quinta-feira, 17 de março de 2011

Câmara estende prazo de franquias do Correio

Mudança vai ao Senado, mas aprovação da MP obrigará substituição de editais que eram questionados por associação de franqueados

Karla Mendes / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

A Câmara dos Deputados aprovou ontem à noite a Medida Provisória 509/2010, fixando em 30 de setembro de 2012 o prazo para vencimento dos contratos das franquias dos Correios. O texto original da MP previa que os contratos venceriam em 11 de junho de 2011. Agora, a MP vai para o Senado, mas já há acordo de lideranças para aprovar a matéria, segundo apurou o "Estado".


Jose Patricio/AE-10/8/2010Disputa. Franqueadas têm queda de braço com os Correios
Outra alteração do texto foi no prazo para que os franqueados vencedores de novas licitações dos Correios façam as adequações físicas, de mobiliário e de sistema das lojas. O prazo inicial era de 90 dias e foi estendido para 12 meses.

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza, entende que, com a aprovação da MP 509/2010, os editais de licitação de franquias dos Correios devem ser substituídos por outros, que contemplem as mudanças, como a alteração do prazo para adaptação das lojas de 90 dias para 12 meses.

Segundo o deputado, o que motivou a dilatação do prazo dos contratos vigentes é a existência de diversas ações na Justiça, questionando a viabilidade econômica dos editais, que estão emperrando a continuidade do processo licitatório. "Além de ter muitas ações na Justiça, tem de fazer licitação e tem de fazer direito", afirmou.

O entendimento da Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost) também é de que os editais devem ser republicados, pois a MP aprovada altera item prioritário, que é o prazo de adaptação física das lojas. O advogado da Abrapost, Marco Aurélio de Carvalho, comemorou o resultado. "O Congresso confirmou o que estávamos dizendo há muito tempo: o processo de licitação das franquias tem vícios e, por isso, precisa ser paralisado imediatamente."

AGU. Na semana passada, o Estado revelou que parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), encaminhado ao Ministério das Comunicações, permite que os editais já em andamento sejam revogados pelos Correios "por motivo de conveniência e oportunidade". Pelos dados do governo, em 158 licitações não houve interessados e 77 disputas fracassaram. Além disso, seria uma forma de solucionar o impasse criado pelas dezenas de liminares que interrompem a instalação de 260 agências franqueadas. Dos 1.426 contratos de franquias postais, só 440 foram assinados. Procurados, os Correios não se pronunciaram.

PARA LEMBRAR


As franquias foram introduzidas pelos Correios na década de 90 e, desde então, são alvo de investigação e contestação pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Depois de uma operação da Polícia Federal, em 2009, que investigava suspeita de fraudes em franquias, o Tribunal Regional Federal de Brasília proferiu decisão que obrigava a ECT a substituir, em 180 dias, todos os contratos de franquia feitos sem licitação. A polêmica teve vários capítulos, até o desfecho de ontem.

Em 2009, pesquisa do instituto Vox Populi mostrava que a população preferia os serviços oferecidos pelas agências franqueadas. Dos cinco quesitos avaliados, as franqueadas tiveram melhor avaliação em três e empataram com as lojas próprias em um - o da competência dos funcionários. As unidades próprias só tiveram melhor pontuação no item comunicação visual da agência.

Fonte: ESTADÃO.COM.BR


Um comentário:

  1. “ Boa Noite, prezados colegas, o momento nao e de acusações e sim de uniao e, parabenizarmos a nossa diretoria e assessoria juridica pela conquista da proposta apresentada desde o inicio, em todas as assembléias deste estado/SP, “ a não participação desta Licitacao atual “.

    Porem independente de quem participou ou não, nossos advogados sempre foram convicto dizendo que, direcionariam todas as forcas para anulacao deste edital.

    Muito bem, conseguiram, pois esta claro que a postura do nosso Congresso, Relator e Ministro das Comunicacoes e de se publicar um novo edital. E com isso mais tempo para novas negociações.

    Senhor Presidente, agora o momento e de uma nova postura e ” imediata” , juntamente com nossa assessoria jurídica, de se estabelecer uma nova ordem , para a proteção destes franqueados que estarao nas próximas semanas, abrindo suas lojas. Saliento que, independente da atitude tomada não deixaram de contribuir com os custos extras para manutencao desta estrutura jurídica.

    Portanto chegou a hora de direcionar todas nossas competencias para este grupo de associados.

    Prezados Colegas e Diretoria da Abrapost .

    Faco um apelo para uma convocacao imediata para discutirmos juntamente com nossos advogados como podemos nos proteger deste embrolho.

    Quando eu digo convocacao imediata penso em ser para este sabado, pois as proximas semanas serão cruciais para todos nos, participantes deste edital “.

    Com as ponderações , sugestões e uniao de todos tenho Fe de que identificaremos o melhor caminho para cada um.



    Vamos atrás da suspensão imediata deste edital.

    Para termos tempo/negociações para conseguirmos a viabilidade do nosso negocio.

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com