domingo, 29 de agosto de 2010

Não ao golpe. Direção da ECT apresenta seu “Plano de Contingência” para privatizar a empresa

Na reunião com os sindicalistas da Fentect, a empresa apresentou uma série de ataques contra os trabalhadores e anunciou a terceirização de pelo menos 10 mil terceirizados e a transformação de carteiros em atendentes

Na reunião entre a direção da empresa e a comissão permanente da diretoria colegiada da Fentect, a empresa apresentou uma série de ataques contra a categoria. O nome dado pela direção da ECT para esses ataques foi “Plano de Contingência”.

Uma das medidas que a empresa anunciou aos sindicalistas diz respeito aos contratos das ACFs (Agências de Correios Franqueadas). Segundo a direção da área comercial da empresa, até 10 de novembro acabariam as redes franqueadas em todo o país; seriam cerca de 1.420 ACFs, em 437 municípios. A empresa teria que abrir nova licitação.

À parte as “maracutaias” da empresa em relação aos contratos das ACFs, que vai criar novas franqueadas para distribuir bilhões para empresários envolvidos no esquema de lobby das franquias, o fechamento das ACFs está sendo usado pela direção da ECT para atacar os trabalhadores.

Segundo o “Plano de Contingência” preparado pela ECT, para suprir as ACFs que serão fechadas, muitos CDDs serão transformados em agências, com um guichê de atendimento na frente. Para colocar em prática esse plano a direção da ECT vai transformar carteiros em Atendentes Comerciais.

Esse plano é, na verdade, o mesmo plano de reestruturação da ECT que a direção dos Correios já vem anunciando. “Plano de Contingência” ou reestruturação nada mais é do que outro nome para privatização.

Está prevista também a contratação de pelo menos 5 mil terceirizados para dar conta do serviço desses novos guichês. Muitos atendentes já haviam denunciado que as chefias anunciaram que todo o trabalho de expedição feito pelos atendentes nas agências, seria feito por MOT (Mão de Obra Temporária). Aqueles atendentes que realizavam esse trabalho, passariam a atender no guichê.

Além disso, para poder realizar essa mudança, a direção da empresa já avisou as chefias que estão passando aos atendentes que as férias estão suspensas até fevereiro de 2011. Muitos trabalhadores que já tinham as férias marcadas terão que interrompê-las.

Esses foram apenas alguns ataques apresentados na reunião desta quinta-feira, com total conivência dos sindicalistas traidores da maioria da Fentect que declararam que estão comprometidos com esse plano.

A Corrente Ecetistas em Luta deixou claro na reunião e declara aos trabalhadores que propõe a organização da luta da categoria contra esses ataques da empresa. Somente a Campanha Salarial vai poder derrotar os planos de privatização

Fonte: Causa Operária Online

4 comentários:

  1. A ECT está passando por momento muito difícil, pois nem a admiração dos seus funcionários ela tem. Na ultima pesquisa a ECT não apareceu dentre as 100 melhores empresas para se trabalhar

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente não acho que os funcionários da ECT têm que estarem preocupados. A maioria dos clientes, pelo menos o médio e o grande, aqueles que a ECT acha que vai tumultuar, não vão ficar com a ECT. Eles vão para a concorrência. Em seis meses na minha cidade chegaram a TAM, GOL e Azul. Elas estão se preparando para absorver estes clientes, ou seja, o mignon. Para a ECT vai sobrar o osso para roer.

    ResponderExcluir
  3. Concordo. Aqui no interior do rj a Jadlog, 1000express,a Eureka, estão fazendo um estrago.tem cliente da franquia que só esta postando com a Eureka, largou de vez a ECT. tEVE UM CLIENTE QUE CUSTOU a arranjar uma classificação ouro no site de vendas da WEB, com os atrasos da ECT, no primeiro trimestre do ano ele estava perdendo pontos na classificação,o serviço melhorou mas ainda esta capenga, não é como os anuncios milionários veiculados na TV, como ele le jornais e sabe da situação caótica de ele ja fala em cancelar o contrato.

    ResponderExcluir
  4. Varias são as noticias de que a ECT será privatizada, criando factóides que não espelham a realidade dos fatos, gerando assim um clima que não agregam e valorizam as atividades desenvolvidas pelos profissionais dos diversos níveis.
    Por isso antes de soltarem noticias desta natureza em que os trabalhadores estão sendo explorados, no caso dos planos de contingência.
    Deviam os “nossos” representantes sindicais independentes de suas correntes ideologicas estarem atentos ao que está ocorrendo no mercado consumidor e as ações dos concorrentes.
    Acredito que existam problemas de gestão, porém, também existem problemas advindos de ideologia do quanto pior melhor promovido por algumas correntes sindicais, cujo compromisso não está na manutenção dos empregos de seus associados.

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com