segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Falta de gente não é a única limitação dos Correios

Estatal, que vai convocar 9 mil pessoas este ano, tem o desafio de reestruturar a triagem e monitorar as cargas

Fernando Scheller - O Estado de S.Paulo

O concurso público que os Correios realizaram este ano vai dar fôlego à estatal para investir na qualidade do serviço. Dos cerca de 9 mil trabalhadores que a empresa ganhará até o fim deste ano, 8 mil devem reforçar a entrega de correspondências, de acordo com Alex do Nascimento, gerente da área e-commerce dos Correios.

Com o reforço no pessoal de rua, a questão da efetividade das entregas fica resolvida, acredita o executivo. Isso dá chance de a empresa se debruçar sobre outros problemas, como a tecnologia da informação deficiente. Segundo Nascimento, os Correios já testam o uso de smartphones pelos carteiros em um projeto piloto em andamento no interior de São Paulo. "É nosso desafio monitorar as cargas e permitir o acompanhamento em tempo real, como o cliente do comércio eletrônico exige", ressalta.

Outro projeto em curso é a reestruturação dos processos internos de triagem dos pacotes - com sistemas mais automatizados, a ideia é que as mercadorias estejam prontas para o despacho em menor tempo. "Temos hoje concorrentes que trabalham bem este setor", admite o executivo. "É algo que nos preocupa - e muito."

Nascimento diz que também está previsto o aumento dos investimentos na chamada rede postal noturna, responsável pela distribuição via aérea das cargas captadas pelas agências dos Correios durante o dia. O objetivo é aumentar a capacidade dos 14 voos noturnos que cobrem todo o território nacional.

O executivo ressalva que todas as tentativas de melhoria esbarram em amarras inerentes ao serviço público. "Temos de cumprir os ritos de uma empresa pública, respeitando prazos de licitação e contratação de pessoal por concurso". Além disso, lembra ele, os projetos dos Correios são mais complexos porque abrangem o País inteiro, enquanto a concorrência pode se dar ao luxo de escolher mercados.

Fonte: ESTADÃO.COM.BR

12 comentários:

  1. KI BELEUZA!!! (11)

    Mais alguns simpáticos comentários extraídos das últimas postagens, respectivamente do n° 3.603 ao 3.614, do ABAIXO-ASSINADO CONTRA OS MAUS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS CORREIOS ULTIMAMENTE ( Para acessá-lo, copie e cole em seu navegador o link abaixo:
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?page=&sr=2661&pi=P2011N9574 ):


    3614 ... sem comentarios
    3613 ...
    3612 ... Toda vez que eu compro algo na sexta-feira e eles ficam de entregar no sabado, nunca entregam sempre arrajam uma desculpa, "destinatario estava ausente" ou "endereço irregular", odeio isso...
    3611 ...
    3610 ...
    3609 ...
    3608 ... Minha sugestão é de pressionar o Congresso no sentido de retirar o monopólio dos Correios do serviço de entrega de cartas e encomendas. Só assim a qualidade dos serviços retornaria. Simples assim.
    3607 ... Os Correios estão fazendo pouco caso para as encomendas,entregadores mal educados e chatos .'
    3606 ...
    3605 ...
    3604 ...
    3603 ... Precisam urgentemente melhorar o serviço. Pelos preços absurdos que cobram o serviço deveria ser de alta qualidade!


    É POR ISSO QUE TENHO TANTO ORGULHO DE TER A ECT COMO MINHA EXIGENTE FRANQUEADORA!!!

    ResponderExcluir
  2. Ministros vão à Câmara discutir crise internacional
    (Agencia Brasil)

    Priscilla Mazenotti


    Brasília - A Câmara se reúne amanhã (8) em comissão geral para discutir a crise econômica internacional. Três ministros devem participar do debate: o da Fazenda, Guido Mantega, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante.

    Os ministros deverão apresentar os programas de governo para sua área e as medidas que estão sendo tomadas para conter o impacto da crise internacional no Brasil.

    Antes da reunião de comissão geral, os líderes se encontram com o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), para definir a prioridade nas votações do semestre.

    A Câmara começa a semana com a pauta trancada por quatro medidas provisórias e por um projeto de lei com prazo de urgência constitucional vencido: o que cria o Programa Nacional de Acesso ao

    Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O programa prevê, entre outras medidas, a oferta de bolsa de estudo para estudantes do ensino técnico de nível médio e o aumento das vagas em escolas públicas.

    Além das propostas que trancam a pauta, os líderes precisam definir a votação de dois assuntos considerados polêmicos. A proposta de emenda à Constituição (PEC) que define o piso nacional de policiais e bombeiros e a Emenda 29, que regulamenta recursos para a saúde.

    O governo espera votar, nesta semana, a medida provisória que trata de mudanças nos Correios e que regulamenta o setor sulcroalcooleiro. A ideia é concluir até a primeira semana de setembro as votações das medidas provisórias que trancam a pauta para então votar o Pronatec e a Lei Geral da Copa do Mundo.

    ResponderExcluir
  3. O titulo da matéria está incompleto em adjetivos; deveria ser:


    FALTA DE GENTE INTELIGENTE, CAPAZ E HONESTA É A UNICA LIMITAÇÃO DOS CORREIOS

    ResponderExcluir
  4. ORDEM DO DIA CAMARA NA DATA HOJE (09-08)
    (ÀS 16 HORAS)


    MEDIDA PROVISÓRIA Nº 532, DE 2011
    (DO PODER EXECUTIVO)
    Discussão, em turno único, da Medida Provisória nº 532, de 2011, que acresce e dá nova
    redação a dispositivos das Leis nºs 9.478, de 6 de agosto de 1997, e 9.847, de 26 de outubro
    de 1999, que dispõem sobre a política e a fiscalização das atividades relativas ao
    abastecimento nacional de combustíveis; altera o § 1º do art. 9º da Lei nº 8.723, de 28 de
    outubro de 1993, que dispõe sobre a redução de emissão de poluentes por veículos auto motores, alem disso:

    dá nova redação aos arts. 1º, 2º e 3º do Decreto-Lei nº 509, de 20 de março de
    1969, que dispõe sobre a transformação do Departamento dos Correios e Telégrafos em
    empresa pública; altera a Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, que dispõe sobre a
    Organização da Presidência da República e dos Ministérios, e dá outras providências. Pendente
    de parecer da Comissão Mista. As Emendas de nºs 1, 2, 11, 12, 13, 14, 15, 17, 18, 19, 20, 21, 22,
    23, 24, 25, 26, 34, 35, 36, 38, 45, 46, 48, 50, 51, 53, 54, 55, 56 e 57, foram indeferidas liminarmente
    por versarem sobre matéria estranha, nos termos do art. 4º, § 4º, da Resolução nº 1/2002-CN, c.c.
    art. 125 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados (Questão de Ordem nº 478/2009).
    COMISSÃO MISTA: 12/05/2011
    PRAZO NA CÂMARA: 26/05/2011
    PASSA A SOBRESTAR A PAUTA EM: 13/06/2011(46º DIA)
    PERDA DE EFICÁCIA: 08/09/2011
    RETIFICAÇÃO PUBLICADA NO D.O.U. DE 04/05/2011

    ResponderExcluir
  5. Funcionários dos Correios iniciam paralisação nesta quarta-feira .
    (Quarta, 10/08/2011 cearaagora.com).

    Os funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) iniciam, a partir desta quarta-feira (10), paralisações regionais e setoriais até o próximo dia 6 de setembro, data limite para o início das negociações com a empresa .

    As unidades do Complexo Operacional GCTCE, CDD Cidade e CDD Fortaleza serão as primeiras unidades a fazer paralizações por duas horas, no bairro Lagoa Redonda. Decisão que foi tomada na reunião do último dia 2.

    O motivo das paralisações é a terceirização da empresa, segundo Lourdinha Félix, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos (Sintect-CE). Os funcionários são contra a medida provisória que altera o estatuto, transformando os Correios em sociedade anônima, ameaçando a função social. A categoria quer a contratação imediata dos aprovados no último concurso.

    ResponderExcluir
  6. PLENÁRIO

    PAUTA DE SESSÃO ORDINÁRIA EM 10/8/2011 às 14h - C O N F I R M A D A

    54ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa Ordinária

    Urgência Art. 62, § 6º da CF

    Discussão


    1 - MPV 532/2011 - do Poder Executivo - que "acresce e dá nova redação a dispositivos das Leis nºs 9.478, de 6 de agosto de 1997, e 9.847, de 26 de outubro de 1999, que dispõem sobre a política e a fiscalização das atividades relativas ao abastecimento nacional de combustíveis; altera o § 1º do art. 9º da Lei nº 8.723, de 28 de outubro de 1993, que dispõe sobre a redução de emissão de poluentes por veículos automotores; dá nova redação aos arts. 1º, 2º e 3º do Decreto-Lei nº 509, de 20 de março de 1969, que dispõe sobre a transformação do Departamento dos Correios e Telégrafos em empresa pública; altera a Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, que dispõe sobre a Organização da Presidência da República e dos Ministérios, e dá outras providências

    ResponderExcluir
  7. Trabalhadores dos Correios fazem manifestação em Porto Alegre

    Trabalhadores do Correios realizaram nesta quarta-feira, 10, uma manifestação para protestar contra a Medida Provisória 532. A categoria acredita que, se o texto for aprovado, poderá afetar a qualidade dos serviços postais e resultar na terceirização do trabalho.

    Segundo a Assessoria de Comunicação da Diretoria Regional dos Correios de Porto Alegre, dos oito mil empregados da Diretoria do Estado, 200 participaram do ato. Desses, três são do Rio Grande, segundo o órgão.

    A Diretoria Regional dos Correios informou ainda que os representantes dos manifestantes foram recebidos pela Assessoria de Relações Sindicais dos Correios durante à tarde. Na oportunidade foi entregue uma solicitação dos manifestantes para ser encaminhada a vice-presidência de Gestão de Pessoas da ECT em Brasília. As atividades dos Correios do RS ocorreram normalmente sem repressão de carga nas unidades.

    Nesta quinta-feira, 11 de agosto os funcionários retornam às agências. Para os Correios, a MP 532 visa a modernizar a Empresa, transformando-a em uma instituição mais ágil, mantendo-a pública e de qualidade. Os Correios colocam à disposição da população os números da Central de Atendimento dos Correios, 0800-725 7282 e 0800-725 0100 para sugestões ou reclamações em todas as localidades.

    ResponderExcluir
  8. É muito estranho, os caras param e as atividades não são prejudicadas????
    Olha, esse pedido de efetivo o governo devia rever ou então solicitar um traabalho tecnico por empresas especializadas em calculo de mão de obra., vai cair de costa. Aliais isso já foi feito no passado e os tecnicos da ECT solicitaram com muita educação a retirada da empresa no processo.

    ResponderExcluir
  9. Nada como uma boa greve para iniciar a reformulação dos Correios!!! KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  10. Senado terá 'rebelião branca', diz liderança governista
    (Andrea Jubé Vianna - ISTO É)

    Um líder da base aliada afirmou que o clima de insatisfação que paralisou as votações na Câmara deve se refletir no plenário do Senado a partir da próxima semana. "Faremos uma rebelião branca", adiantou a liderança, que pediu para não ser identificada. Segundo esse líder governista, os senadores da base aliada assinarão os pontos eletrônicos, mas não garantirão presença no momento das votações.


    O mesmo líder governista acredita que não será possível garantir a votação das últimas medidas provisórias aprovadas pela Câmara, que ainda não chegaram ao Senado. A principal insatisfação da base aliada é com o contingenciamento das emendas parlamentares: somente os restos a pagar relativos a 2010 são estimados em R$ 5 bilhões.


    As Medidas Provisórias de nº 530 e nº 531, as últimas aprovadas pelos deputados e que instituem um plano de recuperação para escolas públicas destruídas por enchentes, perdem a validade no dia 5 de setembro. Na prática, entretanto, têm três semanas para serem apreciadas no Senado, porque a semana de 5 de setembro é considerada "morta", devido ao feriado de 7 de setembro.


    Além disso, o PT articulou para tentar retardar o envio das duas MPs ao Senado, a fim de garantir a pauta livre por mais tempo para tentar votar o projeto de lei nº 116/10, que institui novas regras para o mercado de TV por assinatura. Essa estratégia frustrou-se nesta semana, porque o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), acolheu uma questão de ordem levantada pela oposição, que forçou o adiamento da votação do projeto.


    A situação é mais delicada em relação à MP nº 532, que transforma os Correios em empresa pública e atribui à Agência Nacional de Petróleo (ANP) a fiscalização e regulamentação do setor de etanol - até então, vinculada ao Ministério da Agricultura. A obstrução da base aliada impediu a apreciação da MP na Câmara, retardando, com isso, o prazo para sua análise no Senado. Esta MP perde a validade no dia 8 de setembro.


    Em contrapartida, os senadores devem aprovar na próxima semana a proposta de emenda à Constituição (PEC) que modifica o rito de tramitação das medidas provisórias. Além de fortalecer o Senado - garantindo 30 dias aos senadores para apreciação das MPs -, a PEC contraria o Planalto, ao permitir às Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e Senado rejeitarem as medidas provisórias que não contarem com os requisitos de admissibilidade. O texto resguarda, entretanto, recurso ao plenário, em caso de rejeição da MP.

    ResponderExcluir
  11. Fracasso das licitações dos Correios: quem paga é o usuário
    (paranashop.com.br)Luis Henrique Braga Madalena* [11-08-2011]

    Em cinco anos, de 1989 a 1994, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) celebrou contratos de franquia postal com o objetivo de ampliar sua rede de atendimento ao público. Sem recursos para investimentos próprios, com esta iniciativa, a empresa buscou suprir as deficiências e as dificuldades vivenciadas na prestação do serviço postal em todo o país.

    Ao longo desse período foram celebrados mais de 1.700 contratos de franquia postal. São as chamadas Agências dos Correios Franqueadas - ACFs.

    No período imediatamente posterior à entrada em vigor da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações), o Tribunal de Contas da União determinou à ECT que realizasse licitações destinadas ao estabelecimento de novas franquias em substituição às anteriormente pactuadas, as quais não haviam sido submetidas ao rito licitatório exigido pela Constituição.

    Com isso, em 1998 foi editada a Medida Provisória nº 1.531-18, posteriormente convertida na Lei nº 9.648/98, que determinou que a ECT promovesse licitações para a contratação de novas franquias, bem como ainda que os contratos celebrados entre os anos de 1989 e 1994 deveriam permanecer válidos até o fim de 2002.

    Como à época o modelo de prestação dos serviços postais estava em debate e em reexame, em 2002, a Lei nº 10.577 veio a prorrogar a validade dos contratos até novembro de 2007.

    De tal exigência, sobreveio a Lei nº 11.668/2008, que “dispõe sobre o exercício da atividade de franquia postal”, com base na qual a ECT, ao final de 2008, finalmente determinou a abertura de diversas licitações simultâneas, em todo o país.

    Ainda em 2008 foi publicado o Decreto nº 6.639, que regulamentou a Lei nº 11.668/2008. Começou a fluir, então, o prazo legal para que fossem concluídas todas as contratações necessárias para a implantação da nova rede de agências de correios franqueadas com vistas a substituir as unidades contratadas sem licitação.

    Não bastasse toda a novela legislativa já mencionada, em março deste ano, novamente foram suspensas todas as licitações em andamento por todo o país, quando um parecer da Advocacia Geral da União (AGU) apontou severas ilegalidades em todos os editais, do que derivou a Medida Provisória 509, transformada na Lei nº 12.400/2011, que, mais uma vez prorrogou a data para conclusão das contratações, dessa vez para agosto de 2012.

    As diversas legislações que tratam sobre o assunto, que em sua destacada maioria destinam-se a esticar o prazo de conclusão das contratações efetivadas por meio de licitação, são o retrato do completo fracasso dos editais produzidos pela ECT, os quais geraram incontáveis ações judiciais, seja de interessados em participar das licitações, seja das associações de atuais franqueados.

    Um dos principais argumentos das ações movidas foi a ausência de realização de Audiência Pública em detrimento da magnitude da contratação. São mais de 1.700 franquias postais, que a ECT parece ter cedido em julho de 2011, quando promoveu midiática Sessão Pública e ouviu incontáveis insatisfações e anseios dos interessados em participar das futuras licitações e da coletividade como um todo, em que se limitou a responder de forma sucinta e negativa.

    ResponderExcluir
  12. (CONTINUAÇÃO)

    Ao que parece, mais uma vez haverá incontáveis problemas quando forem lançados os editais dos próximos certames, única e exclusivamente ocasionados pelo descaso da ECT para com a Lei e para parâmetros atuais de eficiência, com o que mais dinheiro público vai para o ralo, com nova guerra judicial que se avizinha.

    Ademais, tendo em vista que diversos contratos já foram assinados, derivados das licitações realizadas sob a égide do último edital, considerado ilegal pela AGU, ou seja, pela própria União, pretende-se equipara-los aos moldes dos futuros contratos, decorrentes dos editais que ainda estão por vir. Mais um transtorno, vez que terá de se considerar legal um contrato derivado de um edital ilegal!

    Fora todas as impropriedades jurídicas, o que mais se afigura prejudicial para a coletividade, para a população como um todo, é o sistema de informática que se pretende implantar na rede franqueada, o Sistema de Automação da Rede de Agências, conhecido como SARA. Tal sistema, discutido em diversas ações judiciais já propostas, compromete seriamente a eficiência do serviço postal, pois é extremamente mais complicado e carente de funcionalidades que hoje as franquias postais já oferecem à população.

    Novas turbulências parecem avizinhar-se, com as quais o único prejudicado é o cidadão brasileiro, destinatário do serviço postal, constitucionalmente garantido e, indubitavelmente apenas viabilizado pelo papel desempenhado pelas atuais franquias postais, sustentáculo do falado serviço público.

    *Luis Henrique Braga Madalena é advogado do escritório Marins Bertoldi Advogados Associados de Curitiba.

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com