domingo, 30 de dezembro de 2012

Suspensa decisão que permitia funcionamento de franquias da ECT sem licitação


O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, concedeu liminar em pedido de Suspensão de Tutela Antecipada (STA 685) formulado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) contra decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que permitia que contratos de franquia postal firmados sem licitação tivessem vigência postergada para além do prazo legal.
A tutela antecipada foi concedida pelo TRF-1 em ação ajuizada pela Associação Brasileira de Empresas Prestadoras de Serviços Postais (Abrapost). Em nome de um grupo de franqueados, a entidade pretendia ver reconhecido o direito de que as franquias concedidas antes da vigência da Lei 11.688/2008 permanecessem em atividade até que novos franqueados de agências de correio, contratados por meio de licitação, entrassem em operação.
No pedido de suspensão de tutela, a empresa explicou que suas franquias atuam apenas na fase de atendimento, enquanto o controle operacional das demais fases do ciclo postal – tratamento, expedição, transporte e distribuição – são da ECT. Pela prestação do serviço de atendimento, a agência franqueada recebe comissão para cobrir custos de operação e de investimentos, variável conforme a complexidade dos produtos ou serviços prestados.
Até 2008, as franquias eram concedidas sem licitação. A Lei 11.668/2008, regulamentada pelo Decreto 6.639/2008, passou a exigir o procedimento licitatório, fixando prazo até setembro de 2012 para a conclusão das novas contratações – ao fim das quais os contratos antigos seriam extintos. Segundo a ECT, portanto, os contratos em vigor pelo sistema antigo são nulos, e a antecipação de tutela perpetua a exploração dos serviços postais por pessoas que não foram vencedoras de licitações válidas.
Ao decidir, o ministro Joaquim Barbosa considerou válido, “em juízo puramente provisório”, o argumento da empresa de que a decisão do TRF-1 “coloca em xeque a confiança do jurisdicionado na aplicação constante de regras e de princípios que lhes asseguram competir com seus concidadãos sem a presença de vantagens artificialmente criadas”. Ele observou que a questão não é recente: em 1994, o Tribunal de Contas da União (TCU) já questionava a constitucionalidade e a legalidade de “concessão a particulares sem critérios objetivos e técnicos e sem processo licitatório”.
Outro aspecto destacado pelo ministro foi a caracterização de lesão ao erário, uma vez que as comissões repassadas pela ECT não estão sendo destinadas a pessoas que atendam aos requisitos constitucionais e legais. “O valor é vultoso e recorrente, segundo relato feito pela ECT”, assinalou. 
O risco de descontinuidade de serviço essencial, um dos fundamentos da antecipação de tutela, também foi afastado diante da informação da ECT de que já elaborou plano de contingência para ela própria assumir as operações nos locais em que não se apresentaram interessados ou foram inabilitados. “Para o interesse do usuário, pouco importa a identidade geral da pessoa que presta o serviço”, afirmou o presidente do STF.
Por outro lado, a decisão considera a existência de fundado risco à ordem social, decorrente da aparente violação do princípio da legalidade, uma vez que tanto a Constituição Federal (artigo 37, inciso XXI) quanto a Lei 8.666/93 (artigo 2º) vinculam expressamente a prestação de serviços públicos remunerados por particulares à prévia licitação.
Fonte: Supremo Tribunal Federal

54 comentários:

  1. FELIZ 2013!!!

    Como eu sempre digo, o pessoal da ECT sempre nos reserva um "mimo" ao final de cada ano. Portanto, desejo que, em 2013, recebam em dobro tudo que nos proporcionaram até agora. E, quanto à ABRAPOST, que em sua inocência e pureza de sentimentos acreditou em diálogo e parceria com essa "tchurminha arretada dos Correios", desejo que, pelo menos, no ano que se inicia, continue a existir. E, para terminar bem 2012 e começar 2013 com o "pé direito", ofereço aos nossos parceiros, irmãos, camaradas, esta singela:

    REZA
    (Rita Lee)

    Deus me proteja da sua inveja
    Deus me defenda da sua macumba
    Deus me salve da sua praga
    Deus me ajude da sua raiva
    Deus me imunize do seu veneno
    Deus me poupe do seu fim (2x)

    Deus me acompanhe
    Deus me ampare
    Deus me levante
    Deus me dê força

    Deus me perdoe por querer
    Que Deus me livre e guarde de você

    Deus me acompanhe
    Deus me ampare
    Deus me levante
    Deus me dê força

    Deus me perdoe por querer
    Que Deus me livre e guarde de você

    Deus me perdoe por querer
    Que Deus me livre e guarde de você

    Deus me livre e guarde de você
    Deus me livre e guarde de você

    ResponderExcluir
  2. Este Heroi Brasileiro ( Joaquim Barbosa ), Nunca me enganou, é farinha do mesmo saco, colocar os ladroes na cadeia ele se recusou agora derrubar esta liminar que matinha o emprego de milhares de brasileiro ele achou por bem faze - lo. não se enganem é outro Pau Mandado.

    ResponderExcluir
  3. Tambem acho que é muito lésgo-lésgo sobre o JB; porem, pelo que andam dizendo, dona ECT, aqueeeeela, mentiu até não poder mais na cassação da liminar. Usou de jogo sujo, mais uma vez.
    Grande parceira esse, das pós-finadas AGFs.
    Sabe oque é mais engraçado: judiciario em recesso e soltam isso numa semana de 3 dias, entre natal e ano novo.
    Haja pi*a pra querer lascar franqueado. Todo mundo que tirar uma lasquinha dos franqueados

    ResponderExcluir
  4. De gfato não sei mais para onde correr.... acho que é nosso fim, acabaram-se as esperanças...Tenhão todos boa sorte neste 2013...

    ResponderExcluir
  5. Como na própria decisão, “em juízo puramente provisório”. Perdemos mais uma batalha, porém, a guerra ainda não terminou.
    Certamente o Ministro, a luz dos fatos, descartando as mentiras apresentadas pela ECT, de conhecimento da condução do processo licitatório (Que em algumas DR’s ainda não foi sequer concluído), a luz da “DETERMINAÇÃO” do TCU sobre a inviabilidade econômica do modelo, da informação que sequer orçamento para “Plano de Contingência” a ECT reservou, reconsiderará a sua decisão.
    Caso se perpetue a interpretação equivocada de que um Decreto possa contrariar uma lei, podemos fechar as casas Legislativas: Câmaras Municipais, Câmara Federal e o Senado da República.
    Para que serve o Legislativo se o Executivo resolve, regulamentar uma lei contrariando a própria Lei?
    O ato dos que nós resolvemos Eleger (Famigerado PT – Maldita hora), contraria a Constituição Federal, este Decreto da Sua Excelência poderia muito bem ser denominado AI – 6.
    A Lei é Clara:
    Permanecem Válidos os contratos assinados até que para os locais estejam em funcionamento uma nova agência devidamente precedida do processo Licitatório.
    Continuemos com a luta.

    ResponderExcluir
  6. No pedido de suspensão de tutela, a empresa explicou que suas franquias atuam apenas na fase de atendimento, enquanto o controle operacional das demais fases do ciclo postal – tratamento, expedição, transporte e distribuição – são da ECT.

    As franquias só fazem atendimento! Não fazem tratamento e expedição?
    Essa é nova!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas acrescentando, realizamos Postagem,Tratamento,Expedição e Tranporte, uai sô, ta fardando somente a distribuição do ciclo da ECT, já passou da hora de ser liberada, e tenho certeza que o Sedex vai chegar no prazo.

      Excluir
    2. Por isso a comissão estipulada no edital foi aceita pelo TCU, a comissão proposta nesse novo edital é tão somente para o atendimento / captação.
      vamos então exigir comissão para o fazemos alem do atendimento. pois hoje fazemos toda triagem, expedidão e alguns casos até mesmo a entrega no proprio CTC e CTE.

      Excluir
  7. Infelizmente hoje, onde postava todas as minhas encomendas durante 5 anos no CONJUNTO NACIONAL,deparei com a porta fechada e quase tudo vazio... ou seja, postava em média tudo em 20 minutos e agora tenho que voltar a agencia franqueada que fica a 500 metros de minha loja mas que demora 2 horas para fazer o mesmo serviço. Lamentável decisao do Supremo, que vai acarretar diversosr problemas para ECT. Isso é Brasil, com esse monopólio nojento chamado CORREIOS, no qual nao tenho o menor orgulho!!! Fica aqui minha indignaçao.

    ResponderExcluir
  8. Do texto comentado:

    O ato dos que nós resolvemos Eleger (Famigerado PT – Maldita hora)....


    Continuem achando que esses que se dizem petistas, que ocupam os cargos se dizendo petistas, espelham o governo petista.

    Muito antes da troca de comando houve uma reposicionamento de pessoas, tudo não passou de um embuste para dizer ao trabalhador que a gestão é petista.
    Quando alguém dizer que é petista, peça para que apresente um documento emitido pelo partido, onde consta que ele ocupa cargo em nome do partido.

    Tem muita gente se dizendo emissário de Roma ( petê ), mas é puro engano.

    ResponderExcluir
  9. Joaquim Barbosa não passa de outro "PAU MANDADO" do PT, ABRE AS PORTAS DA CADEIA E FECHA AS PORTAS DOS FRANQUEADOS...... LAMENTÁVEL

    ResponderExcluir
  10. Publicado em: 28/12/2012 13:50:55
    Correios supera metas de universalização dos serviços postais - faxaju-Sergipe-Aracaju

    "Os Correios superaram todas as metas anuais de qualidade estabelecidas para prestação dos serviços postais básicos. Desde o último mês de novembro, a empresa passou a atender 100% dos municípios brasileiros, ou seja, 5.565 cidades, atingindo 101,54% do objetivo previsto.

    A ECT também cumpriu 101,69% da meta estipulada, em 2012, para a cobertura do atendimento nos distritos com população igual ou superior a 500 habitantes, o que corresponde à inclusão de mais de 185 novos distritos que passaram a contar com a presença dos Correios, totalizando, até agora, 2.929 localidades no País.

    Com este trabalho, os Correios vêm cumprindo as determinações das portarias nº 566 e 567, publicadas pelo Ministério das Comunicações em dezembro de 2011. Essas portarias trouxeram definições importantes para a empresa e atualizaram os seus compromissos com o governo federal quanto às obrigações de atendimento postal e de entrega domiciliária, estabelecendo, entre outros aspectos, níveis de qualidade e metas para ampliação do atendimento dos serviços básicos.

    Comento: ECT, por favor agora vc tem que fazer uma coisa bem mais simples após os 101%, os digitos finais não tem necessidade de serem mencionados, tem duplo sentido:
    >CUMPRIR OS PRAZOS DE ENTREGA ESTABELECIDOS NA TABELA DE PRAZO E TARIFAS e para isso nós humildes clientes, que fazemos uma das coisas mais sagrada a vcs que é "Contribuir para que seus salarios sejam pagos no último dia útil de cada mes", queremos apenas que essa meta seja de apenas 99,53% no prazo. Ta bom prá vcs?? se não estiver, podemos negociar uma meta mais flexivel.

    ResponderExcluir
  11. Realmente a ECT Não tem jeito, prejudicar centenas de pequenos empresários ( ACF / AGF ) que geram milhares de empregos em detrimento de uma multi Nacional ( Pitney Bowes), que gera poucos empregos. Ao liberar a Carta Comercial e a Mala Direta Postal, porem as AGF's deverão Franquear esses objetos, não nos resta duvida Alguém ta levando muito dinheiro da Pitney Bowes! Isso deve ser Investigado.

    ResponderExcluir
  12. Materia públicada na data de ontem 08/01/13 no Jornal a Tribuna de Santos-São Paulo;

    -DINHEIRO PÚBLICO VIRA SUCATA-DESCASO TOTAL C/BEM PÚBLICO.

    Esses são os mesmos responsaveis em SPM,que dizem nas mesas de reuniões,"Estamos com os franqueados sempre no apoio operacional e administrativo"

    Aqueles que não cuidam da sua própria casa de onde se tira seu sustento, confias??? ta bom!!!!

    ResponderExcluir
  13. Notinha acida no blog do Claudio Humberto hj sobre o aparelhamento da ECT. É por isso que a empresa está nessas "quantas".

    ResponderExcluir
  14. É, todos mortos ou semi-mortos. Até o blog ta devagar quase parando.

    ResponderExcluir
  15. Mesmo devagar quase parando, este Blog é bem mais rápido e competente que a ABRAPOST, disso eu tenho certeza!

    ResponderExcluir
  16. OCAOSjá começou. Leram. A reportagemdo jornal O dia? Tá transbordando.

    ResponderExcluir
  17. Bairros sofrem com mau atendimento em agências dos Correios

    POR PALOMA SAVEDRA

    Rio - Com o fechamento de pelo menos 11 agências franqueadas dos Correios na cidade, as unidades próprias da empresa estatal sofrem com superlotação. Moradores de Santa Teresa, Andaraí, Coelho Neto, Higienópolis, Freguesia da Ilha, Marechal Hermes, Urca, Leme, Gávea, São Conrado e Flamengo têm sido obrigados a recorrer aos bairros vizinhos para ter o serviço. Além do deslocamento, enfrentam espera de até mais de uma hora nas longas filas de atendimento.

    Ontem, Dia do Carteiro, a categoria se reuniu em na Lapa para protestar contra as más condições de trabalho e o excesso de serviço — entre outras reclamações.

    Já as agências dos Correios eram o retrato do caos. No Largo do Machado, até a fila de prioridade era longa. “Esperei por 40 minutos. Usava o posto da Rua Alice, que fechou”, disse a idosa Dulce Gomes, 72 anos.



    Lotação na agência do Largo do Machado | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia

    “Antes, eu esperava até 15 minutos. Venho no horário de almoço do trabalho, pois não tenho o dia todo”, reclamou o chefe de manutenção Robson Franklin, 32.

    Indignado, Enzo Soares, 53, esbravejou: “É absurdo! Nós do bairro só temos esta agência”. A publicitária Mônica Cunha, 50, está prejudicada:”Tenho uma loja virtual e envio produtos para o país todo pelo correio todo dia. Sou obrigada a esperar uma hora sempre”.

    Tamanho é documento

    Moradores do Andaraí e Grajaú também estão insatisfeitos: “Venho até a agência da 28 de Setembro, em Vila Isabel. É inacreditável um bairro não ter um serviço fundamental”, queixou-se a fisioterapeuta Flávia Oliveira, 32, que saiu do Grajaú para ser atendida no local.

    O fechamento das franquias deve-se à não adequação às normas do edital de licitação de 2011. Essas unidades não cumpriram exigências da União, como área compatível com quantidade de guichês e sistema de automação online. A agência da Praça São Salvador, por exemplo, ‘perdeu a vez’ pois o guichê deveria ter mais 14 cm de largura.

    Das 221 agências do estado do Rio licitadas em 2011, 80 não tiveram vencedores — 55 na capital.

    Os Correios informaram que no estado 134 franquias foram licitadas — dessas, 96 já instaladas e 28 passam por reformas. São 247 agências próprias. A empresa afirma ainda que há previsão de concurso público para o primeiro trimestre deste ano e que providencia reforço de pessoal no atendimento, entre outras medidas. São 11.607 empregados na área operacional (carteiros, atendentes e operadores de triagem e transbordo).

    ResponderExcluir
  18. Nossa querida maquina de franquer, ao qual somos obrigados a alugar pela bagatela de R$ 500,00 com cartuchos que não duram nada a preços absurdos de R$ 190,00 e que come franquias das cartas, sempre agarrando nas mais caras é da pitney bowes. E vc sabe que entrega as maquinas nas agencias? BRASPRESS - hahahaha chupa direção da ECT

    ResponderExcluir
  19. TODOS DE FERIAS, INCLUSIVE A ECT.....O QUE SERÁ QUE ESTA POR VIR???

    ResponderExcluir
  20. Por favor, não consegui por aqui. Repliquem a not do blog do Claudio Humberto de hj. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correios: festa
      custou R$ 15,5 misem licitação
      Instituição respeitada no passado, os Correios chegam aos 350 anos com corpinho de 350, com direito a “plástica”: a festa comemorada há dias em cinco capitais, custou R$15,5 milhões sem licitação. A “Parada Musical” com Paralamas do Sucesso, Plebe Rude e outras bandas, teve como estrela principal no Rio a inevitável Preta Gil, cuja profissão de filha de Gilberto Gil lhe rende uma alegada “popularidade”.

      No popular
      Com o objetivo de “popularizar a cultura”, a ECT confiou o evento à Trade Network Participação, escolhida por “notória especialização”.

      Celebridade
      A ECT não divulgou o cachê dos artistas, nas festas do Dia do Carteiro. E o País só tem a celebrar os atrasos na entrega da correspondência.

      Correio ‘jovem’
      A Trade Network incorporou a Geo Eventos, ligada à Rede Globo. Os Correios patrocinam o festival de rock Lollapalooza, da Geo

      Excluir
  21. muito dificil mesmo ser agf. estao me cobrando R$1.500,00 de taxa de 2ª vistoria. Absurdo! revoltado! dando prejuizo, imagina fevereiro, 14 dias uteis! vou fechar num guento mais! enquanto isso...são 10 dias uteis para receber, SARA travando, carta comercial em contrato demora meses, ac imunda, sem nenhum padrao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem já sofri penalizações...alem de ameaças constantes...já tenho 75 pontos de penalização.....assim não passo de junho......é o império ECT fazendo o que bem entende com todos nós....

      Excluir
  22. MANDA TODO ESSE PESSOAL AI DE CIMA RECLAMAR COM NOSSOS GOVERNANTES, DO "PT", ALIAS ESSES SÃO MUITO BONS PARA MEXER NO BOLSO DOS OUTROS, LITERALMENTE, HE HE HE HE HE HE HE HE.

    ResponderExcluir
  23. Para "segurar" minha AGF na UTI até o meio do ano precisarei de mais um financiamento no banco, isso pq já tenho 2 financiamentos que precisei fazer para montar esse "ELEFANTE BRANCO". Se nada mudar estarei fechando as portas em meados de Outubro (e com dívidas enormes). LAMENTÁVEL E DEPRIMENTE....
    AGF/SPM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lamentavel tal situação...e tem muitos colegas na mesma situação...eu sou um deles.....

      Excluir
  24. Hoje saiu uma repostagem sobre o desmonte da Petrobrás na coluna do Noblat no O Globo, deveria ter incluido a ECT. Os correios depois do governo do PT, principalmente, são como fruta madura no pé; apodrece e cai. Quando a empresa estiver bem podre aí sim virá a venda subfaturada. A reportagem do jornaleco O Dia já mostra o caos.
    Reportagem interessante outro dia mostrou 11 profissões que irão desaparecer, entre elas o carteiro. Comentei com amigos, eles protestaram, perguntei quem aqui na mesa escreve cartas? Como resposta: silêncio.
    Email já é coisa de gente velha.
    Hoje em dia vc se comunica online pelo WhatsApp, Tango Voice, Zello Walkie Talkie, Vonage Mobille, TiKL, Skype, e não só se comunica como manda foto instantâneas, carinhas, links de audio e um mundo de maravilhas. Quer q sua namorada aprove seu visual, é só clicar e mandar NA HORA, para ela ver; quer que a sua amiga que está em outra cidade opine sobre uma bolsa? Tire uma foto e mande! O neto nasceu? Mesma coisa! Quem vai usar carta?
    Alguns argumentaram dos extratos dos bancos e alegaram que mandam Sedex, ora, Tem banco que te dá desconto de tarifa se vc pedir para cortar a entrega via carta dos extratos, e a grande parte da população já anda consultando o seu online. Bom o SEDEX... É considerado pela própria ECT entrega de mercadoria/documentos, por ser caro vc só usa quando muito necessario ou quando o frete é gratis.
    Agora os Correios estão gastando horrores com uma propaganda enorme com a voz do José Wilker, imaginem o custo...
    Os carros das frotas caindo aos pedaços e o marketing rolando... É triste mas é verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comparação perfeita entre as 2 empresas. Se isso ocoorre em uma empresa de capital aberto (petrobras) imagina na ect, uma caixa preta ?
      Só não quebrou ainda (ect) por que no Brasil a concorrencia AINDA é fraca e capenga, devido a justiça dar sentenças desfavoraveis a fedex, dhl, ups.
      Quando isso mudar- e vai mudar- a ect vai pedir pinico.

      Excluir
  25. Ex-recenseadores criam correio em favela e negócio vai virar franquia
    Silas Vieira, um dos sócios da empresa Carteiro Amigo, entrega correspondência na favela da Rocinha
    A dificuldade dos moradores da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro (RJ), para receber correspondências em casa motivou um trio de ex-recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a criar um serviço de correio dentro das comunidades: o Carteiro Amigo. A ideia pegou e agora os empreendedores já planejam transformar o negócio em franquia.
    Como as ruas estreitas e os números das casas não são mapeados pelos Correios, a solução até então adotada pelos moradores era de informar endereços de bares e pontos comerciais próximos para receber as cartas. Depois, tinham de ir até o local buscá-las. O serviço do Carteiro Amigo supre essa carência deixada pelos Correios.
    A empresa recebe as cartas destinadas aos moradores da comunidade e as leva até suas casas, onde os Correios não conseguem entregar. Para ter acesso ao serviço, cada família paga uma assinatura mensal de R$ 13. No total, mais 3.000 famílias aderiram ao serviço.

    Empreendedores aproveitaram trabalho para fazer pesquisa de mercado
    Da ideia à abertura do negócio foram poucos meses. Enquanto aplicavam o questionário do Censo 2000 do IBGE, os sócios Carlos Pedro da Silva, 42, Silas Vieira, 43, e Elaine Ramos, 40, perceberam que muitos moradores da Rocinha não recebiam cartas em suas casas e não sabiam informar seus endereços.

    Resolveram, então, realizar uma pesquisa de mercado informal, enquanto conversavam com os moradores a trabalho. Ao fim de cada questionário, o trio passou a perguntar também se os moradores estariam dispostos a pagar uma taxa para receberem a correspondência em casa. Grande parte respondeu que sim.

    "A partir daí, pensamos em um nome para o negócio e o ponto de instalação. Tudo foi planejado para criar identificação com o público", afirma Silva. Em 2000, três meses após terminarem os trabalhos do Censo, a empresa foi aberta.

    Sócios mapearam a comunidade
    Silva conta que ao mesmo tempo em que ia de casa em casa aplicando o questionário, o trio aproveitava para mapear as ruas da comunidade. Cada um desenhava um minimapa das ruas por onde passavam.

    Depois, as partes foram reunidas, como um quebra-cabeça, criando um mapa completo. Por fim, foram criados "subceps" –uma espécie de CEP (Código de Endereçamento Postal) alternativo-- para cada rua com o intuito de diferenciar aquelas que tinham nomes iguais.

    "Algumas travessas e becos têm o mesmo nome e a numeração das casas não segue uma ordem ou padrão, o que impossibilita o trabalho dos Correios. É um problema que acontece em outras comunidades do país devido à ocupação desordenada", diz.

    Os Correios confirmam a impossibilidade de entrega de cartas em ruas sem identificação oficial ou sem ordenação numérica. No entanto, informam que os próprios moradores podem retirar as correspondências em um veículo da empresa estacionado próximo à sua agência na comunidade.
    CONTINUA - CONTINUA

    ResponderExcluir

  26. Empresa venceu desconfiança dos moradores
    Conquistar a confiança dos moradores foi o maior desafio do Carteiro Amigo. No início, de acordo com Silva, foi preciso oferecer o serviço gratuitamente durante um período para provar o comprometimento da empresa.

    Na época, os sócios tinham de ir até as caixas postais nos pontos de entrega –geralmente bares, açougues e armazéns--, recolher as cartas, identificar o destinatário e fazer a entrega.

    "Nossa primeira entrega foi em um sábado, às 21h30. Imagina o que era andar à noite na Rocinha naquela época. A seriedade [do serviço] e a necessidade [de receber cartas] nos trouxeram clientes. Hoje, os moradores recebem em casa desde a fatura do cartão de crédito até compras feitas pela internet", declara.

    Negócio vai virar franquia
    Com o número crescente de adesões ao serviço, a empresa pretende se expandir para outras regiões no formato de franquia. O registro da marca, um dos requisitos para aderir ao franchising, está concluído e a meta é chegar a todas as comunidades do Rio de Janeiro, a começar por aquelas que já foram pacificadas.

    Silva diz ainda já ter recebido também propostas para abertura de unidades em São Paulo e na Bahia. "Tudo depende de fazer um estudo e o mapeamento destas regiões. Até o final do primeiro semestre, devemos ter novas unidades do Carteiro Amigo em funcionamento."
    MEANDROS SOCIAIS ONDE O ESTADO ABANDONA A POPULAÇÃO SE VIRA. marilia - campos dos goytacazes -Rj

    ResponderExcluir
  27. http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/01/21/empresa-entrega-cartas-para-moradores-inacessiveis-da-favela-da-rocinha.htm
    MARILIA CAMPOS DOS GOYACAZES RJ

    ResponderExcluir
  28. Caro leitor, eu postei uma reportagem sobre uma empresa que surgiu na Rocinha e entrega de cartas, mas parece que o dono(a) do blog vetou. De uma olhada, está na UOL. A sociedade ja esta se movimentando onde o ESTADO não quer ou presta péssimos serviços. Não deixe de ler. Não consigo colar o link aqui pelo tablet. Procure assim Ex recenseadores criam correio em favela e negocio vai virar franquia. Att Marilia Campos dos Goytacazes RJ.

    ResponderExcluir
  29. Moderador não adianta... A reportagem do correio alternativo esta na midia, FB! Por favor né!q coisa feia.

    ResponderExcluir
  30. :-) thanks! Marilia - Campos dos Goytacazes RJ.

    ResponderExcluir
  31. A semana inteira minha AGF está com problemas no SARA, a fila é inacabável, muitos estão deixando de postar nela e indo para as ACF's fazer o antigo contrato "quinzenal" pois estão achando mais vantajoso. Estou muito desanimado e o pior, não consigo vendê-la nem pela metade do que já GA$$$$$TEI.
    MUITO TRISTE!
    ACF's, permaneçam o máximo com suas agências, não façam a "LOUCURA" DE SE TORNAR AGF......
    SPM/Z.SUL

    ResponderExcluir
  32. Envolvido com a turma flagrada no vídeo que desencadeou o mensalão, Fernando Godoy perdeu no Tribunal Superior do Trabalho a reversão da demissão após 25 anos na ECT. Se fosse deputado...
    Blog do claudio Humberto

    ResponderExcluir
  33. Bumba-bumba, a Petrobras afunda

    Por Pedro Luiz Rodrigues

    O problema dos que batem o bumbo de que tudo mudou, com o acompanhamento sanfônico (é sanfônico mesmo, de sanfona) de que tudo-vai–melhor-do-que-nunca, é de que a partitura que seguem muitas vezes só tem a página da frente, elaborada por hábeis compositores-marqueteiros pagos a peso de ouro.
    Como não existe a página dois, nem as demais, passado os acordes festivos da abertura, depois é um deus-nos-acuda, ninguém sabe o que faz, ninguém sabe o que diz.
    Lula - temos de reconhecer essa sua inata qualidade - sempre foi o bumbeiro maior de si mesmo. Bumbeiro competente. Inaugurou, inaugurou,inaugurou, até mais não poder. Algumas vez inaugurou até mais de uma vez, obras do PAC e de fora do PAC, lançou belíssimas pedras fundamentais, algumas das quais ainda estão por aí, não criaram raízes, no meio do caminho. CONTINUA

    ResponderExcluir
  34. Talvez não haja entre as bandas enaltecedoras do brilhantismo dos últimos governos, uma que mais tenha despejado dinheiro em publicidade (para vender seus bons produtos, está bem...) e em propaganda do governo ( o que não está bem, não lhe caberia fazer ou pagar) do que a Petrobras.
    Recordo-me, no último período pré-eleitoral, das propagandas transmitidas repetidamente, em nobilíssimos horários, em todas as cadeias de televisão, com a chancela da Petrobras. Nunca vi tanto povo sorrindo, elogiando a vida, o presente, e o futuro, que às vezes confundia com propaganda eleitoral. E o que é interessante é que o TCU não deu um pio sobre o assunto... (JA EM RELAÇÃO A ECT o TCU É IMPLACÁVEL!)
    Artigo completo blog do Claudio Humberto

    ResponderExcluir
  35. A VEJA da Semana passada com uma propaganda com mais de 4 folha da ECT.
    Haja verba marqueteira.
    Marilia Campos dos Goytacazes

    ResponderExcluir
  36. concordo com o colega...resistam ao máximo.....pois a dona SARA é pior que mulher de ZONA...todo mundo meta a mão, mas ninguem se responsabiliza por ela.....

    ResponderExcluir
  37. não leio nenhum elogio aos CORREIOS neste blog.....será que a coisa é tão ruim assim ??ser AGF?? ou será que a choradeira é muita....alguma coisa deve ser verdadeira...mas tantas coisa ruim é demais....vou ver quando migrar , espero não me arrepender....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguem quer vender uma AGF em SPM???

      Excluir
    2. eu quero vender, por favor coloque seu email para nos comunicarmos

      Excluir
  38. Boa essa!! vou mais alem, caso tenha alguem querendo vender sua AGF em SPM por favor publique no blog o endereço estou interessado farei visita.

    ResponderExcluir
  39. em relação a comissão a choradeira toda é para quem tinh contrato de FAC, contrato este que todos vão para a ECT fora isso... impresso especial tem MDPB, sedex continua como sempre.... a sara é ruim mas existe meio de fazer contabilizacao mais rapida

    ResponderExcluir
  40. Alguém desse blog leu a notícia do JB hoje sobre o fato que a ECT é condenada a indenizar por dano moral extravio de encomenda? Não? Então leiam.
    Att Marilia Campos dos Goytacazes.

    ResponderExcluir
  41. SE A MODA PEGA COM O ALTO INDICE DE ENCOMENDAS NÃO ENTREGUES!!!

    fonte:20/02 às 19h02-Jornal do Brasil

    ECT é condenada a indenizar por "dano moral" extravio de encomenda
    Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU), na sessão realizada nesta quarta-feira (20/2), reforçou o entendimento de que “é possível a fixação da obrigação de compensar danos morais pelo extravio de encomenda postada nos Correios, AINDA QUE NÃO HAVIDO A DECLARAÇÃO DO VALOR E NEM A CONTRATÇÃO DE SEGURO”.
    Para o relator do processo na TNU, juiz federal Luiz Claudio Flores da Cunha, na fixação de uma indenização por danos morais, a declaração de valor e contratação de seguro são irrelevantes, já que "a ocorrência do dano moral se dá pela falha do serviço em si, e a compensação não guarda relação com o valor dos bens supostamente postados".

    A TNU - que firma jurisprudência como se fosse um tribunal de instância superior dos juizados de pequenas causas - é presidida pelo corregedor-geral da Justiça Federal, ministro João Otávio de Noronha (do Superior Tribunal de Justiça), e composta por juízes federais provenientes das turmas recursais dos juizados, sendo dois de cada região.

    O caso

    No caso em questão, a autora da causa postou pelo serviço Sedex dos Correios uma caixa pesando 8,3 kg, contendo 61 peças de roupas (sendo 55 blusas, 3 vestidos e 3 macacões), compradas em Goiânia (GO), e que seriam revendidas em Altamira (PA). A encomenda extraviou-se entre Palmas e Belém e, como não havia valor declarado da mercadoria, a empresa se propôs a reembolsar, apenas, os custos da postagem, no valor de R$ 90,90, além do pagamento de uma indenização padrão de R$ 50,00. A proposta foi recusada pela autora, que resolveu acionar a Justiça Federal.
    A prejudicada, residente em Tocantins, ajuizou a ação no 3º JEF de Palmas, e já na sentença,o juízo decidiu que, além da indenização padrão ofertada pelos Correios, deveria ser pago o valor de R$ 2 mil, por danos morais.

    O juiz da primeira instância escreveu na sentença: “Sustentar que a autora não experimentou alguma dor e desconforto pelo sumiço da correspondência é aceitar que a empresa pública prestadora do serviço pode, indiscriminadamente, extraviar as correspondências postadas, sem que esse fato cause qualquer repercussão no espírito de quem as remete. O remetente ao enviar a carta confia que esta será entregue”.
    A 1ª Turma Recursal de Tocantins confirmou a condenação dda ECT, que recorreu então à TNU. E perdeu de novo. No seu voto, o juiz-relator na TNU, Flores da Cunha, fez questão de destacar, também, os "aspectos imateriais" do seu entendimento: "Os Correios parecem considerar que um extravio é apenas um extravio e nada mais, mas não é assim. Ainda que não tenha valor econômico indenizável, correspondências carregam sentimentos, atenção, sonhos, desculpas, pedidos de ajuda, saudades e tantas outras coisas do mundo invisível, nem por isso, menos importantes de nossas almas. E sentimentos, atenção, sonhos, desculpas, pedidos de ajuda, saudades, se não respondidos, se não correspondidos, podem gerar, separação, dor, sofrimento, frustração, culpa, ira, ódio e tantos outros sentimentos do reverso daqueles”.


    ResponderExcluir
  42. Para quem quer comprar AGF aviso que esta só pode ser vendida após um ano da assinatura do contrato junto a ECT

    ResponderExcluir
  43. AS COISAS ESTÃO MUITO CALMAS NESTE BLOG....ACHO QUE ESTÃO TODOS CONCENTRADOS EM COMO FAZER FUNCIONAR O SARA SEM NENHUM PROBLEMA.....HEHEHEHE

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com