quarta-feira, 22 de junho de 2011

Entrega de cartas atrasa até 15 dias, diz sindicato

Funcionários dos Correios atribuem problema à falta de profissionais

Maior volume de encomendas por Sedex também é citado; empresa nega que atraso seja generalizado

CLAUDIA ROLLI
DE SÃO PAULO
MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

Correspondências postadas em agências dos Correios de Norte a Sul do país têm chegado ao destino com até 15 dias de atraso, segundo a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios).
Em Colombo e São José dos Pinhais (PR), o atraso varia de 10 a 15 dias, segundo empregados locais.
Na região de Campinas (SP), o atraso afeta a entrega de 1 milhão de correspondências por mês e ocorre desde o início do ano.
Cartas que deveriam chegar em até 3 dias levam de 10 a 12 em Campinas, Indaiatuba, Paulínia, Sumaré e Hortolândia. O problema se estende a dezenas de cidades, segundo o sindicato dos trabalhadores na região.
Na Grande São Paulo, cartas que deveriam ser entregues em 24 horas ou 48 horas estão levando até três dias a mais para chegar.
A falta de profissionais e o maior volume de encomendas entregues por Sedex (serviço de encomenda para envio de documentos e mercadorias) são apontados por representantes dos empregados como os principais motivos pelo atraso.
Nos últimos dois anos, 4,7 milhões a mais de brasileiros passaram a comprar pela internet, segundo o instituto Data Popular, especializado em baixa renda. Em 2008, 13,2 milhões afirmaram ter feito compras pela rede. No último trimestre de 2010, esse número foi de 17,9 milhões -ou seja, aumento de 35,6%.

PRIORIDADE
"Como faltam profissionais, a prioridade é fazer as entregas de Sedex, principalmente o Sedex 10. Mas mesmo esse tipo de encomenda, com entrega garantida até as 10h [da manhã do dia útil seguinte ao da postagem], tem atrasado de duas a quatro horas", afirma Nilson Rodrigues dos Santos, diretor da federação dos empregados.
Sindicatos dizem que as jornadas têm chegado a 12 horas por dia para que não haja tanto atraso.
Hoje, os Correios empregam mais de 107 mil pessoas, sendo 55 mil carteiros.
A federação dos trabalhadores crê que seria necessário contratar 30 mil no país.

OUTRO LADO
Segundo os Correios, o atraso na entrega de cartas não é generalizado e deve se normalizar com a contratação de quase 10 mil empregados, por meio de concurso.
"Na região de Campinas, 26% das correspondências estavam sendo entregues com atraso, mas a empresa já vem adotando providências para minimizar a situação."
Entre elas, cita agilidade na compra de equipamentos para melhorar o tratamento da carga, horas extras, trabalho aos fins de semana, realocação de pessoal e admissão de temporários.
A empresa informa ainda que no país são entregues 35 milhões de objetos por dia.
"A média nacional de entrega dentro do prazo tem sido de 90%. Os eventuais atrasos decorrem do cancelamento do concurso público anterior."

Fonte: Folha de São Paulo

10 comentários:

  1. Se os Correios permitissem que as franqueadas fizessem a entrega dos mesmos produtos permitidos à concorrência, com certeza haveria uma boa diminuição desses vergonhosos atrasos.

    ResponderExcluir
  2. Mototaxistas podem ser isentos de IPI

    A Câmara analisa o Projeto de Lei do deputado Ricardo Izar (PV-SP), que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados as motocicletas de fabricação nacional adquiridas para transporte autônomo de passageiro, conhecido como mototáxi. Segundo o autor, o objetivo da proposta é conceder aos mototaxistas um benefício já usufruído pelos taxistas em geral. "Além de representar um serviço de acesso mais econômico para milhões de cidadãos que necessitam se deslocar, o mototáxi permite maior rapidez no transporte urbano e propicia a criação de milhares de empregos", argumenta.

    ENQUANTO ISSO, OS FRANQUEADOS, PARCEIROS(?) DA ECT, SÃO PROIBIDOS DE EFETUAR OS MESMOS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS MOTOTAXISTAS, NA ENTREGA DE PEQUENAS ENCOMENDAS NA CIDADE E REGIÃO, GERANDO ASSIM MAIS RENDA, MAIS EMPREGOS COM GARANTIAS TRABALHISTAS E MENOS ATRASOS AOS CORREIOS.

    ResponderExcluir
  3. A nova diretoria indicada pelo ministro Paulo Bernardo (Comunicações) para a estatal Correios todos têm currículos impressionantes. Jefferson Guedes, por exemplo, é Doutor e Mestre em Direito das Relações Sociais (Processo Civil) e autor de dois livros individuais, três em co-autoria e coordenou outros três livros coletivos., porem, algum tempo atras deve ter tido problemas:

    Extraído de: Folha Online - 03 de Novembro de 2008

    O procurador-geral da União Jefferson Carlos Carús Guedes pediu exoneração do cargo nesta terça-feira. Em carta, diz que seu objetivo é evitar desgastes à AGU (Advocacia Geral da União), depois da denúncia de que é réu em um processo criminal por formação de quadrilha.

    ResponderExcluir
  4. Parceiros ECT x Franqueados???? Sei não!!!
    Vamos aguardar início de Julho e ver qual será a próxima "pegadinha"

    ResponderExcluir
  5. Alô, Alô ABRAPOST!!!

    Acontece nesta quarta-feira, a primeira reunião formal do Comitê de Gestão da Presidência da República. "Já temos muita coisa alinhavada para colocar em discussão", informa Jorge Gerdau, coordenador do comitê. Entram na pauta da conversa, em Brasília, CORREIOS, Justiça e Infraero.


    Com Gerdau, pelo lado privado, estarão os reconhecidos gestores Abilio Diniz, Antonio Maciel e Philippe Reichstul.

    ResponderExcluir
  6. KI BELEUZA!!!(3)

    Mais alguns simpáticos comentários extraídos das 13 últimas postagens, respectivamente do n° 3.140 ao 3.152, do ABAIXO-ASSINADO CONTRA OS MAUS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS CORREIOS ULTIMAMENTE ( Para acessá-lo, copie e cole em seu navegador o link abaixo:
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?page=&sr=2661&pi=P2011N9574 ):


    3152 ... Não recebo as minhas cartas registradas, o carteiro de preguiça coloca:destinatario ausente.

    3146 ... não recebi reembolso por mercadoria roubada em fevereiro de 2011

    3145 ... MUITO LENTO E CARO! reconheco que hà trabalho, mas nao explica o porque de que até muitos proveedores internacionais ja nao queiram mandar para ca, devido a quantidade de problemas que tiveram em praz(atrazo) e extravio.

    3144 ... Os correios atrassou minha encomenda a 13 dias, eu ligando nesse 0800, informaram que não sabia o que estava acontecendo só sabiam que "realmente" estava en atrasso, abriu um chamado e depois de mais 3 dias a encomenda chegou e como trabalho e os correios não pode ir em 2 periodos para tentar entregas as encomendas, voltou para cidade de origem. SÃO PAULO...

    3140 ... Por incrível que pareça, quem leva a culpa é a empresa que faz o despacho. Perde credibilidade, clientes e podendo vir até a falência.



    É POR ISSO QUE TENHO TANTO ORGULHO DE TER A ECT COMO MINHA EXIGENTE FRANQUEADORA!!!

    ResponderExcluir
  7. Faltam três (3) dias para início de Julho, o que será que foi preparado de novidade pela ECT???

    ResponderExcluir
  8. Pois é, e enquanto julho não chega, os franqueados ficam que nem tartaruga de poço, só esperando o golpe do balde.

    ResponderExcluir
  9. Sabe o que é voce participar do mercado em distribuição e apresentar seu produto final com 10% de indice de falha na entrega e ainda querer ser o melhor, faça me o favor!!!!
    Ainda minha querida ECT, busque falha proximno de ZEROOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!como era antes.

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com