quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Para evitar “apagão”, Correios querem contratar 7 mil temporários

Terceirizados fazem parte de plano de contingência da estatal. Orçado em R$ 425 milhões, prevê ampliação de cerca de 450 agências

Para evitar o chamado “apagão postal”, os Correios prepararam um plano de contingência que prevê contratação de até 7 mil funcionários temporários. Os novos servidores serão terceirizados e realizarão tarefas básicas, como coleta de encomendas e atendimentos em guichês.

Por se tratar de serviço temporário, pela lei, os contratos terão que ser renovados a cada 90 dias. O chefe do departamento de Relacionamento Institucional dos Correios, Mário Renato Borges da Silva, informa que existe uma licitação em andamento para contratar a empresa responsável pelos novos funcionários.

“O serviço terá duração máxima de um ano e os terceirizados começam a operar já em 11 de novembro”, afirma ele.

Orçado em R$ 425 milhões, o projeto é uma espécie de “tapa buraco”, enquanto não se resolve a batalha judicial travada entre os Correios e as agências franqueadas, que ameaça emperrar a renovação de 11% da rede de atendimento da estatal. Das 1.402 concessões que se encerram em 10 de novembro, cerca de 200 assinaram novos contratos, segundo a estatal.

Alvo de ação que pede sua anulação na Justiça Federal, o plano de contingência foi apresentado na manhã desta quarta-feira ao ministro das Comunicações, José Artur Filardi. “Ele quis saber se estava pronto”, conta Borges.

A proposta prevê ainda a ampliação de 450 agências em todo o país. Nas agências próprias, a estatal aumentará o número de guichês. Já os centros de distribuição domiciliar – que até então não faz atendimento – e de entrega de encomendas receberão funcionários para atuar em balcões de atendimento ao público. O projeto inclui também aluguel de imóveis.

Terceirizados serão substituídos

Em um segundo momento, contudo, os Correios pretendem substituir os terceirizados por funcionários próprios. As vagas serão preenchidas, explica Borges, por meio do concurso da estatal, que será concluído em 28 de novembro. Serão 6.500 novos efetivos. “A previsão é que eles comecem em fevereiro do ano que vem”, afirma.

Fonte: Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com