quarta-feira, 20 de julho de 2011

Correios trocam direção em Bauru e garantem manutenção da regional

Sediada em Bauru e responsável por 583 municípios do Estado, a Diretoria Regional São Paulo Interior dos Correios tem um novo comandante. Na manhã de ontem, o então diretor Luiz Roberto Pagani foi substituído por Joseph de Faro Valença, sindicalista do Partido dos Trabalhadores (PT) e funcionário de carreira da estatal que trabalhava na gerência de atendimento da diretoria em São José do Rio Preto.

A mudança de comando da diretoria regional ocorreu seis meses após o petista Wagner Pinheiro assumir a presidência nacional da empresa e dois meses depois da aprovação de alterações no estatuto da autarquia (leia mais abaixo). A assessoria de imprensa dos Correios limitou-se a informar que a presidência tem a prerrogativa de nomear diretores que sejam de sua confiança, sem explicar os critérios utilizados para a escolha de Valença.

Ainda de acordo com a estatal, a medida faz parte de um plano amplo já em curso para modernizar a empresa postal e não representará modificações na estrutura da regional, que conta com cerca de 4 mil funcionários somente em Bauru - número próximo aos 5.500 servidores da prefeitura municipal. Segundo garante a autarquia, a unidade “continua a operar como antes” sem demissões ou remanejamento de funcionários. “São mudanças corporativas, implantadas na empresa como um todo, e que serão padrão para todas as unidades no que diz respeito às práticas de gestão corporativa”, esclarece nota enviada à reportagem.

Procurado pelo JC, Pagani não quis se manifestar sobre os motivos de sua substituição, mas informou que, por ser concursado, permanecerá atuando na empresa na função que lhe for designada. “Posso apenas dizer que nossa administração foi bastante positiva, porque a nossa regional teve um crescimento grande. Em todo o Brasil, só é menor do que a Diretoria Regional (DR) São Paulo Metropolitana”, destaca.

Embora a DR São Paulo Interior (SPI) seja a segunda maior dos Correios em termos de faturamento, nos últimos dois anos a autarquia como um todo caiu no descrédito popular. Mergulhada na maior crise de sua história, a empresa anteriormente conhecida pelo padrão de qualidade passou a ser alvo constante de reclamações por conta de atrasos na entrega de encomendas e correspondências.

Decadência

Para Luiz Alberto Bataiola, vice-presidente do Sindicato dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e Similares de Bauru e Região (Sindecteb), o início da decadência ocorreu em julho de 2009, quando os Correios implantaram um Plano de Demissão Voluntária (PDV) que dispensou cerca de oito mil funcionários. “O problema é que o plano foi implantado sem que houvesse projeto para realização de concurso. Quando resolveram fazer, às pressas, o edital não obedecia às regras e teve de ser cancelado”, recorda-se. Em dois anos, a autarquia acumulou um déficit de 20 mil funcionários em todo o País e os que permaneceram no trabalho se viram sobrecarregados, sem dar conta de realizar todo o serviço.

Além dos atrasos, a estatal também se viu envolvida em uma série de escândalos desde que o PMDB e o PTB passaram a deter seu controle, em 2004. As denúncias começaram com o vídeo em que o ex-funcionário Maurício Marinho recebia propinas, seguiram pelo escândalo do mensalão e pela CPI dos Correios, até a queda de Erenice Guerra do comando da Casa Civil.

Medidas objetivam reerguer a estatal

Na tentativa de reerguer o nome da empresa, a presidência assumida pelo PT tem como foco “adotar práticas de governança corporativa reconhecidas e incorporadas por grandes empresas”. A partir do novo estatuto, a estatal começará, por exemplo, a atuar também no mercado externo - com ênfase no serviço de Sedex, que cresce a cada ano por conta das entregas de compras pela Internet, mas enfrenta grande concorrência de empresas estrangeiras no Brasil.

“O serviço de encomendas já é responsável por 50% do faturamento dos Correios, mas tendência é que seu nível de importância aumente nos próximos anos, enquanto o serviço de entrega de cartas e impressos irá diminuir”, avalia Bataiola.

Os Correios poderão, ainda, participar como sócia minoritária de outras empresas, criar subsidiárias, além de celebrar parcerias comerciais que agreguem valor a sua rede e sua marca. Entretanto, na avaliação de Osmar Brito, membro do Comitê de Luta Contra a Privatização dos Correios de Bauru, a atuação com foco na lucratividade é apenas mais uma das medidas com o objetivo final de privatizar a empresa.

“Está claro que o objetivo é trazer a empresa para uma lógica privada. E, dentro desta lógica, o primeiro passo é o enxugamento do quadro de funcionários”, argumenta. Segundo ele, embora a empresa tenha realizado concurso recentemente para contratar mais 9 mil funcionários, precisaria de um total de mais 30 mil para retomar o antigo padrão de atendimento.

Contratações

Recentemente, os Correios realizaram concurso público para contratação de mais de 9 mil funcionários em todo o País. Na base sindical de Bauru, que abrange 200 municípios, devem ser chamados entre 600 e 800 servidores.

Mas, em razão das mudanças que estão sendo implementadas pelo novo presidente da empresa em Brasília, Wagner Pinheiro, o receio sobre a redução da estrutura da Diretoria Regional São Paulo Interior, sediada em Bauru, ainda permanece entre funcionários. A assessoria de imprensa dos Correios, entretanto, é categórica ao afirmar que as medidas de modernização não vão gerar demissões nem remanejamento de servidores.

Em nota enviada ao JC, a autarquia frisa que “a perspectiva de ampliação dos serviços resultarão na valorização do seu corpo funcional” e que “a tendência é a geração de mais e melhores empregos”.

Estatuto prevê ocupação de cargos por funcionários de outros órgãos

Após sete anos de liderança do PMDB e PTB, os Correios voltaram à liderança do PT. Logo que o sindicalista Wagner Pinheiro assumiu a presidência nacional, o partido providenciou alterações importantes no estatuto da autarquia. Assinado em maio deste ano, um decreto da presidente Dilma Rousseff - que não precisou passar por aprovação no Congresso Nacional - criou os artigos 43 e 44.

Eles permitem aos Correios nomear servidores de outros órgãos públicos para desempenhar funções gerenciais e técnicas dentro da estatal.

Até o governo passado, as 27 diretorias regionais dos Correios só podiam ser ocupadas por funcionários de carreira, sendo de livre nomeação apenas o presidente e os vice-presidentes. Para o membro do Comitê de Luta Contra a Privatização dos Correios de Bauru, Osmar Brito, a estratégia irá estrangular o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da empresa.

“Os cargos de comissão poderão ser ocupados por qualquer outro funcionário público, não necessariamente vinculado aos Correios. Aquele trabalhador que se dedica, investe na sua qualificação profissional, não terá mais a mesma perspectiva de crescimento dentro da empresa”, reclama.

Na avaliação de Luiz Alberto Bataiola, vice-presidente do Sindicato dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e Similares de Bauru e Região (Sindecteb), os servidores da estatal desempenham atividades bastante específicas e, diante da crise enfrentada atualmente, nomear funcionários de outros órgãos pode representar um risco para a empresa.

“Os cargos técnicos e gerenciais precisam ser ocupados por quem possa entrar e já começar a resolver os problemas. Se as contratações forem obedecer a critérios políticos e não de competência, o futuro da empresa é preocupante”, analisa.

Novo diretor

O novo comandante da Diretoria Regional dos Correios São Paulo Interior, Joseph de Faro Valença, nasceu em Aracaju (SE), tem 58 anos e é bacharel em ciências jurídicas e sociais. Funcionário de carreira dos Correios, ele atua na empresa há 39 anos e estava exercendo suas atividades na gerência de atendimento da diretoria em São José do Rio Preto.

Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Valença também foi presidente e diretor de Administração e Finanças do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Rio Preto e região. Ele substitui o bauruense Luiz Roberto Pagani, que permaneceu à frente da diretoria regional durante os últimos quatro anos.

Pagani trabalhava como subgerente de engenharia da unidade de Bauru quando assumiu a função em outubro de 2007 no lugar de Vitor Joppert, que foi exonerado sob acusação de desvio de verbas. Concursado há 38 anos, o ex-diretor também é funcionário de carreira e continuará trabalhando na estatal, em função ainda não definida.

Fonte: Jornal Cidade de Bauru

10 comentários:

  1. Publicado em 19 de julho de 2011 por Correios

    Os Correios conquistaram, pela décima vez consecutiva, o prêmio “Marcas de Confiança”. O prêmio será entregue no final de agosto/11.

    A pesquisa é realizada pela revista Seleções do Reader’s Digest em parceria com o Ibope e, em todas as suas edições, a ECT foi vencedora como a instituição mais confiável do país.

    Comento: Já estou começando a desconfiar dessas pesquisas., não sei porque!!!

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  2. Espero que os franqueados da DR SPI deixem de ser "sacos de pancada". Só isso.

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  3. Sei não...

    Já dizia meu finado pai: "boi sonso, chifrada certa".

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  4. Se não houver mudanças nas areas responsáveis pelo acompanhamento das franquias tanto em SPM como SPI é muito dificil, são pessoas antigas e com muito rancor de franqueados.

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  5. Os resultados das mudanças nos Correios I

    Wagner Pinheiro de Oliveira*

    O incontestável crescimento da economia brasileira nos últimos oito anos tem nos colocado inúmeros desafios, sendo o principal deles acompanhar a demanda econômica dos mais de 40 milhões de pessoas que ascenderam à classe média.

    O incontestável crescimento da economia brasileira nos últimos oito anos tem nos colocado inúmeros desafios, sendo o principal deles acompanhar a demanda econômica dos mais de 40 milhões de pessoas que ascenderam à classe média. Neste sentido, os Correios têm trabalhado intensamente para atender melhor a população brasileira. A nova gestão da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos completa seis meses introduzindo mudanças fundamentais para que a tradicional eficiência na entrega de cartas e encomendas seja mantida.

    Os Correios realizam a importante tarefa de integrar um país de dimensões continentais, por meio da distribuição diária de 35 milhões de objetos, entre cartas e encomendas. Com o crescimento econômico e a consequente ampliação da demanda, a ECT passa por eventuais atrasos na prestação de seus serviços. Para reverter a situação, diversas medidas já estão em andamento. Outras ações adotadas, visando à modernização tecnológica e de logística, já permitem vislumbrar uma maior sintonia entre a demanda e o pronto atendimento.

    O passo mais importante para a garantia da qualidade no atendimento à população brasileira foi a alteração no Estatuto da empresa, que datava de 1979. O novo Estatuto permite à ECT tornar-se uma empresa mais ágil e voltada não só para o atendimento ao mercado interno como também para o externo. A Medida Provisória 532, enviada ao Congresso em maio último, prevê que os Correios possam trabalhar também no exterior, participar de empresas, criar subsidiária, além de poder celebrar parcerias comerciais.

    Além disso, com o novo Estatuto, os Correios passam a adotar práticas de governança corporativa reconhecidas e incorporadas por grandes empresas. Isso significa publicidade, transparência e prestação de contas; enfim, melhoria da governança corporativa. O controle sobre a empresa também foi fortalecido: a presidência do Conselho de Administração, que antes era exercida pelo presidente da empresa, passou a ser ocupada por um dos membros indicados pelo Ministério das Comunicações — atualmente, o próprio Ministro Paulo Bernardo.

    A implantação desse novo modelo de gestão nos Correios já demonstra os primeiros resultados. Em apenas seis meses, a empresa conseguiu grandes vitórias. Com absoluto sucesso, os Correios realizaram o concurso público nacional para quase dez mil trabalhadores, que até o final de outubro já estarão nos quadros da ECT.

    A empresa ainda conseguiu realizar, com economia aos cofres públicos, licitação das linhas para transporte aéreo noturno de carga e para sua rede corporativa de dados, que interliga 7 mil unidades.

    Há que se destacar também a bem-sucedida licitação para escolha do novo parceiro do Banco Postal. Vencido pelo Banco do Brasil, o leilão foi disputado por grandes instituições financeiras e o valor alcançado, de R$ 2,3 bilhões, demonstra a importância de nossa rede de agências.

    O novo modelo de gestão aumentou, ainda, a transparência da empresa. O Relatório de Administração e o Balanço Contábil de 2010 foram publicados, em maio, na página dos Correios na internet, no Diário Oficial da União e em veículos de comunicação. Da mesma forma, os balanços financeiros da empresa serão amplamente divulgados e a sociedade brasileira poderá acompanhar de perto a evolução dos Correios, patrimônio de cada cidadão deste país. Além disso, criou o "Blog dos Correios", espaço na ‘internet’ onde publicará suas ações e estará aberto a fazer debate com todos que se interessarem.

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  6. (continuação)

    Ao mesmo tempo em que implementa práticas modernas de gestão, a ECT continua exercendo sua vertente social: contratou, até o momento, mais de 3,7 mil jovens aprendizes em todo o Brasil; atuou com eficácia na campanha para arrecadação de donativos para as vítimas de tragédias no Rio de Janeiro, no início do ano, e na campanha de combate à dengue no Amazonas; além disso, acaba de inaugurar a primeira agência em uma comunidade pacificada no Rio de Janeiro, o que trará grande desenvolvimento para a região.

    Tais vitórias são apenas os primeiros passos de uma grande caminhada, mas já refletem a importante revolução em curso hoje nos Correios. O cenário para os próximos anos no Brasil é de grande crescimento e, com isso, os desafios continuarão surgindo. Os Correios continuarão seguindo o ritmo das mudanças, com transparência e empenho, sempre em busca da excelência na prestação dos serviços aos cidadãos e do cumprimento de seu papel social de integrador nacional.

    *Economista formado pela Unicamp, especialista em Administração e Gestão Financeira pela FGV-SP e em Finanças pela USP, é presidente dos Correios


    Por Araraquara.com - Wagner Pinheiro de Oliveira **

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  7. Boa viagem a todos que poderão participar da audiência pública na próxima segunda feira em Brasilia.

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  8. KI BELEUZA!!! (8)

    Mais alguns simpáticos comentários extraídos das últimas postagens, respectivamente do n° 3.361 ao 3.379, do ABAIXO-ASSINADO CONTRA OS MAUS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS CORREIOS ULTIMAMENTE ( Para acessá-lo, copie e cole em seu navegador o link abaixo:
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?page=&sr=2661&pi=P2011N9574 ):


    3379 ... Essa merda de empresa tem que arcar com seus erros.
    3378 ...
    3377 ...
    3376 ...
    3375 ...
    3374 ...
    3373 ...
    3372 ...
    3371 ...
    3370 ... DEMORA "ABSURDA" NA ENTREGA DE CORRESPONDENCIA INTERNACIONAL
    3369 ...
    3368 ...
    3367 ...
    3366 ... Empresa podre, corrupta os funcionarios nao merecem ter nenhum tipo de reivindicação atendida. Vide os videos no youtube dos funcionarios jogando, chutando e quebrando nossa encomendas. Não quer trabalhar??? É facil: Vá pra casa e dê lugar à quem realmente quer e precisa!
    3365 ...
    3364 ...
    3363 ...
    3362 ... CEE Santo Amaro não faz as entregas Considero absurdo o que os Correios CEE Sto Amaro estão fazendo: Acompanhando a anotação do Codigo Rastreio: SZ738866377BR A encomenda teve como registro: 12/07/2011 17:15 CEE SANTO AMARO - SAO PAULO/SP - Destinatário ausente 13/07/2011 18:38 CEE SANTO AMARO - SAO PAULO/SP - Logradouro com numeração irregular No dia 12/07 estavam 3 pessoas em tempo integral no destinatário. Certeza que o entregador não foi na minha casa. Além disto, é um abuso, (ou preguiça) ou absurdo que um entregador no 1o dia tenha achado o endereço (12/07) e no dia seguinte (13/07) não tenha achado o endereço. É a terceira vez que os Correios CEE Sto Amaro procedem da mesma forma, não entregando a encomenda. Até parece que estão fazendo um favor em me entregar a encomenda pela qual eu paguei a entrega. Quando adquiro uma produto ou preciso de uma remessa, sou obrigado a procurar uma transportadora ou operador Logistico particular pois a CEE Santo Amaro não cumpre o trabalho pelo qual o consumidor paga. EMPÁFIA: quando eu liguei para a Gerência da Unidade para me queixar do péssimo serviço prestado, ainda tem a pachorra de me dizer que tem um problema na minha rua...
    3361 ... Algumas encomendas são devolvidas sem a menor explicação


    É POR ISSO QUE TENHO TANTO ORGULHO DE TER A ECT COMO MINHA EXIGENTE FRANQUEADORA!!!

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  9. Correios discute edital de licitação para novas agências


    Audiência pública ocorre nesta segunda-feira, na sede da ECT. Edital deve prever 830 novas franquias de agênciasFoto: Herivelto Batista
    Brasília, 22/07/2011 – A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) realiza na segunda-feira (25), em Brasília, audiência pública para discutir o edital de licitação de novas agências franqueadas. A previsão é que o edital seja lançado nos próximos 90 dias e abra licitação para 830 novas Agências de Correios Franqueadas em todo o país.

    Os interessados em conhecer e discutir os termos do edital deverão comparecer ao auditório da sede dos Correios, em Brasília, no período entre 14h e 17h. O objetivo é receber sugestões para a elaboração da versão final do documento.

    A vice-presidente de Rede e Relacionamento com o Cliente da ECT, Maria da Glória Guimarães dos Santos, ressalta que a audiência buscará debater e chegar a um consenso sobre o melhor modelo de concessão de franquias de agências dos Correios. Ela reforça que, com isso, a empresa atua para universalizar e tornar cada vez mais acessível os serviços prestados à população brasileira.

    A audiência pública deverá ter início com uma apresentação geral sobre a estrutura da ECT. Em seguida, será mostrada uma prévia dos termos do edital, que está em fase de elaboração. Os participantes poderão tirar dúvidas, fazer sugestões e perguntas à equipe da ECT que coordenará a audiência.


    Os esclarecimentos que não puderem ser feitos durante a sessão poderão ser prestados até cinco dias depois. Todo o material apresentado durante a audiência pública ficará disponível para consulta geral no endereço eletrônico www.correios.com.br, no ícone “Licitações AGF”.

    Serviço: Audiência Pública sobre edital de licitação de Agências de Correios Franqueadas
    Quando: Segunda-feira, 25 de julho, das 14h às 17h
    Onde: Auditório do edifício-sede da ECT – SBN – Qd. 1 – Bl. A – Brasília – DF



    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério das Comunicações
    imprensa@mc.gov.br
    www.mc.gov.br
    (61) 3311 6587

    Publicado em 22/07/2011

    Ministério das Comunicações
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  10. Essa semana estão trocando ainda mais gestores da linha de frente, penso que SPI vai dar um sossego aos franqueados.

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