quarta-feira, 13 de julho de 2011

Presidente do Correios diz que sua missão é fazer da empresa uma Petrobras

Há seis meses, um ex-sindicalista tenta recuperar a imagem dos Correios, a estatal com maior número de empregados do país. Economista, especializado em gestão financeira, Wagner Pinheiro deixou o comando do milionário fundo de pensão dos funcionários da Petrobras (Petros) em janeiro e desde então preside a empresa, que não vinha sequer conseguindo honrar prazos de entrega das correspondências. Neste período, ele promoveu um concurso para a contratação de mais de 9 mil funcionários.

Natural de Campinas (SP), o presidente está na órbita petista desde o período Lula. Ligado ao PT, conta com a confiança do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

A missão dele, porém, não é fácil: transformar os Correios em uma empresa moderna e do porte da Petrobras. Pinheiro recebeu Zero Hora para uma entrevista no 19º andar do edifício sede da empresa,em Brasília, na quarta-feira.

Zero Hora – Há um ano, o então ministro das Comunicações disse que os Correios estavam em crise. O senhor conseguiu resolver esses problemas?
Wagner Pinheiro – Já mudou bastante. Não temos dívidas atrasadas e praticamente normalizamos a entrega de encomendas e cartas. A partir deste mês, passamos a contratar 9.190 novos trabalhadores. Tivemos regiões com problemas de entrega nos últimos meses, mas organizamos forças-tarefas e enviamos pessoas tanto da administração central como servidores de outras regiões para normalizar os serviços.

ZH – Qual era a situação da empresa quando o senhor assumiu? Havia um caos nos Correios?
Pinheiro – Não. A orientação da presidente Dilma é modernizar a empresa, fazer dos Correios uma Petrobras da área de logística, um Banco do Brasil.

ZH – Quanto tempo ela lhe deu para fazer isso?
Pinheiro – O governo dela termina em 2014, né? Ela espera que a direção dos Correios esteja à altura da credibilidade que a sociedade brasileira dá à instituição. Mas não disse: "vá lá e se vire". Ela mudou o estatuto dos Correios, que não era atualizado há 32 anos.

ZH – Na prática, o que significa atualizar o estatuto?
Pinheiro – Uma medida provisória que está no Congresso muda o objeto social da empresa para podermos operar no Exterior e termos subsidiárias, participações minoritárias. Os instrumentos dessa legislação nos impõem maior transparência. Vai fazer com que a gente atualize nossa forma de gestão, com a obrigação de gerar mais eficiência.

ZH – O senhor tem orçamento para fazer essa modernização?
Pinheiro – A empresa é superavitária. No ano passado, obteve lucro de R$ 800 milhões e tem recurso em caixa para investimentos. Nossa proposta para os próximos quatro anos é praticamente de R$ 4 bilhões. São investimentos em infraestrutura, tecnologia de informação, modernização da rede de informática e possíveis investimentos como parcerias minoritárias em empresas de logística. É um estudo que depende de decisão no conselho de administração, sempre por orientação do governo, que tem 100% do capital.

ZH – Quando o senhor assumiu, falava num novo modelo para os franqueados. Como está isso hoje?
Pinheiro – Vamos fazer uma nova licitação na última semana de julho. A legislação aprovada no Congresso determina que o novo modelo poderia ser implementado até outubro de 2012.Isso deu prazo para quem hoje está no modelo atual possa migrar para o novo modelo, mas tem que ganhar licitação.

ZH – Já houve várias denúncias de que as franquias eram distribuídas entre afiliados de políticos ou para próprios políticos. O novo modelo acaba com essa brecha?
Pinheiro – Quando foi criado esse modelo, era uma concessão de pontos de atendimento. Então, era uma decisão da empresa, que dava a concessão para alguém que se interessava em fazer a gestão de uma agência terceirizada num ponto em que os Correios precisavam. Agora teve uma primeira licitação e nós consideramos que ela teve um êxito razoável.

ZH – Hoje, há uma carência de agências no Brasil?
Pinheiro – Não. Mas vamos fazer essa licitação para ficar com todas as agências fraqueadas dentro do modelo de licitação e não mais de concessão do direito de uso. Quem já tem a concessão vai poder participar. No Rio Grande do Sul, nós temos no antigo modelo 91 agências franqueadas.

ZH – O senhor assumiu dizendo que até 2014 pretende atender a 100% da população. Passado seis meses, o senhor diria que isso ainda é possível?
Pinheiro – É o nosso objetivo e faz parte do plano estratégico para o final de 2014. Hoje atendemos 85%.

ZH – Como está o projeto do Correio Digital?
Pinheiro – Nós recebemos todos os arquivos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Ou por meio eletrônico, ou digitalizamos os arquivos, que são remetidos para instâncias superiores ou para outros Estados. Já estamos trabalhando com isso em vários Estados e estamos negociando com o Rio Grande do Sul. É a primeira experiência organizada e corporativa do Correio Digital.

ZH – E o Sedex, como melhorar?
Pinheiro – O transporte aéreo noturno, que impacta diretamente nas encomendas expressas, está normalizado. Fizemos as licitações das áreas que estavam sem atendimento, e isso voltou a operar normalmente desde abril. Temos um projeto-piloto em São Paulo , que está começando a funcionar na região de Bauru. Serão mais de cem carteiros que entregam Sedex e trabalham com um celular para facilitar o acompanhamento e agilizar a entrega. O objetivo é estender para todo o Brasil em um ano.

ZH – Um dos problemas dos Correios é a imagem, que ficou comprometida com a crise. Como resgatá-la?
Pinheiro – Você está dizendo que a imagem dos Correios teria sido afetada em função de problemas de ordem administrativa. Mas, quando a empresa me mostra as pesquisas recentes, estamos atrás apenas da família e dos bombeiros no índice de confiança da população. O nosso projeto é fazer esse patrimônio público ter uma nova credibilidade.

Fonte: Zero Hora

9 comentários:

  1. KI BELEUZA!!! (5)

    Mais alguns simpáticos comentários extraídos das 15 últimas postagens, respectivamente do n° 3.289 ao 3.304, do ABAIXO-ASSINADO CONTRA OS MAUS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS CORREIOS ULTIMAMENTE ( Para acessá-lo, copie e cole em seu navegador o link abaixo:
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?page=&sr=2661&pi=P2011N9574 ):


    3304 ... É um absurdo a fila., o mau humor dos funcionários, o preço e a demora nas entregas.
    3303 ... isso vem ocorrendo com bastante frequencia, e a incompetencia dos correios é um flagrante, eu mesmo mandei uma carta registrada para sao jose dos campos e levou 1 semana para chegar la, ja enviei outros objetos pelo sedex e tambem levou 1 semana para chegar, depois os correios estao metendo a mao no bolso do povo brasileiro cobrando caro por um serviço mal prestado, propaganda enganosa pois diz mandou chegou .é chegou a lugar nenhum . proponho a dignissima advogada que juntos entremos com açoes na justiça mesmo que isso venha a nos custar um valor para manter essa causa .por exemplo se conseguimos 10.000 pessoas e se cada uma colaborar com 10 reais vai dar para se rfazer muita coisa
    3302 ... Os correios brasileiros são pior serviço de correios do mundo, extremamente lento, encomendas internacionais demoram mais de 50 dias em chegar, serviços extremamente caros, há suspeitas de roubo de encomendas enviadas na modalidade simples (sem registro), uma vergonha.
    3301 ... Os serviços estao horriveis, lembro antigamente que era tudo mais barato e bem mais ágil !
    3300 ...
    3299 ...
    3298 ... Seus serviços (Correios) deveriam ser menos burocráticos.
    3297 ...
    3296 ... Tb estou indignado com os correios, tenho uma encomenda parada na unidade de tratamento especial a 22 dias e não tenho nenhuma resposta.
    3295 ...
    3294 ...
    3293 ... Pacotes perdidos, prazos não cumpridos....Uma vergonha para o país.
    3292 ...
    3291 ...
    3290 ...
    3289 ... A unidade de tratamento internacional do Brasil é meio de vineta, estou com um produto lá parado a 15 dias e nada, tenho amigos que estar a 1 mês e meio e nada.


    É POR ISSO QUE TENHO TANTO ORGULHO DE TER A ECT COMO MINHA EXIGENTE FRANQUEADORA!!!

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  2. FRANQUEADOS DO BRASIL!!!

    Grande mobilização!!!

    Vamos todos à Brasília no dia 25/07 para a Audiência Publica. É a nossa ultima chance!!! Se preciso for, vamos pintar nossos rostos e fazer uma porção de faixas. Vamos movimentar Brasília!!!
    AVANTE, UNIDOS, VENCEREMOS!!!

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  3. Olha, Sr Presidente em Bauru e Região a situação esta assim:

    "Fim de contrato complica Correios
    Empresa responsável por ambulatório para de atender nesta quarta-feira (13-07); serviço será assumido por concursados
    A crise em que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) enfrenta ainda está longe de terminar. Não só a população sente os problemas de atraso na entrega de correspondência por falta de pessoal, mas também seus funcionários enfrentam problemas internos no setor de saúde ocupacional. O contrato com a MHZ, empresa prestadora de serviços no ambulatório médico, se encerra hoje e não será renovado. Até que um novo processo licitatório seja concluído, funcionários concursados serão deslocados para suprir as necessidades desse setor. Isso significa mais problemas para a estatal que deve também atrapalhar o já precário atendimento prestado à população.


    "Meu caro presidente alguem esta mentindo em toda essa historia, não dá´para acreditar em tudo que os responsaveis pela ECT falam, cada um diz uma coisa. Com relação aos atrasos de objetos, faça o seguinte, isso é uma receita simples da VOVÓ E DO VOVÔ:

    -Com uma prancheta pode ser plástica ou madeira.
    -Siga até os Centros de Tratamento de Cartas ou Encomedas.
    -Nos horários entre 08:00 e 10:00 da manhã.
    -Pegue o relatório diário da operação anterior, sempre em D+1
    -Analise o campo "resto no tratamento" urgente o não urgente.
    -Caso constate a informação ZERO, não pare ai.
    -Siga até as celulas de trabalho e veja as datas dos objetos ainda na unidade e compare c/ os prazos que a ECT disponibiliza aos clientes para cada categoria de objetos.

    Próximo Passo:
    -Siga até alguns CDD's ou CEE's da região centralizadora, ah! só um detalhe, nos CDD/CEE's o melhor é chegar um pouco antes da unidade ser aberta.
    -Após abertura verifique o resto nas bancadas dos carteiros, sempre comparando data de postagem/data de entrega.
    -A medida em que os carteiros forem entrando,caso algum entre com bolsa do correio, veja o ele traz no seu interior, pode ser objetos que não foram entregues na operação anterior.
    Tenha certeza meu caro presidente, o Sr. irá se surpreender ao final da visita/fiscalização.Ah! não esqueça de verificar as datas constantes dos rótulos das malas/caixetas e Containeres.

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  4. Alguem precisa informar o presidente que em "qualquer casamento com mais de 10 anos", na hora de divorciar o marido vai sair pelado, sem direito a nada.

    Negociar é sempre a melhor saída, Sr presidente

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  5. Escândalo
    Dois bilhões de rombo nos Correios
    (leia notícia completa no site: pco.org.br )

    Enquanto os ecetistas se matam de trabalhar, com salários arrochados... direção da ECT torra 2 bilhões de reais com indenizações milionárias, devido ao sucateamento da empresa com o não cumprimento dos prazos de entrega de encomendas, sedex e demais serviços postais

    14 de julho de 2011

    No ano de 2010, a ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - contabilizou um número recorde de reclamações da população usuária do serviço postal no Brasil, mais de 10 milhões de reclamações, a maioria das reclamações se transformaram em ações judiciais, obrigando a direção da ECT a indenizar os clientes dos Correios.

    O cálculo feito de todas as indenizações pagas a todos os clientes prejudicados é de R$ 2 bilhões de reais, 70% desta quantia são da Diretoria Regional de São Paulo, uma verdadeira fortuna que foi queimada nos Correios devido à sabotagem, sucateamento da empresa, cuja responsabilidade, obviamente, é da direção da ECT e do governo, Esta política não deixa nenhuma margem à dúvida que está a serviço da privatização da empresa.

    Para se ter uma ideia, a direção da ECT anunciou que o lucro dos Correios em 2010 foi de cerca de 826 milhões de reais, número que devemos computar com o prejuízo de 2 bilhões de reais provocado pela corrupta direção da ECT, que deixou de contratar trabalhadores para criar o caos em que a empresa se encontra hoje.

    Com este cálculo, cada trabalhador dos Correios teria ainda cerca de R$ 2 mil reais para receber de PLR.

    Esta política está voltada a privatizar os correios, pois ajuda a imprensa capitalista, principalmente a Rede Globo a desmoralizar o serviço público dos Correios, usando o sucateamento feito pela direção da ECT na operação dos Correios para tentar jogar a população brasileira contra a Empresa de Correios como Empresa pública, estatal, que sempre possuiu um serviço eficiente.

    Para garantir que uma empresa como a ECT, que há anos possui a confiança da população brasileira, que tem agências no Brasil inteiro, é a maior da América Latina caia no descrédito popular, o governo Federal e a direção da empresa estão realizando uma verdadeira operação de sabotagem e sucateamento dos serviços postais.

    A política da ECT de não contratar funcionários e nem investir em estrutura

    Ano após ano o volume de correspondência vem crescendo no país, e a ECT, como Empresa que presta o serviço de entrega destas correspondências permanece com a mesma quantidade de funcionários, o que vem sobrecarregando os trabalhadores e ocasionando o afastamento do trabalho, por problemas médicos de uma parcela significativa da categoria.

    O próprio ex-Diretor de Recursos Humanos da ECT, Pedro Magalhães Bifano, ao ser demitido dos Correios deu uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo, denunciando que a ECT possuía R$ 4 bilhões de reais de reserva que estavam proibidos de ser usados para contratar trabalhadores e comprar veículos e investir em infraestrutura da empresa.

    A denúncia de Pedro Bifano esclarecia que esta decisão da ECT de não contratar funcionários está voltada ao sucateamento dos serviços dos Correios, o que vem ocasionando os atrasos nas entregas das correspondências, gerando indenizações milionárias.

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  6. Meu Caro Presidente, nós ficaremos felizes em continuar sendo sempre Correios-Simples como sempre foi.Sem essas bravatas. Veja.


    Extravio de confiança

    A correspondência tratada como lixo pelos Correios é um bem depositado em confiança nas
    mãos de quem deveria dela cuidar.

    Os vídeos feitos em agências dos Correios sobre o trânsito da nossa correspondência
    documenta o surpreendente desleixo por aquilo que imaginávamos protegido e tratado de outro

    modo. Pacotes jogados daqui pra lá, sem cuidado, cartas pisadas, correspondência mutilada,

    conteúdos destruídos, envelopes remendados. A correspondência tratada como lixo, quando na

    verdade é um bem depositado em confiança nas mãos de quem deveria dela cuidar até que

    chegasse ao destino. Os objetos postais, sobretudo a carta, se situam num poderoso sistema

    simbólico que deles faz mais do que meros objetos. O mal-estar em face do que foi mostrado é

    boa indicação nesse sentido.

    Quando colocamos uma carta no correio, nós a pomos aos cuidados da agência oficial de

    transporte e distribuição de correspondência. Queremos que ela chegue ao destino logo e

    íntegra. Pagamos por isso e pagamos caro. Se os Correios terceirizam seus serviços e os

    entregam a incompetentes e irresponsáveis, nem por isso se isentam de responsabilidade no

    compromisso que assumiram com os usuários. Usar os serviços dos Correios é para muitos

    brasileiros um ato inaugural da cidadania; para não poucos é o único. A verdade dos Correios,

    como a do dinheiro, está em nossa fé de que aquilo é verdadeiro e funciona. Quando postamos

    uma carta, de certo modo pomos nas mãos dos funcionários postais nossos valores sociais

    sobre o que é o relacionamento humano que por meio deles se concretiza. O serviço displicente

    e malfeito mutila relacionamentos humanos.

    Uma pesquisa de opinião de 2007 dizia que os Correios estavam entre as três instituições de

    maior confiança dos brasileiros, precedida apenas pela família e seguida pelos bombeiros. Não

    é pouca coisa e tem sentido. Os Correios são a única agência estatal que atua mesmo nos

    lugares mais remotos do País. Muitas vezes é o único elo entre um pai e um filho.

    Segue Parte II

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  7. Continuação Parte I

    Mesmo nestes tempos de relações virtuais através do telefone e da internet, a carta ainda é

    para muitos o meio pelo qual o ausente se faz presente. Em Central do Brasil, na pessoa de

    Dora, Walter Salles celebra a redatora de cartas de migrantes analfabetos para seus parentes

    de distantes cantos do País. Durante anos, nas obras do metrô de São Paulo, havia um sujeito

    que na Praça da Árvore fazia exatamente isso. Por trás do filme de Salles, o personagem

    invisível é o carteiro, funcionário sacerdotal desse sacramento que é a carta, meio de

    comunhão, de amizade, de parentesco, de solidariedade; a carta que é revista, tocada, beijada,

    guardada. A carta é, no mais das vezes, um objeto VIVO. Por isso, os Correios têm sido tema

    e motivo de muita poesia. Não só no filme de Salles. Todos nós conhecemos a emoção de

    Mensagem, de Cícero Nunes e Aldo Cabral, na voz de Isaura Garcia, em gravação de 1946:

    "Tanta verdade tristonha, ou mentira risonha, uma carta nos traz". Filatelistas colecionam com

    afeto o raro Olho de Boi, selo postal brasileiro de 1843, dos primeiros do mundo.

    No Brasil, a celebração poética da carta e dos Correios é antiga. Na Pinacoteca do Estado, em

    São Paulo, pode ser vista a tela de Almeida Júnior Saudade, de 1899, retrato do que sente uma

    mulher da roça ao ler uma carta de alguém amado. Uma instituição que tem essa idade e

    desperta tão intensos sentimentos não tem o menor direito de ser irresponsável.

    Desde a corrupção revelada na CPI dos Correios, de 2005, muitos se perguntam o que foi que

    o governo fez com uma das nossas mais respeitáveis instituições, uma das bases da unidade

    nacional, meio de relacionamentos e de identidade. É lícito supor que, nesse quadro, o que os

    vídeos mostram é apenas a ponta de uma decadência.

    Os Correios brasileiros tinham uma marca de eficiência e integridade acima da de outros

    países. Nosso correio durante anos foi muito melhor do que o correio italiano. Mais de uma vez

    perdi correspondência que eu mesmo postara na mais importante agência postal de Roma, na

    Piazza San Silvestro, sempre livros. Um deles, o volumoso original de um livro do Padre

    Francesconi sobre a imigração italiana para o Brasil, escrito com base na preciosa

    documentação ainda inédita do arquivo da Congregação dos Padres Scalabrinianos. Por sorte

    há na Itália uma segunda cópia desse livro. Amigos italianos me aconselharam que passasse a

    usar o correio do Vaticano, que é operado pelo eficientíssimo correio suíço. Há uma agência ao

    lado da escadaria da Basílica de São Pedro.

    O nosso correio estava se igualando à eficiência do correio inglês. Lá se pode acertar o relógio

    pela coleta da correspondência nos horários assinalados nas caixas vermelhas espalhadas por

    todo canto, algumas ainda do tempo da rainha Vitória. Hoje, aqui, nem o Sedex cumpre o que

    promete e cobra, embora seja um correio caro e paralelo ao serviço normal. Recentemente

    perdeu livro raro e antigo que comprei e paguei previamente. O livreiro teve que me devolver o
    dinheiro e os Correios até agora não explicaram o que aconteceu.

    José de Souza Martins, sociólogo e professor emérito da USP, é autor de A Política do Brasil

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  8. Gostaria de propor, na próxima audiência pública, que, ao lado das inúmeras penalidades constantes no edital, a ECT colocasse, também, premiações às agências que se destacassem em algum ítem e, dessa forma, uma premiação anulasse uma punição proporcionalmente. Seria mais justo.

    J.

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  9. Interessante a proposta do nosso colega, tudo é uma questão de estudo, parceria é parceria.

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