domingo, 23 de setembro de 2012

Rio vai perder 80 agências dos Correios esta semana

Em alguns casos, morador do asfalto terá de subir à favela para postar correspondência 

POR DIOGO DIAS

Rio - O asfalto agora terá que recorrer à favela. O fechamento de cerca de 80 agências franqueadas dos Correios no estado pode inverter um fenômeno histórico: moradores de áreas nobres vão subir as ladeiras das comunidades para ter acesso a um serviço básico. Algumas das unidades obrigadas a fechar as portas no próximo domingo não têm concorrentes em seus bairros, sendo a única opção para enviar correspondências. Moradores de São Conrado, por exemplo, vão ficar sem agência. Eles poderão recorrer à unidade instalada no alto da Rocinha, a 2,6 km, ou ir à Barra da Tijuca, a 15,2 km. O mesmo deve acontecer na Gávea. Usuários precisarão percorrer os mesmos 2 km para utilizar serviços disponíveis na Rocinha ou no Leblon. “O trabalho vai ficar complicado. A gente remete diariamente encomendas para Belo Horizonte e São Paulo. Subir a Rocinha todo dia será um transtorno enorme. Talvez a gente espere acumular as encomendas para enviar todas de uma vez em outra agência”, avalia José Paiva, 55 anos, assistente administrativo de um ateliê na Gávea. Centenas de agências franqueadas vão fechar em todo o país por causa de determinação do Ministério Público e Tribunal de Contas da União, que exigem dos Correios processo licitatório para o serviço. Como vários franqueados não conseguiram atender às exigências do edital, terão que abandonar o negócio. “O problema é o rigor do edital. Temos que ter acessibilidade total nas lojas, exigindo dimensões enormes. Outra exemplo é o "IP fixo" (número que identifica os computadores), que demora para ser instalado”, reclama o presidente da Associação de Postais e Agências de Correios do Rio (Apost), Hosando de Souza. Das 221 agências do estado licitadas em 2011, 80 não tiveram vencedores — 55 na capital. Algumas continuarão funcionando com liminares da Justiça. Há outras 250 unidades.

Pelo menos 11 bairros sem serviço

O fechamento das agências está pegando usuários de surpresa. Já conhecida dos funcionários da única unidade dos Correios no Leme, a administradora Fátima Madeira, 58, teme a perda de qualidade do serviço prestado. “A agência do Leme tem atendimento diferenciado. Vai ser uma grande perda para os moradores”, lamenta. Além do Leme, Gávea e São Conrado, também devem ficar sem uma única unidade os bairros Flamengo, Coelho Neto, Higienópolis, Freguesia da Ilha do Governador, Marechal Hermes, Urca, Andaraí e Santa Teresa. A maioria ainda tenta liminar para continuar. Os Correios garantem que plano de contingencia está sendo montado para que as áreas atendidas pelas franquias que serão fechadas sejam supridas por agências próprias ou postos de atendimento.

Fonte: O DIA

25 comentários:

  1. Os correios não garantem nem mesmo o pleno funcionamento da rede com as unidades Franqueadas imaginem sem esta capilaridade.

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que alguma coisa sai ainda esta semana, afinal de contas, em época de Eleição ninguém sai perdendo..... Espero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queria ter essa esperança, colega.. mas acho que é o fim...

      Excluir
  3. SE OS CORREIOS JÁ ESTÃO "AFUNDANDO" COM AS GREVES, IMAGINEM AGORA SEM MUITAS AGÊNCIAS..... FALÊNCIA!!!!
    -------- TANTA COISA PARA O CORREIO SE PREOCUPAR E ELE VAI PENSAR EM MEXER NO QUE SEMPRE DEU CERTO... ------- LAMENTÁVEL!!!

    ResponderExcluir
  4. Quem Licitou, Licitou, agora, quem não Licitou, ficará esperndo pelo próximo Edital.... MP vem aí!!!!

    ResponderExcluir
  5. Vem ECT fechar alguma agência no meus estado, mas vem preparada....

    ResponderExcluir
  6. Abrapost cadê você????????????????? Porque nos abandonou?????????????

    ResponderExcluir
  7. Aguardem, pois dia 28 teremos novidades!!!!! MP vem aí!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De que adianta MP? Não acredito em mais nada... Eles podem tudo...

      Excluir
    2. QUEM MP? O Ministério Público? Será benvindo!!!

      Excluir
  8. Extra, extra, primeira AGF vendida, porque será?

    ResponderExcluir
  9. Mesmo que não me fecharem, já estou fechando. Adeus e boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  10. Já existem várias negociadas "por debaixo dos panos". Ningém quer ficar com esse PEPINO nas mãos.... Isso tudo é página virada.....
    ACF FOREVER

    ResponderExcluir
  11. Estou fechando a minha e praticamente já estou morando no sul do Brasil, lugar mais civilizado.

    ResponderExcluir
  12. Em Cuiabá - MT, teve AGF vendida desde jan/2012 antes mesmo de inaugurar!!! Pode????

    ResponderExcluir
  13. apartir do dia 29-09 já estaremos fechados por determinação da ect . sera que os governantes ja fizeram conta da Geraçao desemprego. Somos quase 2 mil apenas no rj . ( desempregados pelo governo ) sera que ninguem fara nada por nos .

    ResponderExcluir
  14. A evasão de receitas decorrente da quebra de monopólio é infinitamente superior a comissão paga pela ECT aos Franqueados.
    O que o Ministério Público faz para coibir isso? NADA.
    Qual medida a ECT desencadeia para minimizar a ação deste crime: Nenhuma .
    Enquanto isso o governo do EX – PT, (EX sim, porque o PT só representou a classe trabalhadora enquanto não assumi u o poder, ao ascender, se mostrou pior que os mais corruptos partidos que o Brasil teve) vem destruindo a única empresa pública que ainda tem credibilidade.
    Ora FORÇANDO os funcionários a irem a greve, ora destruindo a maior capilaridade que a empresa já teve a custo realmente baixo.
    Certamente par justificar a abertura de agências próprias, onde a exigência feita as ACF’s, não passam nem de longe, e assim, certamente sobrar algum.

    ResponderExcluir
  15. AQUI NA PARAÍBA TODAS AS AGÊNCIAS FRANQUEADAS OBRIGADAS A FECHAR NO PROXIMO DIA 30//09/2012 QUERO VER! AGUENTA ECTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT

    ResponderExcluir
  16. Em nosso estado também estaremos fechando no sábado. Ninguém comenta a quantidade de documentos e exigências que fazem, mesmo mandando a gente fechar contra nossa vontade. Aliás, que silêncio é esse? Nada (expressivo) na imprensa nacional. Pensamos em deixar uma coroa de flores na frente da agência na segunda-feira com um livro de condolências para os clientes assinarem (ideia de um cliente) em homenagem ao fim da maior e melhor PPP (parceria público privada) que esse país já teve. Será que vão publicar isso nesse blog?

    ResponderExcluir
  17. Eu tbem já fechei a minha....BOA SORTE A TODOS que querem continuar neste sistema que se tornou inviável pelo menos para uma maioria.....FUI

    ResponderExcluir


  18. Enquanto isso a “JUSTIÇA NÃO VER NENHUMA IRREGULARIDADE NOS ATOS DA ECT”.
    Não ver irregularidade em exigências absurdas;
    Não ver irregularidade no direcionamento de fornecedores;
    Não ver irregularidade na ECT fechar agências sem ter condições de assumir os clientes;
    Não ver irregularidade na ECT convocar empresários para investir na bandeira e, após duas décadas simplesmente dizer: Não precisamos mais de vocês;
    Não ver irregularidade na ECT encerrar os atuais contratos sem nem mesmo concluir o processo licitatório.
    Na Paraíba, a Presidente da CPL, responsável pelo processo de desclassificação dos proponentes (Aqui não houve licitação, a Senhora Incompetência desclassificou os proponentes sem qualquer critério. Houve desclassificação pela NÃO AUTENTICAÇÃO DE DOCUMENTOS ORIGINAIS) é claramente necessitada de acompanhamento psiquiátrico.
    Caso queiram comprovar o que falo, tentem conversar com esta senhora.
    QUE PAÍS É ESTE?

    ResponderExcluir
  19. Espero que todos que fazem a rede Franqueada no Brasil (Donos de Franquia – ACF ou AGF, funcionários, motos boys, familiares, etc.) saibam dar a resposta já nesta eleição municipal, votando em qualquer partido que venha a fazer oposição a Dama de Ferro que, infelizmente, não ficou no Araguaia.
    Fora PT .

    ResponderExcluir
  20. É hoje para muitos.....BOA SORTE E FICAM COM DEUS...

    ResponderExcluir
  21. Sou cliente dos Correios, preciso enviar diariamente encomendas e simplesmente não posso mais contar com duas agências que me atendiam (uma inclusive aos sábados). O número de funcionários nas agências que permaneceram abertas NÃO FOI aumentado e as filas estão cada vez maiores. Em 2014 daremos a resposta a este governo que já destruiu a Petrobras e a Vale, com ingerências políticas, e agora está destruindo os Correios, com incompetência. Fora PT.

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com