domingo, 17 de julho de 2011

Governo permite aparelhamento político nos Correios

RUI NOGUEIRA E LEANDRO COLON - Agência Estado

Uma mudança cirúrgica no estatuto dos Correios, feita em maio deste ano, permite ao Partido dos Trabalhadores aparelhar os principais cargos de direção, chefia e gerência da estatal. "Dono" dos Correios no governo da presidente Dilma Rousseff, após uma longa hegemonia do PMDB na era Lula, o partido poderá agora levar funcionários de carreira de outros órgãos do governo para assumir vagas de presidentes de comissões de licitação, diretores regionais, superintendentes executivos, diretores regionais, chefes de departamento, coordenadores de negócios e de operações, entre outros cargos.

Até então, essas funções só podiam ser ocupadas por servidores concursados da estatal. A partir de agora, o governo está livre para tirar os funcionários de carreira e trocá-los por apadrinhados políticos.

A manobra está no Decreto 7.483, assinado no dia 16 de maio pela presidente Dilma Rousseff e pelos ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Miriam Belchior (Planejamento). A decisão, que não precisou passar pelo crivo do Congresso, criou dois artigos que não existiam antes, os de número 43 e 44.

Os artigos permitem aos Correios requisitar, da administração pública direta e indireta, funcionários para ocupar "funções gerenciais e técnicas" na estatal. Serão atingidas as unidades regionais e as vinculadas à diretoria executiva da empresa.

A estatal foi palco de grandes escândalos no governo passado, incluindo o do mensalão, em 2005, e a queda de Erenice Guerra da chefia da Casa Civil no ano passado. Erenice era o braço direito de Dilma quando a petista comandava a pasta.

Agora, no governo Dilma, o PT foi escalado para tentar mudar a fama ruim dos Correios.

Fonte: ESTADÃO.COM.BR

18 comentários:

  1. E...

    O PT foi escalado para tentar mudar a fama ruim dos Correios...

    ResponderExcluir
  2. Olha, não sei se é tão ruim isso, os funcionários de carreira que lá estão já mostraram incompetência total, é só ver o que eles fizeram com esta empresa. Não venham dizer que a culpa não é deles, entra e sai presidente e eles continuam lá dando as cartas. Incrível que pareça, os presidentes não mandam nada, quem manda são os “tais funcionários de carreira”

    ResponderExcluir
  3. "JÁ TEMOS NOSSOS GANGSTERS AQUI, NÃO PRECISAMOS IMPORTAR MAIS."

    ( Deputado Marcelo Ramos - PSB/AM explicando a rejeição do titulo de cidadão amazonense a Ricardo Teixeira )

    ResponderExcluir
  4. É por isso que as franqueadas tiveram que se desdobrar para conseguir uma saida.

    Realmente os técnicos de carreira são os principais responsáveis por essa situação, em todas as diretorias reginais tem os chamados Pitbull's, não podem ver franqueado na frente.

    Os piores estão em São Paulo capital e ao lado da diretoria regiona que sozinha não consegue mudar. Basta ver o histórico deles., e veja,qdo ficaram sabendo que as franqueadas seria na linha de comando subordinada a outra area em brasilia, em conjunto com os tecnicos da Adm.central, fizeram alterações nos comandos regionais e passaram as franqueadas serem subordinadas as Gerat's., retirando todo poder tecnico e administrativo dos Reven's. Por que será???

    ResponderExcluir
  5. UMA LUZ NO FIM DO TUNEL


    "A reportagem do Estado procurou na ultima quinta-feira (14-07-11) a assessoria dos Correios e pediu uma entrevista com algum dirigente da empresa para tratar das mudanças no estatuto. A estatal, porem, preferiu responder por escrito. Na resposta enviada ao jornal, argumentou que a possibilidade de levar pessoas de outros órgãos públicos para trabalhar nos Correios “permite a socialização das boas praticas e experiências vivenciadas no âmbito da administração, ATÉ MESMO PARA AUXILIAR NA APURAÇÃO DE PENALIDADES ADMINISTRATIVAS PRATICADAS POR EMPREGADOS DOS CORREIOS,ANTES SUBMETIDOS APENAS A PRÓPRIA COORPORAÇÃO”.

    ResponderExcluir
  6. EXPERIMENTANDO DO PRÓPRIO VENENO

    Reação interna
    As mudanças nos estatutos foram coordenadas pelo vice-presidente de Administração, Nelson Luiz Oliveira de Freitas, e abriram uma crise interna na empresa. Entidades ligadas a servidores de carreira da estatal apontam um aparelhamento por gente de fora, sem experiência com os Correios.

    "Isso vai prejudicar a profissionalização da empresa e certamente atingirá o serviço à sociedade", diz Luiz Alberto Menezes Barreto, presidente da Adcap, associação dos servidores de nível superior dos Correios"

    ResponderExcluir
  7. MUDANÇA PEQUENA MAIS SIGNIFICATIVA


    Mudança-Estatuto anterior

    “Art 34 – O pessoal da empresa será regido pela legislação trabalhista
    §1º - Para funções permanentes, o pessoal da empresa será admitido mediante processo de seleção de prova e de títulos.
    §2º - A empresa poderá contratar pessoal para serviços eventuais e temporários, nas modalidades previstas em lei.”

    Novo estatuto

    “Art. 41. O regime jurídico do pessoal será o da Consolidação das Leis do Trabalho e respectiva legislação complementar.

    Art. 42. A contratação do pessoal permanente da ECT far-seá por meio de concurso publico.

    Art. 43. As funções gerenciais e técnicas, exercidas nas unidades vinculadas diretamente a Diretoria Executiva, poderão ser ocupadas por empregados do quadro de pessoal permanente, bem assim por pessoas cedidas pela administração pública direta e indireta, observada a legislação em vigor.

    Art. 44. Em âmbito regional, as funções gerenciais e técnicas poderão ser exercidas por empregados do quadro de pessoal permanente, bem assim por pessoas cedidas pela administração pública federal direta e indireta, observada a legislação em vigor.

    Art.45. Para funções de assessoramento especial à Diretoria-Executiva, a ECT poderá contratar até dois assessores especiais para cada um dos membros da Diretoria-Executiva, demissíveis ad nutum, com comprovada experiência na atividade para qual está sendo contratado, com formação de nível superior em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, observados os requisitos e critérios fixados pelo Conselho de Administração.”


    Faturamento
    R$ 500 milhões foi o faturamento dos Correios no primeiro semestre de 2011

    107.205 Total de funcionários
    54.957 Carteiros (51%)
    22.752 Atendentes (21%)
    12.880 Operadores de Triagem (12%)
    16.616 Outros Cargos (15%)

    ResponderExcluir
  8. Por que os técnicos de carreira não querem saber dos franqueados?

    ResponderExcluir
  9. É verdade. Afinal, muitos deles vão trabalhar em franquias, quando se aposentam.

    ResponderExcluir
  10. O fator principal no passado esteve ligado a proibição de não poder ter franquias, talves tenha sido isso um dos maiores motivos dessa intriga.

    ResponderExcluir
  11. Qdo estão aposentados são pessoas livres e podem trabalhar em qualquer segmento é claro que existe uma tendencia de prestar serviço em franquias.Esse cenário deve mudar com essa abertura que ECT fará em sua organização,outros deverão ir para outras areas, como por exemplo Logistica.
    O problema esta em quem fica!!fica!!! fica!!!

    ResponderExcluir
  12. Veja, não são todos os técnicos que não querem saber de franqueados. Não dá para generalizar., em SPM alguns são conhecidos, ou não são????

    ResponderExcluir
  13. O governo deveria obrigar seus técnicos de carreira a fazerem estágio nas franquias. Seria muito elucidativo e proveitoso para todos.

    J.

    ResponderExcluir
  14. KI BELEUZA!!! (7)

    Mais alguns simpáticos comentários extraídos das últimas postagens, respectivamente do n° 3.337 ao 3.356, do ABAIXO-ASSINADO CONTRA OS MAUS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS CORREIOS ULTIMAMENTE ( Para acessá-lo, copie e cole em seu navegador o link abaixo:
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?page=&sr=2661&pi=P2011N9574 ):


    3356 ... estou indignado pela falta de respoito dos correios, 3 meses sem receber a minha encomenda, simplesmente está passeando pelo Brasil
    3355 ... estou indignado pela falta de respoito dos correios, 3 meses sem receber a minha encomenda, simplesmente está passeando pelo Brasil
    3354 ... estou indignado pela falta de respoito dos correios, 3 meses sem receber a minha encomenda, simplesmente está passeando pelo Brasil
    3353 ...
    3352 ...
    3351...
    3350 ...
    3349 ...
    3348 ...
    3347 ...
    3346 ... sedex- entregar atrasada lamentável...ultimamente os correios não funciona.
    3345 ...
    3344 ...
    3343 ...
    3342 ... Utilizo regularmente o serviço dos Correios (envio de correspondência uma vez por semana ou mais) e recebo inúmeras encomendas e cartas. O serviço deixa muito a desejar, o alto valor cobrado não compensa a falta de compromisso com os prazos estabelecidos. Espero que isso mude em breve.
    3341... E uma encomenda que está há 2 meses para ser devolvida para o remetente, como faz?
    3340 ...
    3339... Minha encomenda não foi entregue e perdir 2.599 reais na compra de um produto pela internet, o pacote ficou perdido na CTE JAGUARE - SAO PAULO/SP no dia 13/07/11
    3338 ... plenamente, já passei por isso, uma encomenda que não foi entregue em tempo de sedex e paguei como tal.
    3337 ... É preciso que os responsáveis pelo estado dos correios atual saibam que estão lesando cidadãos de bem, pais e mães de família que pagam impostos e se sacrificam para viver com dignidade no Brasil


    É POR ISSO QUE TENHO TANTO ORGULHO DE TER A ECT COMO MINHA EXIGENTE FRANQUEADORA!!!

    ResponderExcluir
  15. Que governo?

    Aquele, que vai permitir o aparelhamento político dos Correios, ora.

    ResponderExcluir
  16. Ah!ufa!! ainda bem, pensei que vosse outro.

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com