terça-feira, 6 de setembro de 2011

Correios dos EUA correm o risco de quebrar

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

Pressionados por uma queda de 18% no volume de correspondência só nos últimos dez anos e por uma folha de pagamento que hoje consome 80% de sua receita, o Serviço de Correios dos EUA está prestes a quebrar.

Em audiência ontem no Senado americano, a estatal pediu autorização para demitir 120 mil de seus 574 mil funcionários ou 20% de um quadro que já havia encolhido 26% de 2001 para cá.

Segundo reportagem do "New York Times", a empresa pode ficar sem caixa para pagar empregados e combustível para seus veículos já em janeiro ou fevereiro, fechando as portas.

Antes disso, porém, há expectativa de um calote de US$ 5,5 (R$ 8,8 bilhões) no seguro-saúde de funcionários aposentados, cuja conta vence no fim deste mês.

"Se o Congresso não fizer nada, daremos calote", disse o diretor do USPS (sigla para Serviço Postal dos EUA), Patrick Donahoe, ao "Times".

Donahoe pediu ao Senado permissão para demitir, fechar 10% das agências e, em último caso, deixar de fazer entregas aos sábados.

ADAPTAÇÃO

Uma série de ajustes foi feita aos serviços ao longo da última década, depois que a internet passou a substituir os Correios tanto na troca de correspondências pessoais como na mala direta.

Os catálogos ainda entopem as caixas postais americanas, mas com a preferência por spams, a quantidade vem caindo rapidamente. Projeções do USPS indicam que neste ano, o volume de correspondência já deve ser 2,3% menor do que em 2010.

Outro filão que os Correios americano perdem é o das contas, com mais gente aderindo aos boletos on-line.

Para piorar, a estatal não diversificou seus serviços. A única exceção aberta foi a confecção de passaportes, também pouco rentável.

No Brasil e em países europeus, as agências passaram a oferecer serviços bancários; e em lugares como a Suíça, o serviço postal chega até a vender eletrônicos e material de escritório.

Por fim, pesa o ônus trabalhista: os Correios nos EUA têm um quadro de funcionários altamente sindicalizado, e muitos contratos incluem cláusulas contra demissão sem justa causa e programas de pensões generosos.

Apesar do enxugamento drástico na última década, os custos não se comparam aos da concorrência no cálculo do "New York Times", a FedEx consome 32% de sua receita com salários.

De olho nesse gasto, entre as medidas debatidas pelo Congresso no Dia do Trabalho, está um saque no fundo de pensões dos funcionários.

Fonte: Folha.com

2 comentários:

  1. Americanos copie sistema adotado por Alagoas, caso tenham problemas c/ segurança, seus custos irão diminuirem, quem sabe consigam resgate da imagem.
    As medidas adotadas pela DR são novissimas.


    Diretoria Regional dos Correios em Alagoas informa que ontem, em função da Ação Civil Pública nº 0005154-3.2011.4.05.800, a empresa participou de audiência na 4ª Vara da Justiça Federal para prestar esclarecimentos sobre a suspensão da distribuição domiciliária de cartões de crédito e similares.


    Na oportunidade, os representantes da ECT procuraram demonstrar que essa decisão teve como objetivo principal proteger a integridade física dos carteiros, face aos constantes assaltos que esses profissionais vêm sendo vítimas, fruto, principalmente, da crise de segurança pública que assola o estado .


    Após as ponderações e sugestões apresentadas pelo Juiz Federal Substituto da 3ª Vara de Justiça,Gustavo de Medonça Gomes, os Correios decidiram assinar Termo de Conciliação, conforme a seguir:


    1. Assumir o compromisso de, a partir de agora, retomar a distribuição domiciliária dos cartões de crédito;

    - Para cumprir essa missão, será criada uma equipe especial motorizada destinada exclusivamente para esse fim.

    - Para dar uma maior segurança aos carteiros, os veículos que serão utilizados nesse trabalho e os objetos transportados serão dotados de rastreamento eletrônico;


    2. Ressalva-se desse compromisso os objetos com cartões de crédito que já estão nas agências e que já foram enviados " Avisos de Recebimento" para os respectivos destinatários, uma vez que esse objetos continuarão à disposição dos clientes nessas unidades.


    3. Apresentar à Justiça Federal , no prazo de 30 (trita) dias, relatório circunstaciado e detalhado sobre todas as providências administrativas adotadas para sistematizar e dotar de maior segurança os serviços de entrega de cartões de crédito e similares, de forma a se evitar suspensões futuras.


    A direção dos Correios espera que as investigações coordenadas pela Polícia Federal e pela Polícia Civil de Alagoas logrem êxito, no sentido de desbaratar essa quadrilha que vem atuando, trazendo sérios prejuízos para os clientes , para os Correios e seus profissionais, em especial, aos carteiros

    ResponderExcluir
  2. Determinação judicial obriga Correios a retomar entrega de cartões

    Por determinação judicial, através de Ação Civil impetrada pelo Procon/AL, a entrega de cartões de crédito será retomada de imediato pela Diretoria Regional dos Correios em Alagoas. Para acelerar a entrega das correspondências, um mutirão será feito pelos funcionários dos Correios neste feriado de 7 de setembro.

    A Diretoria Regional dos Correios em Alagoas informou através de nota à imprensa nesta terça-feira que em função da Ação Civil Pública a empresa participou de audiência na 4ª Vara da Justiça Federal para prestar esclarecimentos sobre a suspensão da distribuição domiciliária de cartões de crédito e similares.

    Na oportunidade, os representantes da ECT procuraram demonstrar que essa decisão teve como objetivo principal proteger a integridade física dos carteiros, por conta dos constantes assaltos que esses profissionais vêm sendo vítimas, fruto, principalmente, da crise de segurança pública que assola o estado.

    Após as ponderações e sugestões apresentadas pelo Juiz Federal Substituto da 3ª Vara de Justiça, Gustavo de Mendonça Gomes, os Correios decidiram assinar Termo de Conciliação e assumir o compromisso de, a partir de agora, retomar a distribuição domiciliária dos cartões de crédito; para cumprir essa missão, será criada uma equipe especial motorizada destinada exclusivamente para esse fim; para dar uma maior segurança aos carteiros, os veículos que serão utilizados nesse trabalho e os objetos transportados serão dotados de rastreamento eletrônico.

    Quem recebeu o aviso dos Correios deve comparecer às agências dos Correios para pegar o cartão de crédito. Nos demais casos a entrega será efetuada como previsto, nas residências.


    Fonte: Gazetaweb

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com