quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Franqueados dos Correios protestam

Cristiane Felix


Além do desfile comemorativo, a manhã do Sete de Setembro foi marcada também por manifestações. Concentrados no Largo da Vitória, cerca de 300 pessoas, entre proprietários e funcionários das agências franqueadas dos Correios de Salvador, fizeram uma passeata até o Campo Grande. O objetivo foi chamar a atenção das autoridades para o problema da aplicação do edital nacional lançado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que pode gerar o fechamento de cerca de 80% das 41 agências franqueadas de Salvador após o dia 10 de novembro.

Após a passeata, o presidente da Associação das Franquias dos Correios na Bahia, Roberto Maron, conseguiu ser recebido pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário de Relações Institucionais do Estado, Emilson Piau, e entregou uma carta oficial que esclarece a situação, mostrando a realidade dos fatos e pedindo que o governador interceda junto às autoridades federais para uma possível suspensão ou readequação das exigências do edital.

Ao receber o documento, os representantes estaduais com o presidente da associação se colocaram à disposição uma audiência, que será marcada para a segunda quinzena de setembro, que contará com a participação da secretária da Casa Civil do Estado, Eva Chiavon. “O encontro será a oportunidade que precisamos para esclarecer com mais detalhes a situação e darmos a dimensão do problema ao Governo do Estado” explicou Maron.

Lançado pela ECT, o edital foi aprovado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) em agosto desse ano, e propõe a redução do pagamento da taxa de participação, paga pelos Correios às franquias, que hoje varia de 40% a 10%. O novo edital reduz esses índices para 29,5% a 5%, taxa de participação que, segundo a Abrapost, associação que representa os franqueados em todo o país, inviabiliza a maior parte das lojas. Além disse, o documento cobra uma readequação estrutural do espaço das agências, o que, para muitos franqueados, é inviável.

Desde a aprovação do edital pelo TCU, no último mês de agosto, centenas de processos judiciais foram movidos pela rede de franquias e associações representativas, contra as novas regras de negócio impostas pelos Correios. Alguns estados no país conseguiram êxito na suspensão da aplicação do edital. Ainda assim, a ECT se manteve disposta a levar adiante sua nova proposta para os franqueados.

Em Salvador, com a aplicação do edital, a partir do dia 10 de novembro, estima-se que 33, das 41 atuais agências franqueadas, teriam que fechar as portas. À nível nacional, o fechamento seria de mil agências e, como consequência, milhares de funcionários seriam demitidos. Das 12,6 mil lojas dos Correios espalhadas pelo país, 1.415 mil são franquias e somam 5 mil guichês.

Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com