terça-feira, 2 de agosto de 2011

Trabalho discute propostas de reestruturação dos Correios

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realizará audiência pública nesta quarta-feira (3) para discutir a estrutura organizacional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

O debate foi proposto pelos deputados petistas Eudes Xavier (CE) e Claudio Puty (PA). Eles lembram que há vários anos se discute a reestruturação da ECT. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso propôs a transformação dos Correios em empresa de capital aberto (PL 1491/99).

No primeiro ano do Governo Lula, o projeto foi retirado do Congresso. A iniciativa privada foi ao Supremo Tribunal Federal na tentativa de acabar com o monopólio postal e consequentemente abrir o mercado. Para os dois deputados, os servidores dos Correios e a população brasileira foram vitoriosas com a decisão do STF pela manutenção da exclusividade postal para a ECT.

Em 2009, foi criado um Grupo de Trabalho Interministerial para avaliar a ECT. Segundo os deputados, não houve a participação dos trabalhadores nos debates. O relatório apresentado pelo GTI apontava a necessidade de transformar a ECT em uma empresa S/A de capital fechado. O movimento sindical entende que a mudança afeta a garantia de emprego dos trabalhadores. Por isso, os defensores do atual modelo querem saber a posição do Governo Dilma sobre o assunto.

Mudanças recentes
A Medida Provisória 532/11 fez diversas alterações na estrutura da ECT, que permanece como empresa pública, mas com gestão similar à de sociedades anônimas. A instância máxima de decisão passa a ser a assembleia geral (não o presidente). A empresa passa a contar também com um conselho de administração, uma diretoria executiva e um conselho fiscal. A MP autoriza a ECT operar no exterior, comprar empresas ou deter participação acionária em outras companhias, criar subsidiárias e operar serviços de logística integrada, financeiros e postais eletrônicos.

Em maio, foi relançada a Frente Parlamentar em Defesa dos Correios, com o objetivo de ampliar o debate em torno do Plano de Reestruturação dos Correios e da Medida Provisória 532/11 – uma das que trancam a pauta do Plenário, por estar com o prazo de tramitação vencido.

Foram convidados para o debate:
- representantes dos ministérios das Comunicações e do Planejamento;
- o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Wagner Pinheiro;
- o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique da Silva;
- o secretário-geral da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares, José Rivaldo da Silva.

A reunião será realizada às 14 horas, no Plenário 12.

Fonte: Agência Câmara

20 comentários:

  1. KI BELEUZA!!! (10)

    Mais alguns simpáticos comentários extraídos das últimas postagens, respectivamente do n° 3.558 ao 3.567, do ABAIXO-ASSINADO CONTRA OS MAUS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS CORREIOS ULTIMAMENTE ( Para acessá-lo, copie e cole em seu navegador o link abaixo:
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?page=&sr=2661&pi=P2011N9574 ):


    3567 ... Sinceramente, os Correios deve aprender a prestar bons serviços, pois não é só de exportação que o Brasil enriquece não, os impostos que pagamos às alturas não vale nem 1% do serviço que os Correios deveria prestar... =X
    3566 ... Entrega em atraso e serviço de rastreamento deles é ruim
    3565 ...
    3564 ...
    3563 ... MINHAS ENCOMENDAS (VENDO MAQUIAGENS), ESTÃO CHEGANDO TODAS QUEBRADAS!
    3562 ...
    3561 ...
    3560 ... Sistema de entrega dos correios precário, desde a fiscalização com taxas abusívas até o sistema de logística falho.
    3559 ...
    3558 ... Compro muito por lojas virtuais (e-comerce) principalmente de fora, e o correios é uma pouca vergonha, as coisas chegam atrasadas e muito surradas, eles não tomam um pingo de cuidado com nossas coisas, isso quando não some e eles não tomam nenhuma providencia.


    É POR ISSO QUE TENHO TANTO ORGULHO DE TER A ECT COMO MINHA EXIGENTE FRANQUEADORA!!!

    ResponderExcluir
  2. Escutem o que eu tô falando! A patota da ECT quer nos deixar mais pelados que sovaco de perneta!

    ResponderExcluir
  3. A reestruturação já vem ocorrendo em SPM e SPI na area operacional, ainda continua pendente mudanças nas áreas comerciais. Esse encontro de hoje é apenas para nivelar os itens ainda um pouco escuro.

    ResponderExcluir
  4. Essa nova Diretoria de SPI não esta pra brincadeira, trocando tudo, espero que o novo CONEG se aproxime das franquias.

    ResponderExcluir
  5. Esperamos que o novo CONEG de SPI tenha um perfil bem diferente do antigo, não fique apenas no discurso e justificativas, lembram na visita da ABRAPOST em Junho em SPI???

    "Sérgio Paulo Roberto,(CONEG) reconheceu a força e o importante papel da ABRAPOST-SP na condução dos trabalhos em defesa dos seus associados". (Vazio).
    A verdade é uma só, devagarinho os radicais contrários as franquias estão sendo deixados de lado. A moda vai pegar em SPM tambem.

    ResponderExcluir
  6. Secretário critica mudanças na ECT

    O secretário-geral da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares, José Rivaldo da Silva, que participa de audiência pública da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público sobre a estrutura organizacional da ECT, disse há pouco que os funcionários da Empresa defendem que a companhia seja uma estatal forte, 100% pública. Ele revelou preocupação com as mudanças estabelecidas pela Medida Provisória 532/11, que, entre outros dispositivos, define que a ECT permanece como empresa pública, mas com gestão similar à de sociedades anônimas. Segundo José Rivaldo, o governo está promovendo mudanças estruturais nos Correios sem discutir com os funcionários.“Queremos uma empresa moderna e lucrativa, mas não concordamos com o modelo adotado, que não ouve os trabalhadores”, afirmou.

    ResponderExcluir
  7. Nenhum trabalho de reestrurutação, modernização, recuperação... trará resultado para a Empresa enquanto tivermos de conviver com os políticos de plantão e agora, como se não bastasse, ter que criar posições de trabalho, muito bem remuneradas, para os companheiros que de Correios não entendem nada

    ResponderExcluir
  8. Caros colegas AGFs.
    Precisamos tomar muito cuidado, pois os que permitiram nós AGFs, fazermos algumas coisas que o contrato não previa, não estão mais nos seus cargos. Estamos fazendo porque tivemos autorização, só que verbal. O que vai acontecer se tivermos uma inspetoria?

    ResponderExcluir
  9. A culpa são de todos aqueles técnicos que deveriam barrar a entrada desse pesssoal, no entanto nos últimos 3 anos, optaram por combater as franquias de modo covarde, além de se aliarem aos tais politicos em busca de novas funções dentro da ECT. Esse é preço e com certeza os que estão entrando iram tentar resolver muitos problemas pendentes sendo o principal a aproximação entre Franquia x DR's., no sentido de contruir um novo edital.

    ResponderExcluir
  10. Correios não serão privatizados, diz ministro

    O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, voltou a dizer nesta quarta-feira (3) que a empresa não será privatizada nem terá ações negociadas em bolsa. Ele também afirmou que não haverá mudanças para os funcionários, que continuarão a ser contratados via concurso público.

    Pinheiro foi ouvido em audiência pública da Comissão de Trabalho da Câmara, em Brasília, que discutiu a medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff no final de abril e que reformou o estatuto dos Correios.

    Além de Pinheiro, participaram da audiência sindicalistas, representantes do Ministério das Comunicações e de funcionários dos Correios.

    Entre as mudanças que constam do novo estatuto está a permissão para que os Correios atuem no exterior, execute serviços na área de telefonia celular e financeira, e tenha controle ou participação acionária em outras empresas.

    Pinheiro disse que a concorrência criada pela evolução dos meios eletrônicos de comunicação torna o negócio de entrega de correspondência cada vez menos rentável. Por isso, afirmou ele, a ampliação da base de negócios é essencial para a manutenção dos Correios como uma empresa viável e competitiva.

    Sindicalistas e trabalhadores, porém, temem que a medida provisória abra caminho para a privatização dos Correios.

    ResponderExcluir
  11. Relator da MP, o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) destacou ontem na AP/Camara que tanto governo quanto os funcionários da ECT concordam com a manutenção do monopólio estatal para os serviços postais e reconheceu as divergências quanto às garantias trabalhistas. O parlamentar prometeu examinar as sugestões dos trabalhadores. "Normalmente, a legislação não entra nesse nível de detalhes. Você não pode fixar para nenhuma empresa um quadro mínimo. Mas vamos analisar e ver de que forma essa preocupação [dos funcionários de perder o emprego] pode ser sanada por meio de uma emenda aditiva ou de qualquer outro dispositivo", disse.

    "Esse monópolio é a salvação"

    ResponderExcluir
  12. Para ministério, MP que reestrutura Correios fortalece a estatal

    A representante do Ministério das Comunicações, Luciana Cortez, disse há pouco que participou do grupo de trabalho que elaborou a Medida Provisória (MP) 532/11, que, entre outros pontos, define que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) permanece como empresa pública, mas com gestão similar à de sociedades anônimas. Segundo ela, a intenção do governo é manter a estatal forte e eliminar interpretações que permitam a privatização da companhia.

    A MP, que tranca a pauta do Plenário, também autoriza a empresa a operar no exterior, comprar empresas ou deter participação acionária em outras companhias, criar subsidiárias e operar serviços de logística integrada, financeiros e postais eletrônicos. Luciana esclareceu que não haverá a possibilidade de abertura de capital da estatal dividido em ações.

    Apadrinhamento

    A debatedora também ressaltou a preocupação do Executivo de manter o emprego dos atuais funcionários dos Correios. Ela afirmou que, conforme determinação do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, as indicações para o preenchimento de cargos na estatal são feitas exclusivamente com base em critérios técnicos. “Não existem apadrinhados na ECT”, declarou.

    Luciana Cortez participou de audiência pública da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público sobre a estrutura organizacional dos Correios. O debate já foi encerrado no Plenário 12.

    ResponderExcluir
  13. Lista Atualizada N° 1

    ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

    AUDIT Auditoria Silas Roberto de Souza

    Presidência

    PRESI Presidência Wagner Pinheiro de Oliveira

    GAPRE Gabinete da Presidência
    Adeilson Ribeiro Telles

    DECOE Departamento de Comunicação Estratégica Graziela Maria Godinho Cavaggioni

    DERIN Departamento de Relacionamento Institucional: Alexandre Souza Martins Case

    SUPEX Superintendência Executiva
    Marcelo de Araujo Rodrigues

    DPLAN Departamento de Planejamento Estratégico Paulo Machado Belém Filho

    DINEM Departamento de Inovação Empresarial Marcelo de Araujo Rodrigues


    VINEG Vice-Presidência de Negócios
    José Furian Filho

    SUPEX Superintendência Executiva
    Pedro de Almeida Feijó

    DEENC Departamento Comercial de Encomendas Ailton Ricardo de Araújo Fogos

    DEFIP Departamento de Filatelia e Produtos Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca

    DEGEM Departamento de Gestão Estrat. Marketing
    Ricardo Ken Fujihara

    DEPRO Departamento de Produtos de Comunicação Vanderlei Soares Melo

    DEINT Departamento Internacional Alberto de Mello Mattos

    DFBAN Departamento de Finanças e Banco Postal Flávia Lúcia Xavier Almeida

    VIEFI Vice-Presidência Econômico-Financeira Luis Mario Lepka
    SUPEX Superintendência Executiva Heronides Eufrásio Filho

    CEOFI/BH Central de Operações Financeiras de Belo Horizonte
    Carolina Mary de Abreu

    CEOFI/BSB Central de Operações Financeiras de Brasília Hudson Alves da Silva

    CEOFI/SP Central de Operações Financeiras de São Paulo João Carlos da Silva

    DCUST Departamento de Custos
    Rogério Vianna Moreira dos Santos

    DEPEF Departamento de Planejamento Econômico e Financeiro
    Alexandre Fernandes Braga

    DGEMP Departamento de Gestão de Melhorias dos Processos Econômico-Financeiros
    Máximo Joaquim Calvo Villar Junior

    ResponderExcluir
  14. VIGEP Vice-Presidência de Gestão de Pessoas Larry Manoel Medeiros de Almeida
    SUPEX Superintendência Executiva
    Julio Vicente Lopes

    CEGEP Central de Gestão de Pessoas
    Julio Cezar dos Reis Almeida

    CESAU Central de Saúde
    Alexandre Gomes Câmara

    DEPGE Departamento de Planejamento de Gestão de Pessoas Jameson Reinaux da Cunha

    DERET Departamento de Gestão das Relações do Trabalho João Avancini

    DESAP Departamento de Gestão da Saúde Assistencial e Preventiva José Roberto de Andrade Mello

    DESEN Departamento de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas Janete Ribas de Aguiar

    Universidade Corporativa dos Correios
    Consuelo Aparecida Sielski Santos

    VIOPE Vice-Presidência de Operações José Eduardo Xavier
    SUPEX Superintendência Executiva Rômulo Valle Salvino

    DECAR Departamento Operacional de Cartas Ariel Fidelis da Silva

    DENAF Departamento de Encaminhamento e Administração da Frota Aluísio Paiva Gomes

    DENCO Departamento Operacional de Encomendas Elder Lopes da Silva

    DEPEO Departamento de Planejamento e Estratégias Operacionais: Evilásio Silva Ribeiro

    DESOP Departamento de Segurança Operacional Eduardo José Bittencourt Penna Ribeiro

    DEAOP Departamento de Apoio Operacional Renato Foizer

    DELOG Departamento de Logística Integrada Leônidas Moreira Hollanda

    VIPAD Vice-Presidência de Administração Nelson Luiz Oliveira de Freitas
    SUPEX Superintendência Executiva Maria Beatriz Araújo Brito Galarraga

    CECOM Central de Compras Ariovaldo Aparecido da Câmara

    CESER Central de Serviços Gerais Antonia Laurizete Freitas Feitosa

    CESUP Central de Suprimento Ercole da Fonseca Tramontano

    DEGES Departamento de Gestão da Cadeia de Suprimento: Helder Antônio Oliveira Aguiar

    DEGSG Departamento de Gestão da Cadeia de Serviços Gerais:Telmo Castrilhon de Macedo

    VITEC Vice-Presidência de Tecnologia e Infraestrutura
    Antonio Luiz Fuschino

    SUPEX Superintendência Executiva Ilves Ribas Caldas Júnior

    CESEP Central de Serviço de Produção Mauro Mitsuo Arai

    CESIN Central de Serviços de Engenharia e Infraestrutura Jorge Eduardo de Araújo

    CESIS Central de Serviços de Sistemas Marcos Tarcisio Campos Caldeira

    DEPIN Departamento de Planejamento de Infraestrutura Stenio de Jesus Medeiros Rodrigues

    DETIC Departamento de Planejamento de Tecnologia da Informação e Comunicação
    Vivalde Cunha Resende

    Vice-Pres.de Rede e Relacionamento com os Clientes
    Maria da Glória Guimarães dos Santos

    SUPEX Superintendência Executiva Alessandra Ferrari Weber

    DERAT Departamento de Administração da Rede de Atendimento
    Ulysses Valladão dos Santos

    DATER Departamento de Administração da Rede de Atendimento Terceirizada
    Antônio Francisco da Silva Filho

    DEVEN Departamento de Vendas
    Cláudio Roberto Mathias Cabral


    VIJUR Vice-Presidência Jurídica Jefferson Carlos Carús Guedes
    SUPEX Superintendência Executiva

    DEJUR Departamento Jurídico Wellington Dias da Silva

    DECOD Departamento de Controle Disciplinar Francisco Gomes da Silva

    ResponderExcluir
  15. Meu caro, se existe alguem nos últimos tres anos e que tenha permitido franqueado "fazer alguma coisa" estão nas ABRAPOST's ou então nos escritórios dos advogados.
    Caso alguém da ECT tenha permitido "fazer alguma coisa" esses não fizeram mais que suas obrigações., e nada funciona em um processo onde estão agregados 1400 unidades agindo isoladamente.

    ResponderExcluir
  16. Concordo com o (a) nobre colega. Se conseguimos alguma coisa até agora, nestes últimos anos, foram, graças as Abrapost´s estaduais e aos advogados. Se dependesse da ECT, estaríamos mortos.

    ResponderExcluir
  17. Sou otimista, logo pinta uma novidade boa na nova versão do edital.

    ResponderExcluir
  18. Tambem sou otimista: irtão tirar uns 3 cm daqueles 25 cm q queriam nos empurrar no brioco; então, fico feliz com apenas 22cm..............

    ResponderExcluir
  19. 3cm, 25cm, 22cm, brioco... não entendi nada ahuahuahuahuahu

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com