terça-feira, 23 de agosto de 2011

Câmara aprova MP que reestrutura os Correios

Os deputados aprovaram na noite de hoje (23) Medida Provisória que autoriza a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) criar subsidiárias e adquirir o controle acionário ou participar de outras empresas.

A MP segue para análise do Senado.

A proposta foi votada sob forte protesto de funcionários dos Correios presentes nas galerias.

O clima esquentou a um ponto que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), anunciou a suspensão da votação por 15 minutos para que os manifestantes fossem retirados das galerias.

"Esses cidadãos não merecem o respeito dessa Casa e desse Parlamento", disparou Marco Maia.

Segundo ele, um funcionário da Câmara foi atingido por um objeto jogado por manifestantes da galeria.

Após alguns momentos de confusão, Marco Maia recuou e manteve os manifestantes nas galerias que ficaram sob a vigilância de um forte esquema de segurança.

O texto principal da Medida Provisória foi aprovado na semana passada.

Na votação de hoje foram votados destaques apresentados pelo DEM e PPS que impedia que a ECT pudesse criar subsidiárias e adquirisse o controle acionário ou participasse de outras empresas.

De acordo com o texto aprovado, a ECT passa a ter a mesma estrutura de empresas de sociedade anônima e não precisará ter o aval do Congresso quando, por exemplo, optar por adquirir outra empresa ou mesmo se fundir.

As decisões serão tomadas por uma assembleia geral.

A proposta também torna a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) responsável pela fiscalização e a regulamentação do setor produtivo de etanol.

Fonte: Blog do Noblat


7 comentários:

  1. Para nós, franqueados, isso é bom ou ruím, afinal de contas?

    ResponderExcluir
  2. A ECT bem que poderia contratar uma(s)empresa (s) com especialização na área de atendimento e nesse caso a indicação seria as franqueadas, cujo exemplo podemos nos orgulhar, representamos muito o faturamento da ECT.
    Alem disso, podemos contribuir ainda para a ECT fechar variais AC's no Brasil que hoje são deficitárias.

    ResponderExcluir
  3. Desde quando o Correio faz alguma coisa pensando em franqueados?

    ResponderExcluir
  4. É isso aí. Enquanto os franqueados pensam em lucro PARA os Correios, alguns espertalhões, encastelados em sinecuras da ECT, pensam em lucro COM os Correios e, por isso, pau nos franqueados!

    ResponderExcluir
  5. Faz constantemente, "pensando em ferrar".

    ResponderExcluir
  6. Supremo deve atualizar conceito de monopólio estatal.

    Um conflito de interesses de normas constitucionais em colisão, Robert Alexy criou a teoria da ponderação de interesses, visando colocar as normas conflitantes no mesmo patamar e ponderar a sua importância face a atual realidade social. Buscou viabilizar, em cada caso concreto, a mitigação de uma norma em detrimento de outra. Assim por dizer, tendo-se em vista os princípios históricos do controle estatal dos serviços públicos, bem como o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 46, que teve votação controvertida entre os ministros da Suprema Corte brasileira, não houve ponderação da maioria dos ministros sobre os efeitos da decisão da ADPF, que tem efeitos erga omnes, qual passamos a abordar.

    Com a decisão, os magistrados e desembargadores tenderão a decidir pelo monopólio atestado pela ADPF, e, dessa forma, determinando a imediata paralisação dos serviços das empresas privadas.

    Os efeitos concomitantes ensejam ao:

    1. Fechamento das empresas privadas, chamadas empresas de “courrier”, que são essas empresas que dão a celeridade que hoje requer a sociedade, pois na era da informática e a rápida troca de informação na rede mundial, resta determinada a expungir a arcaica forma de comunicação pela prestação despicienda da ECT, de forma lenta e arcaica. Não obstante as empresas privadas fomentam a economia nacional, que por outro lado, traz grande arrecadação pública por meios dos inúmeros tributos recolhidos, tais como, ICMS etc.

    2. A função social que a empresa, além de garantir lucro claro, e determina e pede atualmente a sociedade, ensejando a rápida entrega existe a obrigatoriamente das empresar de “courrier” deterem de seguro, para os casos de roubo e extravio, além de haver entrega em qualquer lugar. Ocorre que, é de conhecimento que a ECT, não entrega e não chega em certos lugares, por alegação de não existir CEP, além de não entregar por alegações de segurança em determinados lugares.

    3. O principal, as demissões em massa que ocorrerão, além dos mais de (número de motoboys), concomitante os empregados das empresas.

    Dessa forma, necessário argumentar pela ponderação de interesses em conflito. Existem duas normas constitucionais em conflito, qual seja o monopólio postal previsto no artigo 21, inciso X, e o valor social do trabalho e o livre exercício do trabalho consubstanciado no artigo 5º inciso XIII da CF.

    Assim, deve-se ponderar pela prevalência do monopólio em detrimento do trabalho. Ou seja, em prevalecer o primeiro, ocorrerão demissões dos trabalhadores desse segmento, e se mitigarmos o monopólio, o que já acontece nos dias de hoje – a malha postal atingida pelas empresas privadas representam apenas 10% do que os Correios atendem.

    Dessa forma, a mitigação do monopólio, até por atender o interesse público e social, seria viável. E, utilizando ainda a ponderação, não se está eliminando o monopólio, e sim mitigando, visando à melhoria das condições sociais dos trabalhadores (artigo 7º CF), por ser maior o atendimento do valor social ao trabalho, apenas por fazer-se prevalecer o monopólio, e uma lei de 1978, quando nem computador existia, muito menos internet, e a rápida troca de informações.

    Não obstante, após o fechamento, com certeza entenderá os Correios abarcar outros segmentos que não só os de encomenda, ou cartas. Pois, se prevalecer o monopólio, a ECT abraçará tudo, até as gráficas e tudo que entender como encomendas de modo geral.

    Será que a sociedade está preparada para retroagir nos dias atuais? O voto do ministro Marco Aurélio ecoa nessa baila, trazendo o correto entendimento e adequação do conceito de monopólio ou exclusividade da Constituição Federal.

    Rita de Cássia Bernardo é presidente da Associação Nacional dos Entregadores de Pequenas Encomendas e Impressos (Anepei)

    Revista Consultor Jurídico, 24 de agosto de 2011

    ResponderExcluir
  7. Aloysio pede convocação de Paulo Bernardo sobre uso de jatinho

    Aloysio Nunes (PSDB/SP) protocolou na terça-feira (23) a convocação do ministro Paulo Bernardo (Comunicações) para que ele esclareça uso jatinho da construtora paranaense Sanches Tripolini para viajar pelo país no ano passado, quando ainda comandava o Ministério do Planejamento no governo Lula.

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com