segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Greve nos Correios aumenta concorrência, diz Bernardo

KARLA MENDES - Agencia Estado

BRASÍLIA - A greve dos funcionários dos Correios já preocupa o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, devido à possibilidade de avanço das empresas concorrentes sobre os serviços que a estatal não detém o monopólio, como entrega de encomendas e mala direta. "A concorrência está querendo tomar espaço", disse Bernardo à Agência Estado.

O ministro se referiu à veiculação de comerciais no fim de semana pelas concorrentes, o que ele classificou de "oportunismo legítimo" diante da greve. "A gente tem que se preocupar com a concorrência, que está querendo solapar (os Correios)", ressaltou.

Bernardo observou que, mesmo com a paralisação de parte dos funcionários, a estatal tem de garantir o funcionamento dos serviços em condições mínimas, sobretudo nos serviços que os Correios detém o monopólio. "De qualquer forma, temos que cumprir a nossa missão", afirmou.
Ele reconheceu que a greve é um direito dos trabalhadores, mas avisou que os dias parados serão descontados. "Vamos negociar. Mas os dias parados serão descontados, não são férias".

Para minimizar os transtornos à população, os Correios fizeram um mutirão no fim de semana, que resultou na entrega de 2,54 milhões de mensagens e encomendas que estavam represadas. Outros 19,64 milhões de objetos foram organizados e estão prontos para serem enviados, disse ao Estado Wagner Pinheiro, presidente da estatal.

Segundo Pinheiro, o movimento geral de paralisação, que era de 30% na sexta-feira, caiu para 26% nesta segunda-feira. O porcentual de carteiros que aderiram à greve, no entanto, mantém-se em cerca de 40%. São Paulo continua com o maior índice de adesão: cerca de 60%. Segundo o executivo, a estatal aguarda "uma contraproposta que seja viável" para voltar a negociar com os funcionários e por fim à greve.

Fonte: ESTADÃO.COM.BR

10 comentários:

  1. QUEM VIVER, VERÁ!

    Certamente o novo edital vai ser outra BOMBA e, muito provavelmente, será bem pior que o último, claro. Afinal, os luminares que preparam aquela "OBRA PRIMA" do desperdício de oportunidade de melhorias na empresa e suas franquias e, consequentemente, jogaram fora um montão de dinheiro público, não vão dar o braço a torcer e quererão provar que estavam certos, às custas de imensos prejuízos aos franqueados, trabalhadores e clientes, como sempre. Aliás, já posso até imaginar o sorriso de escárnio que se seguirá à apresentação desse PARTO DA MONTANHA!

    ResponderExcluir
  2. Hoje, tivemos oportunidade de ouvir de pessoas de dentro da ECT, que este modelo de AGF é pior que o da ACCI. Inclusive, fomos informados que já tem três AGFs que estão à venda. Duvido que eles consigam vender, quem vai querer isso? Mesmo porque, não pode, a não ser que façam contrato de gaveta! De uma coisa é certa, se o próximo edital vier uma bomba, já aprendemos o caminho a percorrer, é só percorrê-lo de novo!

    ResponderExcluir
  3. Vai Sr. Ministro, resolve esta. Cliente que for embora, não volta mais! Estou achando que é exatamente o que muitos querem, assim acaba de vez com esta empresa!

    ResponderExcluir
  4. Sancionada a reestruturação dos Correios


    A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou na última sexta-feira (16) a Lei 12.490/11, que amplia as atividades da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), além de transferir a regulação do mercado de etanol à competência da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O Projeto de Lei de Conversão (PLV) 21/11, que deu origem à lei, foi aprovado no Plenário do Senado em 31 de agosto.

    A lei autoriza os Correios a atuar no exterior, constituir subsidiárias e adquirir o controle ou participação acionária em outras empresas. Também permite sua atuação em serviços postais de logística integrada, financeiros e eletrônicos. Prevê, ainda, a aplicação subsidiária à ECT da lei que trata das sociedades anônimas.

    Durante a tramitação da proposta na Câmara, foi incluída uma vedação à atuação das empresas subsidiárias ou com participação da ECT no serviço de entrega domiciliar, objeto de monopólio. Outra mudança feita pelos deputados ao projeto original (MP 532/11) foi a determinação de que as funções gerenciais e técnicas da empresa, em âmbito regional, só possam ser exercidas por empregados do quadro permanente.

    Todos os atos de constituição de subsidiárias e de aquisição do controle ou participação em empresas deverão ser comunicados à Câmara e ao Senado no prazo de 30 dias. O texto original previa necessidade de aprovação desses atos pelo Conselho de Administração, mas a presidente Dilma vetou o dispositivo, com a justificativa de que essa determinação já consta do Estatuto Social da ECT.

    ResponderExcluir
  5. O novo edital foi feito pelo mesmo grupo do ano passado. É muito difícil acreditar em grandes alterações, até porque históricamente os técnicos da ECT sempre sonharam em prejudicar as franquias e com a guerra na justiça isse desejo acabou aumentando.
    Isso é muito simples perceber até pelo semblante dos tecnicos na audiência pública.

    ResponderExcluir
  6. É nessa tecla que eu sempre bato. As pessoas que querem liquidar com as franquias, isto é, as pessoas que realmente mandam, continuam as mesmas. Mudaram-se uns bagrinhos, aqui e ali, mas os tubarões famintos continuam os mesmos. E digo mais, não é porque eles não gostam das franquias que querem nos liquidar. Eles estão pouco se lixando para "manés", como nós. O grande, vasto, imenso, problema, são os MILHÕES e MILHÕÕÕÕES de REAIS motivos nem um pouco ocultos. Como, então, esperar algo diferente dessa "tchurma" gulosa?

    ResponderExcluir
  7. Ó, honorável e perspicaz....e brilhante....e intuitivo....e mágico....e ultra-capaz ministro; é mesmo ??????

    Quanta sapiência que sai dos intramuros da ECT/Ministério; não sei como headhunters de grandes corporações não vêm atrás de tanta gente iluminada que há na ECT. Haja saco com esta gente.......

    ResponderExcluir
  8. Ah! Sr. presidente, essa de trabalhar em final de semana, e só fez isso??? meu caro pare ouvir essas besteiras.

    ResponderExcluir
  9. Eu me pergunto, porque muitos na ECT querem os franqueados fora da empresa, mas não ficão nem um pouco envergonhados na hora de pedir favor quando vem um aperto, como agora.

    ResponderExcluir
  10. TIRO NO PÉ

    Os funcionários dos correios estão em greve reivindicando a não privatização da empresa, como o reajuste salarial da categoria. E esta dando toda a carga e a receita da empresa para a concorrência privada. A greve esta contribuindo para quebrar a E.C.T. cada vez mais.
    E a população penalizada esta pagando a conta.
    Grandes fabricantes esperando peças de suas maquinas e etc...
    Isso é o famoso tiro no pé, logo agora que os concursados estavam para ir ao treinamento a QUALIDADE DA EMPRESA VOLTARIA AO NORMAL.
    A concorrência privada esta batendo palma e lucrando, como dizem rindo sozinha!

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com