quinta-feira, 17 de março de 2011

Relator contesta ação contra franquias e diz que MP evita apagão postal

A ação civil pública que o Ministério PúblicoA Constituição (art. 127) define o Ministério Público como uma instituição permanente, essencial ao funcionamento da Justiça, com a competência de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis. O Ministério Público não faz parte de nenhum dos três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário. O MP possui autonomia na estrutura do Estado, não pode ser extinto ou ter as atribuições repassadas a outra instituição. Os membros do Ministério Público Federal são procuradores da República. Os do Ministério Público dos estados e do Distrito Federal são promotores e procuradores de Justiça. Os procuradores e promotores têm a independência funcional assegurada pela Constituição. Assim, estão subordinados a um chefe apenas em termos administrativos, mas cada membro é livre para atuar segundo sua consciência e suas convicções, baseado na lei. Os procuradores e promotores podem tanto defender os cidadãos contra eventuais abusos e omissões do poder público quanto defender o patrimônio público contra ataques de particulares de má-fé. O Ministério Público brasileiro é formado pelo Ministério Público da União (MPU) e pelos ministérios públicos estaduais. O MPU, por sua vez, é composto pelo Ministério Público Federal, pelo Ministério Público do Trabalho, pelo Ministério Público Militar e pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). do Distrito Federal (MPDF) ajuizou contra a Medida Provisória 509/10 foi contestada pelo relator da matéria, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). Para o MPDF, a MP 509 é inconstitucional, por não contemplar os critérios de urgência e relevância exigidos para a edição de medidas provisórias. Os procuradores baseiam-se na argumentação da própria Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), que teria afastado o risco de “apagão postal” se os atuais contratos com os franqueados fossem rescindidos.

Segundo o MPDF, a empresa possui um plano de contingência para o período de transição entre os atuais e os novos contratos de franquias. A ação foi impetrada em janeiro e ainda aguarda decisão judicial. Para o deputado Berzoini, no entanto, a simples interrupção dos serviços dos franqueados traria problemas financeiros imediatos para os Correios.

Berzoini destacou que 40% da receita da empresa vêm dos serviços realizados pelas franquias. Além disso, segundo ele, a suspensão dos serviços implicaria um pesado investimento por parte da estatal para suprir o mercado atendido pelos franqueados.

“O Ministério Público tem todo o direito de entrar com essa ação. Mas há uma questão de razoabilidade. Não podemos fazer agora uma votação que prejudique os Correios. Nós temos é que ajudá-los”, disse Berzoini, que negociou o texto do seu parecer diretamente com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Rede franqueada
O relator não estava sozinho nessa posição. Durante o debate que antecedeu a aprovação da MP, os deputados ressaltaram a importância da rede franqueada para os Correios e para a manutenção dos serviços postais.

O deputado Luiz Fernando Machado (PSDB-SP) destacou que existem no País mais de 1,4 mil agências postais terceirizadas, que repassam para a estatal 82% do que arrecadam. “As agências são responsáveis pelo bom serviço prestado pelos Correios no nosso país”, disse Machado. Ele destacou, ainda, que os franqueados têm interesse na licitação para garantir a segurança jurídica do negócio.

O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) também elogiou o trabalho das franquias. Para ele, “foram os franqueados que deram agilidade e competência para a empresa atingir níveis de excelência”.

Prorrogações sucessivas
O líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ), também apoiou o parecer do deputado Berzoini, mas fez uma ressalva: a ECT não pode prorrogar sucessivamente os contratos terceirizados, sem realizar a licitação cobrada pelo Tribunal de Contas da União (TCUÓrgão auxiliar do Congresso Nacional que tem por atribuição o controle externo dos atos financeiros, orçamentários, contábeis, operacionais e patrimoniais dos Poderes da República. ). “Nos preocupa essa sucessão de prorrogações”, afirmou.

O deputado Cláudio Cajado (DEM-BA) rebateu, e disse que não era interesse da Câmara adiar perpetuamente os contratos. “Queremos evitar é uma crise postal”, afirmou.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com