terça-feira, 29 de junho de 2010

Lula intervém na crise dos Correios, diz jornal

Sílvio Guedes Crespo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Casa Civil, Erenice Guerra, acompanhassem pessoalmente a elaboração de medidas para reestruturar os Correiors e conter a crise na companhia, informa o jornal Brasil Econômico.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) vem acumulando problemas como atrasos nas entregas, contratos de franquia sem licitação, milhares de vagas em aberto devido à demissão voluntária e questionamentos jurídicos sobre o alcance de atuação dos serviços, lembra o diário.

A reportagem observa, ainda, que, desde que foi criado, em 1989, o sistema de franquias dos Correios é questionado. Hoje, 1,5 mil franqueados abarcam um terço do faturamento. No setor de entrega expressa de carga, a empresa perdeu espaço para multinacionais como Fedex, DHL e UPS.

Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou o monopólio dos Correios. As organizações trabalhistas resistem à ideia de abertura de capital ou perda de monopólio. “Abrir o mercado cativo dos Correios é até pior que a privatização, porque enfraquece a empresa ao entregar áreas importantes para concorrentes privados”, disse ao Brasil Econômico José Rivaldo da Silva, secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (Fentect).

Fonte: ESTADÃO.COM.BR