sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Governo prorroga contratos de franquias dos Correios por sete meses

Rafael Bitencourt e André Borges

BRASÍLIA - O Ministério das Comunicações informou hoje que os contratos de franquias dos Correios serão prorrogados por sete meses para assegurar a continuidade da prestação do serviço postal.

O ministro da pasta, José Artur Filardi, informou que a decisão foi tomada hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que publicará uma medida provisória (MP) para garantir o cumprimento.

De acordo com o ministério, existem 1.424 pontos de franquias postais no país, mas apenas 227 tiveram os processos de licitação completamente concluídos, com contratos já assinados. Embora haja 504 pontos com a licitação já em andamento, outros 519 conseguiram liminares na Justiça que mantém a suspensão.

“Este período que a gente está dando é o que consideramos suficiente para poder finalizar este processo, para que se tenha o curso normal dos novos contratos. Esta é a única forma de correr o risco”, afirmou Filardi, que esteve reunido hoje com o presidente Lula, e representantes da Casa Civil, do Ministério do Planejamento, da Advocacia-Geral da União (AGU) e dos Correios.

O ministro ressaltou que, além dos problemas com as liminares, a prorrogação do prazo é justificada pela falta de tempo para adequação das novas franquias às exigência prevista na licitação. O prazo final dos contratos das franquias venceria no dia 10 de novembro. Com publicação da MP, fica prorrogado para o dia 11 de junho de 2011.

A prorrogação evita o colapso postal dos Correios, mas não resolve a situação, avalia Marco Aurélio de Carvalho, advogado da Abrapost, associação que representa os franqueados dos Correios.

“A decisão traz um alívio para o setor e para a população, mas continuamos a defender a realização das licitações. A situação não muda muito, mas pelo menos abre um espaço importante para rediscutir a situação, é preciso retirar o atual edital e os vícios que ele continha”, diz o advogado.

Novo diretor

Durante a reunião com o presidente Lula, foi aprovado o nome do novo diretor de Operações dos Correios. O cargo estava vago desde a saída de Eduardo Artur Rodrigues da Silva, que esteve envolvido nas denúncias de tráfico de influência que atingiram a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra.

A diretoria de Operações será comandada pelo funcionário de carreira da estatal, Fábio Vieira César. Segundo o ministro, o novo diretor tem experiência e está há 26 anos na empresa.

Fonte: Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com