sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Justiça do Trabalho proíbe Correios de descontar salário de grevistas

Para o juíz do Tribunal Regional do Trabalho, suspender os salários foi uma forma de pressão para que os grevistas voltem ao trabalho, o que afronta o direito de greve

Agência Brasil
BRASÍLIA

O desembargador Macedo Caron, do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10), que engloba Brasília e o Tocantins, proibiu os Correios de descontar o salário dos trabalhadores que estão em greve. A decisão foi tomado hoje (30) pelo magistrado e cassa entendimento da juíza substituta da 3ª Vara de Trabalho de Brasília, que não impediu que a ECT cortasse os vencimentos.

De acordo com o desembargador, a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) determinou a suspensão do pagamento dos grevistas sem negociação prévia e sem levar em conta que o salário tem natureza alimentar. Para Caron, isso foi uma "verdadeira pressão para que os grevistas voltem ao trabalho, resultando em efetiva afronta ao próprio direito de greve".

O desembargador acredita que há possibilidade de uma solução menos prejudicial para ambas as partes, como o desconto mais ameno dos dias parados ou a compensação com horas trabalhadas. Além de proibir a suspensão do salário até o fim do movimento grevista, ele determina que haja devolução dos valores já debitados em folha suplementar, sob pena de multa. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Fonte: ESTADÃO.COM.BR

3 comentários:

  1. O QUE É ISSO DESEMBARGADOR? E EU QUE ESTOU TRABALHANDO QUE NEM BURRO DE CARGA, O SR NÃO PENSA? ESTES CARAS ESTÃO DE FÉRIAS E NÃO EM GREVE! QUER DIZER QUE ALÉM DE GANHAREM OS DIAS PARADOS, GANHARAM MAIS DIAS DE FÉRIAS? ENTENDI, OS CARTEIROS PASSARAM A TER 50, 60, 70... DIAS DE FÉRIAS! A LEI TRABALHISTA MUDOU?

    ResponderExcluir
  2. E eu que achei que estes carteiros iam sentir na pele o que estou sentindo, falta de dinheiro! Meus clientes sumiram, não compram mais porque não posso garantir a entrega, isso é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  3. Estes carteiros deveriam fazer greve igual no Japão. Lá os funcionários quando querem reivindicar aumento, trabalham dobrado para mostrar para o patrão que eles têm condições de produzir mais, mas não produzem porque querem ganhar mais.

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com