sábado, 8 de janeiro de 2011

Correios podem contratar trem-bala em trecho Rio-São Paulo

BRASÍLIA - O Ministério das Comunicações informou hoje que o governo estuda a possibilidade de a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) se tornar cliente fixo do trem-bala que interligará as cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.

Segundo o ministério, o ministro Paulo Bernardo já solicitou ao novo presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, que inicie conversas com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para discutir o projeto.

O ministro estima que cerca de 80% do tráfego de serviços dos Correios estão concentrados nas áreas metropolitanas do Rio e São Paulo. A expectativa é que, com um vagão dedicado às correspondências e encomendas dos Correios, a estatal possa tirar uma grande quantidade de caminhões da Via Dutra.

O ministro acredita que o contrato antecipado com os Correios pode garantir ao grupo de investidores um “diferencial na formação de preços para a construção do trem-bala que já começaria a operar com um cliente fixo”.

O transporte de pequenas encomendas já havia sido anunciado pela ANTT como uma das alternativas para os empreendedores obterem receitas extraordinárias, que não incluem a remuneração direta por meio das tarifas do transporte de passageiros e a exploração econômica das estações.

O leilão do trem-bala, também conhecido como Trem de Alta Velocidade (TAV), será realizado em abril. A estimativa de investimento é de R$ 33,1 bilhões, com o prazo máximo de cinco anos para construção e 40 anos para exploração de serviço.

(Rafael Bitencourt | Valor)

Fonte: Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com