terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Governo vai editar MP para alterar estatuto da ECT

KARLA MENDES - Agencia Estado

BRASÍLIA - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje que será editada uma medida provisória, o mais breve possível, para alterar o estatuto da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). "O estatuto é regido por decreto-lei de 1969, que equivale a lei, que só pode ser alterado no Congresso. Vai ser uma medida provisória porque não tem como mudar isso por decreto", afirmou.

Ontem, segundo o ministro, logo depois da posse da nova diretoria, houve a primeira reunião do Conselho de Administração dos Correios, que já começou a discutir a proposta. Na gestão anterior, do ex-presidente Carlos Henrique Almeida Custódio, tentou-se fazer a reformulação do estatuto dos Correios, mas a proposta não foi para a frente. "Eu acho que tinha muita dificuldade de diálogo na diretoria. Um não conversava com outro, como é que iam fazer uma votação de estatuto?", questionou.

Bernardo explicou que o trâmite para fazer a alteração do estatuto funciona da seguinte forma: a diretoria elabora uma proposta e envia para o Conselho de Administração, que aprova a minuta e encaminha para o Ministério das Comunicações, que, por sua vez, remete para a Presidência. Entre as mudanças, destaca-se a alteração do comando do Conselho, que hoje é dirigido pelo presidente da estatal e passará a ser presidido por um representante indicado pelo ministro das Comunicações.

Questionado sobre a saída de Alexej Predtechensky, diretor-presidente do Postalis, o fundo de pensão dos Correios, ligado à família Sarney, Bernardo disse que esse é um assunto que ainda não foi discutido na ECT. "Nós não chegamos nisso ainda, mas, salvo engano, acho que no Postalis os representantes têm mandato, não são mudanças automáticas", afirmou. O ministro observou, porém, que como o novo presidente da estatal, Wagner Pinheiro, tem forte experiência nesse setor, por ter comandado por vários anos a Petros, fundo de pensão dos funcionários da Petrobras, as pendências do Postalis serão resolvidas.

Fonte: ESTADÃO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com