terça-feira, 12 de outubro de 2010

Crise nos Correios

O Estado de S.Paulo

Os escândalos na era Lula

Mensalão

Estatal foi estopim, em 2005, da crise do mensalão. O ex-chefe de Contratação e Administração de Material Mauricio Marinho foi flagrado recebendo propina, em esquema que envolvia o PTB.

Loteamento

O governo Lula entregou os Correios aos partidos aliados. Até julho deste ano, a estatal estava nas mãos do PMDB mineiro, comandado pelo ex-ministro das Comunicações Hélio Costa.

Troca-troca partidário

No fim de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a então ministra da Casa Civil Erenice Guerra "promovem" uma reformulação administrativa na estatal. Indicado pelo PMDB mineiro, Carlos Henrique Custódio deixa a presidência dos Correios. Assume, no lugar dele, David José de Matos, amigo pessoal de Erenice e afilhado político de Tadeu Filippelli, que comanda o PMDB no Distrito Federal.

Caso MTA

Nas trocas, o coronel Eduardo Artur Rodrigues Silva assume a Diretoria de Operações dos Correios. Até então, ele dirigia a Master Top Linhas Aéreas (MTA), contratada pela estatal para transporte de carga. Os novos diretores tomam posse no dia 2 de agosto.

Compadre Teixeira

No dia 29 de agosto, reportagem do Estado revela as ligações do coronel Eduardo Artur Rodrigues Silva com a MTA e o advogado Roberto Teixeira, que é compadre do presidente Lula.

Tráfico de influência

A revista Veja revela, na segunda semana de setembro, que o filho de Erenice, Israel, e um assessor da Casa Civil montaram um esquema de lobby e cobrança de propina dentro do governo. A MTA foi uma das empresas que pagaram pelos serviços deles. Erenice pede demissão.

Testa de ferro

O Estado revela que o coronel Artur é testa de ferro do empresário argentino Alfonso Conrado Rey na MTA para ocultar a propriedade estrangeira. O objetivo é transformá-la no embrião da empresa de logística que o governo quer criar. O coronel não suporta a pressão e pede demissão.

Franquias

Em meio à crise nos processos de licitação de suas franquias, os Correios decidem prorrogar as concessões por mais sete meses.

Superfaturamento

Dia 10 de outubro, o Estado revela que presidente dos Correios, David José de Matos, e a diretoria da estatal aprovaram em setembro um contrato superfaturado em R$ 2,8 milhões para favorecer a empresa Total Linhas
Aéreas.

Fonte: ESTADÃO.COM.BR




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com