segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mudança em edital de licitação é exigida

Para a Associação Brasileira das Franquias Postais (Abrapost), que conseguiu suspender 80% das licitações em todo o país (os processos são regionais) é necessária a mudança imediata no edital de licitação publicado em dezembro de 2009, pois tal redução na remuneração dos serviços é inviável. "Defendemos o diálogo, mas não nesses termos" afirmou o advogado Marco Aurélio de Carvalho, representante da entidade. "A impressão que temos é de que o atual gestor parece irredutível com os franqueados", ressaltou.

Segundo Carvalho, se o edital não for mudado, as agências franqueadas, responsáveis por 41,96% das receita da ECT e que geram cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos, podem parar. "Há o risco de um apagão postal", frisou. Na avaliação de Borges da Silva, dos Correios, esse alerta é uma exagero. Ele ressaltou que não é possível interromper a licitação no meio do caminho. E assegurou que mais de 180 contratos de renovação já foram assinados e a expectativa é de chegar a pelo menos 400 até novembro. "É importante ressaltar que o edital prevê, no meio do caminho, uma reavaliação das condições financeiras dos contratos, caso as franquias não se mostrem rentáveis", destacou.

A guerra entre a ECT e os franqueados está mais acirrada em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, que concentram pouco mais de 400 lojas. "Vamos tentar negociar até o fim. E a Justiça está nos dando ganho de causa", disse o representante dos Correios. Pelo processo licitatório, os ganhos dos franqueados ficarão entre 5% e 29% (quando maior o volume, menor a comissão) sobre os serviços prestados pelos franqueados do país. Pela tabela atual, os índices variam entre 10% e 40%. Ou seja, o ganho médio passará de 22,5% para 19,9%.

Fonte: Jornal O Norte

Um comentário:

  1. Não sei aí em SP, mas aqui no Estado do Rio a empresa está totalmente sucateada,os funcionários super-insastifeitos, grande parte por causa da sobrecarga de trabalho entra com licença médica, o atendimento nas agencias estatais é insastifatório. O problema não é as franquias, o problema é reinvestir em uma empresa totalmente sucateada olhem os uniformes dos carteiros, em estado de lástima e de péssima qualidade, olhem os carros da frota da empresa, todos com pintura velha, teto rasgado, sem calotas, barulhentos e por aí vai. E a qualidade de entrega???? A ECT aumentou o prazo de entrega e subiu os preços!!!! Um sedex da minha cidade pra outra que fica a 120km leva 3 dias úteis, num trajeto em q vc percorre em 1h e 40min de carro.A empresa vai abrir agencias próprias e fechar as franquias, tá, e quem vai fazer a coleta nos clientes, se a empresa tem uma carencia de 10.000 funcionários. O cliente da ECt quer comodidade, rapidez, segurança e bom preço. SE ele tiver de se locomover até a loja mais próxima é claro que ele vai preferir quem ainda irá coletar na sua firma, e me diga a ECT tem gente pra isso? Duvido. Os funcionários estão suspindo maribondos com essa sucessão de direções nefastas.
    LEIAM A COLUNA do Claudio Humberto. Tem muitos posts interessantes.

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com