quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Crise nos Correios chega às empresas

Logística: Natura troca ECT pela Treelog para os mercados do Rio de Janeiro e Espírito Santo

A crise na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que já fez suas vítimas na arena política, começa agora a incomodar o setor privado que depende de seus serviços. Diversas empresas, preocupadas com disputa jurídica entre os Correios e suas lojas franqueadas, começaram a buscar apoio em companhias privadas de logística para garantir que suas encomendas serão entregues no prazo. Se o prazo atual não for alterado, daqui a 41 dias centenas de franquias dos Correios fecharão as portas por não terem feito os processos de licitação que regularizam a situação com a estatal. Por André Borges

A ECT já colocou na rua um plano de contingência para evitar transtornos aos usuários e garante que tudo vai funcionar regularmente. Mas empresas ouvidas pelo Valor não parecem dispostas a pagar para ver.

"De uns seis meses para cá o serviço de entrega está um caos, o atraso é permanente", diz Fernando Banas, diretor da Epse Editora e da Editorial Latina. "O material, que teria de ser entregue em 24 horas, está chegando em seis dias."

Segundo Banas, suas empresas entregam cerca de 80 mil exemplares de revistas por mês, todas com data certa para chegar ao leitor. Por causa dessa situação, a empresa antecipou o prazo de edição das revistas, de distribuição e de rodagem na gráfica. "Já estamos com cotações de empresas para entrega porta a porta".

A situação é a mesma na Timepress Comunicação, que distribui 10 mil revistas por mês. "Essa história toda já foi longe demais. Sou obrigado a procurar outra empresa para não ficar na mão", diz João Carlos Bodeo, diretor financeiro e administrativo da Timepress.

No último sábado, foi a vez de a empresa de cosméticos Natura, que soma 941 mil consultores em todo o Brasil, enviar uma carta a seus colaboradores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo para informar que o contrato com os Correios para entrega de materiais de comunicação foi rompido. Os documentos passaram a ser entregues pela empresa de logística Treelog. No comunicado, a empresa informa que a substituição "possibilitará maior agilidade e garantia de cumprimento dos prazos de entrega."

Em Minas Gerais, parte do serviço de entrega de caixas de pedidos da Natura também saiu dos Correios e agora será feito pela empresa Patrus Transportes Urgentes.

Um dos fundadores da Natura é o empresário Guilherme Leal, vice na chapa de Marina Silva, candidata do PV à Presidência da República. Segundo sua assessoria, ele está afastado da gestão da Natura desde maio e não teve nenhum tipo de participação na decisão da empresa. Por meio de nota, a Natura informou que iniciou um "projeto piloto" de logística e que os Correios continuam sendo parceiros em outros Estados e também para outros serviços. "Estas são decisões puramente comerciais, estrategicamente estudadas por uma equipe que busca constantemente aperfeiçoar a qualidade de serviço prestado às suas consultoras e consultores".

O receio dos Correios e franqueados é de que haja uma debandada de grandes clientes para o setor privado. Só em São Paulo, conforme apurou o Valor, cerca de 40 empresas já enviaram cartas às franquias informando que estudam propostas de empresas privadas para evitar o risco de atraso nas entregas do último trimestre do ano. A lista inclui companhias como o Grupo Iguatemi e a Unimed São Paulo.

Em agosto, a ECT enviou uma carta a cerca de 200 clientes considerados estratégicos - com faturamento superior a R$ 3,4 milhões - com informações sobre o plano para evitar o colapso postal. Ele prevê gasto de R$ 425 milhões em 400 lojas temporárias no país, das quais 140 em lojas da própria ECT e 260 em imóveis alugados.

Fonte: Valor Econômico

4 comentários:

  1. A SAraiva chutou os correios e fechou com a JADLOG.
    M Oliveira - RJ

    ResponderExcluir
  2. Esta situaçao é vergonhosa.Quando as franquias dos Correios iniciaram e ensinarão como trabalhar para estes servidore publicos dos Correios, que só querem ficar sentados em suas mesas,eles começaram a "crescer os olhos" nos franqueados e agora estÃo tentando estragar tudo que foi construido por todos estes anos.Cliente não se trata desta maneira não, ficar mandando cartinhas, eles não sabem trabalhar e vão pagar caro com esta atitude, eles vão ficar sem emprego, porque trabalho eles não sabem oque é.

    ResponderExcluir
  3. Foi declarada a guerra na minha cidade, a agência do centro que é a governamental, vem boicotando direto, o CDD que é ligado a ela e cujo o irmão é parente do CH da AC, vem dificultando o fornecimento de insumos internos; os atendentes da ag falam para a população que nossos serviços não tem mais garantia pois fecharemos em novembro, que se precisarem de 2º via de recibo perdido há mais de 3 meses, se o cliente tivesse feito lá com eles, ele teria como obter uma nova via do ticket, que as franquias deixaram de fazer CPF por causa de erros e desvios.Será que o baixo nível escolar da mão de obra da ECT, não permite a eles entenderem que ao falarem mal de nós estão falando mal da própria empresa? Caramba no eu entendimento isso é difamação, é calúnia...é caso de processo.
    M. Oliveira - RJ

    ResponderExcluir
  4. Como já havia comentado anteriormente, a Caixa Econômica Federal, não utiliza mais os serviços dos Correios para a distribuição de insumos para as mais de 7 mil Casas Lotéricas. Valem-se de serviços de terceiros para esse trabalho.
    É a empresa pública não confiando na empresa pública. A que ponto a administração dos Correios levou e continua levando a empresa!! Lamentável, triste, frustante!!!!!
    Urge que se acabe imediatamente com essa queda de braço entre os Correios e as agencias franqueadas, pois que com isso, só quem está ganhando é a concorrência

    L.C.Bossato
    São Paulo

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com