domingo, 19 de setembro de 2010

Israel teria citado nome de Dilma para avalizar negócios

ANDREZA MATAIS
ENVIADA ESPECIAL AO RIO
FERNANDA ODILLA
RUBENS VALENTE
DE BRASÍLIA

Filho da ex-ministra Erenice Guerra (Casa Civil), Israel teria usado o nome da presidenciável Dilma Rousseff para avalizar seus negócios.

Dois envolvidos na negociação citaram a mesma frase que teria sido dita por Israel: "Minha mãe resolve, e minha tia resolve", sendo a "tia" a então ministra Dilma.

O negócio em questão era o patrocínio de R$ 200 mil da Eletrobrás para uma equipe de motociclismo de Brasília. O chefe da equipe, Luís Corsini, revelou a história à revista "Veja".

Segundo ele, uma semana depois da conversa com Israel, em julho de 2008, a estatal liberou o patrocínio, num convênio assinado com a Federação de Motociclismo do Distrito Federal.

Corsini então repassou a Israel R$ 40 mil de propina, segundo a "Veja". A versão foi confirmada pelos dois envolvidos ouvidos pela Folha.

A estatal já havia patrocinado em 2006 dois eventos de motociclismo, mas foi a primeira vez que firmou um convênio com uma equipe. Depois, os dois romperam e a equipe teve o patrocínio negado em 2009 e 2010.

A Folha conversou com Corsini na última quinta. Ele relatou que Israel se apresentava como sobrinho da Dilma e referia-se à mãe como braço direito da petista. "Isso é notório para todo mundo."

Ontem, após a revista Veja publicar a história, Corsini voltou atrás e disse que não falaria mais no assunto.

Na sexta-feira, a Folha pediu à Eletrobrás para ter acesso ao processo do patrocínio. O coordenador geral da presidência da empresa, Luiz Augusto Figueira, disse que a estatal "não tem obrigação de fazer isso porque entende que não é um documento de interesse público".

Figueira, no entanto, afirmou que "se existe pedido político [de liberação de patrocínio], não fica no processo administrativo".

Segundo ele, nos anos em que o patrocínio foi negado a escolha dos projetos que receberiam verba era feita mediante edital.

Em 2008, quanto houve a liberação, a diretoria é quem escolhia quais os projetos que seriam patrocinados.

A Federação de Motociclismo do Distrito Federal informou que só repassou os recursos do patrocínio mediante a apresentação de notas fiscais e esclareceu que a prestação de contas foi aprovada pela Eletrobrás. Israel não foi localizado.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com