sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Vice-Presidente de Relacionamento da ECT participa da Assembleia da ABRAPOST


Michel Le Campion (AL) - Secretário do Conselho Deliberativo da ABRAPOST, Paulo Sotto Mayor (PE) - Presidente do Conselho Deliberativo da ABRAPOST, Maria da Glória Guimarães dos Santos - Vice-Presidente de Rede e Relacionamento com Clientes da ECT e Chamoun Hanna Joukeh (SP) - Presidente da Diretoria Executiva da ABRAPOST


A Assembleia da Abrapost, realizada no dia 11 de janeiro em Brasília, contou com a presença da Vice-Presidente de Rede e Relacionamento com Clientes da ECT, Maria da Glória Guimarães dos Santos e sua equipe.

Em seu discurso, Maria da Glória deixou claro que o momento é de construção e de melhoramento contínuo. Segundo a Vice-Presidente, a ECT enxerga apenas um modelo de agência, modelo que vai ser aperfeiçoado pelo mercado, pelas circunstâncias, pelo desenvolvimento dos projetos. “O que conseguimos resolver está incorporado neste novo edital. O que não conseguimos será trabalhado com o tempo”, disse.

Os presidentes dos Estados levaram à Vice-Presidente seus questionamentos e enfatizaram sobre a necessidade de revisão de pontos cruciais que inviabilizam a participação de diversos franqueados atuais e, também, situações previstas neste modelo que comprometerá a eficiência comercial e operacional da futura AGF. São exemplos de questões que foram destacadas pelos presidentes: os problemas de área, possibilidade de redução de 2 guichês para 1, sistema informatizado de atendimento, guichê de retaguarda, qualificação técnica, dentre outros. Maria da Glória se colocou à disposição, bem como toda a sua equipe, para que sejam construídas as mudanças que sejam possíveis. Quando questionada sobre a situação daqueles que assinaram o contrato de AGF da licitação anterior, Maria da Glória informou que estes poderão aderir aos termos do novo edital e que o instrumento legal para isso está sendo construído pelo Departamento Jurídico da ECT.

Outra grande preocupação da rede franqueada apontada para a Vice-Presidente é com relação ao prazo dos contratos de franquia empresarial das atuais ACFs, uma vez que se prevalecer o que determina o Decreto 6.639/2008, eles serão extintos no próximo dia 30 de setembro, indo além do que determina a Lei 11.668/2008 que prevê apenas que a ECT deverá concluir as contratações até esta data.

Maria da Glória encerrou a sua participação informando a todos sobre os projetos em andamento na ECT para a melhoria da qualidade de prestação dos serviços. São oito projetos, cada um deles sob a responsabilidade de uma Vice-Presidência e que visa o aperfeiçoamento e incremento da infraestrutura, linhas de transporte aéreo e automação.

A Assembleia teve continuidade com o registro dos presidentes dos Estados reportando as impressões e definições da rede franqueada coletadas em reuniões e assembleias estaduais. Eles deixaram claro que as mudanças realizadas no edital não foram as esperadas pela rede, principalmente com relação aos critérios de área e que muito ainda deve ser feito no sentido de aperfeiçoar o modelo.

De acordo com o Presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Sotto Mayor, “o momento é delicado. As diferenças de perfis de atuação, de mercado e regiões criaram vários tipos de entendimento em torno do edital, seja em relação à viabilidade econômico-financeira – o fato de não contemplar todo o portfólio de serviços-, operacional (software) como também de infraestrutura. É inegável e compreensível que uma parte significativa da rede terá de enxergar de maneira diferente a questão. É um novo contrato, em que o foco está voltado para o segmento de encomendas”.

A Abrapost deliberou que organizará uma estrutura de informações de modo a apoiar as entidades estaduais para que cada presidente de Estado apresente à sua rede orientações face às diversas situações.

A Assembleia também aprovou a contratação de um consórcio de advogados que irá buscar o ingresso da ABRAPOST como “Amicus Curiae” no Recurso Especial em tramitação no STF e que trata da incidência do ISSQN sobre a atividade de franquia e que a decisão repercutirá nas agências franqueadas de todo o país. Outro momento importante foi aprovação da alteração do Estatuto Social da ABRAPOST. Segundo Elis Regert, Diretora de Organização da Entidade, a atualização é o desfecho de um ciclo de estudos iniciados em setembro do ano passado e que refletirá no entendimento mais claro das diretrizes e atos da ABRAPOST. “Com este novo texto, temos um instrumento moderno, que proporcionará agilidade administrativa atendendo plenamente ao Código Civil Brasileiro e que possibilita à ABRAPOST oportunidades de parcerias e novas possibilidades de atendimento aos associados”, disse.

O presidente da Abrapost, Chamoun Hanna Joukeh, destaca que o avanço do relacionamento institucional com a ECT é fruto dos esforços da Entidade desde a implantação na nova estrutura organizacional dos Correios, estabelecendo-se um canal que busca aprimorar o debate e a solução de problemas. Chamoun ressalta que a luta continua, com várias frentes de atuação, sejam administrativas ou judiciais, com propósitos firmes e focados. “A postura da ECT e da Vice-Presidência de estar aberta a participar de nossa Assembleia, discutir os temas da rede e buscar alternativas para melhorar o modelo é muito boa e faz parte desse estreitamento. Porém nossa luta é árdua e segue forte. Não podemos nos esquecer que chegamos até aqui, após 20 anos, sem esmorecer e que teremos que nos manter com o mesmo espírito, unidos e mobilizados para, no mínimo, os próximos 20 anos. Dentro da legalidade e segurança, buscaremos todos os mecanismos possíveis de ação no sentido de encontrar saídas que atendam aos anseios da rede”.

20 comentários:

  1. A ABRAPOST está fazendo suas avaliações e com certeza vai buscar uma estratégia solida, que contemple a todos, precisamos estar unidos e confiantes, ainda temos tempo!
    Calma pessoal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, vamos aguardar, muitas águas ainda vão rolar até a primeira licitação, se é que vai ter!
      Nós, a maioria dos franqueados, viemos bem até agora. Então vamos continuar confiando. Temos pessoas muito comprometidas nos representando. Paciência é um dom que temos que praticar todos os dias.

      Excluir
    2. Acho que a Abrapost está é caindo no canto da sereia: oque houve de benéfico, na prática, pras franquias após estas reunioes ? São muitas respostas: "vamos estudar", "está em análise", "aguardando parecer técnico" e nada que resulte de forma positiva pra rede franqueada.

      Estão cozinhando a rede em fogo baixo, no banho-maria e a Abrapost ainda não se deu conta disso.

      Excluir
    3. Concordo com meu amigo, nós temos que ficar "muito espertos" para não cairmos "NO CONTO DA ECT", se não suspendermos ou anularmos antes do dia D, é "bau bau ACF"

      Excluir
    4. Aqui no RS o futuro das ACF's e AGF's já assinadas está em nossas mãos, se continuarmos com esse Edital afundaremos as AGF's assinadas e entraremos em uma FURADA como AGF. A ECT NÃO MUDARÁ NADA DEPOIS DE TODOS VIRAREM AGF. PRESTA ATENÇÃO ABRAPOST!!!

      Excluir
    5. Afinal de contas este maldito edital caiu ou não?

      Excluir
  2. Não vi nenhuma notícia sobre as 28 ACFs da DR-SPI, que receberam carta com ameaça de descredenciamento, baseada em laudo da dona Maria da Glória. O presidente da ABRAPOST ficou de levantar o problema com ela, mas, pelo visto, esqueceu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, tu jeito que tu fala parece que só vc tá com problema hein!

      Excluir
    2. Ele tá levantandooutra questão, amigo: ele tá questionando sobre a dona Gloria participar de reunião e querer descredenciar ACFs: parece dar com uma mão e tira com as duas !!

      Excluir
  3. Vamos seguir a linha do PR, quem sabe dê certo aqui em SP também. Não vamos nos esquecer que se não conseguirmos mudar nada antes de antregarnos os envelopes, muito menos depois...... A ECT ñ vai querer mudar nada depois de mais pessoas assinarem como AGF.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente quero dizer que não sou franqueado, tenho a minha profissão e estou muito satisfeito com ela! Mas ouço meu avô dizer isso, meu pai dizer aquilo e meu tio dizer acolá... Cheguei a uma conclusão: Quem já é a AGF, pronto. Quem quer entrar, que entre, quem não quer, que não entre. Por isso acho que suspender todos os editais não é o correto. Mas quem puder que me explique: Aqueles que conseguirem anular o edital, com certeza vão lutar por um edital melhor, como já aconteceu, não é? Aqueles que já são AGF e aqueles que serão com este edital, vão ser beneficiados com um possível edital melhor que virá por conta daqueles que anularam. Então quem está certo?

    ResponderExcluir
  5. A ECT está esperando todas as ACF's serem Licitadas para depois dar um "chute no traseiro" dos Franqueados e da Abrapost. Fiquem espertos!!! Aqui no PR, mesmo se cassarem essa Suspensão que conseguimos, estamos trabalhando forte para entrarmos com um outro tipo de Ação. VAMOS TRABALHAR PARA ISSO, FORÇA SP e RS!

    ResponderExcluir
  6. Já fizemos uma enquete nesse Blog sobre esse Edital e a maioria queria que ele fosse anulado e mto poucos queriam a sua continuidade, isso continua assim???? Democraticamente, eu espero que SIM!!!

    ResponderExcluir
  7. É como disse o colega. Precisamos ficar espertos com a dona Maria da Glória. Se ela participa de reunião pra fortalecer os laços com as ACFs e ao mesmo tempo emite laudo mandando fechar 28(!!), só na DR-SPI, fiar-se na conversa (mole) dela é dormir na sombra do vulcão, meu! E o nosso presidente, falou ou não falou com ela, sobre esse probleminha??? Afinal 28 ACFs (por enquanto), dá quase 10% das ACFs do estado!!!

    ResponderExcluir
  8. Quinta feira passada um grupo de AGFs esteve na ECT negociando e não conseguiram absolutamente nada. E vocês ainda acreditam que nós vamos conseguir negociar depois que passarmos para o lado de lá? Aqui é muito mais seguro, fico deste lado.

    ResponderExcluir
  9. Pessoal a Abrapost vem participando desse processo muito tempo tem bala na agulha, vamos seguir em frente, após leitura a mais de 200 comentários chego a mais uma conclusão lembram do:

    "O incrível exército de Brancaleone, onde a figura central é BRANCALEONE, um cavaleiro atrapalhado que lidera um pequeno e esfarrapado exército, perambulando pela Europa em busca de um feudo"., pois é podemos comparar????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que o tempo passa, o tempo voa e a ECT continua numa boa.... E nós só nos estrepando.

      Excluir
  10. Não entendo de leis, porem não acredito que a ECT fará qualquer alteração em Edital,Modelo de AGF's com a nave voando, tudo indica que tais alterações, inclusões somente via negociação após o término desse processo. É tudo uma questão de entendimento, essa possibilidade ficou muito claro na última reunião da Abrapost em S.Paulo.

    ResponderExcluir
  11. Caros, colegas

    Investimos e ganhamos a vida por vinte anos como ACF!
    Nos obrigaram inclusive a nos dedicar somente as franquias, lembram!!
    Prestem atenção:
    TUDO QUE O GOVERNO DÁ UM DIA ELE TIRA!!
    Portanto quando formos AGF vão nos tirar tudo e mais um pouco.
    Tudo culpa destes socialistas que tomaram conta do Brasil!

    ResponderExcluir
  12. Não é mais inteligente negociar a inclusão de serviços faturados no modelo de AGF do que ficar chorando o leite derramado? A historia segue seu caminho e quem for a ultima ACF a participar do processo licitatório que apague a luz!! Quanto mais rentavel AGF for, mais concorrencia existirá...e menores a chances das ACF existirem!!

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com