terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Crea-SP recebe denúncia contra os Correios

Acusação é de que as vistorias das plantas e imóveis das lojas de franquias postais em processo de licitação estão sendo feitas por profissionais sem o devido registro

Karla Mendes, da Agência Estado
BRASÍLIA - A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é alvo de uma denúncia no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) sob a acusação de que as vistorias das plantas e imóveis das lojas de franquias postais em processo de licitação estão sendo feitas por profissionais sem o devido registro, o que configuraria exercício ilegal da profissão.

A análise da planta baixa e a vistoria dos imóveis apresentados para a destinação das novas agências estão sendo feitas pelos próprios membros das Comissões Especiais de Licitação e nenhum deles tem habilitação do Crea-SP, nem de nenhum outro conselho do País, conforme representação assinada por Marco Aurélio de Carvalho, advogado da Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost) e Fábio Bechara, advogado de vários franqueados do Estado de São Paulo que estão participando do processo de licitação.

"Isso configura exercício ilegal da profissão. Estão medindo as plantas com régua e estão desclassificando agências por vários absurdos", acusa Fábio Bechara. Ao constatar que os encarregados pela vistoria das lojas não tinham registro no Crea, o advogado solicitou ao presidente da Comissão de Licitação que constasse essa informação nas atas de licitação. Segundo Bechara, já são mais de 60 atas nessas condições.

Os advogados basearam-se no artigo 7º da Lei 5.194/66, a qual estabelece que, entre as atividades e atribuições profissionais de engenheiro, do arquiteto e do engenheiro agrônomo, figuram "estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica".

Os interessados em participar da licitação das franquias postais têm de apresentar dois tipos de documentação: um destinado à habilitação jurídica e outro com a proposta técnica. Para o segundo quesito, é exigida do licitante a entrega da cópia da planta baixa do imóvel assinada "por profissional devidamente habilitado junto ao Crea". Segundo os denunciantes, quase todas as licitações passaram pela fase de habilitação e as comissões já iniciaram a abertura e análise preliminar dos documentos da proposta técnica e realizaram inúmeras vistorias de conformidade nos imóveis dos licitantes classificados, assinadas por profissionais sem o registro exigido.

A denúncia também foi encaminhada hoje ao Ministério Público Federal em São Paulo. Segundo Carvalho, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, já estão cientes do problema e ficaram "surpresos" com as irregularidades.

Procurada pela Agência Estado, a ECT informou que não existe irregularidade nos procedimentos de vistoria da estatal. "Há duas vistorias previstas no edital: a primeira é realizada pelos membros das comissões apenas para constatação objetiva do imóvel e especificações e conferência de documentação; a segunda ocorrerá após a conclusão das obras, é de conformidade técnica, demanda conhecimento especializado e será realizada por um profissional designado pela ECT credenciado pelo Crea-SP", defendeu a empresa. O Crea-SP-SP informou que recebeu a denúncia e que "deverá abrir processo para apuração dos fatos".

Fonte: ESTADÃO.COM.BR

26 comentários:

  1. A resposta da ECT não parece honesta, pois tem agências previstas para começar a funcionar já na próxima semana, que não receberam visita de pessoal capacitado para inspecioná-las, ainda.

    ResponderExcluir
  2. Em SP não estava tudo paralisado por ações na justiça ?

    ResponderExcluir
  3. não pelo que sabemos a liminar caiu ! nada mais segura a assinatura dos contratos

    ResponderExcluir
  4. Só assina quem quer quem tem dinheiro para jogar no lixo, ou para quem nunca foi franqueado da ECT e não sabe nada. Hoje pela manhã estive com o presidente da minha Cel e ele mesmo me disse para eu ver os novos manuais de AGF antes de assinar o contrato. Eu pedi para ele me mostrar ele disse que só na hora da assinatura que vou ter acesso. Se eu for chamado e não ir pago a multa e fico impedido de participar de licitação publica durante dois anos, ou seja, estou ferrado. Vou entrar com outro mandato de segurança para não assinar esta porcaria. Alias tenho me perguntado: Porque entrei nesta roubada? E a resposta é: Porque sou um verdadeiro otario. Mas uma coisa é certa, não assino nem sobre tortura. Vou procurar outro parceiro que me de o valor devido

    ResponderExcluir
  5. eu acredito ainda que as coisas podem mudar ! Correio nao vive sem as ACFs ,. haja visto a ano passado

    ResponderExcluir
  6. Caro colega, não acredite nisso. É só você conversar com os franqueados do interior de São Paulo para você vê o que é que estão fazendo. Soube através da minha Reven que eles fizeram um manifesto e encaminharam para Brasilia. Eles não querem inaugurar as AGFs.

    ResponderExcluir
  7. Sobre o comentario acima do colega, sobre multa e participar de licitação: salvo engano se voce pagar a multa fica tudo ok, sem restrições. O problema é se recusar a assinar o contrato e não pagar a multa, aí sim ficando impedido de participar de licitação. To enganado ?

    ResponderExcluir
  8. Mais engraçado é que a "politicália" sabe da importancia do serviço mas ficam se fazendo de Agamenom...olhe o texto disso, retirado site do Senado, onde se justifica o porquê da prorrogação até junho era imprescindivel:


    http://www.senado.gov.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=83129&tp=1

    ResponderExcluir
  9. Nenhum empresário sério conseguirá trabalhar nos moldes propostos. Só pessoas muito inocentes, despreparadas ou com segundas intenções, aceitarão pacificamente esse descalabro.

    ResponderExcluir
  10. Isso é uma vergonha! Como vão ficar nossos colegas do norte, nordeste e centro oeste que estão desclassificados? Lá também os "supostos" engenheiros desclassificaram os nossos colegas.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei sabendo que um franqueado perdeu a licitação no sorteio!!! Depois de 20 anos de trabalho, perde o negócio por conta de um edital totalmente viciado, onde nem critério de desempate era justo. E as agências que estão em cidades onde não existem prédios nas condições do edital? Como ficam? As cidades vão ficar sem Agência? O tempo passa e nenhuma autoridade ou político busca entender o que realmente está acontecendo e os problemas reais da licitação.

    ResponderExcluir
  12. Políticos, antes de tudo, só se interessam por votos. Portanto,se quisermos ser ouvidos por eles precisamos nos organizar/trabalhar politicamente.

    ResponderExcluir
  13. Que absurdos tantos sendo desclassificados e aqui em São Paulo estão classificando de qualquer forma, com erros grotescos nas plantas. E é lógico que tudo está sendo feito pelos "supostos" engenheiros

    ResponderExcluir
  14. Eu sinto muito por vocês que estão ai sofrendo. Eu não entrei nesta licitação, por ter muito antes de vocês, a certeza que isso veio para nos quebrar. E se o Correio me fechar estará fazendo um favor, pois não aguento mais!

    ResponderExcluir
  15. Alguém sabe qual seria a consequência desse suposto "exercício ilegal da profissão"?

    ResponderExcluir
  16. Acabei de ler que foi aberta hoje, dia 10, a 1ª AGF do Brasil em Ourinhos. Será que ela foi inspecionada por pessoal qualificado no CREA, como afirma a ECT???
    DUVIDO!!!

    ResponderExcluir
  17. é só procurar na internet sobre esses falsos médicos recentes...acho q os presidentes das CELs vão passar uns tempos junto com o Beira Mar.....kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Parabeniso o nobre colega, que acabou de ianugurar a sua sofrida AGF, mas sinto informar que a lua de mel dele com os Correios não vai durar mais que 30 dias. Com a gente também foi assim kkkkk

    ResponderExcluir
  19. Essa AGF de Ourinhos vai poder funcionar sem a inspeção obrigatória, por pessoal devidamente habilitado, exigida pelo edital?

    ResponderExcluir
  20. Viram no site dos Correios a reportagem da inauguração? Copio e colo: (O proprietário da nova agência, Airton Troijo, elogiou a organização da licitação conduzida pelos Correios. “O processo foi transparente, imparcial, criterioso e idôneo”, afirmou. Troijo, que é coronel aposentado da Polícia Militar, disse que a inauguração da agência é o início de uma vida nova. “Os Correios estão me dando a oportunidade de atuar como uma empresa de grande credibilidade. Tenho enorme satisfação de ser o primeiro do Brasil, pois lutei muito por isso”, disse. O proprietário também destacou a segurança jurídica oferecida pelo novo modelo de franquia da ECT. “Estou tranqüilo pelos próximos 10 anos, que é o tempo de duração no contrato”, afirmou). O processo foi transparente, imparcial, criterioso e idôneo. Será??? Grande credibilidade??? Senhor, isso foi no passado, hoje a situação é totalmente inversa. Hilário!!! Engraçado que este trecho só está na reportagem que saiu no site dos Correios, as outras reportagens não traz!!!Este senhor não tem a mínima idéia do que é uma franquia dos Correios, por isso estar animado. Mas não o recrimino, nós também ficamos quando inauguramos as nossas, se bem que era em outra época, quando o Correio era uma empresa seria e tinha excelentes dirigentes.

    ResponderExcluir
  21. Uma HIPER, MEGA, MASTER AGF, com 04 (QUATRO!!!) funcionários. É isso que o modelo proposto pela ECT permite, por módicos milhares de reais.

    ResponderExcluir
  22. Ok ! Inaugurou; pelo discurso do dono ele é novo, certo ? E como ele está trabalhando ? Pela tabela de AGF ou de ACF ?

    ResponderExcluir
  23. Tadinho...Ele vai precisar da proteção dos Jedi..."que a força esteja com você".
    M. Oliveira - RJ

    ResponderExcluir
  24. Tadinho... Vai precisar da proteção dos Jedi..."que a força esteja com você."

    ResponderExcluir
  25. O Brasil todo deveria ser Unir nao apenas sao paulo ...
    A uniao levara a vitoria da onestidade vamo q vamo !

    eu acredito !

    ResponderExcluir
  26. Meus amigos que esperança podemos ter dos politicos depois que TIRICA está na comissão de Educação. Futuro Ministro da Educação. É um acinte, um deboche com a classe dos professores e com o povinho. AGF como está proposta é um calote nos antigos franqueados. Coitado das empresas que só terão os Correios para os atender. Viva a BOLSA FAMILIA

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com