quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Correios devem mudar após eleições, diz ministro

Paulo Bernardo conclui diagnóstico sobre estatal, no qual sugere o fim do loteamento político de cargos e novas regras para contratos

Lu Aiko Otta / Vera Rosa BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

Interventor informal dos Correios, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse ontem ao Estado que a empresa poderá sofrer mudanças após as eleições. "Está próximo o processo de sucessão. Imagino que, já na transição, vai se discutir o que será feito ali", afirmou Bernardo, que concluiu um relatório-dignóstico sobre a situação da estatal, a ser entregue ao presidente Lula em novembro.


Entre as recomendações está a redução do loteamento político para que as diretorias regionais passem a ser ocupadas por funcionários de carreira. Nos bastidores, as demissões do atual presidente dos Correios, David José de Matos, e do diretor comercial, Ronaldo Takahashi, são dadas como certas. Às vésperas do segundo turno, Bernardo evitou jogar combustível na crise. "As pessoas atacam muito o presidente (Matos), mas é bom lembrar que ele entrou lá há três meses".

Matos chegou ao posto pelas mãos da ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, de quem é amigo. Takahashi também é ligado a ela - nos corredores, é chamado de "diretor-ministro". O presidente dos Correios comandou uma licitação considerada irregular pelo Ministério Público, que resultou na contratação da empresa aérea Total por um valor R$ 2,8 milhões acima do estabelecido em edital, conforme informou o Estado no domingo.

A "blindagem" contra indicações políticas proposta por Bernardo não vai atingir a cúpula da estatal. "Uma coisa é, na composição de governo, ter influência para nomear um diretor, para nomear o presidente", disse o ministro. "Outra coisa é regionalizar essa influência e isso gerar conflito na empresa."

Será sugerida a mudança no estatuto da empresa. Atualmente, o presidente dos Correios comanda também o Conselho Administrativo. A proposta é que o conselho passe a ser ocupado pelo ministro das Comunicações ou algum secretário da pasta, a exemplo do que ocorre com as outras estatais.

Outra constatação do relatório de Bernardo é que a regulamentação sobre a prestação de serviços de transporte de carga aérea precisa ser modificada para evitar novos escândalos, como o das contratações da Total e da Master Top Linhas Aéreas (MTA), que pagaria "taxa de sucesso" ao filho de Erenice, Israel, sobre o valor de contratos.

Hoje, os contratos são de um ano, prorrogáveis por até cinco, período considerado curto. "Como as empresas sólidas não querem entrar, você fica sujeito a novatos ou empresas improvisadas", disse Bernardo. Uma possibilidade é passar a permitir contratos de dez anos. Outra é os Correios criarem sua própria transportadora aérea, projeto de Erenice e dos donos da MTA. "Isso é uma polêmica maior", comentou o ministro. "O presidente (Lula) já resolveu que não vai fazer isso."

Fonte: ESTADÃO.COM.BR


Um comentário:

  1. E a situação dos franqueados,como fica???À mercê do resultado das eleições???

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com