metodologia de cálculo de postagem, os Correios elevaram os preços de postagem em mais de 100%, havendo casos de elevação superior a 300%, o que por si só já é um disparate.
    Além disso, a nova metodologia, que pressupõe a necessidade de medição do pacote a ser despachado, implica em novas e extensas filas nas agências uma vez que os funcionários tiveram seus serviços enormemente aumentados, envolvidos agora com fitas métricas e cálculos matemáticos, medições e verificações, além de análises e pesquisas constantes.
    Inúmeros são os relatos de usuários na internet dando conta da insatisfação e prejuízos que têm acometido a todos.
    Importante dizer que esta insatisfação abrange também os próprios funcionários dos Correios, igualmente penalizados pela péssima gestão da empresa.
    O presente abaixo-assinado será encaminhado à direção dos Correios, ao Ministério Público e ao Procon solicitando as providências cabíveis no âmbito da competência de cada um.
    Se você estiver de acordo com os termos do presente, assine abaixo, identificando-se para que não haja dúvida sobre a nossa insatisfação.
    Divulgue este manifesto o quanto possível, pois só assim poderemos colaborar para que as irregularidades hoje existentes sejam sanadas.

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  2. Enquanto isso...

    Gerentes de Atendimento, insensíveis e de má-vontade, cegos e surdos aos reais problemas que prejudicam a ECT, continuam entupindo as franqueadas de advertências absurdas, por questões que seriam passíveis de, no máximo, uma orientação. Portanto, uma reciclagem urgente desses funcionários, lembrando-os de como devem ser tratados os parceiros e demais colaboradores da empresa, também se faz muito necessária.

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  3. Pelo menos alguém teve a iniciativa de fazer alguma coisa. Vamos assinar e divulgar este manifesto.

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  4. Na seção de cartas do Globo de hj , tmbm tem uma carta assina por um niteroiense, muito interessante chamada Publicidade da ECT reproduzo na íntegra:
    "São quase 21h e acabo de assistir pela TV amais uma publicidade enaltecendo os Correios. Em pleno horário nobre e em rede nacional, deve estar custando uma fortuna. Quem não usa os serviços dos Correios pode até acreditar. Mas quem usa sabe que a melhor propaganda é a qualidade dos serviços prestados. Enquanto os boletos de cobrança chegarem aos clientes sem prazo hábil para efetuar os pagamentos, enquanto uma correspondência demorar mais de uma semana para tramitar do Rio a Niterói ou até mesmo dentro das próprias cidades e enquanto os correios não estabelecerem o mesmo padrão de eficiência do passado, podem gastar com eles toda a verba de publicidade do Orçamento, porque nada vai adiantar. Melhor gasta-la onde vai ser mais eficaz.
    Do leitor Fernando A. P. Silva."
    O dirigentes dos Correios acham que a população é idiota, mas eles em seus escritórios acarpetados e gelados esquecem que a vida é real e quem somos nós que pagamos seus salários... o mercado irá responder, o escudo do monopólio vai ser derrubado pela insatisfação dos usuários.
    M Oliveira - RJ

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  5. QUEM PODERÁ NOS AJUDAR?
    .
    A IMPRENSA?
    .
    O MINISTÉRIO PÚBLICO??
    .
    Ou só mesmo o CHAPOLIM COLORADO???

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  6. "Vimos lembrar às ACFs que o Manual de Regulamentação de Utilização de Máquina de Franquear por Terceiro, aprovado pela ECT em 18/03/2010, estabelece que a MFD, de propriedade dos Correios, cedida antes da publicação da referida publicação, terá seu respectivo Termo de Permissão de Uso válido até 11/06/2011.
    Diante do exposto, vimos adiantar as seguintes informações:
    A partir do final de expediente de 11/06/2011, as MFD Galaxy em poder das ACFs serão bloqueadas;
    A partir de 12/06/2011, a ECT providenciará o recolhimento desses equipamentos, não sendo mais permitido o seu uso pelas franqueadas"

    PS: Isso foi caso pensado pelo grupo que ainda continua trabalhando somente p/ prejudicar os franqueados. Ainda bem que tem gente pensando diferente. Vamos ver qual será a próxima pagina.

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  7. A ECT tá fazendo a gente sofrer mais que mãe de ouriço!

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  8. kkkkkkkkkk...mãe de ouriço foi de lascar

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  9. Os GÊNIOS da ECT, que pretendem tirar as máquinas de franquia das ACFs, ESTÃO SE LIXANDO PARA A POPULAÇÃO QUE VAI SER ENORMEMENTE PREJUDICADA!!! Será que eles esquecem quem paga os seus salários???

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  10. Pô gente, fala sério; as vezes não entendo esta indignação com funcionarios da ECT; lembrem-se : os caras são funcionarios publicos !!! Dizer que existe 10,15%, no maximo, do funcionalismo publico brasileiro competente e comprometido ja seria um numero excelente. Vá em qualquer repartição publica e voce verá quantos estão "de atestado", quantos de "licença premio", quantos de folga...e aqueles que estão trabalhando, atendendo a população nas coxas, só estão esperando sua vez para usufruir tais regalias, então trablham na base da operção tartaruga; isso seja no INSS, nos Correios, Banco do Brasil (compare o tempo de fila no BB e no Itau), nas prefeituras e por aí vai. Apesar de funcionarios dos Correios serem "celetistas" (regidos pela CLT) eles incorporam esta mentalidade de funcionario publico: obsoleto e improdutivo, por q estão sempre olhando pro rabo dos outros, procurando fazer cada vez menos. Exatamente como fazem com as tais franquias: devem olhar e pensar: "GANHAM RIOOOOS DE DINHEIRO, ENTÃO VAMOS EXTERMINAR".
    Infelizmente é o Brasil, que ficou muito mais Brasil no sentido mais pejorativo que possa haver, quando o PT chegou no poder.

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  11. A T E N Ç Â O
    O programa Entrevista Record exibirá hoje às 21h15, na Record News, entrevista com Wagner Pinheiro, presidente dos Correios.

    Ele falará sobre o novo papel destinado aos Correios, com a Medida Provisória que a Presidenta Dilma Rousseff acabou de baixar.

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  12. Se não mudar a índole de alguns empregados da ECT não adianta mudar nome da empresa,ampliar setores de negocios ect....veja:

    O interventor em Alagoas, Edvan Alves de Oliveira, confirmou na tarde desta sexta-feira (06) irregularidades nas unidades em Maceió e garantiu que em 25 dias tudo estará normalizado. Para isso, oito sindicantes periciam o material retido (cartas e encomendas), enquanto outra equipe formada por funcionários do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais é encarregada de reorganizar a distribuição.
    Conforme Alves, cerca de 200 mil correspondências ficaram armazenadas por um longo período e estão sob investigação. Para ele, a situação, considerada inaceitável, é consequência de má gestão. “Posso afirmar que oitenta por cento é de responsabilidade do gestor.
    Sucinto em suas colocações, o interventor, que veio de Brasília, e já atuou em mais dois estados com problemas semelhantes, garante que já existem indícios que levam a suspeitos.

    Com relação às punições, explica ele, serão aplicadas após o seguimento de todos os passos. “Primeiro quem for acusado terá direito à defesa, depois o setor jurídico confecciona um relatório que será enviado ao administrativo e este, por sua vez, decide se suspende ou demite”, os trabalhos estão sendo acompanhados pela promotora da República em Alagoas, Niedja Caspari.

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  13. Internamente nos Correios de SPM existem ainda um grande numero de empregados de todos os cargos que não vê a hora dessas mudanças acontecerem, são pessoas compromeditas c/ a ECT a muitos anos e sentem vergonha de tudo isso.Claro, estamos falando dos comprometidos e não daqueles pequenos grupos que ainda é totalmente contrário as franqueadas, em SPM deve ter alguns.

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  14. Meu caro, atestado médico por afastamento até 15 dias é carro chefe nos correios de SPM, agora, se somar os superiores a 15 dias ai a coisa fica feia. Além disso, existe um grande número de empregados (Carteiros,OTT's,Adm ect..) que por exigência médica não podem executar suas tarefas compativeis com a sua contratação Ex: Carteiro não pode andar, trabalha interno.Isso tem aos montes.
    Muitos bons empregados clamam por mudanças JÀAA..!

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  15. Bom...

    Com a retirada das máquinas de franquia das ACFs a ECT vai poder sentir na pele a "satisfação" da população com seus "excelentes serviços", quando as filas de clientes aumentarem, ainda mais, nas agências próprias! EXISTE MELHOR EXEMPLO DE COMPETÊNCIA NA ARTE DE CRIAR PROBLEMAS? Cada uma que a gente vê!

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  16. ECT = EMPRESA CRIADORA DE TRANSTORNOS

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  17. MUAMBATOR É BLOQUEADO PELO CORREIOS

    Se eu disser que o título deste post não havia sido planejado, eu estaria falando uma grande mentira. Desde o início dos tempos sempre soubemos que a confiança no serviço dos Correios poderia ser um problema. Ainda mais porque começamos como um pequeno projeto, pensando em resolver um pequeno problema, da forma mais simples e objetiva possível, e ainda da melhor maneira: gratuitamente.

    O nosso “calcanhar de aquiles” do projeto era a dependência do sistema de rastreamento dos Correios. Por diversas vezes tentei entrar em contato com os responsáveis pela empresa, e nunca tive uma resposta. Eu queria uma solução mais simples e objetiva. Nunca recebi uma resposta. Paralelamente a isso, o serviço Muambator decolou. Eis que então a nossa querida Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos resolveu dar uma martelada prateada no nosso serviço. Isso mesmo caros clientes e amigos: o IP do nosso servidor foi BLOQUEADO.

    Antes que muitos de vocês me digam “ah, mas é possível fazer milhares de coisas para burlar esse bloqueio”! Eu sei, mas não estou disposto a encarar um jogo de gato e rato, principalmente porque mantenho este serviço com minhas horas vagas (e que por falar nisso, andam muito escassas).

    Agora ficam as perguntas: por que o muambator foi bloqueado? Por que um serviço que é free não pode estar disponível aos brasileiros (e até estrangeiros) através de uma plataforma que DEVE apresentar as informações? Até o momento não tive nenhum contato dos Correios para informar o porque do bloqueio.

    Por diversas vezes estivemos nos maiores blog brasileiros, na ponta da língua de muitos clientes que ajudaram o serviço a crescer demais, obrigando-nos a investir desde algumas centenas de Reais por mês em infraestrutura e também algumas centenas de horas em respostas de e-mails. Agora vamos precisar de sua ajuda. Por favor, precisamos da sua ajuda! Fale no twitter (por favor, utilize a hashtag #correiosbloquearammuambator, fale para seus amigos, reclamem para os Correios… O céu é o limite! Chega do bloqueio de informação neste país!

    Nós queremos apenas o direito a uma informação que deve ser livre!

    Muito obrigado a todos!

    Fonte: Run Flecha, run! - Comunicações e notícias oficiais do site Muamb

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  18. Pessoal, alguem ja tem alguma ideia relacionada a maquina de franquia, como iremos fazer?

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  19. Existe uma negociação interna da ECT e as partes. talves a Abrapost tenha mais informações.

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  20. Será que a ECT, com o espírito previdente que distingue seus administradores, já preparou um belo estoque de sêlos, dos mais variados valores, para suprir a demanda que vem por aí?

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  21. JÁ TEMOS MAIS DE MIL ASSINATURAS NO ABAIXO-ASSINADO. ASSINE-O E DIVULGUE-O, VOCÊ TAMBÉM!
    .
    ABAIXO-ASSINADO:
    .
    www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N9574
    .
    VAMOS AJUDAR A ECT A VOLTAR A SER A EMPRESA EXCELENTE QUE SEMPRE FOI, ANTES DE SER ATACADA PELO PESSOAL DO DESMONTE!

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  22. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) obteve em 2010 receita de vendas de R$ 12,69 bilhões, aumentou de 10,5% na comparação com o registrado no ano anterior. O resultado foi publicado na edição desta sexta-feira (13) do Diário Oficial da União.

    De acordo com a ECT, “o comportamento da economia contribuiu para o bom desempenho dos Correios em 2010, uma vez que o aquecimento do mercado possibilitou um aumento no tráfego postal de 6,8%, com 8,9 bilhões de objetos distribuídos.”

    A margem de lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) subiu de 9% em 2009 para 12% em 2010 e somou R$ 1,4 bilhão. O lucro líquido foi de R$ 827 milhões, ante R$ 118 milhões no exercício anterior.

    O crescimento dos serviços de mensagens e encomendas foi o principal responsável pela receita obtida pelos Correios no ano passado. Estes serviços representaram 76,5% do total da receita.

    Os Correios distribuíram em 2010 um total de 6,23 bilhões de mensagens (incluindo cartas sociais, cartas comerciais e não comerciais, além do Franqueamento Autorizado de Cartas), aumento de 4,67% na comparação com 2009.

    Os serviços de encomendas, incluindo o Sedex, geraram receita de R$ 3,68 bilhões no ano passado, com crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Nesta modalidade de serviço, foram distribuídos no ano passado 230 milhões de encomendas, de acordo com os Correios.


    Comento: As franquias representam 77% do faturamento seguimento varejo (VB e VE),são dados de extremo valor comercial, demonstrando que são varias as AC's que continuam atendendo, porem dando prejuizo. Quem sabe nessa nova investida da ECT toda area de captação objetos não passe para inicitiva privada.é só uma questão de politica. Fonte:Relatorio Trimestral Reven/SPM-2011

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