terça-feira, 14 de setembro de 2010

PF e CGU vão investigar denúncias contra filho da ministra-chefe da Casa Civil

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União vão investigar as denúncias de tráfico de influência que envolvem Israel Guerra, filho da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra. Parlamentares da oposição solicitaram que a Procuradoria Geral da República também investigue o caso.

Em Campinas, na sede da MTA Linhas Aéreas restou só uma placa. Segundo o porteiro, a empresa não funciona mais lá. No Rio de Janeiro, no endereço da MTA, há apenas um escritório de um despachante da empresa. E em Brasília, no local onde deveria ser uma filial da MTA, não há sinal da transportadora.

“Aqui na verdade é uma empresa de registro de patente”, disse uma mulher.

Mas essa empresa sem endereço conhecido tem quatro contratos com os Correios no valor de R$ 59 milhões.

Eles só puderam ser fechados porque a licença da empresa com a Anac foi regularizada em dezembro do ano passado, quando o filho da ministra-chefe da Casa Civil, Israel Guerra, foi contratado para resolver o problema, por Fábio Baracat. Baracat respondia pelos interesses da MTA em Brasília.

Segundo reportagem da revista Veja, desta semana, a ministra Erenice Guerra sabia das negociações do filho e encontrou-se com o representante da empresa. O encontro foi confirmado por Israel em email para a Veja. Mas ele alega que foi apenas social.

No processo da Anac, um parecer alertou que a empresa poderia ter dificuldades em honrar seus fornecedores e sugeriu que fosse realizada uma nova análise econômica e financeira pela gerência de regulação econômica após a consolidação dos dados de 2009, mas essa análise não foi feita. Mesmo assim, a empresa teve a concessão renovada por dez anos. A Anac sustenta que não houve irregularidade na renovação da licença.

Nesta terça-feira, numa reunião no Palácio do Planalto, Erenice Guerra deu explicações aos ministros e ao presidente Lula. Disse que o filho Israel Guerra não chegou a assinar contrato com a MTA, mas recebeu cerca de R$ 100 mil pelo serviço feito para o representante da empresa, Fábio Baracat, uma consultoria, segundo a ministra.

O presidente Lula determinou que a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União investiguem as denúncias.

Erenice Guerra divulgou nota dizendo que foi dela a iniciativa de pedir as investigações para apurar os fatos e atribui as denúncias à exploração político-eleitoral.

Partidos de oposição pediram, nesta terça-feira, investigações da Procuradoria Geral da República. O caso está sendo analisado também na Comissão de Ética Pública da Presidência.

“Esses crimes devem ser investigados para uma eventual responsabilização criminal dos envolvidos”, declarou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

O Ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, anunciou a abertura de inquérito pela Polícia Federal. “Para que se promova uma apuração dos fatos, com a finalidade que se chegue à verdade. Separar aquilo que é verdade daquilo que é falso, tudo que vem sendo dito nos últimos dias. Já que o que interessa é chegar à verdade concreta dos fatos, enfim, e a elucidação do que houve e o que não houve sobre esse caso”.

Video: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/09/pf-e-cgu-vao-investigar-denuncias-contra-filho-da-ministra-chefe-da-casa-civil.html

Fonte: Jornal Nacional

Um comentário:

  1. moderador

    clica voce no link, leia a matéria e abre um novo post; isso pode ser interessante pra ACFs pegarem um vácuo...não vai colocar somente este comentario, abre um post novo

    http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=23409

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com