quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Correios vão lançar edital de franquias em dezembro

Por André Borges e Daniel Rittner | De Brasília

Os Correios querem por fim a um impasse que já dura quase dez anos: vão lançar, na primeira quinzena de dezembro, o edital de licitação para contratar em torno de mil agências franqueadas. A informação foi antecipada ao Valor pelo presidente da estatal, Wagner Pinheiro, que revela a intenção de ter o processo licitatório concluído em março do ano que vem. "Todas as agências deverão estar regularizadas até um ano depois, em março de 2013", detalhou.

As franquias postais vivem em estado de insegurança jurídica desde 2002. Elas representam só 12% da rede total de agências, mas são responsáveis por cerca de 40% do faturamento dos Correios. O TribCorreriounal de Contas da União (TCU) já chegou a questionar a constitucionalidade de manter seus contratos vigentes sem nunca terem passado por licitação, mas a abertura de concorrência tem esbarrado sempre na lentidão da estatal ou na chiadeira dos próprios empresários.

Agora, Pinheiro aposta em uma solução que considera mutuamente satisfatória e diz ter obtido sinal verde do TCU para o edital. "Procuramos ouvir todas as angústias e reivindicações do setor. No nosso entendimento, chegamos a bom termo", afirmou o presidente.


Os novos contratos terão validade de dez anos, podendo ser renovados por mais dez. No processo de licitação, o critério para definir a vitória em cada uma das franquias será o de melhor proposta técnica, com preço fixado em edital.

Uma das principais novidades do novo edital é a inclusão do marketing direto (basicamente mala-direta) entre os serviços que as franquias estarão habilitadas a oferecer. Na licitação anterior, suspensa sem que mais de dois terços das agências tivessem completado o processo, esse serviço era uma exclusividade da rede própria dos Correios. A reclamação das franqueadas era porque, em muitos casos, o marketing direto correspondia a mais da metade de suas receitas.

Pinheiro não adianta valores, mas deixa claro que a taxa de remuneração das franqueadas também vai melhorar. Pelos contratos vigentes, os Correios pagam a elas uma participação de 40% a 10% de suas receitas. Quem presta a menor quantidade de serviços tem uma fatia maior, enquanto quem vende mais fica com participação inferior. O edital suspenso reduzia esses índices para 29,5% a 5%, o que gerava fortes críticas dos empresários.

"As tabelas de remuneração dos serviços estavam muito apertadas", reconheceu o presidente. Ele disse, porém, que serão mantidas restrições para a captação de clientes no atacado. Isso significa que companhias como bancos, distribuidoras de energia e teles que enviam suas faturas, por exemplo, deverão ficar como clientes exclusivos das agências próprias dos Correios.

Em versões anteriores de licitações que não foram adiante, houve questionamentos sobre um eventual favorecimento da estatal aos atuais donos de franquias, com a inclusão de exigências nos editais que só eles poderiam atender. A vice-presidente de rede e de relacionamento com clientes dos Correios, Glória Guimarães, garantiu que haverá isonomia na disputa. "Todos entram em igualdade de condições", assegurou ela.

No ano passado, os Correios tentaram licitar a rede de franquias postais, mas o processo acabou suspenso devido à enxurrada de liminares judiciais contrárias ao processo. Apenas 455 das 1.418 agências foram efetivamente licitadas. Dessas, 56 já foram instaladas. As demais estão em fase de implantação. Como elas assinaram compromissos baseados em outras regras, inclusive de remuneração dos serviços, haverá aditamentos aos contratos em vigência. "Os próprios Correios tomarão a iniciativa de fazer as alterações", disse a vice-presidente.

As agências franqueadas, que hoje predominam na rede dos Correios em grandes centros urbanos, foram instituídas no início dos anos 90. Entre 1992 e 1994, foram expedidas 1.748 autorizações. A Lei 9.648, de 1998, incluiu os serviços postais no rol de atividades públicas sujeitas ao regime de concessão ou de permissão, estabelecendo prazo até o fim de 2002 para os contratos.

Sem as providências para fazer um leilão das franquias até essa data, o governo prorrogou a validade dos contratos até novembro de 2007. O TCU entrou nas discussões e argumentou que a prorrogação havia sido inconstitucional. Mas a estatal fracassou novamente na tentativa de licitar as franquias e renovou os contratos até novembro de 2010. Em cima da hora, uma medida provisória estendeu o prazo até 2012, mas a cobrança do TCU para a licitação aumentou ainda mais.

A publicação dos editais é aguardada com apreensão pela Abrapost, instituição que representa a rede de franqueados. No fim do ano passado, a associação chegou a sugerir que o país sofreria um "apagão postal", caso a estatal não entrasse em acordo com as franquias. Dessa vez, o clima é mais ameno. "Não conhecemos os detalhes do que será proposto, mas temos confiança que serão apresentadas regras mais equilibradas", disse Marco Aurélio de Carvalho, advogado da associação.

Fonte: Valor Econômico

61 comentários:

  1. Apesar do assunto abaixo não fazer parte da materia inicial acaba sendo importante como informação a todos:

    "BALANÇO DA OPERAÇÃO CRÉDITO FÁCIL"

    Como resultado da Operação Crédito Fácil, a PF cumpriu 58 mandados de busca e apreensão, por meio dos quais foram arrecadados cartões de crédito, mídias, mercadorias adquiridas pelo grupo, televisores, equipamentos de informática, máquinas para clonar cartões, placas de computadores para obter dados e impressoras para impressão desses cartões.

    Em espécie, foram apreendidos cerca de R$ 30.000,00, em moeda nacional e dólares.

    Contas bancárias e veículos dos investigados sofreram bloqueio judicial, dentre eles um veículo de luxo importado.

    Foram cumpridos 42 mandados de prisão preventiva que resultaram em 36 presos: 1 em Limeira, 1 em Itapetininga e o restante na Grande São Paulo. Dos presos 3 são servidores de carreira, 2 são empregados terceirizados e 1 é ex-empregado.
    fonte:PF

    ResponderExcluir
  2. Aqui no interior quando a gente escuta muito lero-lero, como esse aí, tem o costume de dizer:

    "Cantiga velha não custa entoar".

    ResponderExcluir
  3. Visão dos Correios sobre os franqueados: FRANQUEADOS SÃO COMO PERU: LANÇAMOS O EDITAL EM DEZEMBRO E MATAMOS ELES NA VÉSPERA DE NATAL !!!

    ResponderExcluir
  4. Essa é a 4ª ou 5ª tentativa de licitação empreendida pela ECT. Será que desta vez ela aprendeu a elaborar um edital decente respeitando o regramento legal e sua responsabilidade de licitar contratos economicamente viáveis, de modo a garantir o interesse e a participação do setor privado na produção de serviços de qualidade à população ?

    ResponderExcluir
  5. Anuncia-se a inclusão de marketing direto, mas se for a nova modalidade já apresentada a grandes clientes estratégicos dos Correios, vai ser o maior fiasco porque não partiu das necessidades e características dos clientes usuários desse serviço. Se restringir a essa nova modalidade de mala direta, não vai haver clientes interessados - e mais uma vez, vai ser a festa dos concorrentes e a desgraça da ECT e dos novos franqueados contratados. Haja competência !!!

    ResponderExcluir
  6. Os atuais franqueados não reivindicavam "favorecimento" para si, como dá a entender a matéria. Eles questionaram a inviabilidade econômico-financeira do contrato licitado - o que ficou plenamente demonstrado a) pelo desinteresse e não participação de outras empresas interessadas; b) pela declaração da vice-presidente entrevistada de que "haverá aditamentos" aos poucos contratos assinados a partir da licitação anterior (e cancelada na maior parte do Brasil.

    ResponderExcluir
  7. A matéria fala que 455 das 1.418 agências foram licitadas e 56 já foram instaladas - e a Vice Presidente anuncia que seus contratos serão alterados. Será que esses 455 não fizeram as contas e nem analisaram o caso das ACCI (3.000 pontos licitados em 2002, 300 licitações foram concluídas, somente 1 ano depois de funcionamento tiveram sua comissão alterada de 16% para 25,65%, e mesmo assim hoje, decorridos 10 anos poucas sobreviveram ao fracasso desse modelo, sendo fechadas por inadimplência??)?

    Parece que acreditaram que o sapo possa se transformar no príncipe encantado... (nem com varinha de condão e fada madrinha...) e se esqueceram que o mundo aí fora está cheio de lobos maus...

    ResponderExcluir
  8. ....esse Edital "novamente" não está me cheirando a coisa boa, vamos ficar espertos e se precisar.....PAU NELES!!!!

    ResponderExcluir
  9. Será que as nulidades vão tentar triunfar de novo? Desse jeito nem Rui Barbosa aguenta!!!

    ResponderExcluir
  10. A toda diretoria da Abrapost, o meu muito obrigado.
    Jeremias-RJ

    ResponderExcluir
  11. Nós que acreditamos desde o inicio que a Abrapost estava no caminho certo, queremos parabenizar a diretoria toda pela dedicação que tiveram com nossa causa.

    ResponderExcluir
  12. Vamos ficar atentos, o presidente Sr. Wagner Pinheiro, disse "aditamentos aos contratos em vigência" e não migração, transposição... Com certeza vão acrescentar uma coisa ou outra, ou seja, vão dar esmola para nós.

    ResponderExcluir
  13. Em relação ao 6º comentário que cita que os franqueados não queriam favorecimento para si: existe imoralidade alguma em querer reconhecimento por 20 anos de trabalho prestados de forma competente ? Existe imoralidade em querer reconhecimento por parte de uma empresa que estava em regime pré-falimentar quando requisitou franqueados para um tiro no escuro, sem dar garantia alguma ? Existe imoralidade em querer permanecer num negócio que em muitos casos se passou de pai pra filho ?
    Este é um erro que os Correios e o Brasil atual imprime nas pessoas/empresas de bem: você faz tudo direito, de forma competente e ainda tem que pedir perdão aos Srs de Engenho.
    Pára com isso.
    Hoje é facil os Correios terem nos editais "trecho principal"...claro... quem foram os bois-de-piranha quando não se sabia se naquele ponto comercial o negócio vingaria ??? Fomos nós que abrimos a trincheira para que eles hoje saibam onde o negócio poderá dar certo (poderá por que naquela comissãozinha do edital passado nem Mac Donalds fecha no azul)

    Imoralidade é oque os Correios vem fazendo há 3, 4 anos, esta tortura mental que paralisa qualquer iniciativa empresarial, prejudicando até mesmo o proprio Correio.

    Se eles praticassem a continuidade dos mesmos empresários ja testados no negócio seria o mínimo da razoabilidade.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Abrapost e todas as assessorias. Deus na sua infinita bondade abençoe, vocês todos sempre!
    Maria Cecília

    ResponderExcluir
  15. O que houve de tão maravilhoso assim para todos agradecerem a Abrapost de forma tão convicta ?

    ResponderExcluir
  16. ...só se a ABRAPOST conseguiu alguma "brecha" na Lei(ou no Edital) para darem continuidade em nossos negócios sem o "Maquiavélico e Falido" modelo de "Novo Edital" que está chegando.... do contrário, agradecer!?!?!?

    ResponderExcluir
  17. KI BELEUZA!!! (29)

    Mais alguns simpáticos comentários extraídos das últimas postagens, respectivamente do n° 4.281 ao 4.300, do ABAIXO-ASSINADO CONTRA OS MAUS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS CORREIOS ULTIMAMENTE ( Para acessá-lo, copie e cole em seu navegador o link abaixo:
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?page=&sr=2661&pi=P2011N9574 )


    4281... Entregaram mercadoria em endereço errado

    4282...

    4283... Há mais de 80 dias aguardo o recebimento algumas encomendas internacionais!!

    4284...

    4285...

    4286... Serviço de importação do Correios está horrível, quando não extraviam, demoram em média de 2 meses para entregar uma encomenda que o Correios dos EUA mesmo em crise entrega leva 25 dias em média

    4287...

    4288...

    4289...

    4290...

    4291... Já fui roubado pelos correios e eles me disseram que não podem fazer nada. Isso é um absurdo

    4292...

    4293...

    4294... UM ABSURDO NOSSAS ENCOMENDAS SEREM VIOLADAS E FURTADAS !

    4295...

    4296... Tenho um Processo no Juizado Especial Cível Federal por "roubo a carteiro".

    4297... Inadmissível, estou com uma encomenda parada há 33 dias (em 30/11) nesse abismo sem fundo que é a UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL, sem telefone, endereço ou qualquer outro dado sobre tal departamento.

    4298... Não só os correios, mas nossa alfandega é uma verdadeira porcaria! Só trabalham quando querem!

    4299...

    4300...


    É POR ISSO QUE TENHO TANTO ORGULHO DE TER A ECT COMO MINHA EXIGENTE FRANQUEADORA!!!

    ResponderExcluir
  18. Pra quê Licitar??? Faça igual as Lotéricas, Cartórios, etc; já nos "enchem tanto o saco" com Auditorias de GECOF, GERAT, GEFIN e todos os "GES" da vida que nós nem precisamos mostrar mais para ninguém que somos capazes de dar continuidade em nossos negócios e "engordar mais o faturamento da ECT".

    ResponderExcluir
  19. É verdade. De tantas "GES", só falta mesmo a GESTAPO, para nossa felicidade total!!! KKK

    ResponderExcluir
  20. Vai ser uma vitória fanática se a ECT reconheceu todos os problemas do edital. Desde o começo, janeiro de 2010, a Abrapost mostrou e provou, com pareceres e estudos que o edital tinha muitas falhas e que era um modelo inviável. Mas infelizmente, alguns empresários seguiram, e estão pagando caro. Mas para se vencer uma guerra, o exercito tem varias baixas. Vamos aguardar, quem sabe ainda dá para salvar os bravos saldados.
    Jeremias-RJ

    ResponderExcluir
  21. A publicação dos editais é aguardada com apreensão pela Abrapost, instituição que representa a rede de franqueados. No fim do ano passado, a associação chegou a sugerir que o país sofreria um "apagão postal", caso a estatal não entrasse em acordo com as franquias. Dessa vez, o clima é mais ameno. "Não conhecemos os detalhes do que será proposto, mas temos confiança que serão apresentadas regras mais equilibradas", disse Marco Aurélio de Carvalho, advogado da associação.

    ResponderExcluir
  22. .... a seguir cenas dos próximos capítulos de.....O EDITAL!!!

    ResponderExcluir
  23. Desculpa, no meu comentário, a palavra correta é FANTÁSTICA e não fanática.
    Jeremias-RJ

    ResponderExcluir
  24. FANÁTICA é a mania de alguns franqueados de quererem criticar quem assinou o contrato, SEGUINDO ORIENTAÇÂO DA ABRAPOST! Aliás, esse PAPO FURADO só tem um único resultado, que é o de causar mágoa, revolta e divisão entre os associados da ABRAPOST pois, graças a atitudes infantis como essa, nossa associação está se enfraquecendo, posto que muitos franqueados, sentindo-se menosprezados, estão procurando outras entidades para representar as AGFs. Já, eu, que não cheguei ontem e que participei, desde os primórdios, da criação e das lutas de nossa associação, ou seja, desde quando o presidente era o BIAGINI, de Guarulhos, e quando ela ainda engatinhava e se chamava COFRASP e que sempre a defendi e defendo, parabenizo, com conhecimento de causa, a atuação da ABRAPOST, que tem sido deveras fantástica, mesmo! Por outro lado, não sou de dar palpites, mas já está mais que na hora da ABRAPOST se pronunciar oficialmente, esclarecendo essa questão e pondo os pingos nos ii, para evitar que a cizânia se espalhe entre os associados!

    ResponderExcluir
  25. Nós só não podemas "bambear das pernas" com o lançamento do novo Edital. Se não estiver correto......PAU NELES!!!

    ResponderExcluir
  26. Há 3 anos não sei o que é viver um "ESPÍRITO NATALINO" e o PIOR é que nossa saúde vai minando com Gastrites, Cefaléias, Diarréias, Coração etc. Com isso, vamos ao Médico, compramos remédios, fazemos exames e o nosso bolso esvaziando..... Mas de uma coisa sabemos, o PAPAI NOEL DA ECT está ENGORDANDO(e muito) com o movimento Natalino em nossas Agências..... FELIZ NATAL A TODOS!!!!

    ResponderExcluir
  27. Senhores, a Abrapost até hoje tem contribuido em muito com todo esse processo, e para fechar com chave de ouro,estaremos torcendo que nossa associação participe com uma cadeira das negociaões futuras, pois a implantação requer acompanhamento muito de perto.

    ResponderExcluir
  28. Se, novamente, interesses obscuros, além da incompetência e da vontade de prejudicar os franqueados prevalecerem, a despeito dos prejuízos que, com esses editais vergonhosos, causam ao erário e ao Brasil todo, sem falar na reputação dos técnicos sérios da empresa, que vai para o ralo a cada vexame, sem dúvida nenhuma: PAU NELES!!!

    ResponderExcluir
  29. JUSTIÇA CONDENA OS CORREIOS E O BRADESCO

    A 6ª Vara da Justiça Federal condenou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e o Banco Bradesco a reformar as agências dos Correios que funcionam como correspondentes bancários em 28 cidades de Sergipe. As empresas deverão garantir infraestrutura e equipamentos de segurança no prazo de 180 dias, sob pena de proibição dos Correios de funcionar como Banco Postal e multa de R$ 5 mil por atendimento realizado indevidamente.

    A ação que resultou na condenação das empresas foi proposta pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) em 2011. A sentença do juiz federal Fernando Escrivani Stefaniu determina que os Correios e o Bradesco adotem, nos bancos postais, as mesmas medidas de segurança exigidas dos bancos pela Lei 7.102/1983, como controle de acesso por portas giratórias, detectores de metais, sistema de comunicação direta com os órgãos de segurança pública e contratação de empresas de vigilância.

    De acordo com a ação do MPF/SE, os Correios, por atuarem como Banco Postal, desempenham atividades próprias de instituições financeiras, o que atraia a atenção dos criminosos. Nos autos do processo, estão registradas dezenas de assaltos e arrombamentos a agências dos Correios em Sergipe, sendo 34 deles só no ano de 2008. “A insegurança nas agências da ECT é patente”, afirma o juiz na sentença.

    Após o prazo de 180 dias para reforma estabelecido na sentença, a Polícia Federal deverá fazer inspeções nas agências reformadas e suspender o atendimento naquelas que forem consideradas inadequadas.

    Confira a lista de municípios atendidos pela sentença judicial, correspondentes à jurisdição da 6ª Vara Federal em Sergipe:

    Aquidabã, Campo do Brito, Canindé de São Francisco, Capela, Carira, Cumbe, Feira Nova, Frei Paulo, Gararu, Graccho Cardoso, Itabaiana, Itabi, Lagarto, Macambira, Malhador, Moita Bonita, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Pedra Mole, Pinhão, Poço Redondo, Porto da Folha, Ribeirópolis, São Domingos, São Miguel do Aleixo e Simão Dias.

    O número do processo é 0000229-06.2011.4.05.8501

    Outras ações – O MPF/SE também ajuizou ações semelhantes requerendo a melhoria das agências do Banco Postal nos demais municípios sergipanos. A Justiça Federal já condenou os Correios e o Bradesco a cumprirem sentença semelhante nas cidades sob a jurisdição das varas de Aracaju e Itabaiana. Há ainda a ação, tramitando na 7ª Vara em Estância, que aguarda sentença.

    Ascom MPF/SE

    ResponderExcluir
  30. A minha parte eu quero em $; por mim seria "PAU NELES" sem ler edital pois retirar serviço de quem está no mercado há mais de 20 anos e sua empresa PRESTA SERVIÇO SOMENTE PROS CORREIOS, NÃO É UMA...CONSTRUTORA,QUE SE PERDER A LICITAÇÃO TERÁ AINDA VÁRIAS OBRAS...SUA EMPRESA É EXCLUSIVAMENTE PRESTADORA DE SERVIÇO DOS CORREIOS HÁ 20 ANOS....é querer arrumar briga de qualquer modo.

    ResponderExcluir
  31. Segurar um ministro-sinistro é fácil. Por que é difícil segurar 1400 franquias que geram 30000 empregos ???????

    ResponderExcluir
  32. Duvido que a ECT e o seu digníssimo Presidente elabore um Edital que seja totalmente imparcial, a não ser que PAPAI NOEL exista!!! Acho que só nos restará uma solução: PAU NELES!!!

    ResponderExcluir
  33. Quais seus planos de crescer, deixando de lado roubar clientes de agencias próprias?

    ResponderExcluir
  34. PROPOSTA!

    Proponho criarmos um grupo de advogados que fique, permanentemente, de "olho" no que os Correios estão fazendo e que questione judicialmente qualquer mínima licitação, perseguição ou determinação duvidosa, mesmo que não diga respeito especificamente às franquias. Seria mais um ótimo serviço que prestaríamos à ECT e à população!

    ResponderExcluir
  35. ATENÇÃO! É muito provável que o Edital esteja na rua, segunda (05) ou terça (06).

    ResponderExcluir
  36. E as loterias vão ter que ter todas as exigências, acima descritas? Funcionário de correio, lotérica tem os mesmos direitos de bancário? Lendo os diversos jornais e muito do que está na web, vc conclui, TUDO no Brasil hj em dia não está passando por processo de licitação: estádios, rodovias, fornecimento de remédios, material para o palácio do planalto, carros de combate a dengue e outros diversos. SÓ o CORREIOS insistem em licitar algo que há mais de 20 anos dá LUCRO para os nababos. SÓ os CORREIOS querem destruir algo que já dá lucro. Que administração é essa. O TCU não tem moral, a gente sabe, pois vários conselheiros enriqueceram misteriosamente de uns tempos pra cá.

    ResponderExcluir
  37. Será mais um desrespeito à ABRAPOST, que tem reunião marcada para tratar assuntos relacionados ao Edital, justamente nessas datas. Bem, isso é só outro cravo na nossa cruz.

    ResponderExcluir
  38. Está reunião é mais um blá blá blá, o edital não está mais na ECT, está no TCU e de lá vai direto para a rua.

    ResponderExcluir
  39. Então, chega de blá-blá-blá e ADVOGADOS A POSTOS!!!

    ResponderExcluir
  40. O certo seria que a ABRAPOST entrasse com algum tipo de Ação assim que fosse lançado esse novo Edital, independente de seu conteúdo, pois nós não podemos ficar vulneráveis à concorrentes "PÉS RAPADOS" que tenham um imóvel maior ou um estacionamento bem em frente a sua porta. Não podemos jogar 20 anos pelo ralo, Licitar um negócio que está dando certo($$$$$ para a ECT) é palhaçada......PAU NELES + QUE URGENTE!!!! ESSA CORJA QUE TEM DOR DE COTOVELO DO SUOR DE NOSSO TRABALHO, TEM QUE ENFIAR O RABO ENTRE AS PERNAS E NUNCA NOS INTIMIDAR!!!!

    ResponderExcluir
  41. Muito blá-blá-blá, preocupação com equilíbrio econômico-financeiro, favorecimento das grandes franquias. E os pequenos e médios, continuam tendo que cumprir as mesmas exigências dos grandes? Uma franquia de uma cidade do interior desse imenso país tem que ter as mesmas características de outra na Avenida Paulista, centro financeiro, econômico e elitizado desse país? De novo me cheira a palhaçada!!! Que venham os concorrentes!! Será que assim a ECT acorda??

    ResponderExcluir
  42. Correios querem melhorar e ampliar atendimento à população

    por: Redação Nova Brasil FM


    OS Correios querem encerrar o impasse de cerca de dez anos e vão lançar na primeira quinzena de dezembro um edital de licitação para contratar aproximadamente mil agências Franqueadas. A renovação das franquias tem como objetivo melhorar e ampliar o atendimento à população.

    (ACREDITE SE QUISER, KKK)

    ResponderExcluir
  43. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1011714-funcionarios-dos-correios-no-rio-suspendem-atividades-apos-assaltos.shtmlFuncionários dos Correios no Rio suspendem atividades após assaltos DA AGÊNCIA BRASIL Cerca de cem funcionários do Centro de Distribuição dos Correios em Irajá, zona ... frequentes assaltos dos quais são vítimas na região. Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos (Sintect), André Ramos, o serviço Sedex Encomenda ...
    http://www1.folha.uol.com.br/co...-atividades-apos-assaltos.shtml
    E querem licitar......

    ResponderExcluir
  44. Só espero que dessa vez a gente não tome no TCU...

    ResponderExcluir
  45. Informação presta.

    O Comitê de Gestão do Relacionamento da ECT, formado por representantes da Vice-Presidência de Rede e Relacionamento com os Clientes (VIREL) e das associações de franquias postais no Brasil, está se reunindo pela primeira vez, em Brasília, para avaliar sugestões sobre o funcionamento das agências franqueadas (AGFs) e propor alternativas para o bom desempenho da rede.

    A vice-presidente Glória Guimarães, que coordena o Comitê, fez a abertura do encontro ontem (5). Participam técnicos da área e seis diretores das associações Nacional das Entidades Regionais de Agências de Franquias Postais (Apost) e Brasileira de Franquias Postais (Abrapost). “Esse comitê será o nosso fórum de debate com a rede franqueada. A ideia é aglutinarmos propostas que levem à melhoria dos serviços oferecidos à população, tudo de forma clara e transparente”, explica.

    ResponderExcluir
  46. sou proprietario de uma franquia no interior de Minas Gerais,há 20 anos.
    A ECT lanca um edital onde temos que concorrer com igualdadee de condicoes com as grandes franquias das capitais e grande cidades.Ser um fiasco.

    ResponderExcluir
  47. A ECT acha que tem o domínio de tudo e que são a última bolacha do pacote..... estão redondamente enganados.... nós temos o CONTROLE dessa instituição, pois sem as nossas Franquias eles não são absolutamente NADA!!!! PAU NELES ASSIM QUE SAIR ESSE NOVO EDITAL!!!

    ResponderExcluir
  48. A Serasa Experian contabilizou 164 pedidos de falência no mês de novembro, em um crescimento de 25,2% em relação a outubro e 10,8% acima do total registrado para o mesmo mês no ano passado.
    Dos 164 pedidos realizados no penúltimo mês de 2011, 101 foram de micro e pequenas empresas, 43 de médias e 20 de grandes empresas.

    Os pedidos de recuperação judicial também aumentaram no período: foram 45 solicitações em novembro ante 27 em outubro e 43 em novembro do ano passado.

    De acordo com os economistas da Serasa, o aperto monetário e a greve dos correios promoveram o aumento mensal, novembro ante outubro, dos requerimentos de falências.

    Por outro lado, as falências decretadas registraram, em novembro, o menor volume de ocorrências (38) desde 2005, quando da edição da nova Lei de Falências.

    "Pode-se notar que as recuperações judiciais continuam como boa alternativa contra a insolvência dos negócios", afirma a Serasa.

    ResponderExcluir
  49. Viram o trecho da noticia da folha de SP ... De acordo com os economistas da Serasa, o aperto monetário e a greve dos correios promoveram o aumento mensal, novembro ante outubro, dos requerimentos de falências.
    !!!! Leiam o site da folha de SP.

    ResponderExcluir
  50. Eu, pelo menos, estou arrebentado por causa da greve. Tive que atrasar inúmeros pagamentos e, por causa disso, estou com problemas para receber os móveis novos e carísssimos que tive que adquirir. Depois, a ECT exige que cumpramos prazos curtíssimos para tudo e, por culpa de alguns IRRESPONSÁVEIS, corre-se o risco de ter a agência desclassificada e fechada.

    ResponderExcluir
  51. É só uma questão de tempo, Abrapost, Apost e ECT vão estar andando de mãos dadas, e eu vou ficar mais irritado ainda!
    A Apost só se preocupa em trabalhar para que as AGFs migrem para o novo edital que estar por vir. A Abrapost trabalha para a melhoria do edital e também está preparando o terreno para a migração automática. Porem esqueceram-se daqueles que perderam suas agências no sorteio, como é o meu caso. Dois dos meus concorrentes eram franqueados dos Correios, acreditam?
    Quero que saibam que vou lutar até o ultimo dia da minha vida, para que essa migração não aconteça.
    Vocês sabem que já existem três denuncias no Ministério Publico? Uma inclusive é para anular todos os editais, inclusive para quem já é AGF?
    Então está explicado porque algumas AGFs entraram com a ação que se não der certo a AGF elas voltam a ser ACF... Só que não vão ficar ACFs pela vida inteira, com certeza vão ter que passar por nova licitação. Eu vou torcer para que tenham concorrentes franqueados como eu tive.
    Para mim só existe uma saída: anularem todos os editais. Eu vou trabalhar muito para que isso aconteça, pois só assim terei outra chance!
    Mas se isso não acontecer, também ficarei satisfeito se quem é AGF não conseguir migrar, e isso não é impossível de acontecer, qualquer jurista diz que é completamente ilegal está migração.
    Copio vários franqueados, pois tem muita informação sendo guardada a sete chaves
    Veremos-nos em uma nova licitação, até lá.

    ResponderExcluir
  52. Que coisa feia Apost, cortar o Presidente da Abrapost da foto! Que falta de ética! Senhor Presidente, não se preocupe, pois quem tem que se firmar é estas pessoas da Apost e não vocês da Abrapost. O que será que a turma da ECT vai pensar quando virem os informativos e constatarem que a Apost não foi nada ética? Estamos com vocês da Abrapost sempre!!! Obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  53. Concordo, que falta de ética! Esta decisão de cortar pessoas da foto tenho certeza, que foi tomada entre eles lá em Brasília. Se tivessem consultado os franqueados, jamais concordaríamos. Que vexame!

    ResponderExcluir
  54. É ISSO AÍ PARCEIRO: TODOS OS EDITAIS ANULADOS!!!

    ResponderExcluir
  55. Caro colega. Entendo a sua situação e acho sim que você tem que ir atrás dos seus direitos. Só tentando esclarecer: A idéia de se criar uma nova associação foi do Feijó em uma reunião que teve em Bauru. Algumas pessoas iludidas com as promessas dos Correios acharam que tinha que ter uma entidade só para cuidar das AGFs. Foi assim que a Apost nasceu e desde começo o objetivo era esse.
    A Abrapost é uma entidade associativa com mais de 20 anos de experiência, e o objetivo dela é sempre foi e sempre será defender os franqueados associados, ou seja ACF e AGF.
    Tenho uma dica para te dar. Meu e-mail é correionet@correio24.com, me mande um e-mail que respondo com a dica.

    ResponderExcluir
  56. Quer dizer que tem AGF que entrou com ação para voltar a ser ACF se alguma coisa acontecer e não passaram a dica? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  57. Colega, só existe uma maneira de anular “TODOS” os editais. Já mandei um email para o colega que passou o email dele. Quem sabe a minha dica e a dele, seja o caminho para anular de uma vez por toda todos os editais. Boa sorte para você.

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com