quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Correios e franqueados discutem na Justiça

André Borges | De Brasília

A direção dos Correios, estatal que enfrenta uma crise na seara política e outra com seus franqueados, garante que "em momento algum haverá problemas com os serviços de entrega", nas palavras de Mário Renato Borges da Silva, chefe do departamento de relacionamento institucional.



Na prática, o imbróglio entre os Correios e suas franquias é resultado de um encolhimento na comissão paga aos franqueados e da restrição dos serviços que essas franquias podem prestar. Hoje a ECT tem, por lei, o monopólio do envio de "cartas simples", o que envolve documentos como cartas pessoais, contas de serviços públicos e extratos e boletos de cartões de crédito - ou seja, tudo o que é de caráter pessoal e sigiloso. Esses serviços, no entanto, são a fatia menos rentável da ECT.

É na entrega de encomendas e de materiais promocionais que está a fatia mais gorda do lucro. Esse negócio, segundo a ECT, migrou para as lojas franqueadas.

A ECT controla 1.415 franquias no país, todas elas concedidas na década de 1990, sem licitação. A Justiça deu a data limite de até 10 de novembro para elas regularizarem a situação. Os Correios publicaram um edital que passou pelo crivo do Tribunal de Contas da União (TCU), mas as franquias alegam que a redução da comissão e dos serviços inviabiliza o negócio. Até agora só 215 franquias estão em situação regular. As licitações das demais estão barradas por liminar.

Fonte: Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com