sábado, 31 de dezembro de 2011

Correios terão de cumprir requisitos mínimos de qualidade dos serviços

Entrega de cartas e cartões postais simples, por exemplo, devem ocorrer no prazo máximo de 5 dias úteis; no mesmo Estado, deve ser em 2 dias

KARLA MENDES / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

A partir de agora, os Correios terão de cumprir requisitos mínimos de qualidade dos serviços prestados à população. A entrega de cartas e cartões postais simples, por exemplo, devem ocorrer no prazo máximo de cinco dias úteis. Se o destinatário pertencer à mesma unidade da federação, esse prazo diminui para dois dias úteis. As encomendas não urgentes - aquelas que não se enquadram como Sedex - deverão chegar às mãos dos destinatários em 10 dias úteis, no máximo.

É a primeira vez que a estatal estará obrigada a obedecer regras para a entrega de correspondências e encomendas. "Antes não tinha prazo de entrega, era de acordo com o fluxo. Agora, o cidadão sabe o que pode exigir", disse ao Estado a subsecretária de serviços postais do Ministério das Comunicações, Luciana Pontes. As determinações foram publicadas ontem no Diário Oficial da União por meio de uma portaria do ministério. A empresa deverá cumprir esses prazos em 95% do total de correspondências.

Os Correios também terão de cumprir metas mais apertadas para universalizar o serviço postal. Até o fim de 2012, por exemplo, todos os 5.565 municípios do País deverão ter uma agência ou posto de atendimento da ECT e do Banco Postal, segundo a subsecretária. Hoje a estatal tem estrutura física em 99% das cidades brasileiras.

Também foram estabelecidas metas para que todos os 4.261 distritos com população igual ou superior a 500 habitantes sejam atendidos pelos Correios até 2015. Segundo Luciana, foi feito um escalonamento da obrigatoriedade de atendimento a partir do ano que vem. Já o serviço de distribuição, que é a entrega de correspondência pelo carteiro ou em caixa postal, deverá abranger 85% da população nos próximos quatro anos. Hoje, esse serviço atinge 82% dos brasileiros.

Outro mecanismo que vai facilitar o acesso da população aos serviços postais é a flexibilização dos endereços. Até agora, os Correios só eram obrigados a fazer a entrega em endereços legalizados pelo poder público. Com a mudança, a empresa terá de prestar o serviço nos locais onde haja alguma forma de identificação, mesmo que precária.

"Isso amplia muito a área de entrega, pois acaba com o excesso de formalismo e vai permitir que o cidadão possa exigir mais", destaca a subsecretária. Segundo Luciana, esse quesito era o principal alvo de reclamação contra os Correios, inclusive na instância judicial.

Correio digital. Os Correios devem lançar até o fim do primeiro semestre de 2012 o edital de licitação para a contratação de parceiros para colocar em prática o projeto da empresa denominado "correio digital", que consiste em plataforma para receber dados via internet de empresas de telefonia, energia elétrica e bancos, por exemplo, e imprimir as correspondências nos locais mais próximos aos da entrega.

"Queremos fazer o serviço completo para a prestadora de serviços públicos. A empresa de telefonia, por exemplo, manda via e-mail a conta do cliente com todos os dados e o extrato mensal. A gente produz o extrato e imprime onde é mais próximo", disse o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro.

Além de reduzir o custo e desafogar o trânsito de correspondências, Pinheiro ressalta que o correio digital será estratégico para prestar um serviço diferenciado para fidelizar esses clientes corporativos, que são os que ainda mantêm a carta tradicional - cujos volumes têm reduzido drasticamente ano a ano - em patamares altos e garantem uma receita importante do serviço que é monopólio dos Correios.

Para colocar em prática a proposta, serão feitas parcerias com gráficas e empresas de impressão, que serão selecionadas por meio de licitação. "Não queremos fazer isso sozinhos", afirmou Pinheiro. A previsão, segundo o executivo, é que o serviço esteja funcionando até o fim do ano que vem. O correio digital também pode facilitar o cumprimento das metas de prazos de entrega fixados pelo ministério, segundo a empresa.

Fonte: ESTADÃO.COM.BR

104 comentários:

  1. Querem inventar a roda.
    A mais de duas décadas nós entregávamos objetos URGENTE, simples ou registrados, (Carta, Cartão Postal, SEDEX, etc) em D + 1 nas capitais e D + 2 nos interiores.
    Ainda: todos os objetos eram rastreados ponto a ponto e respostas às RARAS reclamações tinham soluções em até 48 horas (NÃO TINHAM COMPUTADORTES, RASTREADORES, SISTEMAS etc).
    Hoje (na realidade o desmoronamento da ECT vem de anos de incompetência administrativa) com todo recurso tecnológico, com salários e vantagens nunca proporcionadas, não conseguimos os resultados mínimos necessários.
    Solução:
    TIRAR OS VAGAMUNDOS POLÍTICOS DE DENTRO DA ORGANIZAÇÃO.
    É Possível??????????????

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, concordo com suas observações qto aos quesitos qualidade praticada, eram requisitos básicos na operação em todo pais.
    Qto aos manos da politica, atualmente é uma situação muito difícil dentro da ECT, todo homem tem seu preço.

    ResponderExcluir
  3. Os Correios fazem parte da história do brasileiro desde 1663. Nas últimas décadas do século passado sempre tiveram a sua imagem ligada à credibilidade e eficiência, mas nos últimos anos alguns acontecimentos acabaram por mudar esse quadro. A empresa virou moeda de troca nas negociatas políticas do governo federal.

    Em 2005 o escândalo do “mensalão” teve o seu nascedouro justamente com imagens gravadas de um funcionário dos Correios recebendo pagamento de propina. Com a instauração da Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) voltada para a ECT, foram desvendados esquemas de desvio de verbas públicas, alem de outros temas relacionados ao atendimento que muitos tem conhecimento dos resultados negativos.

    ResponderExcluir
  4. Sinônimo de eficiência e confiança em serviços públicos passou o tempo em que os Correios podiam se orgulhar desse perfil. Na década de 80, por exemplo, seria inadmissível que alguma carta não chegasse um dia depois de ser postada, tanto dentro do estado quanto em remessas interestaduais. Hoje, com uma grande reforma em que poderá comercializar até linhas de telefonia celular, a situação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a histórica ECT, é muito diferente. Os 1711 e 1712 antigos responsáveis pela ECT, hoje estão com muita vergonha desse quadro/balcão de troca de favores que existem nos Correios.

    ResponderExcluir
  5. qualidade é otimo mas como o correio vai obter isto se nao tem funcionarios , carteiros suficientes pois a entrega e medida ao maximo possivel , e as cartas nem sempre sao na mesma quantidade uma semana 30.000 e na outra 60.000 como havera o mesmo parzo se os carteiros sao os mesmos ?

    ResponderExcluir
  6. São centenas de agencias (AC's) dos Correios que não dão lucro, simples fecham, transfere recursos para a distribuição/tratamento, alem de economizar com despesas de Agua/luz/aluguel ect..Não devemos nos esquecer que um empregado para os Correios tem seus ganhos aproximadamente 1.3 salários. É muito no brasil.
    Qto aos novos pontos de agencias a iniciativa privada toca..!!!

    ResponderExcluir
  7. É possível que falte carteiros, até porque é uma das unicas atividades que é medida dentro da empresa. O caminho com essa nova configuração não será mais contratar pessoas p/ os guadros da ECT., por que não criar parcerias para distribuição dos objetos não monopolizados????
    O correio digital será tambem uma grande saida para ganhar recursos nos tratamentos, ou não???
    Só não pode ao final de cada projeto na hora de aproveitar os ganhos de pessoal e transferir, vem os Chefes... de Departamentos/Diretores/Gerentes e dizem,"VEJA BEM"...!

    ResponderExcluir
  8. Banco postal,correios digital, serviço de telefonia movel, empresa de carga aérea etc....., são tantas as propostas dos administrativos visionários da ECT, que lançam a cada dia na imprensa um novo possivel serviço que poderá ser executado pelos correios, alguns em parceria com empresas marcianas,usam a empresa como se fossem proprietários, fazendo "testes" com o dinheiro público, mas que na realidade não consegue entregar em dia seu principal serviço o SEDEX, pois como já dizia o rei "cartas já não adianta mais", e para piorar lançam um fajuto edital para futuras AGF's, onde dentro dos moldes propostos pela empresa, fica notório que é um negócio que já nascerá abortado. Esses "administradores postais" subestimam a capacidade de raciocínio lógico dos candidatos, onde grande parte já domina a área e luta por um comissionamento digno e não esmolas.

    ResponderExcluir
  9. Mas parece que o próprio SEDEX será desmembrado da ECT e repassado a alguma empresa local numa dessas manobras agora permitidas pelo novo estatuto da empresa, onde a própria ECT será sócia minoritária - vejam a matéria postada dias atrás com a entrevista do presidente Vagner Pinheiro. Aos ecetistas de plantão e aos "1.711 e 1.712 antigos responsáveis pela ECT" (que não sei quem são) vai um recado : esqueçam essa ECT que agora só vai existir nas lembranças do passado...

    ResponderExcluir
  10. Tenho que concordar com voce!!!Infelizmente as propostas não passam meros ensaios., muito diferente da ECT no período de 1972 a 1984.

    ResponderExcluir
  11. Tá na hora da gente mudar de rumo. Brigar com uma empresa que não quer tem franquia e só dor de cabeça, para um dia chegar a nada.

    ResponderExcluir
  12. Esperamos que Associação tenha pleno conhecimento das dificuldades que as ACF's tem enfrentado na relação, Serviço/Cordial/Eventos ect... com a DR/SPM, a única comunicação existente entre as partes são as noticias e normas nos BI's.Mais nada!!! Assim não dá para construir um bom ambiente profissional. Que a Dna Maria da Gloria de uma olhada para esse lado, pricipamente agora com a criação do "GCR".

    ResponderExcluir
  13. Impressionante:
    Na realidade nós franqueados, somos vítimas do "Marinho", do "Jéferson" e sua trupe.
    Por conta de míseros R$ 3.000,00 até hoje temos nossas vidas desmoronadas, vendo ano após ano as nossas lojas fecharem e eles muito bem.
    O Roberto continua PRESIDENTE de partido político e o Marinho ninguém sabe onde foi parar são sabemos que aquele FDP, metido a corrupto abriu esta ferida que continua aberta pelos seus pares.

    ResponderExcluir
  14. E a tal Karla Mendes do Estadao publica estas groselhas que os correios falam pra tentar melhorar a imagem deles; fale que tem PAC sem nenhuma atualização desde 16.12, envio capital-capital....simplesmente parado....ah, correio...VTNC, vá !

    ResponderExcluir
  15. Acabei de chegar da reunião da ABRAPOST/SP e ficou o "dito" pelo "não dito", muito blá, blá , blá e na hora H todos tiram o corpo mfora..... A única coisa que valeu foram os "lanchinhos servidos na saida"

    ResponderExcluir
  16. Agora sim a Abrapost está no caminho certo. Parabéns. A união faz a força!

    ResponderExcluir
  17. Muito boa a explanação da Emily. Só quem entende e está há anos no negocio que tem condição de falar com tanta propriedade

    ResponderExcluir
  18. Antes de comentar o comentário acima, gostaria de saber o que esta pessoas esperava da reunião da Abrapost.

    ResponderExcluir
  19. Bem, nem tudo está perdido. Teremos um aumento de 50% na mensalidade.

    ResponderExcluir
  20. Beleza, pessoal.E o que foi dito (pelo não dito, segundo o colega) ?

    ResponderExcluir
  21. A Emmily provou por A mais B que esse Edital está pronto para ser "questionado e anulado" mas sinceramente acho que a Abrapost, em nome dos Franqueados, poderia tentar "brecar" esse Edital fajuto.

    ResponderExcluir
  22. Tenho certeza que a Emily não quis provar com suas palavras, que o edital pode ser questionado ou anulado. Ela simplesmente fez uma retrospectiva das nossas lutas e mostrou por sua vez, que a luta não acabou, temos muito a fazer, como sempre foi. É claro que se tivermos unidos, nossas chances de conseguirmos alguma coisa, é muito maior.

    ResponderExcluir
  23. Eu também queria saber o que o colega quis dizer com isso. Eu estava na mesma reunião e posso garantir que não ficou nada "dito pelo não dito". Acredito que ele chegou na hora dos lanchinhos e matou a fome, pois quando sai não tinha mais nada para comer. Vê se da próxima vez come alguma coisa antes de ir.

    ResponderExcluir
  24. O colega achou que a nossa associação ia entregar a solução de bandeja. Acorda menino(a), levanta o bumbum da cadeira e se mexe... Comece fazendo uma leitura seria do edital. Depois faça contas e veja se é viável para você e se operacionalmente você vai conseguir ter uma AGF como é a sua ACF. Ou seja, você vai conseguir dar o mesmo tratamento que você da hoje para os seus clientes depois de virar AGF. Feito isso, decida o que você quer! Não pense você que temos uma rede unida para tomarmos uma decisão coletiva. Se tivéssemos, não estaríamos nesta situação. Em janeiro de 2010, decidimos uma coisa e veja no que deu. Portanto nobre colega, se vira!!!

    ResponderExcluir
  25. ....Nossa.... Depois de tantos comentários "animadores" entre nós Franqueados, dá para se perceber claramente o quão estamos "unidos", é um querendo "furar os olhos do outro"....... Tanta falta de coleguismo e profissionalismo que temos que até tomar cuidado para não perdermos nossa Franquia para outro Franqueado..... ABSURDO!!!!

    ResponderExcluir
  26. Infelizmente, neste País quando toma-se um caminho errado não tem mais volta. Não podemos reclamar, pois ser bom aqui tem seu preço. Agora vai ser a mesma agonia dos primeiros 400. O comentário do colega é claro, se vira meu irmão.

    ResponderExcluir
  27. O problema do franqueado sempre foi o próprio franqueado sem freios.

    ResponderExcluir
  28. A melhor definição aprovada na reunião foi:

    "Participar e questionar os pontos cruciais após assinatura do contrato, desde que tambem questionados em momento anterior a assinatura"

    Esse é o caminho!!!!

    ResponderExcluir
  29. Bom...não sou de SP mas a julgar pelas entrelinhas ficou deliberado que não haverá uma contestação judicial por parte da Abrapost, de maneira coletiva, foi isso ? Ok. Aí escreveram que, após a assinatura do contrato irá se contestar aquilo que que se contestou antes ( ????????)? Voces só podem estar ficando malucos por 2 pontos: depois de assinado, camarada...já era, INÊS ESTARÁ MORTA !!!! Ninguem vai dar ouvidos a reivindicação alguma, haja visto o perrengue que quem ja assinou a está trabalhando está passando. E qual contrato voce irão assinar, nobres colegas ? Já ganharam a concorrencia ? E se não houver contestação e voces perderem ( talvez até pra um proprio franqueado "mui amigo" ) ?? Serão 20 anos na lata do lixo ?? Pensem muitissimo bem...melhor morrer na praia mas com um monte de areia na boca do que se entregar sem luta.

    ResponderExcluir
  30. Pelo jeito a estratégia dos Correios de colocar uma mulher à frente da negociação (em tese seria mais doçura e sensibilidade...mentira, olhem a doçura do edital...parece giló) deu certo. Abrapost caindo no canto da sereia.

    ResponderExcluir
  31. Quanto mais para frente contestarmos iremos ter muito menos chances de tentar brecar esse inútil e antiquado Edital.... Será Franqueado querendo ponto de Franqueado( nessa hora o tapinha nas costas e abraços dados na reunião da Abrapost caem por água abaixo ), será um querendo ferrar o outro.....

    ResponderExcluir
  32. Sábia colocação de nosso colega! Se não tomarmos uma decisão conjunta de cancelarmos esse Edital, seremos alvos fáceis para concorrentes e passadores de pernas de outros Franqueados que irão querer concorrer em nossos pontos( muitos franqueados sabem da ragilidade de outros ). A Abrapost poderia tomar essa providência em coletar o máximo de Franqueados insatisfeitos com esse Edital e entrar com "Ações conjuntas", pois só assim teríamos força em tentar brecar a continuidade desse processo, caso contrário, ações individuais perdem força facilmente.

    ResponderExcluir
  33. Minha reunião será logo das primeiras(SPM-começo de fevereiro) e estou extremamente temeroso pq sei que tenho concorrente(imóvel um pouco maior e com vaga de estacionamento). Gostaria que mais franqueados(ou Abrapost) tomassem comigo alguma posição jurídica antes da data de abertura pois sei que o estudo desse Edital para a quantidade de guichês está totalmente desatualizado e dá até para ser questionado e cancelado. Soube também, através de amigos que tem franquias(capital e interior), que seria melhor entrarmos com ações coletivas e não individualmente, será esse o caminho??? Tirem a minha desesperadora dúvida por favor...

    ResponderExcluir
  34. Se com o trabalho incansável da rede franqueada já é complicado atingirmos índice mínimos de qualidade, imaginem sem a rede.
    Com a exigência deste edital pontuando prioritariamente o prédio mitos de nós estaremos fora e a qualidade ...

    ResponderExcluir
  35. Ao amigo acima, que colocou sobre sua reunião ser uma das primeiras na DR-SPM: espere por algum posicionamento da Abrapost JÁ COM O DEDO NO GATILHO DE UM ADVOGADO SEU. Se a abrapost engasgar (tá com cara de quem vai aceitar a regra fajuta do edital, que tira muitos do páreo) voce ja entra com uma ação judicial pedindo anulação do seu edital EXTENSIVO A TODOS OS OUTROS EDITAIS, pois aí voce não fica sozinho e ganha companhia na briga. O meu pedido de anulação será extensivo a todos os editais.
    Estou aguardando a posição da Abrapost para decidir se continuo pagando ou não; se ela aceitar isso aí, eu não pago mais.

    ResponderExcluir
  36. Agradeço a dica do amigo que irá tentar anular esse Edital... Farei o mesmo e também aguardarei essa posição da Abrapost(por pouco tempo, pois sou um dos primeiros). Também repensarei(e muito) sobre o pagamento(sempre em dia) das mensalidades, pois se é cada um por sí, nada melhor que esse sinheiro seja convertido para um bom Advogado. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito da colocação de alguns colegas desse blog, estou pedindo também a anulação de meu Edital, extensivo a todos os Editais. Acho também que seria a nossa Associação (que pago em dia) que deveria entrar conjuntamente com isso, mas tudo bem. Agora, alguns colegas estão me abrindo novos horizontes, CONTINUAR PAGANDO A ABRAPOST????? Prá que???

    ResponderExcluir
  38. Em outro momento citei que o maior problema da rede são alguns franqueados, bem pior que os correios, hoje vejo que estava certo.

    ResponderExcluir
  39. O problema está em alguns poucos "engomadinhos que estão com seus pontos garantidos", que foram naquela Assembléia da Abrapost. Agora, infelizmente, é cada um por si.

    ResponderExcluir
  40. Passei pela licitação aqui em Minas, ganhei e posso garantir que me arrependi pois o investimento é alto, retorno incerto, programa SARA complicado e lento,comissão caiu,numero de funcionários exigidos e treinamento muito alto,pontuação impossivel de realizar já q o programa é ridiculo e o espaço exigido é provocação pois nao há necessidade de uma area tao grande de "retaguarda" que o edital exige. Agora quero largar mão da AGF,e não da ACF ,não vou investir em nada alem da reforma ja q o predio é da familia. Se´preparem para a pressão e falta de respeito com 20 anos trabalhando sério.O edital é ridiculo, derrubem mesmo pois aqui tivemos q passar esperando uma coisa e NADA aconteceu. ABRAPOST e ECT : silencio total.Pressão todos os dias.Nao tenho coragem nem de vender pois estaria passando um grande problema para outra pessoa.Deus ajude os futuros franqueados a derrubar esse EDITAL...

    ResponderExcluir
  41. Tem uns franqueados espírito-de-porco mesmo; mas dizer que há algo pior do que os Correios já é demais......hehehehe. Nada no Brasil, devido a copa e olimpiadas, vai ser licitado.Somente os correios, mesmo com novo estatuto, querem mostrar moralidade com uma estrutura moral e de serviços em frangalhos.

    ResponderExcluir
  42. Aqui no interior não é diferente, concorrí, ganhei(de raspão)com 2 guichês(antes eram 4) e estou totalmente ferrado( ñ consigo vender, ñ consigo trabalhar e com certeza vou me afundar ). Espero q aí na SPM vcs ANULEM ESSE EDITAL antes que Ele te anule, faça com que a Aprapost entre com ações urgente para parar tudo pq aqui a coisa ñ deu certo com ações individuais. CORRAM!!!

    ResponderExcluir
  43. É incrível, minha ACF atualmente possui 4 guichês e ainda caixas postais(tudo padronização ECT) e nunca tivemos problemas em atendimento e/ou expedição. Agora com esse "inútil Edital", cairá para 2 guichês e com menos de 15% da área ideal. Pode uma barbaridade dessas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode sim colega, mimha situação é muito parecida com a sua. Estou desistindo e ainda vou ter que pagar a multa apesar da reforma que fiz. EDITAL novo é fria, só com os treinamentos q vem por aí e a quantidade de funcionarios q pedem é absurdo.Nao da pra pagar o que dira sobreviver. Derrubem o EDITAL senão vcs vão ficar como nos mineiros FALIDOS

      Excluir
  44. Os diretores da ABRAPOST, pelo menos os que têm condições de responder pela associação, lêm este Blog? Digo isso porque nunca se vê uma resposta "oficial" da ABRAPOST aqui. E todas as perguntas e sugestões feitas, ficam sendo discutidas apenas entre franqueados. Seria interessante ter uma diretoria que prestigiasse mais este canal direto entre a associação e seus associados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. apoiado, ABRAPOST tem conhecimento desse BLOG / Se tem, pq nunca esclareceu ?

      Excluir
  45. Lamentável e preocupante alguns comentários sobre a competência da ABRAPOST.
    Posso assegurar que aqui na Paraíba, a entidade goza de inteira credibilidade.
    Os nossos Presidente e Vice, Srs. Plínio Moraes e Carlos Tenório,respectivamente, são, de fato e de direito, líderes natos e exemplos a serrm seguidos, exemplos de honestidade, probidade, competência e comprometimento com a causa que representam: o interesse das ACF’s.
    Temos de nos unir à nossa causa, a demonstração de divisão só nos enfraquece

    ResponderExcluir
  46. Com certeza deveriamos nos "unir à nossa causa"...... Mas ñ é o que parece ser em MG, SPI, SPM e alguns outros Estados, estamos todos separados, cada um correndo como pode. Deveríamos, junto com a Abrapost, entrarmos com ações conjuntas para anularem o Edital de todo o Pais.

    ResponderExcluir
  47. Estamos unidos sim o problema é que não se tem noticia de nada o que está acontecendo ou que atitude tomar.ABRAPOST deveria se posicionar e , fazer algum pronunciamento participar do BLOG como bem disse o colega.

    ResponderExcluir
  48. Esse blog seria melhor ainda se pudessemos ter um contato direto com a Abrapost, assim saberiamos a que pé está as negociações/ações das ACF's e AGF's com a ECT.

    ResponderExcluir
  49. O líder da Abrapost/BA, Sr Roberto, tbém se mostra capacitado e muito preocupado com a questão dos editais, a exemplo do estado da Paraiba.
    Quem está deixando a desejar são aqueles que deveriam mostrar mais indignação diante do "edital-massacre": o pessoal da Abrapost SUL/SUDESTE.
    Esperemos que o bom senso predomine entre nesta região tbem, haja visto as opniões nada animadoras daqueles que ja operam como AGFs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque o pessoal do SUL/SUDESTE tem que se preocupar com o pessoal do NORDESTE? Alguma vez vocês se preocuparam com a gente? Esta estoria de que vocês são pequenos, coitados, já era! Muitos de vocês são bem maiores que eu. O problema é que a gente aqui do SUL/SUDESTE corremos atras e vocês do NORDESTE, esperam que caiam do céu!
      Eu vou entrar sim, o edital para mim não está tão ruim. O edital está dando abertura para negociações e como sempre foi assim, não é agora que vai ser diferente. Se até hoje conseguimos o que conseguimos foi graças a Abrapost com muita luta, trabalho e negociações. Portanto, cada um tem que ver o que é melhor para sí.

      Excluir
    2. Nobre colega, o Brasil não é nada sem o SUL/SUDESTE! O que decidirmos, levamos o país inteiro. Portanto, reze para que o nosso desejo seja igual ao do NORDESTE

      Excluir
  50. Pelos horarios das postagens dá pra ver que tá todo mundo dormindo sossegado, né ? 2 da manhã....4 da manhã.....

    ResponderExcluir
  51. A insônia já perdura por tempos(desde o primeiro Edital) e acho que muitos colegas que precisam da ACF como seu sustento(não os engomadinhos que usam como investimento) também devem ester com olheiras até os pés.

    ResponderExcluir
  52. Eu não concordo com nada que estão escrevendo, mesmo porque, quem não tem coragem de se identificar, não pode ter credibilidade.
    Onde vocês estão vendo possibilidade de anular este edital? Sobre que pretexto? O que não dá é sair dando tiro para qualquer lado. Duvido que tenha um advogado orientando anular este edital. Se não está bom, não vá. Ninguém tem direito de atrapalhar quem quer ir.
    Eduardo-SP

    ResponderExcluir
  53. Espero que muitos Franqueados possam entrar com pedido de anulação desse Edital na Justiça. Espero também que a Abrapost questione e peça a anulação antes da entrega dos envelopes, pois essa de esperar passar pela reunião e por sorte conseguirmos assinar o contrato de AGF é dar um tiro no próprio pé. Não vamos esquecer também que a ECT nunca nos favoreceu em nada e muito menos favorecerá depis que alguns sobreviventes virarem AGF. Essa de deixar fluír para questionar depois é "CONVERSA PRA BOI DORMIR"

    ResponderExcluir
  54. Ah, sim. Falando em dar um tiro no pé, a simpática Dra. Maria da Glória, vice-presidente de Rede e Relacionamento com Clientes da ECT, fotografada ao lado do Presidente da ABRAPOST e diretoria bela, num gesto de tocante boa vontade, certamente imbuída pelo espírito natalino e, provavelmente, com o intuito de prestigiar nossa associação e aprimorar ainda mais o relacionamento dos Correios com suas franquias, emitiu um simpático parecer optando pelo fechamento de 28 AGFs, só na DR-SPI. Isso sim é um belo exemplo de relacionamento! Aliás, do mesmo tipo que a corda tem com o pescoço do enforcado: BEEEEM ESTREITO! KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  55. Vocês já fizeram um orçamento de quanto vão gastar para montar uma AGF? Posso garantir que vai ser muito mais do que a ECT prevê naquela tabela. A minha agência está quase pronta. A previsão de gasto para 3 guichês era de R$197.388,35. Eu gastei mais de R$200.000,00 sem computar a reforma. Agora neste edital a previsão para os mesmos 3 guichês é de R$ 149.987,38. Não cometam o mesmo erro que cometi. Antes eu tivesse ouvido os meus colegas e a Abrapost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito mais que 200.0000.00, podem ter certeza.Tem teinamento, deslocar funcionarios e para cada setor um funcionario especifico: atendente nao pode fazer expediçao que nao pode ser tesoureiro e ainda tem o gestor.

      Excluir
  56. Imagina eu me identificando e falando de todos os problemas de minha Agência para conseguir concorrer nesse Edital, ia ser uma chuva de "Gaviões" querendo concorrer em meu ponto, fora os "Mui Amigos" Franqueados que iriam passar a perna em mim...... Deixa assim que é menos pior.

    ResponderExcluir
  57. Na ultima reunião da Abrapsot SP, quando perguntado se todos concordavam em não contestar o novo edital, não vi uma só mão levantada, inclusive pessoas que muito combateram, que muito brigaram, que correram risco de perder sua ACF para concorrencia não se manifestaram contra, vejo ai um sinal, agora é pegar ou largar, ACF devemos esquecer.
    Por tudo que tenho conversado com AGF's, a situação é de muito estresse, mas vou pagar pra ver, mesmo porque depois de 20 anos não tenho outra coisa a fazer. Qualquer ação judicial esta fadada ao fracasso, nossos argumentos são fracos e podem ser derrubados facilmente, foi assim que entendi a argumentação dos diretores da Abrapost SP.
    Aos que continuam e aos que param, desejo sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a ABRAPOST ou qualquer outra entidade de franqueados, devia entrar com ações indenizatórias contra a ECT, sempre que houvesse centavos de prejuízo aos seus membros. Aliás, deviam ter por hábito deixar esse negócio de ficar querendo dialogar com uma estatal, cabide de empregos de políticos (que parece que querem mais é vender a empresa pra concorrência, pra ganhar uma gorda comissão) e partir primeiro para a via judicial e daí esperar que a ECT queira dialogar, nunca o contrário.

      Excluir
  58. Minha leitura foi a mesma do nosso colega, aos "que continuam e aos que param, desejo sorte" Outro detalhe, com certesa a Abrapost,faz leitura do Blog, alem dela a ECT também faz e cada vez mais esta se fortalecendo com os argumentos aqui relatados. Sempre disse, o maior problema do franqueado é ele mesmo!

    ResponderExcluir
  59. Acho que na próxima reunião da Abrapost, a primeira coisa que tem que ser perguntado, sem prévias argumentações de apoio ou não, é quem quer virar o barco e quem quer ficar nele.As tentativas de solução tem que ser apresentada para ambos os lados. Acho que é mais fácil simplificar e não complicar.

    ResponderExcluir
  60. ULTIMA NOTICIA!
    Aqui no Paraná, todos os Editais estão SUSPENSOS!
    Vale a pena lutar, coragem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Paraná suspederam todos os Editais!!!! Força SPM, precisamos de vcs para fortalecermos mais a nossa vitória nessa guerra!!!

      Excluir
    2. Parabens PARANA! Nós aqui da SPM queremos saber que advogado conseguiu isso. Nos passe o contato.

      Excluir
  61. Se o Rio Gde do Sul entrasse também forte com ações de suspensão, talvez as coisas ficariam mais fáceis para o resto do Brasil.

    ResponderExcluir
  62. Alguem sabe qual os argumentos que levaram o Parana a conseguir parar a licitação ?

    ResponderExcluir
  63. Como nós AGFs vamos ficar se este edital for anulado?

    ResponderExcluir
  64. ALGUÉM SABE SE ESSA CONQUISTA DO PARANÁ OCORREU POR ADVOGADOS DA ABRAPOST/PR OU ALGUM "ILUMINADO ADVOGADO" QUE TEVE EESA BRILHANTE IDÉIA??? SE FOR, MANDE ELE POR "SEDEX À COBRAR" PARA SÃO PAULO!!!! (capaz de ser extraviado)

    ResponderExcluir
  65. Mande dados do/s advogado/s que suspenderam esse Edital pois aqui no SUL muitos de nós estamos quebrando a cabeça para conseguir essa BRILHANTE NOTÍCIA!!!

    ResponderExcluir
  66. Porque todos os presidentes das Abraposts do Brasil inteiro não se unem ao Paraná? Agora é a hora! A UNIÃO faz a FORÇA! Vamos nos mobilizar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  67. Franqueados do Rio Grande do Sul, vocês tem uma presidenta que é porreta por de mais. Tenho certeza que ela vai tentar anular este edital. Confiem

    ResponderExcluir
  68. "Nunca Antes na História Deste País",teve tantos manifestos neste Blog, acorda gente, alguma coisa tá errada.

    ResponderExcluir
  69. Aqui no Sul(RS) estamos apoiando em massa a união das ABRAPOST's para tentarmos anular esse Edital, os resultados do PR nos animaram(e muito) nessa caminhada. Gostariamos de saber o nome desse "abençoado" Advogado que conseguiu a suspensão dele, pois se a Abrapost falhar, comprariamos o "passe" dele!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O abençoado advogado não é tão abençoado assim, está vendendo uma liminar fraca, velha e que não se mantem!! Cuidado, todos queremos uma mágica! E esse advogado é bem mágico, sem ética e sem fundamento! Pobres paranaenses que estão sendo iludidos, o tempo pode passar e eles ficarem a ver o navio passar!

      Excluir
  70. Exatamente o que relatou o colega: NUNCAANTESNAHISÓRIADESTEPAÍS este blog teve tanto acesso e tanta participação; e tá tudo certo com o edital ? Acordaaaa

    ResponderExcluir
  71. Pelo que entendo, este blog é para isso mesmo. Os franqueados estão se manifestando mais, porque a situação exige isso. Isto está te incomodado? Por quê?

    ResponderExcluir
  72. Não, colega, não está me incomodando, você deve ter entendido errado. Acho eu que estamos do mesmo lado.Leia de novo, com calma, e veja se entende o que foi escrito

    ResponderExcluir
  73. Vamos ver quem são os pais da liminar do PR se é que ela existe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que a liminar existe, ninguém blefaria desta maneira. Acontece que nós do Paraná já tínhamos uma sentença anulando o edital passado, onde o Juiz determinava que a ECT só poderia colocar outro edital na rua se tivesse audiência publica, qualificação técnica e esclarecimento sobre margem de lucro. A ECT só fez a audiência publica. Portanto não foi difícil suspender este. Entendeu?

      Excluir
  74. Vocês AGFs vão continuar como estão, ferrados..., e eu sinto muito.

    ResponderExcluir
  75. Esse blog tá mais "afiado" e unido do que a última reunião da Abrapost!!! Só com os comentários que colocamos descobrimos que existem muitos Franqueados querendo ações imediatas para tentar anular esse Edital e que, melhor ainda, tivemos a felicidade de saber que no Paraná as coisas estão fluindo muito bem!!Parabéns ao criador desse blog e parabéns ao Advogado que conseguiu a suspensão do Edital no PR!!

    ResponderExcluir
  76. Com a união de alguns franqueados aqui do RS, entraremos nesta semana com um pedido de "suspensão do Edital", esperamos que dê certo como com nossos colegas do PR. Agora só falta SP(que por sinal tem mta força) para suspender ou até buscar a "anulação desse Edital". FORÇA SPM!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês ai no RS, vão entrar pelo estado? O que decidiram? Podemos contar com a suspensão desse estado?

      Excluir
    2. Aqui no RS resolvemos licitar e atender individualmente cada franqeuado! Temos franqueados que querem licitar e podem e outros que não! Não podemos determinar uma decisão unica!

      Excluir
  77. O que iremos pleitear depois da ECT estar com a faca e o queijo na mão??? Precisamos discutir e conseguir antes de irmos entregar nossos envelopes, caso contrário, "só bobinho vai acreditar....." VAMOS ACORDAR SPM!!!!!! PARANÁ JÁ CONSEGUIU, E NÓS????

    ResponderExcluir
  78. Este Blog está bombando, isso é muito bom! Parabéns para quem teve a idéia de montar, parabéns!

    ResponderExcluir
  79. Após ler todos os comentários de hoje no blog, preciso fazer algumas considerações: a liminar do PR pode cair em dias, o advogado está vendendo a decisão a franqueados desesperados por R$ 20.000,00, e a tese é velha conhecida, portanto cuidado! A ABRAPOST vem construindo as soluções há 20 anos e não seria agora que deixaria a rede sem encaminhamento, mas as vezes a solução não acontece de uma hora pra outra!
    Soluções de dias também não servem!
    Calma pessoal é obvio que estamos atentos.

    ResponderExcluir
  80. A decisão do PR contempla todos os editais publicados no dia 14/12/2011, portanto todos os editais do Brasil estão suspensos!!

    ResponderExcluir
  81. As AGFs que estão esperando a equiparação, atrapalharam as ACFs que se mantiveram firmes na justiça, agora vão ter equiparar com nada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu continuo pagando as mensalidades da Abrapost pra ajudar um idiota como voce.

      Excluir
    2. Já vi que na Abrapost não tem lugar pra AGF. Vou mudar de associação e lutar contra as ACFs. Eu estava lutando junto até agora, mas depois de ver as postagens contra as AGFs, iguais a sua, tô fora! Vou cuidar é dos meus interesses e tomara que você se ferre!

      Excluir
    3. Mas o idiota é esperto heim? Conheço seu tipo, sempre culpa alguem por sua incompetencia, herdou sua franquia do papai e deve estar de olho em outro ponto alem do seu, só pra se garantir.
      E tambem não deve estar com as mensalidades em dia.
      Vai se catar otario egoista.

      Excluir
    4. Colega, não concordo com você, sou AGF e estou sendo muito bem atendido pela Abrapost. É claro que pelo fato de termos virado AGF, estamos em desvantagem perante os ACFs. Digo isso, pq hj as ACFs tem varios caminhos a percorrerem e com certeza com sucesso. Quanto a nós, temos que buscar oxigenio para aguentar e esperar o que as ACFs vão conseguir, pois teremos direito a tudo que for conseguido. Isso foi dito pela propria ECT. O maneira que temos para ajudar, é mostrando todas as nossas dificuldades.

      Excluir
    5. ACF, AGF, a luta é de todos e a Abrapost tem deixado isso claro, o que não pode é aparecer pessoas acusando os que por força das circunstancias assinaram seus contratos.

      Excluir
    6. Eu continuo torcendo pra você se ferrar e espero que tenha vários concorrentes ao seu ponto, seu espertão. Aposto que o novo franqueado que vai ficar com o seu negócio ficará muito feliz de ver que você fez de tudo pra separar as AGFs das ACFs e diminuir o poder de fogo da sua associação. Daí é você que vai se equiparar a nada!!! KKKKKKKKKKKK

      Excluir
    7. Colega AGF, se você continua ajudando a ABRAPOST pode ter certeza que pra voce mesmo quer o beneficio vai voltar, se o edital suspender tu vai equiparar com o o que?

      Excluir
  82. Prezados,
    É com muita tristeza que vejo que o grito dos desesperados começa a fazer coro neste momento de dificuldade. Falo isso, pois em tantas dificuldades que estamos enfrentando neste momento, um profissinoal da área do direito que se diz advogado vem apresentar as soluções mágicas e rápidas para todos os problemas!!!! A QUE BOM SE FOSSE TÃO SIMPLES ASSIM!!!!! É OBRIGAÇÃO TRAZER AO CONHECIMENTO DE TODOS QUE A DECISÃO OBTIDA PELA ESTADO DO PARANÁ É UMA GRANDE BOMBA RELÓGIO, POIS O MESMO ADVOGADO QUE CONSEGUIU REFERIDA DECISÃO TAMBÉM INGRESSOU NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL COM UMA AÇÃO COLETIVA TENTANDO AFASTAR O FECHAMENTO EM SETEMBRO DE 2.012, E, PELO ANDAR DO PROCESSO O MINISTÉRIO PÚBLICO JÁ SE MANIFESTOU AO CONTRÁRIO A TESE E É BEM PROVÁVEL QUE A AÇÃO VENHA SER JULGADA IMPROCEDENTE, OU SEJA: AS ACF´S CLIENTES DESTE ADVOGADO SERÃO FECHADAS EM SETEMBRO, E, PIOR NÃO TERÃO SEQUER OS CONTRATOS DE AGF PARA PODER ASSINAR!!!!!!!
    O QUE ADIANTA UMA DECISÃO JUDICIAL SOMENTE DE UM ESTADO ISOLADO????
    O QUE ADIANTA UMA DECISÃO JUDICIAL SEM QUALQUER ESTRATÉGIA POLÍTICA E JURÍDICA NACIONAL?????
    O QUE ADIANTE UMA DECISÃO QUE VISA SOMENTE ARRECADAR R$ 20.000,00 DE CADA UM DE NÓS FRANQUEADOS?????
    O QUE ADIANTA UMA DECISÃO JUDICIAL QUE NÃO VENHA COM AS EXPLICAÇÕES DE TODOS OS PERIGOS DESTE CAMINHO ADOTADO????
    BOM MEUS AMIGOS, EU PODERIA FICAR HORAS AQUI DEMONSTRANDO QUE O "CANTO DA SEREIA" É MUITO BOM NÓS OUVIRMOS, E ATÉ MUITAS VEZES QUEREMOS OUVIR, MAS TEMOS QUE TOMAR MUITO CUIDADE NESTE MOMENTO NAS DECISÕES QUE IREMOS TOMAR!!!!!
    NÃO VAMOS NOS DEIXAR LEVAR PELO IMPULSO, POIS TEMOS QUE SER MAIS FORTES DO QUE NUNCA AGORA!!!!!

    ResponderExcluir
  83. Prezados colegas,

    Sou um franqueado da cidade do Rio de Janeiro e acredito que a questão não é mais política ou judicial pois este caminho estamos trilhando há anos sem sucesso pois, desde 2006, a ECT somente vem criando obstáculos tornando qualquer tipo de entendimento difícil.
    Acredito que temos que começar a enfrentar a ECT e fazer ela entender que os clientes trabalhados por nós, franquias dos Correios, são nossos e não da ECT. Os contratos de IE, MDP, Entega Direta, Sedex, e-Sedex, PAC, etc são das ACF’s pois foram prospectados, trabalhados e mantidos pelas ACFs. Costumo dizer que as ACFs são o Correio que dá certo pois, com a sua flexibilidade, competitividade e possibilidade de oferecimento de inúmeros serviços adicionais gratuitos, tornamos a ECT a empresa que ela é hoje e com capacidade de concorrer com as outras transportadoras. Sem as ACFs, a ECT iria entregar encomendas somente no interiorzão do Brasil, pois os grandes centros seriam das transportadoras.

    Pelo que tenho conhecimento, as ABRAPOSTs de todos os estados estão conversando com a ECT para que, após a licitação, vários pontos sejam revistos, tentando tornar as, então AGFs, em ACFs novamente. Porém, isto é uma licitação. O edital diz que a ECT poderia rever as comissões visando o equilíbrio econômico das AGFs. Mas não diz que poderá rever a questão estrutural das AGFs que, no fundo, nos tornar ACs. Ou seja, não diz que podemos deixar de utilizar o SARA, que AGFs com 2 guichês poderão utilizar 1 guichê, etc. Desta forma, se a ECT permitir que as AGFs tenham a mesma flexibilidade que as ACFs, poderemos ter novamente uma briga judicial com os franqueados que, por diversos motivos, ficaram de fora da licitação. Isto é real e irá acontecer. Qualquer alteração nas normas do edital, em tão pouco tempo após a inauguração das AGFs ou mesmo de sua licitação, será má fé da ECT, ou seja, estarão rasgando o edital. Além disso, como existe AGF licitada sobre um edital que foi cancelado? Não existe equiparação de edital! Isto é uma licitação pública! Caso ocorra equiparação, também teremos muitos franqueados de fora do processo licitatório que entrarão na justiça contra estas AGFs. Ou seja, teremos brigas judiciais eternas e sempre o fantasma do fechamento rondando as nossas agências!.....

    ResponderExcluir
  84. ....Quando conversamos com a ECT sobre os pontos dos quais discordamos do edital, ela diz que a licitação é pública e se não estamos satisfeitos não deveríamos participar
    Se questão é para ser conduzida desta forma e como acredito que somente iremos resolver este problema quando todas as ACFs e AGFs se unirem, de fato, em torno deste problema que nos é comum, minha proposta é:

    1) Todas as ACFs do Brasil deveriam entregar o envelope de habilitação com todos os documento e o envelope técnico somente com a ficha técnica e alguns anexos que não precisam de arquiteto. Desta forma, todas estariam habilitadas mas seriam desclassificadas. Como, esperamos que nenhum franqueado tenha concorrência no seu ponto, a ECT , caso queira ter uma AGF no item licitado, terá que negociar com a respectiva ACF ou terá que fazer um novo edital;

    2) As AGFs já inauguradas deveriam cancelar o seu contrato de franquia de AGF e voltar a funcionar como ACF. Apesar de já ter vendido muitos serviços para os órgãos públicos, como não sou advogado, não sei até que ponto isto é possível. Sendo possível, o custo de pagamento da multa pelo cancelamento do contrato e os custos judiciais deste processo seriam rateados por todas as AGFs e ACFs do Brasil.


    Se nos unirmos e enfrentarmos a ECT e seus desmandos, tenho certeza que iremos obter sucesso em nossa luta. Imagina no dia 01/10/2012, todas as AGFs e ACFs fechadas! Será o pesadelo dos Correios! Os principais clientes postando na concorrência! Será um prato cheio para nós e para a imprensa. E sabemos que quando reabrimos os clientes, no fundo, sempre voltam. Voltam depois de quase 1 mês de greve. Tenho certeza que, por uma boa causa, voltariam. Afinal eles são nossos verdadeiros parceiros.

    Vamos nos unir colegas! Somente assim seremos fortes!

    Obs1: O edital diz que podemos fechar um contrato ECT somente com clientes “varejo” (GEVAR). Que clientes “atacado” (GECOM) somente poderão ter contrato firmado com uma AGF com autorização da ECT. Prestem atenção nisso!

    Obs2: Como o Brasil que se diz um país de todos permite que somente pessoas com 2º grau completo possam trabalhar numa franquia dos Correios! Isto é discriminação!

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com