sábado, 9 de outubro de 2010

Prorrogação de franquias evita “colapso postal”, diz Abrapost

Rafael Bitencourt e André Borges

BRASÍLIA - O advogado da Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost), Marco Aurélio de Carvalho, afirmou hoje que a decisão do governo de prorrogar os contratos de franquia dos Correios por sete meses evitará o “colapso postal”. Segundo o advogado, o risco de crise na rede postal está no fato de a estatal “não ter condições” de assumir o trabalho desempenhado pelas franquias contratadas atualmente sem licitação.

Nesta tarde, o Ministério das Comunicações informou que a prorrogação do prazo - até então, previsto para o dia 10 de novembro - se dará na próxima semana por meio de medida provisória (MP). Do total de 1.424 franquias postais existentes no país, apenas 227 tiveram os processos de licitação concluídos, 504 pontos estão com a licitação já em andamento e outros 519 com liminares na Justiça contra a licitação realizada pela estatal.

“Este é apenas o primeiro passo, mas a caminhada é longa. Isto só vai se resolver se forem retirados imediatamente estes editais e republicar cada um sem os vícios que foram apontados pela Justiça Federal”, disse Carvalho.

Segundo ele, a edição da MP evitará a demissão de 35 mil funcionários contratados diretamente pelas franquias, a queda na receita dos Correios em R$ 4 bilhões por ano, que corresponde a 40% do total, e o gasto extra de R$ 500 milhões com o plano de contingência que prevê medidas como a contratação temporária de pessoal e aluguel de lojas e veículos de transporte.

Para o advogado da Abraspost, o governo tem tempo hábil para resolver a situação das franquias antes do segundo turno das eleições presidenciais. Ele considera que o processo de licitação deve ser reavaliado independentemente de qual candidato for consagrado vencedor nas urnas.

“As franquias não tem convicção político-partidária. Pouco importa se vai ser tanto a Dilma quanto Serra. O que interessa é que as franquias produzam para o país um resultado muito eficiente”, afirmou Carvalho.

Fonte: Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com