quarta-feira, 14 de abril de 2010

É o fim dos Correios?

A ECT, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos já chegou a ser modelo de excelência administrativa. Com um quadro de funcionários altamente motivados por um excelente plano de carreira, a máquina dos “Correios” funcionava como um relógio Suíço. Há menos de vinte anos, estava entre as primeiras do país em nível de satisfação dos usuários.
Com o advento das franquias, uma sacada inteligente para o plano de expansão e serviços, parece que começou a decadência do modelo. Não exatamente pelas franquias, mas pela quantidade de ingerência política que se implantou na estatal. A bem da verdade é bom esclarecer que os escândalos e baixarias envolvendo a ECT não foram iniciados no governo do PT. Já no governo Fernando Henrique Cardoso, foi feita uma nebulosa negociação envolvendo uma montadora e um diretor originário das Minas Gerais. E que mina!

Mas foi mesmo no governo do PT que os “Correios” começou a entregar encomendas no fundo do poço. Por exemplo: Maurício Marinho foi funcionário do Correios integrou o escândalo do Mensalão quando ocupava a chefia do Departamento de Contratação e Administração de Material. Marinho, que foi filmado recebendo propina sob respaldo de Roberto Jefferson foi demitido por justa causa, mas tenta voltar através de medidas judiciais. Eduardo Medeiros nomeado Diretor de Tecnologia, segundo Silvio "Land Rover" Pereira, operador do mensalão, teria sido indicado por um grupo de servidores da própria estatal ligados ao PT e Vilmar Lacerda. Medeiros é responsável pelo desvio de pacotes de dinheiro para os esquemas políticos do PT...
Estas e outras cositas terminaram por digamos “contaminar” aqueles funcionários “Caxias” que tinham o regulamento da ECT como uma verdadeira Bíblia. Para eles, empresa era mais que um local de trabalho; quase uma seita.

Abandonados por diretores que com raríssimas exceções passaram a ver os Correios apenas como um instrumento político, aqueles funcionários dedicados mudaram o ritmo e por mais que se esforcem não conseguem mais atender os objetivos da instituição. Falta tecnologia, falta estimulo e falta principalmente gente para trabalhar. Em algumas agências, em off, servidores afirmam que para funcionar a contento é necessário pelo menos o dobro do atual numero de funcionários.
Aliado ao péssimo atendimento do telefone de reclamações 0800 725 0100 e do site da ECT que dificultam de todas as formas a reclamação, a confusão interna chegou ao seu limite máximo. Os próprios servidores estimulam os usuários a reclamar.
Um caso curioso aconteceu envolvendo uma remessa de Salvador para Euclides da Cunha. Um paciente encomendou um medicamento de uso continuo no dia 29/03, data em que o mesmo foi postado na ECT. Pelo tipo de encomenda, segundo informações do próprio Correio, a encomenda chegaria ao destinatário no máximo até segunda feira dia 05/05.
Dia 06/04 o destinatário com uma crise de hipertensão dirige-se a um telefone público já que o 0800 725 0100 não aceita ligações originárias de telefones móveis. Entre quedas de ligações e dados impossíveis de serem fornecidos pelo reclamante, a crise hipertensiva aumentou mais ainda ,principalmente diante da insensibilidade do atendente que parecia ter sido treinado exatamente para ser insensível.

Na agência local, a flagrante falta de pessoal e de autonomia dos atendentes indica que ali não é o lugar onde se possa resolver alguma coisa.
Mas finalmente, após a intervenção do remetente, depois de três dias sem utilizar a medicação que não poderia ser interrompida, finalmente a encomenda foi entregue. No quadro abaixo rastreado pela internet, a encomenda postada em Salvador com o endereço absolutamente correto, foi encaminhada para feira de Santana e depois devolvida a Salvador que a reencaminhou para Feira de Santana que por sua vez encaminhou o pacote para Alagoinhas que o devolveu a Salvador que finalmente fez o encaminhamento correto. A entrega ocorreu em menos de 24 h. Bastou que houvesse pressão da poderosa Drogaria São Paulo e vontade da empresa de correios que já foi uma das melhores do Brasil. Quiçá do mundo!

Fonte: TV do Cumbe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com