quarta-feira, 14 de março de 2012

Franquias ajuízam 48 ações idênticas contra Correios

Por Pedro Canário

O impasse na licitação de 800 agências franqueadas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) se mostra longe de acabar. Entre o fim de janeiro e a semana passada, foram impetrados na Justiça Federal 48 Mandados de Segurança na tentativa de impedir a realização dos leilões de concorrência para novos franqueados. Todas as ações são de autoria de quem já tem franquia, mas corre o risco de perdê-la para novos interessados. Com pedidos idênticos espalhados pelo país, os impetrantes querem, via liminar, a suspensão da licitação em nível nacional. Só do dia 15 de fevereiro até o início de março, foram 25 ações novas.
Franqueados e a Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost), por meio de suas unidades nacional e regionais, são os autores dos pedidos, insatisfeitos com a mudança feita pelos
Correios no regime de contratação. No ano passado, foi aprovada a Lei 12.400/2011, estabelecendo que até setembro deste ano todas as contratações dos Correios devem ser feitas por meio de licitação. Até então, o sistema era de concessões públicas. Tanto novas agências quanto as já existentes estão submetidas ao sistema.
As discussões começaram em dezembro do ano passado, quando os Correios publicaram os editaisde licitação. Em janeiro, a estatal aditou o edital para inserir nova obrigação: a de apresentação da nova Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas por todos os concorrentes. A intenção foi adequar o processo ao que prevê a Lei 12.440/2011, que passou a valer no dia 8 de janeiro. Foi a deixa para que, a fim de barrar o processo, a Abrapost orquestrasse suas filiadas para que espalhassem Mandados de Segurança em todo o território nacional.
A estratégia é dar às liminares abrangência nacional. Com algumas vitórias, os franqueados têm conseguido tumultuar o processo, já que quando apenas uma liminar é obtida, ela vale, no entendimento dos juízes, para o país inteiro. Advogados dos Correios têm despendido esforços para controlar a situação e conseguir realizar o certame a tempo, antes que o prazo dado pela lei 12.400 expire.
A tática de guerrilha judicial já havia sido constatada, mas foi comprovada apenas recentemente.
Os advogados da estatal perceberam pedidos idênticos em algumas ações, como mostram petições obtidas pela ConJur (leia mais abaixo). Advogados que defendem a empresa afirmam, no entanto, que têm conseguido debelar a investida, já que a maioria das decisões tem favorecido a continuidade da licitação.

Conteúdo das reclamações

Levantamento feito pelos Correios e obtido pela ConJur mostra que o foco também mudou. Agora, a maioria das ações reclama de falta de estudos de viabilidade técnica econômico-financeira para as contratações. Franqueados alegam que, além de esses estudos não terem sido publicados junto aos editais da licitação, há indícios de que eles sequer existam. Nas ações, também reclamam da ausência de exigências de qualificação técnica, conforme manda a Lei de Licitações.
De acordo com as petições iniciais, em vez de exigir que as empresas apresentem “melhor técnica”, como manda o texto legal, o edital apresenta exigências referentes aos imóveis. A mais atacada é a obrigatoriedade de documento atualizado comprovando a matrícula do imóvel. “Ora, há uma clara desnaturação da natureza jurídica do tipo de licitação indicada”, afirmam nos pedidos.

Ação coordenada

Segundo a ECT, franqueados e associações têm impetrado diversas ações idênticas para que, na distribuição cartorária, elas caiam em varas diferentes. O intuito é aumentar as chances de vitória, como em uma loteria.
A maioria dos pedidos de liminar é negada com base no artigo 295, inciso III, do Código de
Processo Civil. Diz a norma que “petição inicial será negada quando o autor carecer de interesse processual”. Os pedidos também vêm sendo rejeitados com base no artigo 10º da Lei 12.019/2009, que obriga o juiz a indeferir a petição quando “não for o caso de Mandado de Segurança ou lhe faltar algum dos requisitos legais”.
"Em alguns casos isso foi detectado, e as liminares, negadas por reconhecimento de litispendência das ações", explica um advogado da ECT que atua nos processos. Isso aconteceu na
Paraíba, por exemplo, como mostra planilha da estatal em relação ao processo 0001024-08.2012.4.05.8200 (leiaaqui a sentença). Segundo o advogado, já há cartórios, como em Brasília, que perceberam o movimento e estão enviando as causas ao juiz que primeiro apreciou o caso. De outro lado, na Bahia, por exemplo, os cartórios têm tido dificuldades para detectar a litispendência.

Texto-padrão

Cópias de petições em Mandados de Segurança mostram a semelhança dos textos. Em uma delas, a Abrapost ajuizou, no dia 2 de fevereiro, Mandado de Segurança com o mesmo texto da ação ajuizadano dia 30 de janeiro pela Antares Serviços Postais Ltda, ambas em Brasília. O mesmo conteúdo é encontrado também em outro Mandado de Segurança da Antares, de 27 de fevereiro.
A mesma redação é encontrada pelo menos mais quatro vezes, nos mesmos dois dias. No dia 30 de janeiro, a JLM Franquias Postais e a MC Empreendimentos ajuizaram Mandados de Segurança com o mesmo texto (clique aqui para ler o MS da JLM e aqui para ler o MS da MC Empreendimentos). No dia 28 de fevereiro, houve novos pedidos das empresas, com a mesma redação (clique aqui e aquipara ler).
Quem representa as franqueadas é o escritório gaúcho Jobim Advogados Associados, do advogado Wálter Jobim. A banca é quase secular, foi fundada em 1915, no interior do Rio Grande do Sul, e é bastante respeitada nas áreas em que atua. O responsável pelo embate com os Correios é o advogado Carlos Stoever, quem assina todas as petições.
Contatado por e-mail, Stoever explicou que, como os editais são idênticos, “a forma de impugná-los judicialmente também é idêntica”. Inquirido sobre as liminares iguais pedidas em datas diferentes em nome das mesmas empresas, foi taxativo: “desconheço tal acusação, a qual é absolutamente improcedente”. Sobre a sentença que define a litispendência, não comentou.

Questões cirúrgicas

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, representante da Abrapost, afirma que é "normal" o fato de existirem tantas ações iguais. "Se os problemas das empresas são os mesmos, é normal que as petições sejam iguais", diz. "O que discutimos hoje são questões bastante cirúrgicas."
Ele corrobora o argumento de que o principal problema da licitação é a exigência de certidão atualizada de matrícula dos imóveis, além de requisitos relacionados a instalações, como vagas de estacionamento, vagas para carga e descarga de encomendas etc. Carvalho afirma que essas condições não são razoáveis em cidades do interior. "Há municípios inteiros em que a situação dos imóveis ainda está irregular. Nem mesmo a prefeitura, ou os prédios oficiais, têm essa matrícula. O ideal seria que todo mundo tivesse, mas hoje isso não é possível."
Ele nega, no entanto, que as associações venham sendo orientadas pela Abrapost, e admite apenas que a Abrapost oferece "subsídios técnicos" para que cada empresa possa defender os próprios direitos e depois busquem advogados e a Justiça por si só. Questionado sobre o fato de que quase todas as franquias são representadas pelo mesmo escritório de advocacia, Carvalho afirmou desconhecer a situação, bem como as sentenças em que é detectada litispendência.

Fonte: Revista Consultor Jurídico

110 comentários:

  1. VAMOS VENCER..... ELES TERÃO QUE MUDAR ESSE EDITAL... "CUSTE O QUE CUSTAR"!!!

    ResponderExcluir
  2. Alguém (talvez o Alex) sabe quantas ações, tentado barrar esse edital, foram movidas em nosso estado (SP)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem...ele que se pronuncie, tá Alex, fique a vontade: todo mundo levando muita fé no Alex...ultimo Alex bem informado sobre ECT que tive conhecimento era um tal de....ALEX KARPINSCKI...alguem tem boa memória ?? Então vou ajudar: era um cidadão que foi em cana, pois extorquia, JUNTO COM TECNICOS E DIRETORES DOS CORREIOS DR/SPI franqueados com alguma irregularidade.
      Cuidado com idolatria de internet, pessoal...

      Excluir
    2. Ilustrando: http://www.prsp.mpf.gov.br/sala-de-imprensa/noticias_prsp/noticia-9946

      Excluir
    3. AMIGO, NAO SABERIA TE DIZER QUANTAS,MAS TEM MUITAS!!...PENA QUE NÃO TERÃO ÊXITO ALGUM!!COM RELAÇAO AO COMENTÁRIO DO RAPAZ LOGO ABAIXO DO SEU, ACHO QUE ELE AINDA NAO ACORDOU PARA A REALIDADE!!,

      A LICITAÇÃO E O EDITAL, SÃO FATOS!!NÃO ADIANTA ESPERNEAR, PODE ATÉ SE GANHAR MAIS ALGUNS DIAS MAS,O EDITAL É ESTE MESMO!!A PESSOA DE NOME ALEX O QUAL ELE SE REFERE, FIQUEM TRANQULOS NÃO SOU EU,MAS O CONHECI, ELE ERA ADMINISTRADOR DA ABRAPOST/SP,QDO A SEDE ESTAVA LOCALIZADA NA PAMPLONA!! FIQUE CALMO AMIGO, EM BREVE TRAREI MAIS NOTÍCIAS PORÉM NÃO SEI SE VAI SER DE SEU AGRADO!!

      UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!!

      ALEX

      Excluir
    4. Muito obrigado por realçar minhas qualidades, sou bem informado. Faz parte do curriculum de qualquer bom consultor especializado em sua atividade, mas há de se notar que é muito fácil dar nome aos bois e também adjetivá-lo negativamente quando se é anonimo e tem uma língua ofídica. Fui indiciado, não quer dizer CONDENADO!!!, o que realmente, como e porque aconteceu, poucos tiveram a capacidade de procurar os porques!!!. Dentro em breve sairá o julgamento e tenho certeza sairei inocente, sem nenhuma culpa e posso afirmar que realmente não a tive,eu e muitos dos que foram envolvidos por alguns que tramaram para tentar obter algum tipo de beneficio inescrupuloso. ALEX KARPINSCKI

      Excluir
  3. Em São Paulo já tem licitação parada por conta de ação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou sabendo que existe 1 ou 2 concorrências que conseguiram um "BELO MANDADO DE SEGURANÇA" e conseguiram suspender suas reuniõoes! Será que alguém sabe quem são? Queria fazer o mesmo, URGENTE!!!

      Excluir
    2. tomara que nao..

      tomara que seja so a sua.

      e seja feliz

      Excluir
    3. voce sabe qual trecho ? se voce nao sabe..
      porque nao existe!! certo

      favor nao falar bobagens..

      favor afirmar dados concretos...

      fora fofocasssss e blablabla

      Excluir
    4. O "pior" é que é verdade, tem uns poucos que conseguiram suspender o certame e me parece que aqueles que foram inabilitados agora no começo do mês, irão entrar com uma ação de anulação desse Edital( me parece que formulada com advogados de outro Estado ).
      É, a coisa tá feia, acho que INFELIZMENTE esse Edital irá falir novamente.

      Excluir
  4. A Abrapost deveria dizer também que o judiciário esta com ECT, e que nunca iremos ganhar nada na justiça, que deve haver ordem do governo ao ministro da justiça para acabar logo com essa licitação e com a ACF.

    ResponderExcluir
  5. gente so vai complicar. estou sem concorrencia. sera que no proximo edital ou o dia d nao terei concorrencia.e vc sera que hoje tem concorrencia???

    e no novo edital sera que vc vai estar sozinho???

    vamos la acabar com a novela, licitaçoes a todo vapor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,
      Por que você acha que está sozinho?
      Por que tantas licitações desertas?
      Será que esse modelo proposto é viável?
      Como encarar esse "monstro" com a incerteza do futuro? Dá pra acreditar em melhoras depois?
      Se não conseguimos até agora, acho que fica difícil...

      Excluir
    2. Ei cara, você viu alguma licitação deserta na SPM ? Por´que será que as licitações desertas estão concentradas em MG principalmente, AL, RO, etc etc ???

      Excluir
  6. Interessante o MODUS OPERANDI de uma ditadura de governo que se pretende instalar disfarçada de democracia : O QUE TEM DE ERRADO EM AÇOES JUDICIAIS IDENTICAS ??? Tudo aquilo que questiona o governo do PT é visto (por eles)um absurdo, uma afronta, parece que eles são sumos sacerdotes da verdade e nunca deverão ser contestados, em esfera alguma. Não existe nada de ilegal, muito menos de imoral no que está sendo feito, que é a busca por uma causa que se julga justa, por aqueles que a impetraram.
    Parece que a introdução do que falei acima nada tem a ver com a situação das franquias, mas demonstra a forma como querem empurrar goela abaixo da população outras formas de dominio de minorias (barulhentas, somente isso) contra a maioria, menos ruidosa.
    A ECT, como governo/estatal, reflete isso : "QUeM SÃO VOCES, INFAMES FRANQUEADOS OU INTERESSADOS NA LICITAÇÃO ( quem disse a eles que só franqueados entraram na justiça?? qualquer cidadão pode fazê-lo) E QUESTIONAR A SABEDORIA MILENAR 9to sendo ironico) DE UM PARTIDO QUE (ACHA) QUE SABE OQUE É MELHOR PARA ELES MESMO, DIGO, PARA O BRASIL" ??

    Ah PT, P bernardo, Gloria , tecnicos, advogados da ECT...vão todos TOMÁ CAJU, VÃO...tão precisando de sandálias da humildade, todos voces

    ResponderExcluir
  7. Se correr a AGF pega. Se ficar a ECT come. Essa é a triste verdade.

    ResponderExcluir
  8. Trabalhamos com ACF há vinte anos, conhecemos a maioria dos honrados colegas franqueados do Brasil, o que vemos com tudo isso é que a Empresa não nos quer mais e que fez, faz e vai fazer todo o possível para nos EJETAR do sistema.
    Entrar na roubada em abrir uma AGF, acreditamos, é uma aposta empresarial um tanto míope e arriscada. Repetimos: a Empresa não nos quer mais e irá fazer tudo para que deixemos o negócio, porque gastar R$200.000 para ter uma morte lenta e dolorosa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 200 paus pra morrer lentamente é coisa de michael jackson...vai atrás de uma franquia cacau show ou outra qq e esqueça de governo

      Excluir
    2. se vc nao quer o seu negocio, tudo bem pode falar o seu trecho que eu quero.

      ass.

      seu concorrente

      Excluir
  9. "Em breve, mudanças na administração/controle pela DR/SPM nas agencias franqueadas., caras novas..!!!pensamentos modernos ect....Aguardem. Tem luz no túnel".

    Com relação ao comentário acima, pode ter ocorrido mudanças nos rumos das indicações em SPM, para as funções de GETER ( adm as AGFs) GERAT (técnica) e GESUV (suporte em vendas) "Luz no tunel? pensamentos modernos"?? tá longe disso!!! pelas indicações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai continuar tudo a mesma coisa, tudo "PAU MANDADO", até agora, se ninguém aceitou negociar enquanto somos ACF's, dificilmente negociarão quando eles estiverem com as Licitações concluidas. a minha entrega dos envelopes é somente no final de Abril e já estou formulando um Mandado de Segurança para Suspender o meu certame. Com mais de R$200 mil que tenho que dar para virar AGF, prefiro fazer outro negócio e ir "batalhando" como ACF.
      Mauro

      Excluir
    2. "luz no fim do túnel" é o expresso ECT que vai nos atropelar!

      Excluir
  10. Estou sentindo que tem alguma coisa no ar, não sei não, vamos aguardar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tô sentindo um cheirinho estranho no ar. Acho que é de churrasco de franqueado...

      Excluir
    2. Na verdade, com a força que temos (ou tínhamos), nós que deveríamos FRITAR a ECT!!! Vamos aguardar, pois há cheiro de PIZZA no ar....

      Excluir
    3. pizza no ar, com guarana,edital ja, fim da novela.

      tchau franqueado que nao quer licitar.

      vida nova.

      Excluir
    4. VIDA NOVA....
      DÚVIDA NOVA....
      DÍVIDA NOVA...
      EIS A QUESTÃO........

      Excluir
    5. CARO COLEGA, VC ACHA QUE COM SUAS SOFRÍVEIS RIMAS, A NOVELA IRÁ ACABAR....... SÓ VAI ACABAR A "FINA ESTAMPA" NO FINAL DO MÊS, A NOSSA, VAI CONTINUAR POR MUITOS CAPÍTULOS.... AGUARDE CENAS DOS PRÓXIMOS EM BREVE....

      Excluir
  11. É, parece que até semana que vem teremos "algumas novidades", na verdade não será tanta novidade, mas que teremos uma, teremos.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei sabendo que terça feira no interior uma unica licitação tinha seis concorrente, pode????????????? Espero que este franqueado entre com uma ação pedindo a qualificação tecnica, se não ele está ferrado. e assim para o pais todo. Isso é uma vergonha. A ECT qualifica dono do predio e não nos qualifica!!!

    ResponderExcluir
  13. ESTA CHEGANDO O DIA DA MINHA FORCA. PASSAREI DE UMA CERTEZA P/ UMA INCERTEZA.

    ResponderExcluir
  14. CONCORDO COM O COLÉGA, INFELIZMENTE A ECT NÃO SABE FAZER A REDE FICAR MAIS FORTE PERANTE OS CONCORRENTES. QUALIFICA PREDIO E NÃO FRANQUEADOS (PARCEIROS) UM ABSURDO ISSO.

    ResponderExcluir
  15. Para aqueles que NÃO querem que este edital pare, sinto informar que vocês vão dançar. Ajoelhem e comecem a rezar, pois está muito proximo o dia que receberão um comunicado que o edital está ANULADO. Também não esperem nada da Abrapost e Apost, elas não vão poder fazer nada para ajudar. Esta ação, desta vez, vem de cima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que estou sabendo não é bem de cima e sim do Centro Oeste. Será rápido e sem dor.

      Excluir
    2. Colega, de cima, quer dizer Centro Oeste uahuahuah! E com ele ninguém, nem mesmo a Abrapost pode!!! Vamos esperar.

      Excluir
    3. Colegão!
      Sua bola de cristal deve ser boa, ou você tá nas trincheiras hein!
      Pior inimigo são os de trincheira...
      Vamos ver se tudo que você promete acontece!

      Excluir
    4. Colega, não tenho bola de cristal, só estou repassando informações que tenho.

      Excluir
  16. Paraná parou de novo, só que agora com muita propriedade e com um profissional brilhante! Acessem o link: http://www5.jfpr.jus.br/gedpro/verifica/verifica.php e digitem o codigo 5955022v8 e vejam a decisão.
    Vamos pegar carona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorou... tem uns franqueados aqui na SPM que foram inabilitados agora em Março e já pegaram "carona" nesse "BONDE"!!!

      Excluir
    2. É isso caros colegas, unidos derrubaremos este edital e venceremos!

      Excluir
    3. Não sou advogado mas não sou burro. Os motivos pelos quais Paraná conseguiu suspender o edital, são muito bons e cabe para todos nós. Vamos atrás.

      Excluir
    4. Advogado brilhante? Não é o da Anafpost, vejam bem!

      Excluir
    5. O povinho fofoqueiro! Esta ação não é da Anafpost! É só vocês olharem. O advogado desta ação do Paraná é aquele que esteve com a gente na Audiência Publica e falou da qualificação técnica.

      Excluir
    6. Estamos juntos, o Edital tem que ser bom à todos os Franqueados, agora, se existe algum problema (ou vários), então, VAMOS PARAR!!!

      Excluir
    7. foi o comentário mais sensato que li até hoje neste blog. É isso mesmo colega, o edital tem que ser bom para todos, isso é pensar coletivo, como rede. Parabéns.

      Excluir
  17. O pior cego é aquele que não quer enxergar! Parar o edital é novidade? Para mim é consequencia!

    ResponderExcluir
  18. MINHA REUNIÃO DE LICITAÇÃO ESTA CHEGANDO!,
    E AGORA QUEM PODERÁ ME DEFENDER?

    ResponderExcluir
  19. Este Alex é da ECT e vocês bobinhos que são estão caindo na conversa dele. Não foram muitas ações não, no maximo três. Só que existe uma que é a maior de todas, não foi feita. A Abrapost sabe, mas não vai entrar, pois vai de encontro à decisão da assembléia. Só que tem franqueado com bala que não é da Abrapost e vai entrar individualmente com esta ação e não vai ter jeito para o judiciário se não anular a certame inteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RSSS!!!...........NOSSA!! VC ACREDITA MESMO NISSO??.....TÁ BOM, VAI ACREDITANDO NESTA SUPER GRANDE AÇÃO......ACORDA AMIGO!!.....NÃO VAI TER ANULAÇÃO DE EDITAL!!................NÃO SE ILUDA!!....VAMOS ENCARAR DE FRENTE ESTA LICITAÇÃO!!É CLARO QUE EU QUERIA O MESMO QUE VC E TODOS NÓS!!EU TBEM QUERIA CONTINUAR RECEBENDO O MESMO COMISSIONAMENTO E CONTINUAR USANDO O MEU SISTEMA TERCEIRIZADO MAS INFELIZMENTE ESTA NÃO É A NOSSA REALIDADE!!

      VAMOS LUTAR!!.....MAS VAMOS COM OS PÉS NO CHÃO, SEM ACREDITAR EM CONTO DE FADAS!!

      GRANDE ABRAÇO A TODOS!!


      ALEX

      Excluir
    2. Caro Alex, espere até semana que vem e "VERÁS" se terá ou não uma nova suspensão desse falido Edital..... Aguarde.....

      Excluir
    3. O problema é que este tal de Alex se faz de bonzinho, quer ser amigo de todos, o famoso em cima do muro. Deixa ele pra lá, não vamos perder tempo com ele. Vamos aguardar, o que é do homem o bicho não come.

      Excluir
  20. 0que me deixa mais estarrecido e a falta de informações
    da nossa bem remunerada ABRAPOST/SP.
    Se há nescessidade de sigilo sendo inviável utilizar e-mail, nos informe através de carta registrada.
    Não há desculpa por este total desamparo.
    Srs. é obrigação desta diretoria manter-nos informados,
    ex: as ações em andamento,os pontos base destes recursos,os resultados, favoráveis ou não,etc.
    As ACF estão se apresentando ás chamadas.Tm muito mais assuntos a serem comunicados. PRECISAMOS DE SUBSIDIOS PARA TOMARMOS DESCISÃO.PREVILÉGIO SÓ P/ O GRUPO DA DIRETORIA?
    COLEGAS NÓS ESTAMOS VIVENDO DE DIZ QUE ME DIZ.
    ACLAMO TODOS QUE ME LEÊM IMEDIATAMENTE REENVINDICAR JUNTO A ABRAPOS/SP QUE ESTABELEÇAM ALGUM "MEIO" PARA NOS MANTER INFORMADOS
    PELO MENOS UM RELATÓRIO SEMANAL.

    ResponderExcluir
  21. Não há de se discutir: Alterou edital necessariamente tem de se republicar, portanto, abrir novos prazos.
    O simples fato de a ECT conseguir derrubar liminar neste sentido, por se só, já é preocupante.
    Não é necessário ser jurista, bacharel ou advogado para entender a lei.
    Não cabe entendimento, interpretação, etc.
    Assim, acredito que há no judiciário há homens que honrem suas togas e que edital será, no mínimo, republicado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueça colega, o edital não vai ser republicado e sim ANULADO

      Excluir
  22. Esta historia de anulação de edital está com pinta de gente grande, não de simples mortais como a gente. O que me deixa mais curioso é que porque ainda não fizeram? Porque deixar a gente sofrer tanto? Sacanagem, vamos anular logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega, estou sofrndo muito também com esse "impasse", mas, alguns colegas do PR me certificaram que "o correto é ir comendo pelas beiradas". Vamos aguardar um pouco mais, talvez 1 semana....

      Excluir
  23. Franqueados que irão entregar seus envelopes em Abril, não gastem seu $$$ de suor trabalhado com Engenheiros, Imóveis e Contadores pois o "FALIDO" Edital será ANULADO (por forças "centrais" e do belo trabalho do PR)! Agora, a próxima batalha é para o final de Setembro (vamos nos municiar novamente!!!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PR não é aquele partido do W. C. Neto? Nossa! É justo essa turminha arretada que vai nos defender? Xiiiiiii... A imprensa vai fazer a festa...

      Excluir
  24. Nesse caso PR é Estado e nao partido ! afff

    ResponderExcluir
  25. Pessoal, será que teremos duaa grandes ações? Pelo que estou entendendo, alguns estão falando do Paraná e eu desde do começo, sei de uma que virá do Centro Oeste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que a do PR é para SUSPENSÃO e a do Cento Oeste (Poderosos) é a ANULAÇÃO.

      Excluir
    2. Entendi, mas a anulação é muito melhor que a suspensão. Se anular, vai ter que vir outro edital e se suspender, vai ficar neste chove e não molha, a ECT não vai mover um dedo para mudar isso.

      Excluir
  26. AQUI NO RS DECIDIMOS PARTICIPAR PORQUE ENTENDEMOS QUE O EDITAL É BOM. NOSSOS BRILHANTES ADVOGADOS CONSEGUIRAM TUDO QUE QUERIAMOS, OBTIVERAM EXITO TOTAL.
    RS JA É AGF. ESTAMOS MUITO FELIZES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaucho, sinto muito, mas o seu edital também vai ser anulado. E pare de comer chuchu e arrotar peru! Todos sabem que no seu estado tem varios que vão ficar desclassificados! Que rede é esta a sua? E se você não sabe, para ser uma AGF tem que ser classificada, e sabemos também que ai no seu estado, não tem nenhuma licitação concluida. Tome tento gaucho!

      Excluir
    2. Calma pessoal, não adianta sofrer antes do tempo. Eu já fui licitado, habilitado, abriram meu segundo envelope e já marcaram minha vistoria para o dia 23/03. Mas se tiver que suspender ou anular o edital, estou junto. Abraço e sorte a todos

      Excluir
    3. ESSE "GAUCHO" TÁ COM CHEIRO DE OLHEIRO DA ECT OU ALGUM (1 OU 2) FRANQUEADO QUE QUER SER AGF (QUER DIZER, QUERIA).
      AMIGO GAUCHO, ESSE EDITAL VIRARÁ CHURRASCO SEMANA QUE VEM...

      Excluir
    4. NÓS, OS 4 MAIORES ESTADOS, ESTAMOS DENTRO, DECIDIMOS SER AGF, ESTAMOS JUNTOS...
      RS, MG, SP E RJ.
      O RESTO QUE NOS SIGA OU CAIA FORA.

      Excluir
    5. Não inventa, é tudo papo furado, ser AGF é ser SADOMASOQUISTA....

      Excluir
    6. Então é bom vocês grandões conversarem com os pequenos estados do Parana e Centro Oeste!

      Excluir
    7. Maiores, grandes? Vocês não conhecem a historia de Golias e David??? uahuahuahuah. E tem mais, quanto maior for, maior é o tombo também!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  27. Hoje é sexta-feira, tô indo prum churras com pagode. Depois, PRAIA!!! Segunda a gente continua o papo.

    Fuiiiiiiiiiiiiiiiii!!!

    ResponderExcluir
  28. SE O PR SUSPENDER O EDITAL, EU JURO QUE VOTO NO TIRIRICA PARA PREFEITO. Florentina Frorentina, Frorentina de Jesus
    Não sei se tu me amas,Pra que tu me seduz? KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  29. Com o conteúdo dos comentários postados, os que são contra a rede a cada dia fazem festas.
    A ECT agiu como Maquiavel: dividir para melhor reinar.
    Nós permanecemos nos agredindo, postando comentários chulos que não agregam nada.
    Todos estamos no mesmo barco, digo todos ACG, AGF e até ACC 1. Todos somos permissionários da ECT e ela, a ECT, que a mais de duas décadas foi buscar na iniciativa privada uma forma de avançar no mercado com baixíssimo custo agora quer se livrar dos que acreditaram na idéia.
    Não se iludam: ou nos unimos ou fechemos as portas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio que algum franqueado seja contra a rede. O que esta acontecendo é que alguns estão à beira do abismo e desesperados. Se AGF fosse um bom negocio, porque montaram outra associação e vivem em negociações e até agora nada foi conseguido? Tenho dois colegas que já são AGFs e eles falam que não é para a gente entrar, que é para a gente investir em outro negocio. Aqueles que estão iludidos porque não tiveram perda financeira, sugiro que visitem as AGFs para vêem que não tem como operacionalizar uma AGF.

      Excluir
    2. Montaram outra associação para defender os interesses das AGFs pois num certo momento os objetivos da ABRAPOST era tão somente a retirada dos editais, havia urgência em medidas para operacionalização das AGFs. Sou AGF e minha Agência é viavel financeiramente e operacional. Existem dificuldades e estamos conseguindo resolve-las. Coseguimos muitos avanços e cosiguiremos muito mais com muito trabalho e dedicação. Só se fala neste blog que AGF é muito ruim, que meu ¨AMIGO¨ que é AGF falou isso e aquilo, temos pelo menos 30 AGFs em São Paulo que teriam opinião diferente do seu ¨Amigo¨, se quiserem realmente opinião sobre AGFs não se balizem por este blog, mas ligue para algum amigo AGF e pergunte a ele sobre o que è AGF e vai se surpreender.

      Excluir
  30. esta chegando minha hora......e já estou sabendo q terei concorrente....pois q venha....inimigo na trincheira é o q mais tem....se cuidem colégas, tem olho grande se aproveitando da fragilidade de todos nesse momento e dando arrasteiras nos colégas de ABRAPOST......ABRAM OS OLHOS e tenham a máxima pontuação possivel....Apenas um aviso a quem chegou a hora de licitar e a droga do edital ainda não parou....não baixam a guarda, sempre atentos.......

    ResponderExcluir
  31. Não consigo nem mais dormir direito, estou na igualado a um vendedor de cachorro quente, com todo o respeito q eles merecem....mas os CORREIOS igualar todos e não valorizar seus parceiros de 20 anos...é uma questão de DIREITO ADQUIRIDO... não fui eu quem criou o sistema de Franquias postal..foram eles q nos ofereceram a 20 anos atras, agora querem nos tirar? eles quem colocaram as regras...porque agora querem simplismente nos tirar?? BASTA eles (CORREIOS) terão q nos engolir até quando nós quisermos....heheheheh

    ResponderExcluir
  32. Vmaos anular esse maldito Edital, em ano político tudo pode acontecer, mesmo pq depois vem Copa, Olimpíadas etc....

    ResponderExcluir
  33. Tenho minha franquia a 20 anos e já passei por muitos problemas com a ECT. Cheguei a ser ameaçado de perder a agencia, porque alguem de dentro da ECT queria se apoderar dela, forjando um processo de descredenciamento contra a agencia. Tive que usar de influencia para chegar ao presidente da ECT, onde apresentei o que estava acontecendo e informei que se esse processo forjado fosse em frente e eu perdesse a agencia por razões não legais, colocaria tudo na imprensa. Recebi uma carta do presidente em exercicio na epoca, onde me informava que nada havia contra minha agencia, terminando o acharque que eu estava sofrendo.Quero dizer que eles tentam de tudo contra os pequenos, mas se voce tiver um trunfo na sua manga eles tambem sabem recuar. Agora acho que estamos na faze onde devemos continuar com a licitação. Após a implantação devemos avaliar se funciona ou não.Todo negocio tem o seu risco. Caso não funcione no primeiro mes podemo chamar a policia e fazer um Boletim de Ocorrencia, se possivel com a presença da impresnsa, informando e apresentando como fomos enganados por esta conceituada empresa. Em 20 anos de funcionamento nunca deixei de pagar a ECT e agora eu sei de gente que a mais de 75 dias não recebe a sua comissão e esta passando por grandes problemas financeiros. Não consegue saber o que a ECT deve para ele, por não ter nenhum relatorio confiavel deste excelente programa que eles estão nos impurando guela abaixo,isto é inadmissivel. Processos como Lucro Cessante ou Perdas e Danos são muito viáveis mas somente após termos o negocio em funcionamento. As atuais AGF deveriam suprir os advogados de munição, para colocarmos na imprensa o que realmente esta ocorrendo. Temos um passado que pode ser levado a justiça, apresentando que antes deste edital eramos unidades prosperas que traziam faturamento para a ECT,atendendo a população com certeza com mais qualidade do que as proprias agencias da ECT, e agora somos lojas mediucres que não conseguem atender os clientes por estarmos engesados e com equipamentos mediucres. Só vamos conseguir fazer alguma coisa contra esta situação quando estivermos em (funcionamento), e quando a ECT começar a perder faturamento que as atuais ACF estão trazendo e que não irão conseguir trazer mais.
    Acredito que após a implantação de todas as agencias como AGF, em menos de tres meses, a ECT vai ter que achar um caminho para voltar atraz nesta loucura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce tem razão c/ relação as ameaças, naquela época alguns poucos foram até presos,estão afastados da ECT até hoje,atualmente estão brigando para voltar com todos os direitos,o que é lamentavel se conseguirem.
      Alguns ficaram por ai, criando parcerias para entrarem na ultima licitação.
      Falo de SPM e SPI.

      Excluir
  34. Quem acha que vai conseguir crescer é porque acredita em papai noel e coelhinho da páscoa e também porque não leu o edital onde diz que a AGF não vai poder ganhar mais do que o correio gastaria com uma agência própria de mesmo porte. Quem quer trabalhar e ganhar dinheiro não entra nessa furada, e depois que assinar o contrato já era, não dá para voltar a ser ACF. Contrato assinado tem que ser cumprido, ou alguém acha que a ECT vai mudar e fazer algo de bom para os franqueados. Só rindo mesmo.... se bem que a páscoa está chegando!!!

    ResponderExcluir
  35. Já faz um tempão, mais de ano, que estou ouvindo que a ECT vai resolver os problemas do SARA, dos móveis e equipamentos obsoletos, dos clientes a faturar, das punições absurdas, disso e daquilo outro, que está matando as AGFs, etc., etc., etc.. E NADA foi resolvido! N*A*D*A!!! Então, quem quiser acreditar nesse blá-blá-blá da ECT, que acredite, mas também não fique se lamuriando, depois!

    ResponderExcluir
  36. Quem acha que AGF é uma boa, parabéns siga em frente, mas não atrapalhe quem ainda quer salvar a rede de ACF.
    OBS: não queira comparar 22 anos de história e lutas, com algo que começou ontem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esclarecendo, salvar rede de ACF, é algo parecido com o que temos hoje.

      Excluir
  37. Tenho notado vários comentários com um certo discursos "ECETISTAS", eles estão aproveitando o desespero de alguns franqueados e soltam seus Blefes aqui e tem muita gente caindo igual patinho, e no embalo vem outros desesperados e abrem o bico, justamente para o inimigo nº 1, então prezados colegas muita cautela, ao ler a matéria o bom seria verificar a veracidade dos cometários, pois a guerrilha aqui instalada está virando um "prato cheio" para o dptº juridico da correios, até os estagiários em direito da estatal estão aprendendo aqui como ganhar uma ação.
    Fiquem mais espertos

    ResponderExcluir
  38. Respostas
    1. Ainda continuo aguardando os "Comentarios e Discursos Ecetistas" que seja apenas um.

      Excluir
    2. Fonte segura. Não existe Discurso Ecetista e sim Discurso Governista que é mate a rede lentamente, privatize a empresa e ponha ações na bolsa que aguem vai comprar. "Simples assim" amigo

      Excluir
    3. Vc´s ficam igual bobos fazendo guerrinhas de palavaras . Ação concreta ninguem apresenta. Enquanto isso o process de desestruturação do sistema de franquia vai sendo concretizado.

      Excluir
  39. Alguem viu a quantidade de licitaçoes desertas no Rio de Janeiro? saiu hoje no DOU

    ResponderExcluir
  40. Se as AGF's se equipararem, entrarei com uma Ação para participar do Edital antigo pois era muito menos burocrático que esse (matrícula, área do imóvel, etc), afinal de contas, também tenho direito nesse "reboliço" todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TÁ VENDO!!.....É POR CAUSA DE INVEJOSOS COMO VC, É QUE AS COISAS NÃO VÃO PARA FRENTE!!...NÃO PARTICIPOU DO PRIMEIRO PQ NÃO QUIZ!!!.....ENTRA LOGO NESSA LICITAÇÃO E NÃO RECLAME!!

      ABRAÇO

      Ass.AMIGO DO CARIOCA TRABALHADOR!!

      Excluir
  41. Concordo, se for anulação, tudo bem, agora ficar nessa de suspensão de edital, não entendo pra que, só pra estress, sou do Paraná, não aguento mais esta situação, vamos licitar e se for precizo vamos fechar as portas em greve.

    ResponderExcluir
  42. PERDI...Por um aventureiro q não sabe nem o q é um SEDEX. Trabalhei durante 20 anos trazendo clientes p/ os correios e agora sou desclassificado por não ter estacionamento p/ os clientes.....é assim q os correios nos tratam....

    ResponderExcluir
  43. TÁ...perderam e vão ficar parados ?? Só reclamando via blog ? Ja deviam ter entrado com ação antes...corram enquanto ainda é tempo...cuidado com o prazo da assinatura do contrato para o vencedor.
    Agora....o que eu queria mesmo é concorrente para aqueles que querem a licitação. Não é o caso de voces, esperooo

    ResponderExcluir
  44. Tb concordo, se for pra eu perder que seja, ou vamos para anulação do edital, ou continuação, por enquanto estou sozinho na minha cidade, só que já tem olhudos em cima, não quero concorrente, pra não acontecer como o colega acima, que perdeu por não ter estacionamento.

    ResponderExcluir
  45. Eu tb concordo em tentar anular esta licitação, não pela questão de qualificação técnica, pois, falei com meu advogado, e ele me disse, que, isso, não é alegação, pois como eu a quase 20 anos atrás aprendi a trabalhar com postagens, outros tb podem, ainda mais, sabendo que os correios darão os treinamentos, boa sorte para nós.

    ResponderExcluir
  46. Não adianta cantarmos vitória, pois a cada dia que passa perdemos força, pois mais colegas de estados diferentes estão assinando os contratos, estamos ficando maus vistos perante a sociedade e junto a ECT, na minha cidade a ECT, já esta terminando o novo prédio ao lado do parque industrial, vou perder todos meus clientes "grandes". Já vi que com vitória ou derrota, já perdi, só vai me sobrar envio de algumas cartas e pequenas encomendas, ou seja, NADA, vou acabar fechando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Voce acha que estamos ficando mau vistos perante a sociedade, espere 30/09/2012 - e você verá o caos em que a ECT se meterá, pois até a presente data nenhum de meus clientes foram contactados para solucionar suas postagens, e adivinhe para quem vai ficar os custos de pré postagem.

      Excluir
  47. Não temos como segurar, nos somos terceirizados para o Governo Federal, vão cortar nossas asas a hora que eles quizerem e não esta longe, eles da ECT estão se armando e se preparando, apesar dos apesares o gerente de minha cidade é colega meu, eles da ECT já estão com "o saco cheio desta situação", devido pressão de vários lados, seja TCU, seja POPULAÇÃO, seja GOVERNO, não vão admitir irmos longe.

    ResponderExcluir
  48. Até meu vizinho que é meu colega de anos, esta de olho no meu negocio, e esta cogitando entrar na licitação, achando que o negócio é uma mina de ouro, se esta licitação anular de novo, com certeza terei concorrentes, no momento estou sozinho, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  49. Dificil é assimilar a derrota por um aventureiro q acha isso um bom negócio. Venderam p/ ele essa imagem de bom negócio. Agora vou trabalhar em outro ramo...ainda nem sei qual...ou espero algum desses aventureiros desistirem desse "GRANDE" negócio e compro de barbada, pois verão q a coisa não é bem assim como eles achão...

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com