quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Procuradoria quer suspender contratos de franquias dos Correios

FILIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA

O Ministério Público Federal no Distrito Federal quer suspender os contratos de terceirização de serviço postal dos Correios. Para os procuradores, a Medida Provisória editada pelo governo que prorroga os contratos até junho é ilegal, porque o governo já tinha um plano para os serviços postais e não haveria urgência na MP.

A ação do Ministério é mais um capítulo da batalha judicial que os procuradores travam contra os Correios, que receberam o primeiro alerta para fazer licitação há mais de 15 anos e até hoje vêm adiando por meio de medidas provisórias.

O argumento para a prorrogação dos contratos é que a suspensão imediata poderia causar um apagão postal. A última medida provisória foi editada em outubro do ano passado, às vésperas da eleição.

Na ação, a procuradoria pede aos Correios que elabore um plano emergencial para prestar os serviços postais diretamente, enquanto a nova licitação não sai do papel.

Segundo os procuradores, dados dos Correios confirmam que não há risco de colapso na prestação de serviços postais com a interrupção dos contratos com as agências franqueadas.

Em ofício encaminhado ao Ministério Público Federal do DF, os Correios afirmam que a atuação das franqueadas abrange apenas uma parcela dos serviços prestados pela empresa; a maior parte já é executada diretamente. De acordo com os procuradores, as franqueadas participam de apenas duas das cinco operações necessárias para o processamento e entrega de objetos postais.

Nesse ofício, segundo o Ministério Público, os Correios informaram que desde julho do ano passado tinha um plano de contingência para o período de transição entre os atuais e os novos contratos de franquias _ ou seja, não haveria urgência para o governo editar uma medida provisória.

"O Ministério Público Federal do Distrito Federal entende que não há razão para a manutenção de contratos ilegais, firmados sem licitação e reiteradamente prorrogados. Por isso, pede à Justiça que determine aos Correios o início imediato das providências necessárias à execução do plano de contingência e suspenda os atuais contratos em 90 dias, contados a partir do cumprimento da medida anterior [novembro]".

O Ministério Público Federal do DF também pede que a União e os Correios sejam proibidos de prorrogar os contratos sem licitação e que seja fixada multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento da decisão judicial.

Fonte: Folha.com

3 comentários:

  1. Sempre aparece um inimigo no fronte....Mais um que não sabe nada do correio e nossa história...É mais um que quer ver 35 mil desempregados e ver o circo pegar fogo ou mudar de dono..dono esse forasteiro e estrangeiro como...Fedex..UPS..HDL...etc..
    Mas DEUS E O PT são brasileiros e não desistem nunca...

    ResponderExcluir
  2. Tá enquanto isso...Ministro do Planejamento durante o governo Lula, Paulo Bernardo está no topo da lista dos supersalários. No governo passado, ele atuava nos conselhos do BNDES e da hidrelétrica de Itaipu. O primeiro lhe garantia 5200 reais mensais. O segundo, cerca de 17000 reais. Com a recente nomeação para o Ministério das Comunicações, ele deixou o BNDES e assumiu o conselho dos Correios, onde receberá 3100 reais. Com isso, seus vencimentos, em fevereiro, chegarão a 46800 reais mensais. Outro que passará a integrar uma nova elite da Esplanada é o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Desde o ano passado, ele preside o Conselho da Petrobras e da BR Distribuidora. Em cada uma delas recebe 6700 reais por mês. Somados esses valores ao novo salário, Mantega desfrutará a partir do mês que vem de 40 100 reais de vencimentos... e as pessoas acreditam que esse aspone vai fazer algo pelas franquias...
    M. Oliveira - RJ

    ResponderExcluir
  3. O Ministério Público tem razão!
    Se os Correios afirmam que não precisam da rede franqueada e que darão conta de tudo sozinhos e que não haverá apagão postal, então que se fechem as agências franqueadas de uma vez por todas. Que acabem com a ECT e que a entreguem aos interesses estrangeiros e, por fim, que acabe de vez essa palhaçada!!!!!!

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com